10 Melhores Praias da Bahia

Melhores Praias da Bahia

Quais as melhores praias da Bahia? Você já elegeu as melhores praias que já conheceu? Eu tenho algumas preferidas em mente, e como adoro fazer listas, vou identificar alguns desses destinos nessa postagem.

Obviamente, não posso dizer que são as melhores da Bahia, pois ainda existem outras que preciso conhecer, mas são as melhores praias que eu visitei.

Essas fotos foram tiradas em várias viagens. A Bahia é um destino que merece vários dias de sua viagem. Em uma das viagens ficamos 1 mês percorrendo o litoral do Estado (também incluímos a Chapada Diamantina) e foi incrível.

No post você encontra os links para alguns artigos do blog sobre as praias citadas. Outros ainda iremos escrever, então inscreva-se no nosso feed para receber os próximos posts.

Mas chega de blá blá blá e vamos conhecê-las? Não deixe de comentar no final do post quais são as suas preferidas? Queremos conhecer ainda muitas outras e indicações serão muito bem-vindas.

10 Melhores Praias da Bahia: Porto Seguro, Trancoso, Morro de SP, Salvador

Top 10 Praias: confira as praias que você precisa conhecer no Estado da Bahia

de Fabio Pastorello 

Melhores Praias da Bahia
As melhores praias da Bahia são repletas de cenários incríveis, paradisíacos e cinematográficos

10 Melhores Praias da Bahia

1 – Praia da Cueira, Boipeba | Costa do Dendê

  • Já considerada em votação recente do TripAdvisor como a melhor ilha do Brasil, inclusive desbancando a top Fernando de Noronha, a Ilha de Boipeba é um destino imperdível no estado da Bahia.
  • Tranquila, ainda quase intocada e autêntica, aqui o turismo não se sobrepôs à vida local. Boipeba reserva lindas praias, entre elas a Praia da Cueira.
  • Na Cueira, uma longa faixa de areia, ilustrada por belos coqueiros e mar calmo compõem o cenário. Para melhorar, quem quiser pode comer a famosa lagosta do Guido.

Leia mais sobre Boipeba: Boipeba – A Melhor Ilha do Brasil

Melhores Praias da Bahia: Praia da Cueira Boipeba
Praia da Cueira, praticamente deserta e paradisíaca

2 – Praia do Espelho | Costa do Descobrimento

  • Frequentemente listada como uma das melhores praias do Brasil, destaca-se pelo fato de ainda ser isolada e pelo mar calmo, que na maré baixa fica ainda mais convidativo.
  • Muitos grupos visitam a praia a partir de passeios bate-volta de Porto Seguro, mas poucos (privilegiados) se hospedam por lá.
  • O privilégio porém pode custar caro. Os valores de hospedagem e alimentação são mais caros do que as praias vizinhas, como Trancoso e Caraíva.

Leia mais sobre a Praia do Espelho: 7 Dicas para Aproveitar Melhor

Melhores Praias da Bahia
Praia do Espelho, na maré baixa as piscinas naturais são o destaque

3 – Praia dos Nativos – Trancoso | Costa do Descobrimento 

  • A praia é bastante bonita, com uma paisagem ilustrada por um rio que deságua no mar.
  • Apesar disso, o que encanta mesmo quem visita Trancoso é o belo Quadrado, considerada uma das praças mais bonitas do Brasil. É uma mistura de charme rústico + sofisticação perfeitos.
  • A proximidade com Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho e Porto Seguro permite que Trancoso possa ser aliada com esses destinos também imperdíveis.

Leia mais sobre Trancoso: O Quadrado, as Praias e Outras Histórias

Melhores Praias da Bahia: Praia dos Nativos - Trancoso
De um lado o mar, de outro as águas tranquilas de um rio: belo cenário em Trancoso

4 – Praia de Jeribucaçu, Itacaré  |  Costa do Cacau

  • Acessível apenas por uma trilha de cerca de 50 minutos, a praia é um oásis de tranquilidade, repleta de coqueiros e grama bem verdinha, além também do rio Jeribucaçu que deságua no mar.
  • Existem duas trilhas, uma mais complicada, e uma outra mais simples (que na verdade é uma estrada, mais tranquila de percorrer). No final, adoramos curtir tanto o rio, algumas piscinas naturais do lado esquerdo da praia e obviamente, a beleza da praia.
Melhores Praias da Bahia
Praia de Jeribucaçu, uma das praias mais bonitas e desertas de Itacaré

5 – Morro de São Paulo | Costa do Dendê

  • As praias de Morro de São Paulo são identificadas como Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia (existe até a Quinta Praia, não conheci). Quanto mais se caminha, mais isoladas são as praias.
  • Nas primeiras, o agito está garantido e o clima é perfeito para quem gosta do isolamento de uma ilha, mas ao mesmo tempo não quer perder o agito e azaração. A vida noturna é intensa.
  • Na Quarta Praia, já bem isolado do movimento da Primeira e da Segunda Praia, você encontra algumas piscinas naturais. Lá alguns vendedores providenciam rações para os peixes; os peixinhos ficam frenéticos.

