Porque é Bom Viajar no Outono

O Outono no Brasil e no hemisfério sul ocorre do dia 20 de março ao dia 20 de junho. Para mim, é uma das melhores épocas para viajar. Veja agora 3 razões para fazer uma viagem no outono.
Uma simples árvore e um gramado viram uma bela paisagem no outono


1) Chove menos no outono

Se no verão, você encontra as altas temperaturas, também encontra uma probabilidade maior de chuva, principalmente em destinos como as praias da região Sudeste. Quem viaja para o litoral norte de São Paulo, em cidades como São Sebastião e Ubatuba, ou até Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, faz sol, mas também chove muito no verão, principalmente à tarde.

A Praia de Santiago, no litoral norte de São Paulo, no outono

No outono essas chuvas caem consideravelmente. Portanto, é uma época ideal para visitar as praias da região Sudeste. A situação se inverte, no entanto, nas praias do Nordeste. Por lá chove mais nessa época. Já viajei para o Ceará nessa época, e peguei chuva por lá, mas mesmo assim nunca chove muito no Nordeste.

Outros lugares em que chovem menos são nos destinos de Minas Gerais, como cidades históricas e Belo Horizonte ou mesmo no sul do Brasil, mas nesse caso a contra-indicação são as temperaturas bem menores. A contra-indicação vale para as praias, mas viajar para Curitiba ou Gramado, por exemplo, ou Campos de Jordão ainda em São Paulo, com esse friozinho gostoso, é uma viagem perfeita.

Em Foz do Iguaçu, por exemplo, a menor quantidade de chuvas pode reduzir o volume de águas nas quedas, mas isso é positivo para melhorar a visibilidade, já que com muita água as gotículas de água formavam aquela névoa que atrapalha as fotos e deixa você um pouco mais molhado que o normal.

Foz do Iguaçu no outono, o volume de águas é menor, mas a visibilidade aumenta

Portanto, a melhor viagem também depende de aproveitar a melhor época. E por incrível que pareça, para certas regiões é melhor não viajar no verão.

2) É mais barato no outono

Quem acompanha as promoções de passagens aéreas, já deve ter notado a incrível e ótima qualidade de promoções que acontecem para quem quer viajar de março a junho, ou até mesmo em julho. As promoções pipocam. Eu sempre fico atento e aproveito as oportunidades.

Mas além disso, também é considerada a baixa temporada nos hotéis e pousadas, portanto os preços podem ser encontrados bem menores do que em janeiro, fevereiro ou até mesmo março.

Por fim, nessa época os lugares ficam mais vazios, portanto além dos preços baixos se estenderem até para restaurantes ou passeios (como passeios de barco, por exemplo, que em virtude da baixa demanda melhoram a nossa possibilidade de negociação de preços), tudo fica muito mais tranquilo. Quem não gosta de muvuca e prefere praias semi ou mesmo desertas, como eu, essa é a época ideal.

3) O outono é muito fotogênico

A famosa luz de outono rende ótimas fotos, principalmente fotos de entardecer. A luz fica realmente incrível.

A luz do outono em um entardecer em Santos, litoral de São Paulo

Mas o grande destaque dessa época mesmo é fotografar as árvores e folhas no outono. É a época ideal para ver as árvores com suas folhas avermelhadas, o que facilita bastante que as fotos fiquem mais lindas. No Brasil já há muitos destinos em que é possível aproveitar essa fase da vegetação, mas o destaque mesmo pode estar em destinos da América do Sul.

No outono, já viajamos para Buenos Aires e Santiago, e ficamos absolutamente deslumbrados com a folhagem de outono nessas cidades. A paisagem se modifica completamente e nós perdemos (ou ganhamos) muito tempo somente encantados e fotografando os cenários proporcionados pelo outono. Confira algumas fotos.

O parque 3 de Fevereiro no outono, em Buenos Aires
No Cerro Santa Lucia, em Santiago, as cores do outono impressionam e fascinam

O outono não é só bom para viajar pelo hemisfério sul, lógico. No Canadá, por exemplo, a folhagem fica incrível nessa época e as famosas folhas de plátano canadenses e vermelhas, são o símbolo do país, encontrado em sua bandeira. Em 2010, na Áustria, pegamos o outono por lá e captamos essa imagem linda no Palácio de Schonbrunn, olha só se não é pra se apaixonar.

Palácio de Schonbrunn, em Viena, no belíssimo outono europeu

Portanto, não existe época ruim para viajar. Mas existem épocas em que é melhor viajar para um ou outro destino. Vale a pena pesquisar e aproveitar todas essas oportunidades, para poder viajar durante todas as estações do ano.

E você? Gosta do outono? Já fez alguma viagem especial no outono? Tem alguma outra dica de porque  é bom viajar nessa época?

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Se você gostou desse artigo, comente, compartilhe, a sua participação é fundamental para estimular o meu trabalho.  


Clique AQUI e assine nosso blog, assim você recebe todas as nossas atualizações. 
Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

  1. Oiiii vc já ouviu falar de faxinal do céu? Fica em Pinhão no interior do Paraná é incrível lá,no outono se destaca ainda mais essa beleza,quando puder viaje para lá,eu fui no outono passado e fiquei encantado,tanto como a beleza do lugar como a hospitalidade das pessoas simples que lá existem,tomei ate chimarrão e comi pinhão sapecado,…. Vale a pena,veja foto no google é horto do faxinal do céu em pinhão Paraná

  2. Sempre tiro minhas férias no Outono (Maio) e sempre me dou bem com relação ao clima.É a melhor época, por exemplo, para se visitar o Rio de Janeiro e a Região dos Lagos, na minha opinião. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um bom destino também. Chove muito pouco e a visibilidade para as flutuações é bem maior nessa época.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.