Os 10 melhores destinos da América do Sul

O site TripAdvisor, utilizado por viajantes para avaliar destinos, hospedagens e restaurantes por todo o mundo, divulga todo ano uma relação dos Traveller’s Choice 2012, ou seja, os melhores lugares do mundo avaliados por viajantes de verdade.A lista, no caso, é dos melhores destinos da América do Sul, que irei comentar aqui sobre os que eu já conheço. E vamos aos escolhidos…

No final desse post, vamos deixar alguns links para outros destinos que também queremos muito conhecer na América do Sul e blogs especialistas nesses destinos.

Os 10 Melhores Destinos da América do Sul

1) Buenos Aires, Argentina

El Grand Ateneo, livraria em Buenos Aires

Foi o grande vencedor da lista, por dois anos consecutivos. Gosto muito dos parques do Palermo, de visitar o colorido La Boca (que assim como o Pelourinho, poderia ser um lugar abandonado, mas foi transformado pelas cores) e a belíssima livraria El Grand Ateneo Splendid. Não sei se merecia a primeira posição, mas é um ótimo destino, com certeza.

Quanto tempo: no mínimo 4 dias

Leia mais: 10 Dicas Práticas de Viagem para Buenos Aires

2) Cuzco, Peru

Cenário de tirar o fôlego na cidade inca de Machu Picchu

Ao contrário do que imaginávamos, a visita ao Peru não se resume apenas a Machu Picchu, e também adoramos a região do Vale Sagrado dos Incas e Cuzco. Tanto que Cuzco ocupou a segunda posição do ranking, que antes pertencia a Machu Picchu. Obviamente, essas listas são controversas e não dá nem para comparar Machu Picchu com Cuzco, mas obviamente Cuzco, que é o ponto de partida para chegar na cidade inca, é um destino imperdível.

Quanto tempo: 7 dias (incluído Lima, Cuzco e Vale Sagrado)

Peru: Machu Picchu: Dicas para Planejar a sua Viagem

O que fazer em Cuzco

3) Gramado, Brasil

Melhores Destinos da América do Sul
 
Difícil pensar em um destino melhor pensado ao turista do que Gramado. Tudo na cidade parece funcionar como uma engrenagem para que a viagem do visitane seja a melhor possível. Restaurantes de primeira, atrações turísticas bem estruturadas e uma cidade charmosa demais são os principais atrativos de Gramado.
Quanto tempo: No mínimo 4 dias, ou em Gramado ou em Canela

O que fazer em Gramado: Pontos Turísticos

4) San Carlos de Bariloche, Argentina

5) Rio de Janeiro, Brasil

Real Gabinete Português de Leitura, destaque no centro do Rio de Janeiro

Na minha opinião, deveria ser o número 1. Já estive lá várias vezes, e em cada uma dessas vezes, descobri algo novo na Cidade Maravilhosa. A vista do Pão de Açúcar é a melhor, mas visitar o Corcovado também é necessário. Visitar o centro da cidade também permite conhecer uma outra cidade, do tempo em que era capital do país, em prédios como o Real Gabinete Português de Leitura ou a Confeitaria Colombo. Mas para lembrar que estamos num destino da praia, o pôr-do-sol no Arpoador pode ser clichê, mas é lindo.

Quanto tempo: no mínimo 4 dias

O que fazer no Rio de Janeiro – Principais Pontos Turísticos

6) Cartagena, Colômbia 

Leia mais sobre Cartagena das Índias no Mochilinha Gaúcha

7) Mendoza, Argentina

8) Santiago, Chile

Um dos recantos do Cerro Santa Lucia,
no outono de Santiago

Quando visitei Santiago, fiquei em dúvida sobre qual cidade gostei mais, lá ou Buenos Aires. A comparação era porquê, até então, eram as duas capitais sul-americanas que eu conhecia. Santiago me encantou pela originalidade de suas paisagens: a cidade é cercada pela Cordilheira dos Andes e também conta com parques no alto de montanhas, como o belo Cerro Santa Lucia. A região nos encantou ainda mais pela beleza da vegetação, em pleno outono.

Quanto tempo: 5 dias (vale esticar até a estação de esqui Valle Nevado e até o balneário Valparaíso) 

9) Lima, Peru


Circuito Mágico de Água, uma série de fontes luminosas e musicais

Visitei junto com a viagem a Machu Picchu. Fora o fato de que a cidade parece estar sempre nublada, é uma cidade bastante agradável, pelo menos nas áreas onde se encontram os passeios turísticos. A Plaza Mayor (ou Plaza de Armas), no centro histórico, é uma grata surpresa e o Circuito Mágico de Água, no Parque do Retiro, uma imperdível opção noturna. As melhores opções de hospedagem encontram-se no bairro de Miraflores, onde também se encontra o Shopping Larcomar.