As Melhores Praias de Morro de São Paulo: Quarta Praia e as Piscinas Naturais

Melhores Praias da Bahia
Na Quarta Praia, as piscinas naturais e os peixes dão um show para quem está por lá

6 – Praia da Lagoa Azul, Arraial d’Ajuda  |  Costa do Descobrimento

  • Houve um tempo (que eu tive a oportunidade de conhecer) em que havia uma lagoa e uma pequena cascata nessa praia.
  • Hoje existe um grande lamaçal, onde é possível ainda brincar com a lama, que possuiria efeitos benéficos. Mas o lance mesmo é subir nas belíssimas falésias e contemplar o visual das praias da Pitinga ou da praia do Taípe, lá de cima.
  • O problema é mesmo a subida. Subimos com os pés todos cheios de lama, mas o visual compensa qualquer esforço ou sujeira.

Caminhada de Arraial d’Ajuda até Trancoso

Onde Ficar em Arraial d’Ajuda – Pousadas

Melhores Praias da Bahia
Subir as falésias e curtir o visual lá de cima é um programa imperdível na Praia da Lagoa Azul, em Arraial d’Ajuda

7 – Praia de Morerê, Boipeba | Costa do Dendê

  • Gosto tanto de Boipeba que inclui nessa lista mais uma praia de lá. Um pouco depois da Praia da Cueira, está a Praia de Morerê, onde é possível fazer snorkeling em piscinas naturais distantes da praia, como se faz nas galés de Maragogi.
  • As piscinas naturais são acessíveis de barco ou, na maré bem baixa, nadando a partir da praia. Cleber esqueceu da vida por aqui e ficou mais de 1 hora com seu snorkel.
Melhores Praias da Bahia
Parece muito com as galés de Maragogi, as piscinas de Morerê, em Boipeba, são igualmente perfeitas para snorkeling

8 – Praia do Forte, Mata de São João | Costa dos Coqueiros

  • 14 km de praia, que também reservam coqueiros, areias claras e piscinas naturais boas para fazer snorkeling.
  • Mas o forte (desculpe o trocadilho) mesmo aqui é sua charmosa infraestrutura, com belos restaurantes, bares e hotéis. A praia também é famosa graças ao Projeto Tamar que se encontra ali.
Melhores Praias da Bahia
A Praia do Forte é uma das mais badaladas do litoral baiano

9 – Praia de Taipus de Fora, Barra Grande | Costa do Dendê

  • Nessa praia, o conceito de piscina natural atinge seu apogeu. A praia conta com uma grande piscina natural, bem cercada por corais, e repleta de peixes.
  • No entanto, para curtir esse paraíso é preciso ficar atento a tábua das marés. Só na maré baixa mesmo que o grande aquário natural aparece.

Melhores Praias da Bahia: Taipu de Fora

10 – Praia do Porto da Barra, Salvador

  • No meio de uma cidade grande como Salvador, é possível encontrar uma praia perfeita como a Porto da Barra. Águas calmas e transparentes, a praia é um recanto no gostoso bairro da Barra.
  • Pequena, a praia fica bem cheia, mas é um desses poucos lugares onde eu realmente me senti à vontade e não incomodado pelo excesso de pessoas.
Melhores Praias da Bahia
Praia do Porto da Barra, em Salvador

Como já disse, não deixe de comentar e aumentar minha lista de praias baianas para visitar na próxima viagem. Tenho certeza que ainda existem muitas praias sensacionais na Bahia que adorarei conhecer. E quem sabe essa lista não muda ainda, não é?

Sugerimos a leitura: 

Bahia Dicas e Roteiro de Viagem

As 10 Melhores Praias de Pernambuco

© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Bahia
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

33 comentários

  1. Ei, Fábio! Tudo bem? Acho que nunca comentei aqui antes, mas adoro seu blog e acompanho há um bom tempo! Suas dicas são sempre muito úteis e já aproveitei em diferentes viagens, como Porto de Galinhas (Pousada Portomares) e Chapada dos Veadeiros (Guia Gustavo).

