Xcaret ou Xel-Há – Qual o Melhor Parque em Cancun

Xcaret ou Xel-Há? São tantas coisas para fazer em Cancun, que cada dia deve ser muito bem aproveitado.

Por isso, se você tem poucos dias para passar por lá (ou talvez pouco dinheiro, já que os preços são em dólares e não são nada convidativos), talvez precise escolher entre esses dois parques temáticos da região: o Xcaret e o Xel-Há. Qual dos dois é melhor?

Lógico, que a resposta depende do perfil do visitante, por isso, não deixe de ler nosso diário de viagem nessas duas atrações para saber qual lugar você vai escolher.

Muitas fotos, dicas, qual o melhor dia e informações aqui para você. Comentários ou dúvidas são bem recebidos e serão respondidos com prazer. 

Xcaret ou Xel-Há: Qual o Melhor Passeio de Cancun?

Diário de Viagem: Cancun – Dia 2

de 

Xel-Ha ou Xcaret: Passeios em Cancun
Snorkeling em Xel-Há

Quais são os melhores passeios em Cancun: Top 10 – O que fazer em Cancun e na Riviera Maia

Xel-Há e Playa del Carmen

Tanto para Xel-Há como Xcaret, dois dos parques temáticos mais conhecidos de Cancun, a localização mais próxima é de Playa del Carmen mesmo. Ou seja, para quem está hospedado em Cancun, além do tempo de Playa até os parques, ainda você encara mais 1 hora de distância.

No mapa abaixo podemos ver as distâncias entre Cancun (acima), Playa del Carmen, Xcaret (colado em Playa) e Xel-Há (já próximo de Tulum).

Ver Xel-Há X-Caret num mapa maior

Prós e Contras

Xel-Há:

  • É mais barato do que o Xcaret
  • All inclusive (inclusive acessórios de mergulho), você pode tomar café da manhã, almoço e jantar, além de bebidas à vontade
  • É ótimo para fazer snorkel e outras atividades de aventura, como saltos e tirolesa
  • O lugar tem menos atrações do que Xcaret
  • Fica mais distante do que o Xcaret
  • Não possui rios subterrâneos, a experiência mais próxima é a Caverna Maya

Xcaret:

  • É mais caro do que o Xel-Há
  • No ingresso mais barato, nada está incluso, nem mesmo os acessórios para mergulho, como snorkel e pé de pato
  • No ingresso mais caro, o Xcaret Plus, apenas uma refeição está inclusa
  • O lugar possui maior diversidade de atrações, principalmente para pessoas que não gostam de entrar no mar, como aquário, shows, praias e museu
  • Grande quantidade de atrações, nem todas valem a pena
  • Fica mais próximo do que o Xel-Há, do lado da saída de Playa del Carmen
  • Possui rios subterrâneos, uma experiência diferente de tudo o que você já fez

Ou seja, cada lugar tem seus prós e contras. Sinceramente, acho difícil escolher entre um e outro (tanto que fomos nos dois), isso sem contar que ainda existe o Xplor para fazer concorrência.

Mas me parece que a decisão está baseada principalmente em se você gosta ou não de fazer snorkel ou atividades na água. Para quem gosta, Xel-Há é melhor. Se você não curte tanto, a experiência no Xcaret será melhor. 

Xel-Há – Como Funciona

Xel-Ha ou Xcaret: Passeios em Cancun
Uma enseada natural gigantesca para mergulhar e ver diversos tipos de peixes: isso é Xel-Há

Xel-Há é um parque all-inclusive, ou seja, você pode tomar café da manhã, almoçar em um dos seus diversos restaurantes, jantar e tomar refrigerantes e água à vontade. Nada mais justo pelo preço que se paga. 

No nosso caso, não optamos por hotéis all-inclusive, porque não queríamos ficar presos ao hotel. Mas foi ótimo curtir essa estrutura no Xel-Há, poder comer e beber a hora que você quiser, escolher o restaurante onde irá almoçar ou jantar (há várias opções) e poder curtir também toda a estrutura do parque.