Quanto tempo: entre 1 a 3 dias

O que fazer em 1 dia em Lima 

10) Bogotá, Colômbia

11) Quito, Equador

12) Urubamba, Peru

13) São Paulo

Avenida Paulista, o símbolo máximo da cidade, onde a cidade é mais urbana,
mas também é possível encontrar o verde

São Paulo é uma cidade que contém várias cidades dentro dela. Na própria Avenida Paulista, um dos símbolos mais urbanos da cidade, também se encontram recantos onde o verde pode ser encontrado. Contrastes como esse convivem com diversos outros, na cidade de restaurantes sofisticados e dos camelôs, da remontagem de musicais da Broadway ou das peças da Praça Roosevelt, do transporte coletivo sempre lotado e do parque Ibirapuera sempre lotado. É a cidade que hoje eu vivo, mas que um dia foi também um destino de viagem para mim.

Quanto tempo: no mínimo 4 dias

5 Lugares Imperdíveis para Conhecer em São Paulo

14) Florianópolis, Brasil

A ilha de Florianópolis e a praia da Joaquina,
do avião quando deixava a cidade

Outra cidade que parece inesgotável, dessa vez em relação às praias. São mais de 40 praias, entre elas as famosas Joaquina e Jurerê Internacional, mas há praias para todos os gostos, desde praias de nudismo como a Galhetas, até praias menos movimentadas, como a praia da Armação ou a Lagoinha do Leste. Mas as melhores, na minha opinião, são a Ilha do Campeche e a Praia da Lagoinha do Leste.

Quanto tempo: no mínimo 4 dias

Florianópolis – Ilha do Campeche

15) Foz do Iguaçu

Melhores Destinos da América do Sul
 

Considerada uma das 7 novas maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu são realmente impressionantes. É impossível ficar indiferente tanto às Cataratas como para outras atrações como a Usina de Itaipu. Vale muito a pena conhecer as Cataratas tanto do lado brasileiro (onde a base é Foz do Iguaçu) como do lado argentino (Puerto Iguazu).

Cataratas do Iguaçu: Dicas


Lista de 2014: 

1) Buenos Aires, Argentina
2) Machu Picchu, Peru
3) Rio de Janeiro, Brasil
4) Cartagena, Colômbia
5) Bariloche, Argentina
6) Santiago, Chile
7) Florianópolis, Brasil
8) Bogotá, Colômbia
9) Lima, Peru
10) São Paulo, Brasil

Wishlist América do Sul:

1) Deserto do Atacama: leia mais no Viagem Primata


© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

6 comentários

  1. Que legal, Amanda. Realmente em viagens é tão legal quando fazemos nossas descobertas de lugares. Tenho certeza que ainda tem muito lugar lindo para a gente descobrir e favoritar por aí!!!

  2. Viajei pela América do Sul ano passado e fica difícil dizer quais são os melhores destinos, até porque são inúmeras as cidades pequenas e não tão conhecidas que visitei que ficarão marcadas como preferidas 😀

  3. Fabio, concordo em relação ao Rio de Janeiro: a cidade é a coisa mais linda que existe!!! E, torço para ver Montevideu nesta lista um dia: a capital uruguaia é um tesouro a ser descoberto. Felizmente, muitos brasileiros têm ido até lá e até retornado.
    Parabéns pela matéria e pelas viagens. Abçs.

  4. Oi, Gabi. Também adoro o Jardim Japonês, tiramos fotos lindas por lá. Já que vc está falando, vou mesmo pensar melhor a respeito da Colômbia, já estava pensando em ler mais sobre, e como tem dois destinos que valem a pena (Cartagena e Bogotá), quem sabe ano que vem irei. Também gosto de Floripa, mas em relação à praia, tem outros lugares muito melhores mesmo, destacaria Salvador, que é uma cidade que eu adoro. Também tenho adorado viajar pela América do Sul. Abs.

  5. Oi, Fábio! Palmas para Buenos Aires, amooo aquela cidade! Não deixaria de mencionar o Jardim Japonês (em Palermo), que é lindo! Um lugar super astral pra relaxar e caminhar pelas ruas de Palermo, sejá durante o dia ou à noite!
    Não (ainda) tive o prazer de conhecer o Peru e Bariloche, mas recomendo pensares melhor a respeito da Colômbia! Me surpreendi positivamente quando fui no ao passado! Quero voltar!
    Concordo sobre Santiago! Rio e SP são cidades que deixam a gente fazer programas diferentes a cada visita!
    Particularmente, tiraria Floripa da lista, rsrs… É realmente linda, mas (a meu ver) fica longe como melhor destino.
    Enfim, quanto mais conheço da América do Sul, mais tenho vontade de conhecer! Vamos ver qual será o meu próximo destino…
    Sds!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.