Peru: Trilha de Huayna Picchu (Wayna Picchu)

Huayna Picchu Trilha em Machu PIcchu

Ao planejar a viagem para o Peru e Machu Picchu, fica a dúvida sobre escalar essa difícil trilha, até o topo do Huayna Picchu.

Confira aqui o nosso relato dessa subida, com todas as nossas experiências e fotos da trilha de Wayna Picchu (ou Huayna Picchu).

Quando resolvi fazer essa trilha, fiquei um pouco apreensivo pois vi alguns comentários na internet, até mesmo de pessoas que tinham morrido em função do cansaço.

Mas nossa conclusão, como vocês verão aqui nesse relato, é que a trilha é cansativa, lógico, mas não é nada do que tínhamos lido. Comentários ou dúvidas são bem recebidos e serão respondidos com prazer.

Huayna Picchu (Wayna Picchu) – Peru

Como vencemos a trilha até o topo de Machu Picchu

Huayna Picchu Machu Picchu Dicas
Tá vendo aquela montanha no fundo de Machu Picchu? É o Huayna Picchu, e nós fomos lá em cima

Não deixe de visitar também o post com as dicas de como planejar a viagem para o Peru e Machu Picchu, onde você encontra todas as informações de como compramos nosso ingresso para a trilha, que deve ser adquirido com antecedência, uma vez que existe uma limitação de visitantes por dia.Esse relato é uma continuação do post sobre Machu Picchu.

Depois de termos conhecido boa parte de Machu Picchu e devidamente livres de boa parte de nossa bagagem de mão, que deixamos no guarda-volumes na entrada de Machu Picchu, tomamos o rumo da montanha de Waynapicchu.

O Wayna Picchu, ou montanha jovem em quechua, destaca-se na paisagem de Machu Picchu. É o monte que você vê nas fotos mais tradicionais da cidade inca.

Machu Picchu Huayna Picchu Dicas
Ponto de vista da cidade inca, do ponto em que se inicia a trilha para o Waynapicchu

Como Chegar / Como Reservar

Ficamos sabendo que existe outra montanha, com vista igualmente (ou até melhor) magnifíca da cidade inca, que é menos concorrida que Waynapicchu. Trata-se da trilha para a montanha Machu Picchu (é o mesmo nome da cidade inca), que por muito tempo era mal sinalizada e, portanto, não atraiu tantos visitantes como Waynapicchu. Segundo nossa guia nos informou, quando fizemos a visita guiada, essa trilha se encontra em melhores condições agora.

Para acessar a trilha de Waynapicchu, é preciso pagar uma taxa extra. Como há um limite de 400 pessoas por dia, divididas em dois horários (saída às 7h e saída às 10h), é recomendável comprar a entrada com antecedência. Há pessoas que madrugam e saem correndo pela cidade inca para conseguir uma vaga logo pela manhã, conforme relatos que eu li na internet.

De qualquer forma, nosso destino era Waynapicchu mesmo.

Machu Picchu - Trilha Huayna Picchu Peru

Eu já havia comprado o acesso para a trilha de Waynapicchu junto com o ticket de entrada para a cidade inca, cerca de 2 meses antes de nossa visita. Utilizei um agente de viagens em Cuzco para efetuar a compra, o Beto da Inka Time Tours, para tanto tive que enviar dinheiro para ele via Western Union e aguardar que ele me enviasse os tickets por e-mail.

Fiquei um pouco preocupado quando da reserva, pois o processo não envolve muitas garantias. Ele me enviou o número da reserva por e-mail e eu pude entrar no próprio site de Machu Picchu e emitir os meus bilhetes. Depois disso, fiquei bem mais tranquilo. Quando cheguei em Cuzco, também visitei o escritório da empresa para conhecer, e lá também os funcionários que me atenderam foram bastante atenciosos.

Que horas fazer a trilha

Voltando à trilha, pouco antes das 10h chegamos na entrada da trilha, próximo da Praça Principal, e já havia uma pequena fila de pessoas aguardando. A entrada fica ao lado da rocha sagrada, uma pedra que se assemelha às montanhas que circundam Machu Picchu.

No caminho, existem várias placas indicativas para a Waynapicchu. Mesmo assim, durante o caminho, a gente se norteava mesmo pela vista da montanha, que domina a paisagem de Machu Picchu. A partir da montanha, a gente ia se aproximando dela cada vez mais.