    Se não for abusar da boa vontade, queria uma opinião sua. Agora em dezembro eu e meu marido teremos 7 dias (sábado a sexta, incluindo ida, volta e deslocamentos) para fazer uma viagem e queremos muito ir para a Bahia. Nossa dúvida é: Boipeba, Maraú ou Caraíva? Já li e pesquisei muito sobre os 3 destinos e não consigo me decidir!

    1. Oi, Maíra. Que legal, super obrigado por retornar sempre ao nosso blog. Sobre a sua dúvida, nossa dica é Boipeba, nós adoramos aquele lugar. Nós até fizemos Boipeba e Maraú na mesma viagem, então você poderia tentar incluir os dois no mesmo roteiro, mas o problema é que a locomoção entre eles não é das mais fáceis, por isso é preciso jogar um dia de viagem só para fazer esse transfer entre os dois destinos. Abraços.

  2. Só não conheço a Praia do Forte. Praia do Espelho e Taipu de Foram são, sem dúvidas, um dos mais lindos cenários que já vi por esse Brasil. Parabéns pelo site!

  3. Oi Fabio! Adorei conhecer seu blog! Após descobrir vocês pelo insta do meu tio Gilberto Valli.
    Será que você pode me dar umas dicas?
    Eu vou para morro de São Paulo do dia 02.11.17 a 05.11.17 e vou ficar hospedada na terceira praia pois no dia 04.11 comprei um show para assistir lá.
    Pensei no dia 02.11 conhecer a primeira praia e ir no mirante da tirolesa e no dia 03.11 conhecer a piscina natural da quarta praia . Tudo é perto em morro? Voce acha possível fazer este roteiro?

    Só que eu chego na Bahia no domingo (29.10.17) em Porto Seguro.. aí pensei em conhecer a praia do espelho dia 29.10, nos dias 30.10 e 31.10 conhecer Marau e dia 01.11 conhecer a praia de Morere em Boipeba pra depois no dia 02.11 ir pra morro.
    Você acha que alugando um carro da pra fazer todo este roteiro? Ou fica muito corrido ??? Obrigada bjsssss

    1. Oi, Carla. Que legal receber sua visita e comentário aqui. Ficamos muito felizes e adoramos seu tio. Vamos lá.

      Tudo é muito perto em Morro de São Paulo, e dá para ir caminhando entre as praias. A única exceção é a Quinta Praia e Guarapuá, que precisam de passeio para chegar.

      Em relação a esse roteiro de carro, é um pouco complicado. Em Morro de São Paulo, por exemplo, não circulam carros de fora, você precisa ir de barco para lá. Boipeba também.

      Sinceramente, não sei te ajudar se é possível / tranquilo chegar em carro de Maraú. Em Morro de São Paulo e Boipeba, eu sei que não dá.

      Em relação a ficar corrido, vai ficar sim. Maraú, por exemplo, vai ser praticamente só para pernoitar mesmo e talvez fazer alguma coisa bem rápida de manhã (de Porto Seguro para Maraú vão pelo menos 6 horas de carro). Pra vc se organizar bem, entre no Google Maps e tente fazer esse roteiro de carro, avalie as distâncias, e veja se combina com o que você estava pensando.

      Beijo grande.

  4. Muito bom o Blog, em setembro vamos com a familia ao Sauipe Resort, em Praia do Forte, mas gostariamos de conhecer alguma outra praia por perto, o que voce me sugere?

  5. Olá Fábio, vou viajar à Bahia para passar o reveillon, e ficar um total de 15 dias. Chego dia 27/12. Vou com meus filhos adolescentes, qual roteiro me sugere? Claro, incluindo Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Morro de São Paulo. Abraços, Lidi

  6. Oi Fábio! Estou muito em dúvida entre Praia do Forte e Boipeba. Qual você acha recomendaria? Obrigada 😉

  7. Olá…adorei o seu Blog!
    Vou para Salvador e gostaria de ir em praias da região, que seja mar calmo..belas paisagens
    vamos ficar 7 dias.
    O que vc recomenda?
    estamos dispostos a percorrer ate 200 km de distancia e podemos dormir em outros lugares tbm!
    obrigada

  8. Oi, Fernanda. As praias mais próximas de Salvador estão ou em Morro de São Paulo, Boipeba (130km de Salvador) ou a Praia do Forte (80km). São ótimas opções para vocês curtirem praias bem calmas, especialmente se vocês derem sorte de pegar maré baixa. Abração.