O que está incluído?

A estrutura de armários, coletes salva-vidas, snorkel e vestiários também está incluída no preço.

E o que faltava mais? Que tal um lugar maravilhoso, cheio de espreguiçadeiras, trilhas pela natureza, música ao vivo, esportes de aventura e muito, mas muitos lugares para mergulhar e fazer snorkel. O parque foi construído em torno de uma baía, cheia de recifes e regiões repletas de peixes. É impossível entrar no mar e não ver peixes por lá.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun

Fomos num dia de semana, dizem por aí que o fim de semana é melhor porque não há parada de cruzeiros, mas sinceramente acho que a maior parte do pessoal não vai até o Xel-Há. E se as pessoas vão, vão somente durante um período, pois em geral os passeios são conjugados com Tulum, portanto mesmo que em determinado momento estiver lotado, em outro estará mais tranquilo.

O lugar estava relativamente tranquilo, como você pode ver na foto acima.

Mas na maior parte dos lugares que passamos, estava relativamente tranquilo, em determinados locais estávamos sozinhos.

Pra quem gosta e para quem não gosta de snorkeling

Se você não gosta de snorkel, ainda sim dá para aproveitar todos os espaços que o parque possui, mas talvez a melhor opção seja o Xcaret.

Embora esse texto acima pareça propaganda, prometo que é a minha mais fiel opinião sobre o lugar, e olha que realmente amargamos os 79,00 dólares da entrada, o quando os meus gastos aumentam, minha expectativa também tende a aumentar. 

O ingresso custa US$ 79,00 ou o parque também oferece opção com transporte, por US$ 119,00, desde Cancun e passando pela Riviera Maya (Playa del Carmen inclusive). Ingressos antecipados pela internet têm desconto.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Mergulho com os golfinhos, uma das atividades opcionais do Xel-Há, não fizemos

Xel-Há – Como Chegar

Pela Carretera Federal 307, em direção de Tulum; de ônibus pela ADO (pronuncia-se A.D.O.) ou de vans, partindo de Playa del Carmen. Outra opção é comprar o ticket já com o transporte incluído, feito pelo próprio pessoal do parque.

Acordamos às 7h em nosso hotel em Playa del Carmen (Hotel Maya del Carmen, só recomendo para quem está mesmo afim de economizar, ainda assim talvez existam opções melhores) mas só fomos conseguir sair do hotel perto das 8h30. Apesar do café da manhã do hotel ser fraquíssimo, ainda assim comemos menos que o de costume, pois pretendíamos tomar um café da manhã no parque.

  • Como o hotel fica no extremo oposto da rodoviária e da área onde pegamos as vans, tivemos ainda que caminhar cerca de 20 minutos até o local de saída das vans e só chegamos em Xel-Há por volta das 9h30.

Chegada, preços e como funcionam os lockers

Como já disse o ingresso ao Xel-Há dá direito aos equipamentos de mergulho. Você deixa um depósito de 25 dólares (ou 150 pesos), eles te entregam o snorkel (que no final você pode levar com você), a máscara, o pé de pato, a chave de um armário onde você pode deixar suas coisas e uma toalha. No final do dia você pega o dinheiro do depósito de volta.

Até a gente pegar os equipamentos, guardar as coisas nos armários e tomar um belo café da manhã incluído na entrada (o café da manhã, bem servido, vai das 9h30 às 11h30), só depois das 10h é que conseguimos mesmo enfiar o corpo debaixo da água.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Bilheteria do Xel-Há

Os salva-vidas também podem ser usados sem custo adicional e são retirados próximo às áreas de mergulho. Há também a opção de retirar num ponto e devolver em outro, sem problema nenhum. Os coletes estão disponíveis em vários tamanhos e também há coletes infantis.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Indicações para os caminhos do Xel-Há