Huayna Picchu Machu Picchu Peru
Fila no controle de entrada para Waynapicchu, observando tudo o que teríamos que subir ao fundo

Estávamos entre os primeiros da fila. Logo na entrada, é preciso assinar um livro, onde você registra seu nome e a hora que iniciou a trilha. Na saída, é preciso dar baixa. É uma forma deles se certificarem que ninguém morreu ou se perdeu no trajeto.

Antes de continuar, é preciso contar um pouco sobre como eu estava tenso em relação a essa trilha.

Preparação para a trilha

Na fase de planejamento da viagem, li alguns relatos de pessoas que haviam feito a trilha e fiquei preocupado. Em alguns dos blogs, eram até relatadas mortes, de pessoas que caíam no precipício ou diante de trilha tão puxada, no alto sofreram um ataque cardíaco. Cleber tirou muito sarro de minhas preocupações e começou a me apelidar de senhor tragédia. Eu realmente fiquei um pouco ansioso com essa trilha e pelo nível de dificuldade que teria.

Minha ansiedade era tanta que fiz um treino caprichado para fortalecer as pernas, na academia, para poder enfrentar a trilha com maior facilidade.

Huayna Picchu Machu Picchu Peru
Trecho da trilha de Waynapicchu, vejam os degraus na esquerda e o visual da subida

No final, todo o receio que eu tinha se revelou injustificado.

Uma trilha muito cansativa, mas moderada

A trilha é bastante cansativa, não há como negar. Sempre que eu olhava a montanha lá de baixo, imaginava que era grande a distância até chegar ao topo. E durante a subida, fiquei suado e bastante cansado.

Em diversos pontos é preciso parar para recarregar as energias. Mas apesar do esforço físico, a trilha não possui grande nível de dificuldade, é bem sinalizada, em vários pontos conta com cordas que servem de apoio para quem sobe, e também conta com vários pontos de descanso interessantes para dar uma paradinha. Portanto, considerei a trilha de nível de dificuldade moderado.

Na subida e na descida, até trocamos ideia com uma senhora que estava enfrentando a trilha conosco. Em determinados momentos, coitada, ela parecia arrependida de estar enfrentando aquele esforço físico, mas em outros parecia motivada. Bom, esse misto de arrependimento e motivação não era privilégio dela.

Apesar do cansaço, o visual é motivador para continuar subindo. Já no meio da trilha, é possível avistar o cânion de Vilcanota, as montanhas ao redor e a cidade inca lá no fundo, cada vez menor e cada vez mais do alto.

Huayna Picchu Machu Picchu Peru
Ainda no meio da trilha, já conseguimos avistar a cidade inca de Machu Picchu lá embaixo

No topo do Huayna Picchu

Quando finalmente chegamos num ponto onde a vista se torna mais abrangente, é admirável o ponto de vista e também a sensação de superação. A conquista de desbravar o Waynapicchu e ver Machu Picchu  de cima é indescritível, e vale cada gota de suor derramado.

Huayna Picchu Machu Picchu Peru
Do alto de Waynapicchu, é possível avistar a cidade inca e também a estrada que percorremos, desde Águas Calientes, até chegarmos em Machu Picchu
Missão cumprida, bastante suados mas felizes de termos chegado lá em cima

O incrível, quando chegamos no primeiro mirante abrangente, é que sempre é possível subir mais um pouco. Lá em cima, avistamos uma série de ruínas, recintos sagrados e terraços com vista para todo o vale. São diversas escadas e construções, que é uma delícia percorrer. Depois daquela subida extenuante, percorrer as ruínas lá em cima era uma dificuldade menor.

Sempre algo novo a explorar

O mais interessante são os caminhos, ora degraus suspensos pendurados em pedras (o abismo abaixo deles), ora passamos por um buraco na pedra, uma fenda estreita e baixa, mas que era o único caminho para continuar seguindo para cima, ora subindo e descendo degraus, entrando e saindo em salões de pedras e com janelas para as montanhas. Era tudo muito interessante e parecia inesgotável.

Huayna Picchu Machu Picchu Peru
Quando achamos que tínhamos chegado ao topo, mais degraus para subir e ruínas para explorar
O treino para pernas na academia valeu a pena
Paisagem vertiginosa do alto de Waynapicchu. Mais difícil do que subir, é descer os degraus mirando o precipício

Mas a descida foi bem mais tranquila do que a subida. Como a trilha é bastante tranquila e em vários momentos possui cordas, descer é seguro, ao contrário do que imaginava. No total, levamos cerca de 2h30 para fazer todo o trajeto, e olha que ficamos bastante tempo lá em cima tirando fotos.

