Novela Amor à Vida e as cenas no Peru

Veja cenas do primeiro capítulo da novela da TV Globo “Amor à Vida”, com locações em Machu Picchu, no Peru e confira os locais onde algumas das cenas foram gravadas. 

Novela “Amor à Vida” começa com cenas gravadas em Machu Picchu
por Fábio Pastorello

Tudo bem, o nome do blog é Viagens Cinematográficas, e não Viagens Novelescas, mas eu também costumo me inspirar em destinos que aparecem em novela para guiar as minhas viagens, eu confesso. Por exemplo, na época da novela “Cordel Encantado”, fiquei curioso para conhecer a região dos cânions do Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. E fui.

E mesmo depois de tantos anos, quem faz um passeio de bugue em Morro Branco, Ceará, fica sabendo onde é a Gruta da Açucena, personagem da novela “Tropicaliente”, de 1994. Ou seja, os destinos que aparecem nas novelas também inspiram as pessoas em suas viagens.

E apesar de nem todo mundo gostar de novelas, vale a pena dar uma conferida nas cenas do primeiro capítulo da novela “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco, que foram gravadas no Peru, em alguns dos lugares que visitamos durante nossa viagem em setembro de 2012. 

As cenas estão muito bem fotografadas, além de apresentar lugares realmente belíssimos.

Antônio Fagundes e Paola Olivera, pai e filha, na novela global “Amor à Vida”,
com cenas iniciais em Machu Picchu. Fonte: Globo.com

Enquanto a personagem Paloma (Paola Oliveira) estava em Machu Picchu para comemorar seu ingresso na faculdade de Medicina, fui para passar meu aniversário, mas é certo que Machu Picchu acaba representando um momento especial para cada um que a visita.

A novela já começou com uma cena emplemática, a cidade inca de Machu Picchu ao fundo, aquele cenário tradicional que você já viu em centenas de fotos, ilustrado pela montanha Huayna Picchu, que tivemos o privilégio de subir. 

Embora a vista seja tradicional, a novela optou por fotográfa-la de um ponto diferente de onde a maior parte das pessoas registra suas fotos. Numa região mais acima, essa área é uma das mais altas da cidade e fica próximo da entrada da a trilha da Ponte Inca.

Equipe da novela reunida diante do cartão postal de Machu Picchu. Fonte: Globo.com

Veja na primeira cena da novela. E não pode rir da interpretação da Suzana Vieira. Ou pode.

Confira as primeiras cenas da novela, gravadas em Machu Picchu, no link a seguir:

Pilar critica Paloma em Machu Picchu: 
http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-a-vida/t/cenas/v/pilar-critica-paloma/2586057/

Depois de brigar a mãe, Paloma circula pela cidade inca, se arrasta nas pedras e curte um pássaro voando (provavelmente voando em outro lugar e outro dia, magia de montagem) e conhece Ninho (Juliano Cazarré, ótimo como sempre), que a leva para sentir a energia da pedra Intihuana, que apesar da fama sagrada, tinha a astronomia como principal função.

Intihuana, a pedra que tem energias mas que não pode ser tocada

A pedra não pode ser tocada, para que não se desgaste ainda mais. Mesmo assim ainda tem gente que vai lá e toca na pedra, agora ainda mais depois que a personagem da novela fez.

Paloma conhece Ninho e sente as vibrações da pedra sagrada:
http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-a-vida/t/cenas/v/paloma-conhece-ninho/2586069/

Confira também o nosso diário de viagem de Machu Picchu, cheio de fotos e dicas da cidade inca

Machu Picchu – Diário de Viagem

No retorno para Cuzco, os personagens Paloma e Felix (Mateus Solano) conversam no trem Hiram Bingham. O trem custa a bagatela de quase $ 800,00 dólares por pessoa, ida e volta, fazendo o trajeto de Cuzco (na verdade de Poroy, localidade próxima a Cuzco) até Machu Picchu. 

Como o trem só tem um horário de partida e retorno e a viagem dura 3 horas, soa estranho que o resto da família tenha ido embora num trem anterior, como acontece na novela. Mas são as liberdades que a ficção sempre toma.

As cenas da viagem de trem estão muito bem fotografadas. Durante a viagem são frequentes as paisagens da montanha e do rio Urubamba.

Felix diz a Paloma que ela foi adotada, durante viagem no Hiram Bingham:
http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-a-vida/t/cenas/v/felix-diz-a-paloma-que-ela-foi-adotada/2586081/

No retorno do trem, eles chegam na Plaza de Armas de Cuzco, cartão postal da cidade e lugar básico para visitar de quem vai à região. 

Depois chegam no hotel onde estão hospedados, o Hotel Monastério em Cuzco, a duas quadras da Plaza de Armas, cuja construção é de 1595 e a arquitetura é no estilo colonial. Uma diária no hotel gira em torno de $ 400,00 dólares.

A novela tem várias cenas gravadas em Cuzco e na Plaza de Armas, onde fica também a Catedral de Cuzco. Confira mais no nosso blog.

Diário de Viagem – Cuzco

Paloma ainda irá encontrar Ninho em um acampamento que todo mundo conhece, que aparentemente (pelo tamanho das pedras) foi gravado em Sacsayhuaman, mas o pessoal que visita Machu Picchu fica mesmo num acompamento em Águas Calientes, cidade base para conhecer Machu Picchu, que fica aos pés da montanha.

Mateus Solado, destaque no primeiro capítulo como o vilão Felix, nas ruas de Cuzco. Fonte: Globo.com

Paloma passa a noite com Ninho no acampamento:
http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-a-vida/t/cenas/v/paloma-passa-a-noite-com-ninho/2586085/

A última cena que iremos destacar é na belíssima Ollantaytambo, onde Ninho propõe que uma vida de aventura e emoção para Paloma.

Nós que também gravamos lá tivemos dificuldade para encontrar um ponto em que o vento não estivesse presente, e o vento destruiu boa parte do áudio em nossas filmagens, mas o pessoal da Globo é bem mais experiente que nós e com certeza deve dotar de melhores tecnologias.

Ninho se declara para Paloma, em Ollantaytambo:
http://globotv.globo.com/rede-globo/amor-a-vida/t/cenas/v/ninho-se-declara-para-paloma/2586097/

Ao contrário das gravações, como fomos na época de seca, não pegamos a grama verdinha como nas gravações da novela.

Enfim, a novela ainda conta com gravações em Arequiba, La Joya, Colca, entre outros destinos do vale andino.

Para você que curtiu os destinos, vale a pena conferir nossos posts de nossa viagem pelo Peru e também veja algumas dicas de como planejar sua viagem para Machu Picchu.

Ollantaytambo durante nossa visita, não estava tão verdinha como nas cenas da novela

E para quem não curte novelas, pode conferir mesmo nossa postagem sobre o filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles, que também apresenta cenas gravadas na cidade inca. Pronto, voltamos às viagens e ao cinema.

Índice de Posts: Peru/Machu Picchu
Guia Prático e Rápido para sua viagem a Machu Picchu
Quando Ir, Como Chegar, Porque Conhecer, Onde Ficar
 
© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
 
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.