O que fazer em Playa del Carmen – Riviera Maia e Cancun

Playa del Carmen Cancun

Para explorar Cancun, resolvemos escolher dois destinos como base. Cancun, o mais óbvio, e Playa del Carmen. Mas o que fazer em Playa del Carmen, afinal?

Apesar de já ter lido boas impressões sobre Playa de Carmen, a cidade me surpreendeu em vários aspectos.

Há muito o que fazer em Playa del Carmen. Além da gostosa Quinta Avenida, onde é possível caminhar, ver lojas, escolher seu restaurante e ver todo mundo reunido por lá, Playa del Carmen é acesso fácil para a maior parte dos passeios da Riviera.

Além disso, foi uma boa opção para economizar. Escolhemos um hotel mais barato em Playa del Carmen e um resort all inclusive em Cancun. Veja nesse post alguns prós e contras entre ficar em Playa del Carmen e Cancun.

Confira algumas dicas e nossas experiências no nosso relato de viagem, como foi nossa hospedagem furada (mas barata) em Playa del Carmen e o primeiro dia de viagem na região de Cancun.

O que fazer em Playa del Carmen – Riviera Maia e Cancun

Porque gostamos mais de ficar em Playa del Carmen do que em Cancun

Playa del Carmen - O que fazer em Cancun
Vista para o mar de Playa del Carmen, nosso primeiro destino durante viagem para a Riviera Maia e Cancun

Como Chegar em Playa del Carmen

  • Chegamos em Cancun por volta da 0h. Estávamos vindo de um vôo do Brasil, com escala na Cidade do México pela TAM e depois pegamos um vôo pela Aeromexico, que estava relativamente vazio.
  • Para quem chega em horários razoáveis, ou seja, até às 23h, existe um ônibus da empresa ADO que leva até Playa del Carmen.
  • Por causa do horário, a opção que optamos foi pegarmos um taxi até Playa pela Taxi Green Line até Playa del Carmen (900 pesos ou 90 dólares). Logo no desembarque você encontra um guichê dos táxis da empresa. O preço pode parecer um pouco salgado, mas ainda sai mais barato do que contratar um transfer pelo hotel.
  • A viagem do aeroporto até Playa del Carmen demora cerca de 1 hora, mas foi super tranquila. 

Chegamos por volta das 01h da manhã, dormir por causa do fuso horário estávamos muito cansados (equivalente a 5h da manhã no Brasil).

Cancun x Playa del Carmen – 5 Prós e Contras

  • Playa del Carmen fica mais perto da maior parte dos destinos da Riviera Maya, como Xcaret, Xel-Há e Tulum. Quem fica em Cancun, tem que viajar 1 hora a mais para chegar nesses destinos. A balsa para Cozumel também fica em Playa del Carmen.
  • Para quem vai para Chichén Itzá e Isla Mujeres, Cancun é o lugar mais próximo. Se pretender ficar em Playa e Cancun, organize os passeios de acordo com a proximidade de sua hospedagem.
  • Se você prefere shoppings, escolha ficar em Cancun. É nos shoppings e nos restaurantes que todo mundo se encontra. Se você prefere um clima mais despojado, em Playa del Carmen existe a Quinta Avenida, um calçadão repleto de lojas, restaurantes e bares, onde todo mundo passeia e se encontra.
  • Para quem está procurando um resort all inclusive, é preciso avaliar bem que tipo de hospedagem você quer. Em Cancun é tudo mais cheio e popular, porém a oferta de entretenimento é muito grande. Enquanto que após Playa del Carmen (na estrada para Tulum existem vários), os resorts são mais calmos e exclusivos. No entanto, mais isolados.
  • Playa del Carmen é uma boa opção para quem quer economizar em hospedagem e prefere gastar mais nos passeios. 

Playa del Carmen – Onde Ficar

Nossa intenção era economizar em Playa del Carmen para depois ficarmos alguns (poucos) dias num resort em Cancun. Na hora de fazer a reserva no nosso hotel, ficamos surpreendidos pelo preço. Muito barato.

Roubada de hotel em Playa?

Ao chegarmos no hotel que havíamos reservado em Playa, o Hotel Maya del Carmen, o rapaz na recepção já explicou algo como uma diferença de preço entre o que havíamos reservado no Booking.com e o que eles cobravam. O fato do hotel não cumprir o valor informado já me deixou aborrecido. Mas isso não foi o pior.

