Estrada Real: Trilha até Lavras Novas

Um dos grandes encantos de Minas Gerais está em suas cidades pequenas, bucólicas e simpáticas. Em nosso terceiro dia de viagem pela Estrada Real, partimos de Ouro Preto para Lavras Novas (distrito de Ouro Preto), passando pelo Povoado de Chapada. 

É hora de abandonar o carro e partir para diferentes formas de explorar a Estrada Real. A primeira foi uma trilha a pé de 5 km, um dos poucos trechos em que não se anda de carro na Estrada Real.

Estrada Real a Pé: Trilha até Lavras Novas

Deixe o carro e explore os caminhos da Estrada Real por trilha 

de 

Vestindo as camisas da Estrada Real, percorremos o trilha de 5 km do povoado de Chapada até Lavras Novas

Nosso terceiro dia de viagem começou em Ouro Preto, onde tomamos café da manhã e logo cedo já partimos para novas surpresas.

Tudo bem que Ouro Preto já é uma cidade em que é possível respirar história por todas as suas ruas e igrejas, mas chegar no simpático povoado de Chapada é como voltar no tempo. Um pequeno vilarejo (pequeno mesmo: tem 500 metros de extensão e nele habitam menos de 100 pessoas), cercado pela natureza das Serras da Chapada e do Trovão. 

Embora as construções sejam antigas, como a capela do século XIX, o destaque mesmo fica para a natureza. Para entrar em contato com ela, nada melhor do fazer uma boa trilha.

Povoado de Chapada – Como Chegar

O vilarejo da Chapada está distante cerca de 15 km de Ouro Preto. Veja o mapa com a localização de Ouro Preto, Chapada e Lavras Novas. O acesso até Chapada é por estrada de terra, mas o caminho se encontra em boas condições.

Ver mapa ampliado

Antes de partir para a trilha até Lavras Novas, resolvemos registrar o grupo reunido em frente à Capela de Santana. A capela possui um belo brasão na sua fachada, que data de 1883.

Aliás rolou uma foto e também rolou um pulo coletivo, difícil foi combinar para que todos pulassem ao mesmo tempo. Depois confiram o vídeo desse dia da viagem e vejam como foi.

Blogueiros na Estrada Real reunidos em frente à Capela de Santana, no Povoado de Chapada

Quem nos acompanhou durante a trilha foram a Daniele e o Rafael da Quadricross, empresa que seria responsável pela nossa aventura com rodas no período da tarde.

Roteiros Planilhados da Estrada Real

Para seguir os caminhos, o Instituto Estrada Real disponibilizou planilhas bem detalhadas.

Nelas você encontra todos os marcos da Estrada Real, o descritivo do trecho percorrido, as distâncias entre um marco e outro e o número da placa. Veja exemplo na figura ao lado.

Durante todo o trajeto fomos acompanhando nossa planilha e verificando o percorrido. Achamos a iniciativa excelente, quem dera que mais roteiros de viagem contassem com esse suporte.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Para acessar os roteiros planilhados, clique aqui.

Trilha de Chapada a Lavras Novas

Nossa trilha começou atravessando a Capela de Santana, no Povoado de Chapada, onde seguimos por caminho de terra até encontrar o primeiro marco da Estrada Real.

Os marcos estão presentes nos caminhos, pelo menos a cada 2 km ou sempre que houver uma bifurcação. Mas atenção, apesar dos marcos possuíram em sua ponta superior uma seta, não é ela que indica a direção que devemos seguir. A direção é definida pelo lado do caminho em que o marco está. Se o marco estiver no lado direito da rua/estrada/caminho, é preciso seguir à direita. 

Encontrando o primeiro marco da Estrada Real em nossa trilha até Lavras Novas

Na sequência, após cerca de 800 metros de caminhada, é preciso um pouco de atenção, pois em determinado momento não seguimos mais pela estrada de terra, mas por um caminho à esquerda. É ali de fato que começa a trilha. Visualize o caminho para Lavras Novas no mapa. 

A trilha é bastante tranquila, em poucos momentos existem subidas, mas o nível da caminhada continua sendo fácil. No caminho, lógico, além de acompanhar as belas serras e vegetação do Parque Nacional de Itacolomi, a grande atração é encontrar os marcos pelo caminho.

A trilha pode ser feita a pé, de bicicleta ou a cavalo e pode ser feita tanto no sentido Chapada para Lavras Novas (como fizemos) como no sentido inverso.

O marco e a serra
Parada para uma selfie GoPro com o marco
Caminhada leve e cercada de natureza no caminho

Veja o caminho percorrido.

Visualizar Lavras Novas em um mapa maior

Chegada em Lavras Novas

Depois de cerca de 1h30 com as paradas demoradas para fotos, chegamos em Lavras Novas. A cidade é um encanto, também pequena, mas dessa vez com cerca de 3.000 habitantes, construída na base da Serra do Trovão.

A origem do distrito, que faz parte da cidade de Ouro Preto, seria a mineração de ouro (lavras significa exploração de jazidas). Após o declínio da mineração, os mineradores abandonaram o vilarejo e os poucos que ficaram começaram a trabalhar com artesanato, que eram vendidos em Ouro Preto.

A maior tradição do artesanato local é a arte em taquara, extraída do bambu. Mas existem outros tipos de artesanato locais, e as lojas são bem originais na forma como decoram o distrito. Além da beleza e criatividade nas fachadas das casas, a tranquilidade impera. 

  
As simpáticas e coloridas fachadas de Lavras Novas
Infelizmente começou a chover, sorte que na hora chegamos no restaurante Serra do Luar para almoçar. O restaurante possui uma comida caseira e funciona em estilo self service. O ambiente do restaurante, que também funciona como pousada, também é bastante agradável.
  

Confiram também nossas filmagens desse dia. Contém também material captado pelo Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras (@aventureiros), está incrível.


FICHA TÉCNICA:
Passeio: Trilha a Pé em Lavras Novas
Direção: Ouro Preto – Distrito de Lavras Novas/MG
Fotografia: Fábio Pastorello
O melhor: é o ponto ideal também para fazer sua foto com o marco da Estrada Real e uma bela paisagem de fundo.
O pior: durante o caminho, o tempo fechou um pouco, o que estragou um pouco a bela paisagem
Ano: 2014
País: Brasil
Avaliação: ★★★
Fontes:
Confiram outros posts da Estrada Real
Estrada Real
 
Catas Altas / Santa Bárbara
© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
A viagem Blogueiros na Estrada Real (#BlogueirosnaER) foi uma realização do Instituto Estrada Real, com os blogs Dentro de Mochilão (também responsável pela organização), Pé na EstradaSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas. Essa viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. 
Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.
Blogueiros na Estrada Real

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.