Xel-Há – Piscinas Naturais

Logo de cara ficamos encantados com a grande enseada, de água verde verde, que tínhamos para mergulhar e explorar via snorkel. No meio da enseada havia uma ilhota, e lá vimos bastante peixes, mas foi numa pequena enseada que nadamos por entre cardumes de peixes, entre eles alguns coloridos lindos, e eu me senti realizado, como no mergulho com cilindro em Fernando de Noronha não havia sentido. Sabe aquela sensação de estar flutuando entre um monte de peixes, eu senti.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Entrada para a principal região de mergulho do parque, dá pra ver os coletes salva-vidas também
Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Olhando os peixes de cima
Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Olhando os peixes de baixo

Depois de 1 hora na água, pedi para o Cleber para sairmos, pois estava cansado de nadar, de respirar pelo snorkel e a máscara apertando a cabeça. Saí primeiro, logo depois ele saiu. Voltamos para o armário, onde deixamos os equipamentos de mergulho e trocamos por roupas e pela máquina profissional.

Alimentação no Xel-Há – All Inclusive

Antes de começar a circular pelo parque para fotos, paramos para um leve e rápido almoço, incluído na entrada do parque.

2012-11_Xel-HaCC81_129

Trilhas pelo Parque: Vale a pena conferir

São vários caminhos, desde um farol que dá para o mar aberto, até diversos cenotes. Em um dos pontos é possível mergulhar por uma caverna, a Caverna Maya, que está cheia de buracos. Outro ponto interessante foi ver o pessoal fazendo flutuação no rio. 

Caminhada até o Farol e vista para o mar
Caminhada até o Farol e vista para o mar
Essa ponte flutuante garante a separação da enseada para o mar aberto, formando uma piscina natural
Essa ponte flutuante garante a separação da enseada para o mar aberto, formando uma piscina natural
Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
Cenote Aventura, tem uma corda onde você pode se jogar na água, pendurado

Caverna Maya: Experiência incrível

Depois, sem nada exceto equipamentos de mergulho e câmera subaquática, fizemos o mergulho na Caverna Maya. Você entra por uma área aberta e vai para debaixo de uma caverna, onde com alguns buracos você pode ver a superfície. Bem legal.Depois, sem nada exceto equipamentos de mergulho e câmera subaquática, fizemos o mergulho na Caverna Maya. Você entra por uma área aberta e vai para debaixo de uma caverna, onde com alguns buracos você pode ver a superfície. Bem legal.

Na Caverna Maya

2012-11_Xel-HaCC81_Sub_095

Flutuação no Rio e Mangue: Para descansar, se você tiver tempo

Na sequência fizemos a flutuação no rio, em bóias transparentes. A flutuação foi legal (principalmente a parte no mangue), mas um pouco cansativa pois a bóia às vezes pára ou vai para onde você não quer. Foi um pouco aflitiva pois a gente não conseguiu relaxar naquele ritmo do rio, pensando em tudo o que a gente ainda tinha pra fazer no parque. E a bóia flutando lentamente. A gente ainda tentava remar com os braços para ir mais rápido, mas depois de um tempo logo cansava. Ainda assim, foi divertido.

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun
No início da flutuação

Xel-Há ou Xcaret: Passeios em Cancun

Tirolesa

No final, paramos na área das tirolesas e pulamos duas vezes, para registrar bem com a câmera.

E voltamos rápido para tentar fazer mais um pouco de snorkel, mas a essa altura já eram 4h e o sol estava murchinho, visibilidade ruim. 17h começam a fechar os restaurantes, então terminamos o dia com almoço (quase janta).

Xel-Ha ou Xcaret: Passeios em Cancun
E para terminar o dia, uma salpichanga (tirolesa)

 

Entardecer no Xel-Há

Mas o melhor ainda foi no finalzinho, um pôr do sol sensacional. Ficamos deslumbrados com as cores do céu e do reflexo nas águas da enseada. Realmente, fechou com chave de ouro.

Xel-Ha ou Xcaret: Passeios em CancunXel-Ha ou Xcaret: Passeios em Cancun

Os mosquitos quase me devoraram, por isso, no final de tarde aconselhamos o uso do repelente.