Visual do topo, Machu Picchu lá embaixo

Na volta, obviamente, sentamos um pouco e descansamos meia hora, comemos alguns dos lanches que havíamos levado (castanhas do pará, biscoitos integrais e frutas) e tomamos bastante água.

Veja  nosso vídeo de viagem em Machu Picchu no YouTube . Como é meio longo (enfim, a região vale a pena), na descrição do vídeo tem a minutagem, caso você queira ir direto para algum ponto específico.

FICHA TÉCNICA:

Título: Huayna Picchu (Wayna Picchu)
Direção: Machu Picchu/Peru
Produção: Fábio Pastorello
Roteiro: Machu Picchu e escalada do Huayna Picchu
Fotografia: Fábio Pastorello
O melhor: a sensação de superação ao chegar no topo da montanha, a vista das montanhas e da cidade inca de cima e as construções de pedras encontradas no topo da montanha
O pior: a trilha é cansativa e é preciso reservar a entrada com antecedência
Duração: 3 horas
Ano: 2013
País: Peru
Gênero: Natureza, História, Cultura
Avaliação: ★★★★★

Links pesquisados:

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

share on:
Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

42 comentários

1. Olá. A trilha tem horário para começar, mas tem hora para acabar? por exemplo, se eu começar a trilha 7:30 tenho que ter terminado até 10:00 ou eles vão lá me expulsar?

1. O horário máximo para sair da Huayna Picchu é 14:00, nós saímos as 14:25 e levamos um sermão que estávamos atrasando o almoço deles. Se quer ficar bastante tempo por lá recomendo subir no primeiro horário, as 07:00. Foi umas das atrações mais fantásticas que fizemos no Peru, a Huayna Picchu é SENSACIONAL.

2. Cheguei nessa sexta do Peru. Além de toda aquela cultura, rica história, pessoas hospitaleiras e gentis, há a Wayna Picchu, como um brinde à visita à cidade Inca. Senti muito orgulho de mim qdo cheguei ao topo daquela montanha. As vistas, sim, no plural, são bênçãos de Deus, recompensas pelo esforço da subida!
    Vale demais!

3. CARACAS !!!ESTOU EXATAMENTE IGUAL A VC ANTES DA VIAGEM …PREPARO FÍSICO , ESPOSA FAZENDO MUSCULAÇÃO , ZUMBA E ETC …KKKKK…MAS NÃO VAMOS PARAR..FANTÁSTICAS SUAS FOTOS E DICAS ..VALEU ..UM ABRAÇO …IREI EM AGOSTO AGORA …..FICA COM DEUS

4. CARACAS !!!ESTOU EXATAMENTE IGUAL A VC ANTES DA VIAGEM …PREPARO FÍSICO , ESPOSA FAZENDO MUSCULAÇÃO , ZUMBA E ETC …KKKKK…MAS NÃO VAMOS PARAR..FANTÁSTICAS SUAS FOTOS E DICAS ..VALEU ..UM ABRAÇO …IREI EM AGOSTO AGORA …..FICA COM DEUS

5. Que legal que você se animou, fico feliz. Vale a pena. Vá com calma, no seu ritmo, leve sua garrafinha de água e algo para comer caso falte energia, e siga para o topo. E chegando lá em cima abra os braços e curta muito! Abraços e boa viagem!!!

6. Olá Fabio, tô indo ao Peru agora em março/2014 e, depois de ler váaaaaaaaaaaaaaaaaaarios blogs sobre a "terrível" subida à Huayna Picchu, só agora, depois de ler o seu post, tomei coragem. Muito bem escrito e encorajador. No retorno te digo se consegui chegar ao topo (rsrs) Abç

7. Leandro, você pode desistir, mas terá que voltar o mesmo caminho da subida. Olha, a trilha em si em não achei tão vertiginosa, o problema é mesmo lá em cima, tem um monte de ruínas para explorar, em alguns trechos vc tem que andar por uns degraus e dá muita aflição. Veja uma foto que estou em cima de uma pedra e aparecem uns degraus para baixo. Eu desci praticamente encostado na pedra, bem devagarzinho. Eu sempre penso que o medo não pode nos impedir de fazer as coisas, medo é normal ter, o ruim é quando ele nos limita. Vá com mente positiva, com calma e com determinação, que dará certo. Abração.

