Jalapão – Onde Ficar: Como é o Safari Camp

Você já ficou em um acampamento? Eu ainda não tinha ficado. Antes de viajar para o Jalapão, estava cheio de dúvidas. Como seria dormir em uma barraca, será que efetivamente eu conseguiria dormir? E os mosquitos, como lidar com eles? Pois é isso tudo que iremos conferir nesse post, contando em detalhes como é se hospedar no coração do Brasil, mais precisamente no coração do Jalapão. 

Esse post faz parte de nossa série de postagens sobre o Jalapão, em que mostramos o que fazer baseado nessa viagem que fiz em conjunto com os Adventure Bloggers em setembro de 2013. Além de mostrar as paisagens e emoções, também iremos falar um pouco dos trajetos, da infraestrutura e da organização pela Korubo Expedições, que organizou nosso passeio.

Jalapão – Onde Ficar: Como é o Safari Camp da Korubo

por Fábio Pastorello
Na frente da tenda existe uma “varanda” com duas cadeiras para relaxar fora das tendas quando necessário

O Safari Camp da Korubo Expedições tem como proposta manter o contato com a natureza, mas sem que o conforto dos viajantes seja prejudicado. Esse contato, aliás, foi construído para minimizar o impacto ambiental. No acampamento não há energia elétrica, mas a luz é viabilizada através de energia solar. O tratamento sanitário é realizado de forma que a água é esterilizada e reaproveitada para limpeza.

São mais de 1 dezena de tendas, duas delas são em tamanho maior, que permitem acomodar uma família inteira.

Exemplo de uma tenda que acomoda até 4 pessoas e com amplos espaços
Os caminhos entre as tendas e demais áreas do Safari Camp são planos e de areia, cercados de cajeiros e mangabeiras
Ao contrário do que se imagina, dormir no acampamento era bem confortável. Existem duas camas com lençóis e cobertas, está tudo arrumado quando você chega. Você pode perguntar: precisa de coberta? Sim, precisa. Durante a noite a temperatura pode cair bastante, isso na época em que estávamos estávamos indo.

Em relação aos insetos, outra surpresa. Não tive problema nenhum dentro da tenda, seja com mosquitos ou com outros bichos peçonhentos (sim, eles podem aparecer na região). O segredo é manter a tenda sempre fechada com o zíper, assim você evita a entrada de hóspedes indesejados. 

Camas no interior das tendas do Safari Camp
Duas camas na tenda e ainda rola banheiro lá dentro
Vista de dentro da tenda do Safari Camp

Dentro da tenda existem banheiros com pias, vaso sanitário e divisórias para guardar as malas. Ou seja, novamente, embora estivéssemos em um acampamento, essa situação era minimizada por uma série de comodidades oferecida pela Korubo.

Banheiro dentro da tenda do Safari Camp da Korubo

Para tomar banho, é preciso sair da tenda e dirigir-se a um amplo vestiário, que conta com 4 chuveiros em cabines onde você pode tomar banho com privacidade.

Outra coisa legal que pode parecer bobagem, mas dentro do box existe lugar para apoiar todos os seus itens de banho, como sabonetes e xampu. Odeio quando o hotel não possui essa coisa simples, e você é obrigado a colocar os itens de banho no chão ou equilibrar em cima do box. Soluções simples que facilitam a vida da gente.

Vestiário e chuveiros do Safari Camp
Vestiário masculino do Safari Camp

No refeitório, rola o café da manhã, com café, leite, sucos, pães, frios, frutas, pão de queijo e bolos. As opções não são muito variadas se comparadas com um hotel, mas como costumo ponderar, prefiro refeições com menos itens mas melhor preparadas do que com muitos itens mas sem esmero.

Café da manhã delicioso, de poucos mas bons itens, no Safari Camp da Korubo
Dia de tapioca no café da manhã

No refeitório também tem um filtro, onde é possível beber água à vontade ou encher suas garrafas para o dia.

As outras refeições são sempre sempre saborosas, preparadas pelo chef Nelson. Os alimentos são frescos e regionais, para tanto o Safari Camp conta até com uma horta para plantação de alimentos que serão utilizados nos pratos servidos.