O caminho de volta do parque até a estrada foi meio esquisito, escuro, mas chegamos na estrada e a van não demorou muito a passar. Cerca de 40 minutos, chegamos em Playa del Carmen (40 pesos).

FICHA TÉCNICA:

Título: Xel-Há
Direção: Cancun/México
Produção: Fábio Pastorello
Roteiro: Mergulho na Enseada, Farol, Caverna Maya, Cenote Aventura, Playa Escondida, Ponte Flutuante, Flutuação no Rio, Tirolesa
Elenco: Fábio Pastorello e Cleber Alcantara
Fotografia: Fábio Pastorello e Cleber Alcantara
O melhor: o mergulho é realmente fantástico, muitos peixes para ver e nadar por entre eles
O pior: o tempo passou muito rápido, queríamos ter ficado mais tempo mergulhando mas não deu tempo, por isso nem sonhe em conhecer Tulum no mesmo dia
Duração: 8 horas (das 10 às 18h)
Ano: 2012
País: México
Gênero: PraiaNaturezaMergulho
Avaliação: ★★★★

Leia a seguir: Xcaret – Diário de Viagem

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
 
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

67 comentários

  1. Fábio, parabéns pelo blog! Dicas valiosas. Vi que comprar ingressos pelo site é mais barato. Porém, qual moeda é melhor para usar na compra pelo site? Dólar ou pesos mexicanos? Sabe dizer como funciona a cobrança de taxas nas compras com cartão de crédito? Agradeço.

  2. Olá fábio adorei as dicas,vão ser muito úteis, eu viajo em junho/16 e queria saber de você se me aconselha algum parque ou lugar para nadar com golfinhos, tartarugas ?

  3. Olá, Enubia. Não se preocupe. Lá é bem tranquilo, mas é que nós queríamos economizar, mas existem translados que fazem o percurso do parque até os hotéis, portanto fica bem mais tranquilo o retorno. Na hora de comprar o ingresso do parque, você já escolhe se quer o transfer ou não. Abraços.

  4. Olá!!! Que blog legal Fábio!!! Estou louca para ir ao Mexico e nadar com golfinhos no Xel Ha. Só fico receiosa se é seguro eu ir sozinha , ainda mais que você relatou que na saída do parque até chegar na rodovia para pegar as vans foi sinistro. Pergunto-lhe: É deserto?Sem movimento?perigoso mulher caminhar sozinha por lá?
    Abraços Enubia

  5. Olá Glauber. Não deu para entender para quem vc está direcionando sua pergunta, se for para quem escreveu a matéria, meu nome é Fábio. No meu caso, fiz os passeios todos por conta própria (exceto Chichén Itzá) e achei bem tranquilo. Abraços.

  6. Olá Ricardo, meu nome é Glauber. Suas informações tem me ajudado muito a desenhar meu roteiro. Gostaria de saber se vc fez os passeios por conta própria ou se procurou alguma agencia. Poderia me dizer se ha vantagens no custo/benefício em fazer por conta própria e se é tranquilo?

  7. Oi, Izadora. A experiência nos parques é super tranquila, qualquer pessoa pode fazer, até mesmo crianças. Como é com snorkel, e não cilindro, não é preciso curso ou batismo. Eles oferecem coletes salva-vidas, então mesmo quem não sabe nadar pode fazer tranquilamente. Em relação aos lugares mais rasos, existem em alguns lugares, outros não. Há opções para todos os gostos. Diversão garantida. Abraços.

  8. Olá, tudo bem? estou adorando sobre a viagem.. estou indo pra lá agora em fevereiro, com uma turma de amigos.. Gostaria de saber se esse mergulhos são apenas para pessoas que possuem cursos de mergulho ou um batismo e tal? ou ha alguma opção diferente para lugares mais rasos?

