Wishlist de Viagens Cinematográficas: Tailândia e Nova Zelândia

Você alguma vez já programou alguma viagem inspirada pelo cinema? Bom, você já deve prever que eu já programei várias e não é a toa que esse blog se chama Viagens Cinematográficas. Existem viagens que, mesmo que não tenham resultado em locações de cinema, ainda assim tem aquela cara de cinema. Quem nunca ouviu que esse lugar é cinematográfico?

Aqui no blog você encontra algumas dessas viagens. Seja no exterior, em lugares como a Grécia, Machu Picchu ou Nova York, ou no Brasil, em lugares como o Jalapão, Fernando de Noronha ou o Rio de Janeiro, viagens cinematográficas é o que não faltam. 

Mas ainda existem algumas que estão na minha lista de desejos, e que espero poder realizá-las o quanto antes. Embora eu não tenha conteúdo sobre esses destinos, existem blogs excelentes que já visitaram e escreveram sobre os lugares, que irei destacar aqui. Que tal conferir comigo essa lista de viagens cinematográficas, quem sabe você também se inspira e viaja pelo cinema comigo?

Confira alguns destinos e blogs que me inspiram para as próximas viagens

Wishlist de Viagens Inspiradas no Cinema

de 

Cenários cinematográficos que inspiram nossas próximas viagens: “A Praia” de Leonardo DiCaprio fica na Tailândia.
Foto: Vyacheslav Argenberg. Licença Creative Commons 3.0.

1 – Tailândia e “A Praia”

Não deixa de ser irônico que a trama de “A Praia” (The Beach, 2000), gire em torno de um grupo de viajantes que resolve partir numa jornada atrás de uma praia secreta e que estaria longe do destino dos turistas. A praia onde o filme foi realizado, Maya Bay, tornou-se depois da realização do filme, num paraíso frequentado por inúmeros turistas.

Isso revela um pouco o poder transformador do cinema para o turismo local.

No caso de Maya Bay, o cinema transformou um lugar pouco conhecido num destino de fama internacional. Isso para a desgraça daqueles que, assim como os personagens do filme, valorizam lugares que pouca gente conhece. Agora Maya Bay pode estar meio longe de ser o cenário deserto e selvagem como é mostrado no filme, mas ainda assim foi tombada como Parque Nacional. 

Mas o cinema tem dessas. É bom saber que o cinema é ilusão, e os lugares (mesmo aqueles que já foram descobertos pelo turismo) não são necessariamente como aparecem na tela. Ninguém vai conseguir caminhar tranquilamente pela Time Square sem uma centena de turistas em volta, ou vai conferir a vista do alto do Cristo Redentor sem ter que se acotovelar com um turista ao lado.

Mas a ilusão do cinema pode ir um pouco além. No caso da Maya Bay, no filme a praia aparece totalmente escondida pelas montanhas, o que acrescentaria a ela o seu caráter secreto. Uma montanha foi acrescentada digitalmente pela produção. Na realidade, como vocês podem ver na foto abaixo, em Maya Bay existe uma abertura para o mar.

Maya Bay na Tailândia em foto de Vyacheslav Argenberg. Licença Creative Commons 3.0.

Outra curiosidade é que durante as filmagens, a equipe teria usado um trator para aplanar a praia, modificando suas características originais. Após o tsunami de 2004, que afetou tragicamente a Tailândia, a praia teria voltado a sua configuração original.

Mas antes que você amaldiçoe o filme e sua produção, lembre-se que talvez você nem soubesse da existência dessa praia, se não fosse o cinema. Eu confesso que não faço o gênero desbravador de novos destinos, então agradeço sempre ao cinema e aos sites e blogs de viagem por me apresentar novos destinos e aumentar ainda mais a minha wishlist.

“A Praia” é dirigido por Danny Boyle (também diretor de “Trainspotting”, um dos meus filmes prediletos e com Ewan McGregor, que era a escolha inicial de Boyle para esse filme) e protagonizado por Leonardo DiCaprio (escolha do estúdio). McGregor viria a protagonizar, 12 anos depois, o excelente “O Impossível” (The Impossible, 2012), que também se passa na Tailândia (mais precisamente em Koh Phi Phi) e mostra os incidentes terríveis ocorridos durante o tsunami de 2004.

Blogs Indicados: Para conhecer essa praia, vale aproveitar as dicas do Guilherme Tetamanti, do Viajando com Eles, que deu a volta a mundo e uma “passadinha” de uns 20 dias pelas ilhas tailandesas. O Bruno Costa e a Jéssica Venerável, do Deixa de Frescura, também têm um relato bem completo e interessante sobre o destino. Finalmente, o Rafael Carvalho do Esse Mundo é Nosso também esteve por lá e passa dicas e informações práticas sobre o destino. 