Horta no Safari Camp

Na hora das refeições, um sinal é tocado, para que todos se reunam e façam as refeições em conjunto. O pessoal se serve à vontade e pode repetir, tanto as opções de comida como sucos.

Hora do rango no Jalapão
Delicioso doce de caju preparado pelo chef Nelson

Outra de minhas preocupações foi como seria para o uso da energia elétrica. A luz nas tendas é fraca, via pequenos Leds abastecidos com energia solar.

O acampamento conta com inversor à base de placas solares para carregar equipamentos eletrônicos como câmeras e filmadoras. São cinco tomadas, disputadas por todos. Esse talvez tenha sido a questão mais delicada. Além da concorrência pelas tomadas com os outros viajantes (uma dica é levar extensões ou benjamins), muitas vezes o circuito não deu conta da sobrecarga e caiu. 

Felizmente, no meu caso, não tive nenhum problema de equipamento sem baterias carregadas, e utilizei 3 câmeras e um notebook, mas algumas pessoas do grupo experimentaram privações. Portanto, o uso é limitado.

Tomadas permitem o carregamento de baterias, mas o uso é limitado e concorrido entre o grupo
O acampamento fica às margens do rio Novo, o principal rio da região do Jalapão. Essa localização permite que o acampamento tenha uma gostosa praia à beira do rio.

O calor do Jalapão é intenso, portanto a maior parte do tempo em que ficamos por lá, esse rio foi uma espécie de oásis para todos. O melhor é que esse trecho é bem tranquilo, então há uma grande área onde é possível nadar tranquilamente ou simplesmente ficar ali relaxando e curtindo um delicioso rio de águas transparentes. 

O Safari Camp fica às margens do rio Novo, uma deliciosa praia é o refúgio para os dias de calor intenso
As águas tranquilas do Rio Novo nesse trecho são perfeitas para um banho relaxante

Pela manhã, o sol nasce às margens do Rio Novo e garante um belo espetáculo todas as manhãs.

Nascer do sol às margens do Rio Novo, espetáculo diário

Dentro das condições em que nos encontrávamos, isolados no meio do Jalapão, e considerando as preocupações da Korubo para não influir ou prejudicar o meio ambiente da região, considero que a hospedagem foi muito boa, inclusive conseguindo manter um padrão de conforto nas acomodações e variedade e sabor na alimentação, comparáveis com hotéis de boa qualidade.


FICHA TÉCNICA:

Hotel/Pousada: Safari Camp Korubo
Direção: Jalapão, Tocantins
Fotografia: Fábio Pastorello
O melhor: ninguém passou fome no acampamento, pelo contrário, as refeições preparadas pelo chef Nelson estavam sempre entre os melhores e mais aguardados momentos do dia
O pior: a energia caiu algumas vezes, dificultando o carregamento de baterias e equipamentos eletrônicos
Ano: 2013
País: Brasil
Avaliação: ★★★★★


O Viagens Cinematográficas viajou a convite da Korubo Expedições, dentro do projeto Adventure Bloggers, mas as opiniões aqui expressas representam a nossa livre opinião e baseadas em nossa experiência no local. 

© 2013 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


Siga a gente nas redes sociais
 
Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram

Insira seu e-mail para receber nossas atualizações:

 


>>> Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

7 comentários

  1. Oi, Patricia. No site da Korubo, eles informam que o passeio é permitido para maiores de 8 anos, como ele está na idade limite, é bom consultar. Acho que é possível ele participar sim, tem várias atividades que ele vai gostar bastante, como os fervedouros, cachoeiras, etc. Talvez ele fique um pouco impaciente com os trajetos na estrada, mas criança dorme fácil, né? Abraços.

  2. Nossa Fábio, adorei o acampamento. Estou pensando em fazer alguma viagem diferente nas férias do meu filhote em julho de 2014, ele tem 8 anos e adora esportes radicais, está acostumado a fazer pequenas trilhas. Você acha que é possível fazer o Jalapão e ficar nesse acampamento com criança?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.