5 Dicas de Viagens no Brasil para 2014

2014 começou e é hora de fazer os planos para o próximo ano. E lógico, eles incluem as próximas viagens. 

Que tal pensar em algumas opções para 2014? 

Nós resolvemos elencar alguns destinos que merecem ser visitados, baseado em nossa experiência de viagens, e espero que possamos ajudá-los nos seus planos de viagem. 

Se você ainda não conhece esses lugares, demorou. Mais do que nunca, esses destinos justificam o nome desse blog e são lugares cinematográficos. 

Os custos das viagens são variáveis e vão desde viagens em que não é preciso pegar avião, até outras que demandam o acompanhamento de guias de turismo. 

De qualquer forma, perto ou longe, barato ou caro, é possível no Brasil mesmo ir até lugares cujas paisagens fazem você se sentir dentro de uma produção cinematográfica. Vamos a eles.

5 Dicas de Viagem no Brasil para 2014

… e suas influências cinematográficas

por Fábio Pastorello

Pôr do sol na praia de Atins, nos Lençóis Maranhenses, onde as dunas encontram o mar

1) Região dos Lagos, RJ

Essa é uma boa opção para quem mora na região Sudeste, quer viajar para um lugar sensacional e não quer gastar muito.

As praias de Arraial do Cabo (foto) são tão incríveis como as do Nordeste e as cores são semelhantes as do mar do Caribe. O mar é bem transparente e as cores variam do azul ao verde esmeralda.

  • O único problema do mar de Arraial é que as águas são um pouco geladas, portanto pode ser uma melhor opção ir no verão.

  • Na região também estão as incríveis Búzios e Cabo Frio, todas pertinho uma das outras. Ou seja, você paga 1 viagem e ganha 3.
  • Em Búzios, a curiosidade é que até então uma rústica vila de pescadores, a localidade mudou completamente a partir da visita da atriz de cinema Brigitte Bardot. Após a sua visita, Búzios começou a atrair cada vez mais turistas e se desenvolver, tanto que hoje a cidade conta com uma estátua e uma atração em sua homenagem: a Orla Bardot. Já que o cinema transformou tanto esse destino, a cidade ainda possui uma simpática sala de cinema, com boa programação de filmes.

Quanto custa: $$. Para quem mora na região Sudeste, a viagem fica mais em conta, pois não necessariamente envolve passagem aérea. A hospedagem pode envolver os maiores custos, principalmente na alta temporada. Mas o acesso às praias é gratuito e embora o passeio de barco em Arraial do Cabo custe cerca de R$ 40,00, chegando lá os demais custos não serão tão altos.

Arraial do Cabo
 
Confira:




2) Lençóis Maranhenses, MA

Eu demorei para ir conhecer, e depois que fui, fiquei me questionando porque não tinha ido antes.

  • Além de um lugar incrível, nos Lençóis Maranhenses você encontra uma paisagem única e cinematográfica, que dificilmente você encontra parecida por aí.
  • Tão cinematográfica que virou cenário de filmes como “Casa de Areia”.
  • Ao caminhar por suas dunas, no entanto, você pode se sentir um autêntico “Lawrence da Arábia” (clássico do cinema protagonizado por Peter O’Toole, ator que faleceu em 2013). Com a diferença de que ao invés de caminhar por um extenso deserto morrendo de sede, nos Lençóis Maranhenses você logo avista uma deliciosa lagoa para se refrescar. Portanto, planeje já sua viagem ao paraíso.

É difícil ir até os Lençóis? Nem tanto. É caro? Um pouco, dependendo de onde você estiver, por exemplo se em São Paulo, a distância para o Maranhão é grande e os vôos serão mais caros. Mas vale a pena. O lugar é absolutamente incrível. 

Quanto custa: $$$$. A passagem aérea e os passeios em Barreirinhas são os maiores custos. Cada passeio não sai por menos de R$ 50,00.

3) Litoral da Bahia, BA

Essa foi uma das viagens mais incríveis que eu já fiz. Na realidade, foram duas viagens.

Em 2009 eu estava lá para conhecer a Costa do Dendê (que inclui Morro de São Paulo, Boipeba e Maraú) e a Costa do Cacau (Itacaré e Ilhéus). Em 2013, fui para conferir a Costa do Descobrimento (Porto Seguro) e algumas lindas praias como a de Trancoso (foto).

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Quem já leu os livros ou viu os filmes inspirados na obra de Jorge Amado (vide “Dona Flor e seus Dois Maridos”, o filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro, ou o mais recente “Capitães da Areia”), vai se deliciar com as paisagens e cultura baianas. 

  • Por aqui, você vai conhecer lugares emblemáticos como o Farol da Barra, Elevador Lacerda, o Pelourinho, a Igreja de Bonfim, a famosa escadaria do filme “O Pagador de Promessas” (infelizmente em local um pouco abandonado) ou a Praia e o Farol de Itapoã.
  • Provavelmente você irá se lembrar de alguma produção cinematográfica. Na produção norte-americana “Sabor da Paixão” (Woman on Top, 2000), por exemplo, Penelope Cruz vive uma cozinheira brasileira, mais precisamente baiana, casada com o personagem de Murilo Benício.