Quando entramos no quarto, ficamos um pouco chocados com a rusticidade do quarto.

Sabe quando você imagina aquele hotel ajeitadinho num lugar como Cancun? Chegamos num hotel totalmente diferente.

Apesar de espaçoso, o quarto era cru, uma cama e uns travesseiros murchos, o piso frio e as paredes com uma textura ruim, móveis velhos distribuídos pelo quarto e uma janela para uma varanda trancada com um cadeado.

O quarto era fraco, sim. Mas pensei bem e o que mais esperar por uma diária de cerca de R$ 100,00 para 2 pessoas. Nem no Brasil encontramos mais esse preço. Portanto nosso pensamento foi: bora diminuir as expectativas, botar a cabeça no travesseiro e dormir. 

As fotos no site enganam um pouco, pelos ângulos e pela forma habilidosa como as fotos foram tiradas, os quartos, os ambientes, até o café da manhã, tudo parece melhor do que na realidade seria.

Playa del Carmen Onde Ficar
Foto: Booking.com

Café da manhã no hotel

O café da manhã no Maya del Carmen era tão simples quanto os quartos: pão de forma no saquinho, manteiga, geléia, sucrilhos, leite, suco e café. Na foto até parece bonito, mas na realidade era muito simples mesmo.

Tudo disposto como se tivesse acabado de chegar do supermercado.

Mas a cada decepção eu colocava na minha cabeça a diária do hotel (R$ 100,00), que ficaríamos muito pouco nele (ou seja, mais tempo passeando, o hotel era só para dormir) e que dentro de poucos dias estaríamos num resort em Cancun.

Confira as dicas de onde ficar em Playa del Carmen no Volto Logo

O que fazer em Playa del Carmen

Finalmente, saímos andando pelas ruas de Playa del Carmen.

O nosso hotel ficava próximo da Quinta Avenida, a rua mais movimentada de Playa, mas bem no final dela, na parte em que ela deixa de ser um calçadão e torna-se uma rua normal. Ou seja, bem longe do agito e toda vez que queríamos sair à noite, precisávamos caminhar cerca de 15 minutos até chegar no calçadão onde tudo acontece.

Mas mesmo assim estávamos bem próximos da praia. Em duas quadras por ruas charmosas e hotéis bem melhores que o nosso, pisamos nas areias e ficamos de cara para o mar incrível de Playa del Carmen. Quem quer saber de hotel fuleiro?

Onde Ficar em Playa del Carmen - Hotel Barato
Nossa primeira foto em Playa del Carmen

Principais passeios a partir de Playa del Carmen

Tiramos algumas fotos na praia e depois fomos caminhando até o centro, pela praia mesmo. A maré estava alta e alguns trechos ficaram difíceis de atravessar.

No centro, entramos para a Quinta Avenida para comprar água.

Uma das ruas de acesso à praia, em Playa del Carmen

Voltamos para a praia, paramos num trecho próximo a um píer de madeira, esticamos nossa canga e ficamos tomando sol. Enquanto ficamos ali deitados relaxando, fiquei prestando atenção na conversa de alguns americanos conversando próximo de nós, com um sotaque carregadíssimo de americanos típicos. A região é bastante frequentada por norte-americanos.

Cancun Fotos
Pier de madeira, na região que escolhemos para ficar, onde o mar estava mais calmo

Lógico que o que não podia ficar faltando era um banho de mar naquelas águas, entramos no mar e aproveitamos bastante. Mas embora eu tivesse planejado o dia inteiro para Playa, não rola muita paciência para ficar parado cheio de coisas para conhecer.

Por isso, caminhamos até a saída das vans (esquina da Calle 2 Norte com a 20 Avenida Norte) e pegamos uma para Tulum, rumo a Akumal.

A noite de Playa del Carmen e da Quinta Avenida: Onde Comer

Naquele mesmo dia, tomamos um banho rápido ao voltarmos para o Maya del Carmen. Como a gente não é de enrolar muito, logo saímos para não ficar com preguiça. O quarto do hotel também não era lá muito convidativo.

Jantamos no Los Taco Bar & Grill, uma belíssima refeição com 4 tipos de carne, molhos mexicanos típicos, tortillas e tacos. Super recomendo. Uma delícia, mas nosso regime foi para o brejo. (317 pesos + 40 gorjeta o total da conta para duas pessoas).