  9. Olá, tudo bem? estou indo para cacun agora em fevereiro com uma turma de amigos. e gostaria de saber se esses mergulhos no x-caret ou no xel-há são apenas para pessoas que possuem cursos de mergulho ou algum batismo, ou há alguma opção para lugares mais rasos?

  10. Ricardo, desculpe-me incomodar…rsrsrsr
    Mas qual hotel você hospedou-se?Estou indo em maio/2015 e gostaria de dicas!!

  11. Que legal, Ricardo, fico feliz que tenha aproveitado a viagem e o blog tenha sido útil. E obrigado por compartilhar sua experiência. Muito legal você ter voltado após a viagem para comentar!!! Valeu mesmo! Abraços e volte sempre.

  12. Olá Fábio, cheguei sábado passado de uma viagem maravilhosa a Cancun, onde passei 10 dias em Playa e na Zona Hotelera. Muito sol, nenhuma chuva e muita diversão na bagagem. Em 22/02 te perguntei como seria a saída do Xel-ha no momento de pegar uma van na estrada… pois é, foi super fácil, não só havia uma van na saída do parque como também passam vans a todo momento na estrada. Mais uma vez te agradeço pelas informações preciosas postadas no blog, pois foi com elas que eu me orientei o tempo todo na minha viagem. Valeu meu irmão, um grande abraço.

  13. Olá! Estou indo a cancun em maio/2014 com minha familia (sogra e 2 filhas pequenas) qual dos dois parques? Minha filha menor tem 2 anos, ela irá aproveitar estes passeios?

  14. Oi, Giselle. O Xcaret é um parque mais diversificado, são vários tipos de atrações, como os rios subterrâneos (sensacionais), o aquário ou o show noturno. No Xplor o forte são os esportes de aventura. Analise qual dessas diversões se encaixam melhor no seu perfil. Abraços.

  15. Olá, Robert. Os valores não incluem transporte, mas você pode contratar, só que haverá um custo adicional. Em relação ao pagamento com cartão, tranquilo. Te aconselho a levar uma parte do dinheiro em dólar mesmo, as taxas dos cartões não andam muito vantajosas. Abraços.

  16. ola. esses passeios são incluso transportes? pois estou indo a viagem e ficarei hospedado em Cancún no hotel riu caribe. outras duvidas, posso pagar o passeio usando cartão de credito ou debito ? e vc me aconselha levar dólar ou só cartão para sacar la em Cancún? obrigado, Robert

  17. Oi, Regina. Não aconselho, algumas pessoas acreditam que 1 dia não é suficiente para explorar o Xcaret. Tulum você pode conciliar com outros passeios como Xel-Há (também não aconselho, mas se faltar tempo é uma opção) ou com os cenotes. Abraços.

  18. A volta foi um pouco esquisita sim, Ricardo, o caminho estava um pouco escuro. Se puder espere um pouco para ir com outras pessoas ou até com funcionários do parque, que às vezes podem utilizar o mesmo meio de transporte. Abraços.

  19. Ola Fabio, parabens pelo seu blog, muito interessante e ajuda muito quem tem planos de ir a Cancun. Penso em utilizar as vans para ir ao Xel-ha, da mesma forma como voce fez, mas como e pegar a van na saida do parque no meio da estrada, quase anoitecendo. Tem alguma dificuldade nisso ou e so impressao minha…

  20. Oi, Emanoela. Que legal que você gostou, fico feliz. O princípio do nosso blog é justamente o compartilhamento de informações, que acredito ter sido útil para você. Por isso solicitamos que todos os comentários com dúvidas sejam deixados aqui, assim podem ser úteis também para outros leitores. Abração.

  21. ola Fabio, parabens pelo post, amei, eu vou para cancun em março e eu gostaria de ter varias informaçoes antes de ir, como faço para conversar com voce ? só aqui pelo site ? ou add no facebook se voce tiver…obrigada pela atenção… Emanoela Carvalho

  22. Oiii Fábio, adorei suas dicas…Eu e minha família estamos indo para Cancun em fevereiro, apenas me tire uma dúvida: em Xel-Há , tem nado com golfinhos???