E só para acrescentar, a base para conhecer Maya Bay é a ilha de Koh Phi Phi, onde não circulam carros, somente barcos. Nem tudo está perdido, não é?

Fonte:
IMDb: A Praia – Trivia

2 – Nova Zelândia e “O Senhor dos Anéis”

Até hoje me lembro de minhas impressões da primeira vez que eu assisti ao filme de Peter Jackson, “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”(The Lord of the the Rings: The Fellowship of the Ring, 2001).

Fiquei assombrado com a beleza das imagens do filme. Obviamente, não fui só eu, tanto que esse filme representa um grande diferencial para o turismo na Nova Zelândia, país onde algumas cenas foram filmadas e terra natal do diretor Peter Jackson.

Peter Jackson frequentemente rodou os filmes de sua carreira em Wellington, na Nova Zelândia. Segundo o site IMDb, estima-se que a série “O Senhor dos Anéis” tenha incrementado a economia do país. Foi criado até um Ministério do Senhor dos Anéis para explorar melhor as possibilidades derivadas do filme. 

Um dos lugares que serviu de locação para o filme é a vila de Hobbiton, que se transformou num dos maiores pontos turísticos da Nova Zelândia. A locação próxima à cidade de Matamata foi escolhida pelo fato de encontrar-se isolada (é possível “enxergar 50 km à frente sem postes de luz, casas, estradas, só imensidão”), pouco modificada pelo homem e cercada de campos verdejantes.

Na Hobbiton de verdade, é possível visitar as casinhas dos Hobbits e até entrar nelas.
Foto de Chris Watts. Licença Creative Commons 2.0.

A estrutura cenográfica foi criada para rodar o primeiro filme e depois desmontada. Alguns anos depois, durante as filmagens de “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” (The Hobbit: An Unexpected Journey, 2012), a estrutura foi recriada, dessa vez com materiais mais duráveis, com o objetivo de virar uma atração turística permanente.

Confira aqui todas as locações do filme e segundo o site, são de fácil acesso (próximos de Auckland e Wellington).

Blogs Indicados: Para esse destino, confira o relato do Oscar Risch, do blog MauOscar.com. O Maurício e o Oscar, autores do blog, vivem na Nova Zelândia há algum tempo, visitaram Hobbiton (e outras locações da série) e vivem viajando pelo país. Quem foi para lá recentemente foi a Thaís Costa do Viagem em Cena, já tem post no blog fique de olho que em breve ela deva soltar os posts da viagem

Hobbiton é uma das principais atrações da Nova Zelândia ligadas ao filme “O Senhor dos Anéis”
Foto de Jeff Hitchcock. Licença Creative Commons 2.0.

Fontes: 
New Zealand. com: O Senhor dos Anéis.
Folha de São Paulo: Nova Zelândia aproveita O Hobbit para atrair turistas a cenários de filmes.
IMDb: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring, Trivia

E você, tem algum destino de cinema que gostaria de visitar? Ou tem algum lugar que gostaria nos indicar, para aumentar ainda mais nossa wishlist. Ou ainda tem um blog e visitou algum lugar cinematográfico? Deixe seu comentário. E aguardem os próximos posts, pois a lista continua…

© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Conheça alguns destinos cinematográficos no nosso blog

 
>>> Machu Picchu: a cidade perdida dos incas já foi mostrada no filme “Diários de Motocicleta
 
>>> Rio de Janeiro: cenário do filme “Rio Eu Te Amo“, a cidade maravilhosa já foi locação de vários filmes, novelas e seriados
 
>>> Nova York: não existe cidade mais cinematográfica do que essa: inúmeras referências ao cinema, desde séries como Sex and the City e 3O Rock, até filmes como Esqueceram de Mim e Bonequinha de Luxo

>>> Lençóis Maranhenses: essa incrível região foi locação do filme Casa de Areia, com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, mas mesmo que não tivesse sido cenário para filme algum, ainda sim seria um lugar cinematográfico

>>> Grécia: uma viagem de sonhos, visitar Atenas, Mykonos e Santorini está no imaginário de todo viajante e de todo cinéfilo, inspirado em filmes como o clássico Shirley Valentine, ou os mais recentes Mamma Mia e Quatro Amigas e um Jeans Viajante
 
Siga a gente nas redes sociais
Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram
Assine nosso blog: clique AQUI e assine gratuitamente nosso blog, assim você recebe todas as nossas atualizações. Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.
Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

4 comentários

  1. Legal, gostei do seu site. Eu já visitei a locação de alguns filmes também como: Sheena A Rainha da Selva, Entre dois amores, Nas montanhas dos gorilas (Quenia), O paciente ingles, guerra nas estrelas, o pequeno príncipe(tunisia).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.