8. Olá, Renato. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Em relação às mochilas, nós ficamos com ela mas para subir a trilha de Huayna Picchu precisávamos ficar mais leves, então fizemos o seguinte: deixamos a mochila grande no guarda-volumes e levamos uma mais leve e pequena, apenas com uma garrafa de água (não há água dentro de Machu Picchu, só na parte externa) e câmera. Em relação a descer a estrada a pé, é possível, tem uma trilha, mas não sei dizer o tempo de caminhada. Imagino, chutando, umas 2 ou 3 horas de caminhada. De ônibus leva 20 minutos, mas um caminho com muitas curvas. Abraços.

9. Ótimo texto, Fabio. Sei que muita gente já fez essa pergunta mas lá vai: O mais alto que já andei foi o Pico da Bandeira (que não me deu medo algum) mas vendo as imagens dessa trilha fiquei bem aflito. Tenho medo de altura e gostaria de vencê-lo. Acha apropriado fazer essa trilha? Outra dúvida, é possível desistir e voltar a qualquer momento?
    Obrigado, abraços!

10. Muito legal! Pretendo ir a Machu Picchu e Huayna Picchu ano que vem.
    Gostei do relato, das fotos… mas uma curiosidade, vocês não levaram mochilas lá para o alto? Deixaram tudo no guarda-volumes da entrada ou retiravam elas só pra tirar foto? E tem água durante o caminho (minas) ou temos que levar? Mais alguma dica?

Att.,
    Renato.

PS: tem como/pode descer a rodovia Hiram Bingham a pé? Se sim, sabe o tempo médio de caminhada? E ela, a rodovia, até o centro de Águas Calientes é longe?

11. Olá, Maria Aparecida. Ainda sem as trilhas de Huayna Picchu e a Ponte Inca, visitar Machu Picchu é incrível mesmo assim. Só é bom dar um redobrada na atenção já para explorar o sítio tem muita subida, degraus, etc. então só um cuidado a mais para não escorregar ou nada do gênero. Aproveite!

12. É um pouco perigoso, mas já vi tanta trilha pior aqui no Brasil que até achei organizada. Mas é uma trilha que requer um bom treinamento prévio. Obrigado pela visita e pelo comentário! Abs.

13. Gostei muito do seu blog, usei as dicas para subir o monte de Wayna Picchu. Achei lindo, foi um auto conhecimento porém achei extremamente perigoso, acho que deveriam colocar cabo de aço em toda a trilha e também obrigar a suar trava de segurança, como alpinistas usam. Foi uma grande aventura e apesar de ter achado lindo não aconselho o risco a ninguem.

14. Oi Fábio, quando vc esteve lá? Me disseram que há muita chuva no primeiro trimestre do ano. Penso em ir em setembro de 2014.

15. Olá, Professor. Para chegar na entrada de Machu Picchu é tranquilo, o ônibus deixa bem na entrada. Só é preciso um pouco de disposição para explorar todas as regiões dentro da cidade inca, são muitos degraus e partes altas e baixas, mas vá explorando tudo com calma e no seu ritmo. As paisagens são motivadoras. Abraços e boa viagem.

16. Ola Fabio.
    Estou indo a Macchu Picchu em janeiro de 2014 devido minhas férias.Vamos em excursão de SC, passando por argentina e Chile, depois Peru e Macchu Picchu.
    Minha Duvida eh a subida ( sou sedentário, 45 anos , professor, caminho pouco, pelo que li no roteiro vamos de ônibus a entrada da cidade,( duvida, qtos km de subida ou qtas horas ate chegar a cidade sagrada)
    agradeço a orientação

17. OU melhor comprar para o segundo horário das 10:00 as 11:00 h.. Isso significa que posso entrar em Machu Picchu a hora que quiser mas somente em Huayna entre 10 e 11 horas ?? Abraços e me ajude.Marcelo

18. Olá, Marcelo. Existem dois horários para subir ao Huayna Picchu. Se você comprar o das 7h, tem que subir a trilha entre as 7h e 8h da manhã. Se comprar o das 10h, tem que começar a subida entre 10h e 11h. Mas Machu Picchu abre antes das 7h, mas não há horário definido para entrar, você pode entrar qualquer hora, independentemente do horário que marcar para Huayna Picchu. Como você ficará hospedado em Águas Calientes, pegue o primeiro ônibus, por volta das 5h30. Abraços.