    Grande abraço!!!

    Magda.

  23. Olá Fábio, muito boas as suas dicas de tudo, me deram uma boa noção do que fazer, o que escolher e direcionar mesmo. Estou indo na próxima terça dia 14 e muito ansiosa em ver todo este paraíso. Só não tenho câmera para fotos na água :(. Grande abraço Marisa

  24. Olá, Thaís. Você sabe que eu ando com 3 máquinas: a minha Nikon 5100, uma câmera compacta e uma câmera aquática. Foi ela que eu usei para os rios subterrâneos e para os mergulhos. Eu também morro de medo de colocar alguma coisa na minha câmera e dar algum problema. Recentemente comprei a GoPro que é uma máquina boa para filmagens debaixo d'água, embora tenha algumas restrições (a máquina não tem visor, por exemplo). Mas como ela tem uma grande ocular bem generosa, é meio impossível errar no enquadramento. rs. Enfim, analise as alternativas e verifique o que vale mais o investimento. Abraços.

  25. Olá!!! Já li todos os relatos que vc fez de Cancun várias vezes e estou ansiosa pela minha viagem!
    Minha dúvida é… Tenho uma Canon T3i que obviamente tem uma qualidade melhor que minha câmera compacta. Para fazer fotos no fundo de rios e mar vc usou que câmera? Estou com receio de comprar uma proteção para a minha canon e algo dar errado… não quero perdewr o investimento que fiz na máquina. rs.
    Abraços!

  26. Oi, Ane. Não conheço Bonito, mas em fevereiro é época de chuvas, as cachoeiras estarão mais cheias mas por outro lado li também que as águas não ficam tão cristalinas. No México, nessa época é altíssima temporada, portanto espere muita gente e preços um pouco mais caros. Mas é verão, melhor época para curtir um lugar paradisíaco como a Riviera Maia. Em março é época do spring break, Cancun fica cheia de universitários e festas, pode não ser a melhor época se vocês estão procurando sossego. Abraços.

  27. Oi Fabio. Tudo bem? Bom estarei de férias entre fevereiro e março….estou em dúvida entre dois lugares, a cidade de Bonito MS e México…amo mergulho, não sei se essa época do ano eu e meu marido iremos aproveitar, o que acha?

  28. Oi, Luciene. Tudo bem? Então, não conheço o Krystal, mas vi uma fotos e me parece bom, a nota dele no Booking.com é 8,1 (Muito Bom). Em relação à moeda, não aposte muito no real não. Procure levar dólares e os pesos mexicanos. Você pode trocar no aeroporto assim que chegar ou então fazer um saque em um terminal de caixa eletrônico, caso possua cartão com validade internacional. Abraços.

  29. Olá Fabio, tudo bem? Gostei das suas dicas…pretendo ir em Cancun em janeiro com meu esposo e ficaremos no Krystal, conhece? Gostaria de saber se aceitam real?

  30. olá Fabio gostaria de parabenizar o seu Blog está sendo muito útil, pois estou montando agora minha programação para Cancun (vou agora dia 28/10), mas a continuação do seu post sobre Xcaret não está carregando e estou curioso para saber oq tem lá pra fazer. Valeu abs. Alessandro…

  31. Olá, minha opinião é que o carro será mais útil na Riviera. Em Cancun, há um ônibus super eficiente que funciona durante dia e noite e pode te levar até os shoppings e lugares da região. Aproveite para fazer todos os passeios enquanto estiver na Riviera e depois deixe Cancun mais para curtir hotel, compras, restaurantes, noite, etc. Abs.

  32. Oi Fabio,primeiramente quero agradecer pelas dicas,estou adorando,vou viajar dia 21 de Outubro ficar 4 noites em Cancun e 4 noites em Riviera Maia,quero alugar um carro 4 dias só, minha Dúvida se alugo carro em Cancun ou Riviera Maia? qual dos lugares será mais útil o carro?

