Dicas de Segurança para Bagagem: Teste do Lacre Sealbag

Como você costuma garantir a segurança do conteúdo de sua bagagem?

Muita gente tem relatado problemas de conteúdo desaparecido no interior das bagagens despachadas. Até no site do Aeroporto de Guarulhos o problema foi identificado, tanto que o aeroporto dá algumas dicas de segurança, também encontradas no site do IG (veja fontes no final da matéria).

Entre as dicas de segurança, podemos destacar:

  • Identificação visual da bagagem, através de fitas ou etiquetas, para evitar que a sua mala seja confundida e pega por engano. Principalmente para as bagagens pretas de rodinha. Parecem todas iguais. Aliás, eu preciso providenciar esse item urgente.
  • Use as TAGs para identificar a bagagem com seus dados pessoais e facilitar o retorno em caso de perda.
Garantir a segurança da sua bagagem é uma preocupação das viagens de hoje em dia

  • Fotografar o conteúdo da bagagem, especialmente se houver objetos de valor na bagagem despachada. Mas prefira levar itens de valor na bagagem de mão. Meus equipamentos fotográficos (e até mesmo fios e carregadores) estão sempre comigo.
  • Prefira vôos diretos, quanto mais conexões, maiores os riscos de segurança. Se o tempo de conexão for apertado, pior ainda. Já tive bagagem extraviada por conta de uma conexão muito apressada.
  • Despache a sua mala o quanto antes. Se deixar para o último momento do check-in, tudo que é feito de forma rápida e/ou acelerada tem maior probabilidade de erros operacionais.

Para garantir a segurança, nós costumávamos colocar um cadeado na mala, mas depois que a mídia denunciou a prática do “golpe da cesárea”, o cadeado deixou de ser uma forma eficaz de segurança.

Se você ainda não conhece, o golpe da cesárea acontece da seguinte forma:

  • com uma caneta ou clipe, o bandido consegue inserir o objeto no zíper da bagagem e abrir a mala sem grandes dificuldades;
  • depois de furtar objetos da mala, ele fecha novamente o zíper, de forma que a violação torna-se imperceptível;
  • ou seja, você vai embora do aeroporto com sua bagagem achando que está tudo bem, mas só nota a violação quando chega em casa;
  • fora do aeroporto você já não pode fazer nenhuma reclamação para as companhias aéreas;
  • a colocação de um cadeado ou aquele lacre fornecido pelas empresas aéreas NÃO impede o procedimento.
Veja como funciona o golpe nesse vídeo de pouco mais de 20 segundos.

Por isso, quando recebemos um kit de lacres de viagem da Sealbag, achamos a ideia excelente.

Já utilizamos os lacres Sealbag algumas vezes e a utilização é bastante simples e prática, e garante a segurança do conteúdo despachado. Ontem voltamos de uma viagem para Gramado e tivemos que despachar alguns presentes na bagagem. Com a utilização dos lacres ficamos mais tranquilos em relação ao conteúdo. 

O lacre previne até mesmo de eventualmente o zíper da mala abrir acidentalmente e o conteúdo ser extraviado.

Lacre Sealbag, uma boa alternativa para garantir a segurança de sua bagagem

Entenda como funciona.

    • Junte os cursores do zíper e passe o fio de nylon do lacre Sealbag;
    • importante: esse fio de nylon deve ser preso a uma parte fixa da mala, como a alça por exemplo. É esse procedimento que impede que o golpe da cesárea seja realizado;
    • o fio deve ser passado pelo dispositivo do Sealbag e ser puxado até que os cursores do zíper fiquem travados e presos à parte fixa da mala;
    • tire uma foto do número do lacre, assim você pode conferir posteriormente se o lacre que está na sua bagagem é o mesmo que você colocou;
    • quando retirar sua bagagem nas esteiras, confira se seu lacre não foi violado e se é o mesmo que você colocou.
    • se houver qualquer problema, é preciso reclamar ainda no setor de desembarque; não vá embora sem registrar sua queixa;
  • junto com os lacres, eles também enviam um cortador de lacres. Afinal você vai precisar dele para cortar o fio de nylon e abrir a bagagem.
Confira nesse vídeo passo a passo o procedimento de segurança.

Os lacres custam R$ 40,00 o pacote com 10 unidades (R$ 4,00 a unidade) + cortador do lacre e podem ser adquiridos no site da Sealbag. O produto é enviado pelo correio ou Sedex para a residência.

  • Apesar de não impedir que a bagagem seja violada (o lacre pode ser cortado), o risco é bastante mitigado, já que o bandido vai preferir uma bagagem que não possua o lacre e que possa ser aberta sem despertar suspeita.
  • O lacre também pode acabar sendo rompido para inspeção de bagagem.
  • De uma forma ou de outra, logo no desembarque você já identifica se houve alguma violação da bagagem, podendo verificar imediatamente se houve furto ou extravio de algum objeto.
  • Se deixar para fazer isso quando chegar em casa, não pode fazer nenhuma reclamação, já que as companhias aéreas só aceitam reclamações no próprio setor de desembarque dos aeroportos.
  • O lacre é super prático, leve e rápido de usar e de tirar da bagagem.

Ou seja, já utilizamos e vamos utilizar sempre nas próximas viagens.

Outros blogueiros de viagem também já utilizaram e aprovaram o lacre. Confira as opiniões.

Fontes:
Sealbag. Porque Lacrar.
Aeroporto Internacional de Guarulhos. 20 Dicas Essenciais na Segurança com suas Malas.
IG. 18 Dicas para Evitar que sua Mala seja Roubada.


Nota: Esse é um post patrocinado, mas as opiniões aqui expressas representam nossa opinião real sobre um produto efetivamente utilizado e testado. 

Insira seu e-mail para receber nossas atualizações:

 


>>> Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.
© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Siga a gente nas redes sociais
Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Deixe um comentário