19. Olá, Ariane. A trilha tem alguns pontos delicados, mas em vários pontos existem cordas que ajudam a dar uma sensação maior de segurança. Dá um pouquinho de medo às vezes, mas na maior parte do tempo dá para fazer tranquilamente, apesar do cansaço. Mas mantenha esse coração batendo, hein? rs. Abraços.

20. Olá Fabio, por favor me ajude:

Não estou entendendo o horário de entrada para Machu Picchu e Huayna Picchu. Vou passar uma noite em Aguas Calientes então eu vou comprar a entrada para os dois lugares juntos no site http://www.machupicchu.gob.pe/ para as 07:00 horas então eu posso entrar em machu Picchu as 07:00 e quanto a Huayna Picchu ??? Tenho que entrar que horas ??? Posso entrar na hora que quiser ?? Abraços !! Marcelo.

21. Olá Fabio!
    Estou com viagem marcada para o final do mês.
    Quantas dicas incriveis por aqui, obrigada =)

Realmente estou com muito medo de fazer essa trilha, nunca tive medo de altura, mas depois de um salto de paraquedas ele surgiu.

Na trilha tem muitas areas abertas com vista para os penhascos? Ou escadas beirando a precipicios? rs!

Só de ver sua fotos meu coração parou de bater =(

Obrigada!

22. Oi Fabio.

Adorei o blog! Vou para o Peru em Fevereiro e já peguei várias dicas por aqui.

Quero ir pra Machu Picchu + Wayna Picchu, mas estou achando os preços muito caros.

Você lembra mais ou menos quanto você pagou pelo pacote?

Abraços e obrigada,

Gabriela.

23. Olá, Ana Claudia. Sinceramente, para quem faz trilha aqui no Brasil, em geral sem infraestrutura nenhuma, as trilhas por lá são bem melhores. Eu fui cheio de receios, mas no final não achei a trilha assim tão ruim. Lógico, que tem alguns momentos que dá aflição, pela altura, mas o importante é ficar o tempo inteiro atenta e fazer as coisas com calma. O medo é importante, pois te mantém alerta, mas não deixe de fazer as coisas por causa dele. E assim como vc, eu detesto as descidas. Os joelhos sofrem e fico com medo de escorregar. Se tiver chovido, atenção redobrada. Abs e aproveite!

24. Olá Fabio! Parabéns pela postagem. =) Impressionante! Lindas fotos!

Estou muito ansiosa, estarei neste cenário em menos de um mês. E assim como a Andressa, também me encontro com medo de subir Waynapicchu. Na verdade, com medo de descer! rs

Li muitas opiniões alertando sobre o perigo então como vc esteve lá recentemente pode me dizer se vale a pena, se é realmente muito arriscado… É necessário ir com algum guia para auxiliar esse percurso?

Muito obrigada!! Abcs!

25. Oi, Andressa. Que legal que vc gostou do blog, fico super feliz com o retorno. Olha, não vou te dizer que a subida até o Waynapicchu será fácil, porque não será, é cansativa. Mas eu também estava com medo de passar mal e no final acabou sendo mais fácil do que minhas expectativas. Eu acho que vc deve tentar, oportunidades como essa são únicas. Faça o caminho no seu tempo, cansou, pare e descanse. Não se esqueça de levar água e alguma coisa para comer, eles dizem que é proibido, mas não revistam as mochilas. No seu ritmo, você irá conseguir. Abraços e boa viagem, depois me conte como foi. 🙂

26. Oi Fábio!!

Achei maravilhosamente divino o teu blog. Me deu várias dicas para a viagem que farei para MP e Cusco semana que vem.

Eu queria, se possível, uma opnião tua. Eu sou gordinha (85 kilos), metida a corredora, faço academia há quase um ano e tenho um pouco de medo de altura. Tu acha que conseguirei subir Waynapicchu numa boa?

Eu confesso que estou morrendo de medo de não conseguir, de passar mal. Meus amigos estão me chamando de pessimista. Pensei até em ficar passeando pelas ruinas apenas, mas ao memso tempo acho que deve ser supinpa subir a montanha.

Abração e tudo de bom pra vcs!!