  33. Obrigado pela visita. Dá uma olhadinha nesse post, nos prós e contras de cada parque. O melhor para mim não pode ser necessariamente o melhor para você, por isso as informações é que te ajudarão a fazer a sua escolha. Abs.

  34. Sem máquinas a prova d'água, o negócio é curtir mesmos os rios. Existem vários pontos em que você é fotografado pela equipe do parque e pode comprar as fotos na sáida. Existem vários lockers distribuídos pelo parque, não ficam em um só lugar, mas de qualquer forma não dá para levar nos passeios nos rios subterrâneos ou nas piscinas naturais. Abs.

  35. Parabens Fábio! muito bom!
    Vou a Cancum em fevereiro, gostaria de saber se alguma atividade que voce fez no xelhá que compartilhou conosco no blog, foi paga a parte? ou se ja estava tudo incluso no ingresso de entrada…
    Obrigado!!!

  36. Estou indo em novembro/13, e queria saber como é que voces faziam com a câmera fotográfica,quando vocês iam mergulhar ou em um rio, pois a minha não é aquática. Sempre deixavam e voltavam para buscar no Locker? Como a maioria das pessoas fazem??

  37. Gostaria de saber como a maioria do pessoal faz para tirar as fotos, quando NAO se tem uma câmera aquática, pois não dá para fazer os passeios em rios e Cenotes com a câmera ou próximo a esses lugares tem Lockers?. Pois, pelo que entendi os Lockers ficam longe.

  38. Volto a fazer a pergunta, qual o melhor lugar Xcaret ou Xel-Há? gosto de tudo que vocês postaram, mergulhos, rios, etc… O que vale mais a pena, pois acho que só irei em 1 deles.

  39. Olá, Roseli. Fomos em novembro, pegamos uma semana atípica, em que o tempo estava mais frio do que o normal. Ainda assim a temperatura estava agradável, às vezes um ventinho um pouco mais frio ou uma chuvinha, mas nada drástico. Por via das dúvidas leve uma ou duas opções de blusa comprida e calça, de preferências leves para não ocupar muito espaço na mala, talvez você nem irá usá-las. Abs.

  40. Fábio, obrigada por compartilhar suas experiências…..poderia me informar se a noite a temperatura cai muito em Playa e região? Estaremos lá em Outubro…..
    Abs!!, Roseli

  41. Olá, Cris. Em relação ao protetor solar, existe a opção de pedir um protetor solar ecologicamente correto para o parque, não tenho certeza se eles fornecem de graça. Mas usamos o nosso sem problemas. Para quem gosta de snorkel, o Xel-Há é um prato cheio, dá pra esquecer da vida vendo os peixes ou ainda fazendo as diversas atividades aquáticas. Só planeje seu tempo, nós esquecemos mesmo da vida e quando vimos, o dia já estava acabando. Abs.

  42. Fábio, adorei seu post. Estou indo para Riviera Maya em Novembro e com certeza quero conhecer o Xel-há. Estava em dúvida quanto ao Xcaret mas pelos seus posts acho que já me resolvi, rs. Se você tiver mais algumas dicas para passar eu agradeceria, ouvi dizer que tem umas complicações quanto a protetor solar.

  43. Olá, Roseli. Eu é que agradeço pela sua visita e comentário. Compramos a entrada no parque mesmo, na entrada. Mas se você comprar pela internet, no site do Xel-Há, tem um desconto, basta se planejar. Abs e boa viagem!!!

  44. Olá Fábio!!
    Em primeiro lugar, quero agradecer por compartilhar seu roteiro…as fotos ficaram super legais!!!
    E segundo gostaria de perguntar onde comprou a entrada para o parque Xel-Há por US$ 79,00

    Estaremos indo para Playa Del Carmen em Outubro….

    Obrigada
    Roseli

  45. Fábio estou indo para Cancun na próxima sexta e seus posts estão me ajudando muito a definir o roteiro!!!!!Lari

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.