Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge

Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge

Alto Paraíso ou São Jorge? Onde ficar na Chapada dos Veadeiros? Depois da terceira viagem para a região, deu para conhecer um pouco mais sobre cada lugar e quais são os prós e contras de cada destino.

Tanto próximo de uma localidade como de outra, você irá encontrar alguns dos melhores passeios da Chapada dos Veadeiros, portanto se puder escolha ficar um pouco em cada destino. Foi o que fizemos na última viagem para lá: 4 dias em Alto Paraíso e 2 dias em São Jorge.

Como já nos hospedados nas duas cidades, vamos compartilhar alguns detalhes que possam ajudar na sua escolha.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso x São Jorge – Prós e Contras

Primeira Vez na Chapada

Da primeira vez, aconteceu algo muito esquisito. Eu tinha combinado de ir pra lá com um amigo, mas na última hora ele desistiu, então tive que ir sozinho.

Chegando em Alto Paraíso de Goiás, um dos pontos base para conhecer a Chapada, tive um choque. Encontrei uma cidade vazia, quase deserta.

Não que a cidade fosse despovoada, Alto Paraíso é bem estruturada. Mas não havia turistas, quase não se via pessoas na rua, e muito menos opções de passeios para um turista recém-chegado como eu. Visitei uma agência e o único passeio disponível para o dia seguinte era um rapel.

Fazer as coisas sem carro: impossível. Tudo distante e sem transporte público.

Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge
A Catarata dos Couros, próximo de Alto Paraíso, foi um dos passeios que fizemos com o acompanhamento de um guia local

A Chapada dos Veadeiros hoje

Em 2017, muita coisa já havia mudado, mas a importância do carro ainda é a mesma.

A oferta de passeios ainda peca pela continuidade, isso porque boa parte dos viajantes vai de carro próprio e prefere fazer os passeios de forma independente. Mas passando no CAT – Centro de Atendimento ao Turista, você pode saber quais são os passeios recomendados com guia e quais dá para fazer de forma independente.

Catarata dos Couros e Mirante da Janela são os principais passeios que, se você puder, faça com guia. Mas eles também podem ser feitos de forma independente.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Para os demais, se você pegar um guia legal, sempre vale a pena estar acompanhado. O problema é que as diárias não são muito camaradas (R$ 150,00 que podem ser divididos em até 4 pessoas). O valor do guia não inclui o transporte.


Alto Paraíso de Goiás – Prós e Contras

Alto Paraíso de Goiás fica no Nordeste do Estado de Goiás e é a cidade mais famosa da Chapada dos Veadeiros. São cerca de 240 km de Brasília (3h de carro) e mais de 400 km de Goiânia.

Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge
O arco na chegada em Alto Paraíso de Goiás, opção mais famosa de hospedagem na Chapada dos Veadeiros

Prós

  • A cidade é asfaltada, possui boas opções de restaurantes e hospedagem e como tudo é mais espalhado, tende a ser mais tranquila e silenciosa.
  • É famosa pelo clima esotérico, possui várias lojas de cristais e construções interessantes. É a base ideal para conhecer lugares como a Fazenda Loquinhas, a Cachoeira de Almécegas (na Fazenda São Bento), a Catarata dos Couros e a Cachoeira do Rio Macaquinho.
  • Para quem vai viajar até Cavalcante (onde fica a Cachoeira de Santa Bárbara), Alto Paraíso também está mais próximo.
  • Como possui mais opções de hospedagem, os preços tendem a ser mais competitivos do que em São Jorge. A variedade também inclui desde hospedagem que imitam castelos medievais até resorts de yoga.
  • Possui maior quantidade de serviços de guias e agências de passeios.

Contras

  • É uma opção ruim de onde ficar na Chapada dos Veadeiros para quem não tem carro, pois os lugares ficam distantes. Até mesmo circular dentro da cidade sem carro é um pouco mais difícil.
  • Alguns lugares mais próximos podem ser visitados de bicicleta.
  • Para quem viaja sem carro, os guias trabalham com passeios em transporte deles, mas o preço sobe consideravelmente.
Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge
Loquinhas é um dos passeios mais próximos para quem fica em Alto Paraíso


São Jorge: Prós e Contras

São Jorge é um povoado de Alto Paraíso, mas acabou crescendo por sua vocação turística. Ela fica dentre o vale de dois rios com vários atrativos: o Rio Preto (onde está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros) e o Rio São Miguel.

Prós

  • O povoado é a melhor opção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros para os sem-carro. Fica a uma caminhada de distância da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde é possível fazer a Trilha dos Cânions e a Trilha dos Saltos.
  • O vilarejo também é mais concentrado, então os restaurantes, bares e todo os turistas ficam próximos uns dos outros. Essa concentração aumenta o agito a noite e faz todo mundo se encontrar.
  • São Jorge fica mais próximo de atrações como o Vale da Lua e o Raizama.