  9. Olá…adorei o seu Blog!
    Vou para Salvador e gostaria de ir em praias da região, que seja mar calmo..belas paisagens
    vamos ficar 7 dias.
    O que vc recomenda?
    estamos dispostos a percorrer ate 200 km de distancia e podemos dormir em outros lugares tbm!
    obrigada

  10. Olá Jeffs. Tudo depende de onde você preferir ficar hospedado, mas eu apostaria ficar em Arraial d'Ajuda ou Trancoso, com certeza dá para conhecer belas praias nessa região. Abraços.

  11. Olha, uma ou outra pessoa irá passar mal, mas pelo que me lembro não era muita gente não. Mas realmente não dá para saber. Acho que quando eu voltar lá, também vou pensar duas vezes em tomar o catamarã, hehehehe… Tanto que quando eu fui, na ida fui da catamarã, mas acabei voltando de balsa. Abraços.

  12. Olá, Rafaela. Muito obrigado, que bom que você nos achou. Em relação a Morro de São Paulo, existem 2 alternativas principais: catamarã a partir de Salvador (mais rápido, porém viagem bem atribulada – ver comentário anterior aqui no blog) ou via balsa por Itaparica (mais tranquilo, porém mais demorado, também explicado 2 comentários acima).

    Abraços e volte sempre!

  13. Obrigado pela dica! Se formos de catamarã com certeza tomaremos remédio para enjoo, mas também tenho a preocupação com as outras pessoas. Tipo… a galera começar a "chamar o Raul" por todo lado e virar aquela cena horrível e com odor insuportável, sem contar a possibilidade de alguém nos acertar, rs!

    Estou falando isso, pq fiquei um pouco traumatizado em ler relatos de pessoas que foram para Morro de São Paulo e voltaram de catamarã!
    Abraços!

  14. Olá Fabio!

    Descobri seu blog e achei muito interessante, com super dicas de viagem…

    Gostaria de uma ajuda se possível, quero ir a Morro de São Paulo em janeiro, então gostaria de saber quais as formas de se chegar lá. E se eh possível comprar a passagem de barco na hora.

    Obrigada antecipadamente,
    Rafaela Macedo

  15. Olá, Mábio. Também conhecemos Coroa Vermelha, é uma praia que eu gosto muito, quase entrou nessa lista.

    Em relação ao trajeto de Salvador para Morro de São Paulo, o catamarã realmente é bem cruel, mas é a maneira mais rápida. A outra opção é pegar uma balsa até Itaparica, de lá um ônibus para Valença e depois um barco até Morro de São Paulo. O tempo de viagem praticamente dobra de 2h para 4h, então acho que compensa tomar alguns remédios para enjôo antes da viagem de catamarã. Mas só de lembrar já fico enjoado. rs.

    Muito obrigado pelo seu comentário e elogios, fico feliz que tenha apreciado e volte sempre!
    Abraços.

  16. Na Bahia só conheço Porto Seguro e Arraial d'Ajuda! Quando fui para Porto Seguro fiquei mais na cidade usufruindo da praia que era próximo ao hotel. Fora isso fui um dia em Arraial d'Ajuda em passeio bate e volta o que não permite aproveitar muito e também fui na cidade vizinha, acho que o nome é Coroa Vermelha (Não lembro se é o nome da cidade ou é o nome da praia, ou os 2, rs).
    Mas em Março/2015 irei aumentar o meu nível de conhecimento sobre a Bahia, rs! Irei para Salvador com minha namorada para curtir a segunda parte das nossas férias, a primeira é agora em outubro indo para Recife e Porto de Galinhas.
    Nós ficaremos a maior parte dos dias em Morro de São Paulo. Quando voltar de lá, volto a comentar aqui, rs!

    A propósito, a ida e volta no trajeto Salvador – Morro de São Paulo você fez por qual alternativa?
    A aérea eu estou achando muito cara e a de catamarã vi muitos relatos de que a viagem de volta é terrível, muita gente passando mal com enjoos devido as ondas!

    Parabéns pela postagem! Algumas praias eu não conhecia nem de nome, então foi bom para deixar para uma próxima oportunidade!
    Na verdade parabéns pelaS postageNS, rs, pq é cada foto top e relato interessante que você coloca! Apesar de não comentar, acompanho diversas postagens!
    Esse site com certeza é um ótimo guia de viagens! Novamente parabéns!
    Abraços!

  17. Ao escrever esse post, Paula, também já fiquei com vontade de voltar, pois ainda há muito mais que quero conhecer. Taipus de Fora é bem legal, mas pesquise bem para ir na maré baixa e poder aproveitar melhor. Beijos Paula!!!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.