A vantagem da noite de Playa del Carmen sobre Cancun é que aqui todo mundo se encontra no mesmo lugar. É só chegar na Quinta Avenida que você vai ver todo mundo por lá, mais ou menos como na rua das Pedras em Búzios (comparação feita pelo Viaje na Viagem) só que a Quinta Avenida é 10 vezes maior do que a rua das Pedras. 

Enquanto o ponto de encontro em Playa é a Quinta Avenida, em Cancun, o programa é ir aos shoppings e restaurantes. Ou seja, para a noite preferimos muito mais Playa del Carmen.

O lindo calçadão da Quinta Avenida, onde todo mundo se encontra

Outras opções de refeições e/ou coisinhas pela Quinta Avenida veja nas fotos a seguir.

Prato do 100% Natural, com um pouco das comidinhas que amei no México

Uma rua na Quinta Avenida que fiquei encantado foi a Calle Corazon, mais ou menos no meio da Quinta Avenida. Não tem como não ver, essa pequena travessa da Quinta Avenida chama a atenção pelas luzes e pelo charme das lojas e restaurantes nesse pequeno trecho super charmoso de Playa.

Um mariachi, provavelmente em horário de descanso, no início da Calle Corazon

Entardecer em Playa del Carmen

Em outro dia, depois que voltamos de um dia bem mais ou menos em Cozumel (não por culpa de Cozumel, mas da experiência de mergulho não der dado muito certo e do dia que estava nublado), paramos na região do porto de Playa, de onde saem os ferries para Cozumel, e ficamos tirando algumas fotos da região.

As nuvens estavam pesadas e resolvi experimentar alguns registros, já que minha tendência é desanimar quando o tempo nublado. Até que as fotos ficaram legais. 

Nuvens pesadas sobre Playa, mesmo assim não choveu

POST REVISADO EM 18/08/2014

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Os cenotes de Cancun

Vamos conhecer esses que são uma das maiores surpresas de Cancun, os cenotes. Cenote dos Ojos, Gran Cenote, Cenote Zaci, são inúmeros pela Península de Yucatán, basta escolher um.


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

24 comentários

  1. Olá Fabio,
    Tem Van também saindo de Cancun para Tulum, Xel Há ….. ou só de Playa del Carmen?
    Obrigado
    Antonio

  2. Oi, Sandra. Comprei os ingressos direto nos parques, se você comprar com antecedência há um pequeno desconto, mas é preciso agendar o dia da visita, por isso preferi a flexibilidade de comprar na hora. Em relação ao roteiro, sugiro para os parques 1 dia inteiro para cada e Tulum + Playa Paraiso no mesmo dia. Abraços.

  3. Olá, Fábio!
    O blog é maravilhoso, muito bem escrito. Parabéns!!
    Gostaria de saber qual a câmera que você usa para tirar essas fotos incríveis!
    Obrigada!!

  4. Olá Fabio, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo blog, ficou excelente.
    Eu e o meu esposo chegaremos em Playa Del Carmem no dia 26/08 e ficaremos até o dia 30/08, depois iremos para Cancun e ficaremos até o dia 04/09. Como o tempo é curto, será que vc poderia me ajudar a montar os passeios de forma que eu aproveite ao máximo? Queremos conhecer Tulum, Xcaret, Hel-Há e a playa paraíso. Outra dúvida: Vc comprou os ingressos direto nos parques? Um abraço,
    Sandra Milagres

  5. Muito obrigado pelo feedback Fernanda. Em relação a levar pesos ou dólares, a resposta é: um pouco de cada. 🙂 Digo isso por que em algumas situações você irá precisar de pesos, em outras de dólares, mas leve a maior quantidade em dólares. Um grande abraço e boa viagem.

  6. Ola, estou indo para Playa Del Carmen de lua de mel. Ficaremos 11 dias e estamos pesquisando muito os melhores lugares, os passeios, se devemos levar pesos ou dolares ( se voce puder me responder essa rsrrs) e aqui encontramos as melhores dicas!!! Parabens!!!!

  7. Olá Fabio,

    Eu vou para Cancun agora no final do mês e estou querendo nadar com golfinhos. Você tem alguma indicação de qual seria o melhor lugar?

  8. Oi Fabio tudo bem? vc viu algum hotel (nada demais mas nao tão "simples" quanto o seu, rsrsrs) perto da 5 avenida que achou legal e gostaria de indicar? Agradeço sua atenção!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.