Contras

  • Possui menos infraestrutura do que Alto Paraíso. As ruas não são asfaltadas, por exemplo.
  • Faltam bancos (mesmo caixa 24 horas, então leve dinheiro em espécie), postos de gasolina e o acesso é mais distante (a partir de Brasília).
  • Possui menos opções de pousadas, então elas são mais disputadas e possuem preços mais caros. O pessoal acaba optando pelos campings.
Onde Ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso ou São Jorge
Em São Jorge, é tudo mais próximo e concentrado, a estrutura é bem mais rústica mas tem seu charme

Dessa forma, as duas opções de hospedagem têm suas vantagens e desvantagens. Se puder, fique nas duas cidades, assim você conhece tanto a esotérica Alto Paraíso como a rústica São Jorge. E tem uma noção mais completa do que é a Chapada dos Veadeiros.

Confira nosso guia completo da Chapada dos Veadeiros: Dicas e Roteiro de 7 Dias

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

26 comentários

  1. Bom Dia Fábio! estou querendo ir na ultima semana de julho, o que você me recomenda tenho uma filha de 11 anos!

  2. bom dia fabio estou indo com a familia uma crianca de 4 anos e uma de 7 meses, mais um casal de amigos sendo ela esta gravida. vamos de carro proprio o que vc recomendaria.

    desde ja agradeco muito.

  3. Fabio, tudo bem? Gostei muito do post. Vou com minha namorada na próxima sexta e vamos ficar em Alto Paraíso porém sem carro. Você indica algum guia que faria um preço menor? Abraços

    1. Oi, Talita. Dá sim, já fui em julho e foi uma delícia. É um dos melhores meses, pois chove menos. Mas não vou mentir, algumas cachoeiras são geladas (porque não bate muito sol nelas, por serem em mata fechada), mas isso ocorre na maior parte do ano.

  4. Bom dia pretendo ir com a família e tenho uma filha de 4 anos e outra de 12 qual seria o lugar melhor para família ir e poder acessar as cachoeiras com maior facilidade ? Dês de já obrigado

    1. Oi, Michael. Tanto em Alto Paraíso como em São Jorge, você tem boas opções ir com a família. Mas creio que você irá encontrar melhores opções de hospedagem em Alto Paraíso. Existem alguns passeios mais tranquilos para ir com família, como a Fazenda Loquinhas (perto de Alto Paraíso), as piscinas termais, o Vale das Pedras (perto de São Jorge) e o Vale da Lua. Mas quase tudo requer uma trilha (algumas bem fáceis, outras mais puxadas), então depende aí da disposição dos pequenos. Abração.

  5. Particularmente eu achei Alto Paraíso muito fraco. É uma dificuldade realmente até para comprar cerveja a noite. São Jorge é mais aconchegante e tem restaurantes que ficam abertos todos os dias da semana, mercearias e mercadinhos para um delicioso café além de ser rústica, com chão de terra batida e onde tudo se resolve a pé. Realmente bancos não há , somente em Alto Paraíso há agencias do Itau e Caixa. Se for sem carro fiquem em São Jorge assim podem conseguir alguma carona para os passeios. Não é difícil.

  6. Olá Claudio. Acho ótimo, há várias cachoeiras legais próximo de Alto Paraíso e em São Jorge você tem 2 dias para fazer as trilhas do parque, e os demais passeios, como Vale da Lua, Raizama, etc. Abraços.

  7. Olá, Fábio. Pretendo fazer este roteiro da chapada com a minha esposa em Maio por 10 dias. Sairemos do RJ sem carro. Pensei em 5 dias para Alto Paraiso e 5 para São Jorge, nesta ordem. O que acha?

  8. Oi, Jade. Não sou muito especialista para falar de estradas, pois não dirijo, mas o que posso comentar é que dirigindo pela estrada de terra você demora um pouco mais (as condições são piores que o asfalto) e o carro fica um pouco maltratado, mas a vila é acessível sim de carro e muita gente faz o caminho. Abraços.

  9. Olá Fábio!!Td bem?Estou indo para São Jorge de carro e gostaria de saber sobre os inconvenientes das estradas de terra…por acaso, há algum trecho para se chegar na vila que não passa carro?Ou vc se refere mesmo apenas à infraestrutura das mesmas?Super grata pela atenção!Abçs

  10. Estou numa dúvida também, mas meu amigo me deu exatamente essas duas opções de passeio que vc citou, já que vou passar só um fim de semana…tô achando que vou para Alto Paraíso mesmo já que vou de carro, se não gostar corro pra São Jorge…Obrigada.

  11. Seu post esclareceu diversas dúvidas minhas. Obrigado!

    Estou indo pela primeira vez à Chapada. Parto amanhã de carro mesmo, saindo de Brasília. Já tenho pousada reservada, e optei por Alto Paraíso… Mas numa próxima oportunidade, farei o mesmo que você: ficarei ambas as cidades para usufuir do melhor de cada uma.

    Valeu pelas dicas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.