  • É particularmente curioso e engraçado ver como o filme retrata as paisagens e as peculiaridades baianas.

Na região de Porto Seguro, você irá conhecer o lugar onde o Brasil foi descoberto.

Além disso, a Bahia reserva algumas das praias mais bonitas do Brasil e também alguns dos pores do sol mais bonitos que eu já vi.

Quanto custa: $$$. Em muitas praias, você pode simplesmente chegar e encontrar sua hospedagem na hora, como em Morro de São Paulo, por exemplo. Lógico, isso não vale para a alta temporada ou feriados. De qualquer forma, você pode encontrar desde opções baratas até resorts, como na Praia do Forte.

Veja também nossos outros posts da Bahia
 
Costa do Descobrimento
Porto Seguro – Centro Histórico
Arraial d’Ajuda – Caminhada até Trancoso
Trancoso – O Quadrado e as Praias
Praia do Espelho – 7 Dicas para Aproveitar
 
Costa do Dendê


4) Caminho dos Canyons / Aparados da Serra, RS e SC

Canyon Itaimbezinho Caminho dos CanyonsEssa dica é fresquinha, acabei de voltar de lá. Sou fascinado por paisagens diferentes e arrebatadoras, e foram esse tipo de cenários que encontrei por lá.

O Caminho dos Canyons, ou mais comumente conhecido como Aparados da Serra, é uma região formada por inúmeros canyons entre eles o mais famoso o Canyon Itaimbezinho (foto), é um circuito pouco explorado na região.

  • As opções incluem caminhadas na borda dos canyons e até mesmo no interior deles, em parques nacionais como o Aparados da Serra e o da Serra Geral.
  • Alguma dúvida de que esse é um roteiro cinematográfico? Caminhar pela borda de canyons de mais de 700 metros de profundidade ou pelo interior de seus canyons, cercados de grandiosas montanhas, é definitivamente de tirar o fôlego.
  • Mas é surpreendente portanto que o cenário tenha servido, aparentemente, para locação de apenas 1 produção cinematográfica, o filme “Anahy de las Missiones“, que conta a história de uma mãe atravessando as paisagens do Rio Grande do Sul durante a Gerra dos Farrapos.
  • Foi locação para outras produções audiovisuais, entre elas o maior destaque fica para as produções da TV Globo, “A Casa das Sete Mulheres” e “Esplendor”.

Quanto custa: $$$. A entrada para os parques é barata, mas o que pode encarecer um pouco a viagem são os serviços de guias, que facilitam bastante o transporte e a visita. Contamos com o excelente serviço da Rota dos Canyons Turismo durante nossa visita pela região.

Leia todos os posts do Aparados da Serra


Parque Nacional de Aparados da Serra

    Canyon Itaimbezinho – Bordas

Parque Nacional da Serra Geral

    Canyon Fortaleza – Bordas
    Trilha pelo Interior do Canyon Malacara

5) Jalapão, TO

Eu teria outros tantas dicas e destinos cinematográficos para citar no Brasil, mas vou terminar por citar um dos que visitei mais recentemente.

O Jalapão, no estado do Tocantins, foi uma grata surpresa. Além de uma região ainda inexplorada e praticamente virgem, o lugar reúne diversos tipos de paisagem.

Por lá você encontra dunas, cachoeiras, trilhas, rios e montanhas. A natureza em estado bruto.

A natureza virgem do local despertou o interesse de diversas produções cinematográficas. No caso de “Deus é Brasileiro”, filme com Antônio Fagundes, a região foi mostrada para demonstrar um pouco das fantásticas criações que o personagem de Fagundes teria criado. Em “Xingu”, por outro lado, o cenário é mostrado para ilustrar paisagens virgens onde os índios teriam vivido. 

Quanto custa: $$$$. A passagem para Palmas é em geral um pouco mais cara pois não envolve vôo direto (eu tive que fazer escala em Brasília) e o custo encarece se você procurar pelos serviços de guias turísticos. Como as estradas são precárias, aventurar-se pelos caminhos sozinho deve ser apenas para os mais preparados. A infraestrutura de hospedagem também é pequena, nós ficamos num excelente safari camp às margens do Rio Novo. Recomendo.

Nota: O Viagens Cinematográficas viajou para o Caminho dos Canyons (Rota dos Canyons Turismo) e Jalapão (Korubo Expedições) a convite e/ou com o apoio das empresas locais, mas as opiniões aqui expressas representam a nossa livre opinião e baseadas em nossa experiência nos locais. 


© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.



Siga a gente nas redes sociais
 
 YouTube Google+ Twitter Instagram
Assine nosso blog: clique AQUI e assine gratuitamente nosso blog, assim você recebe todas as nossas atualizações. Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

5 comentários

  1. Desses lugares, fiquei com vontade de conhecer lençóis maranhenses, parece ser realmente único. Já conheço boa parte da bahia, a costa do dendê é um lugar paradisíaco e a região dos lagos não fica atrás com suas praias caribenhas. Nessa lista eu incluiria a cidade de Bonito-MS, com paisagens naturais e experiências inesquecíveis. 2014 vai ser um ano repleto de viagens e viajantes. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.