O que fazer no Peru e Machu Picchu: Roteiro de 7 Dias

O que fazer no Peru e Machu Picchu em 7 dias, quais as dicas para aproveitar melhor essa que foi uma das nossas viagens mais incríveis e cinematográficas. Destino imperdível para todos os viajantes.

Foi absolutamente surpreendente. Por mais que tivéssemos ouvido falar do destino, a viagem superou nossas expectativas.

Principalmente porque antes de ir a gente achava que seria apenas conhecer a famosa cidade inca, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Na hora de planejar até achamos que 7 dias seria tempo demais.

Durante a viagem, foi um deslumbramento com todos os destinos, desde a capital Lima, passando pela histórica Cuzco e até mesmo a pequena e ainda inca Ollantaytambo. Faltou tempo para curtir melhor e explorar até outros destinos no Peru.

Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias

Como Chegar, Melhor Época, Onde Ficar, O Que Fazer

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias
Paisagens cinematográficas esperam os viajantes em Machu Picchu

O que fazer no Peru em 7 Dias

Peru
Dicas para Planejar sua Viagem
Quanto Custa uma Viagem para o Peru/Machu Picchu

Dia 1: Avião do Brasil para Lima e chegada de madrugada (pernoite em Lima)

Dia 2: Lima (pernoite em Lima)
Lima – O que fazer em 24 horas

Dia 3: Vôo para Cuzco e Tour pela Cidade (pernoite em Cuzco)
O que fazer em Cuzco

Dia 4: Passeio pelo Vale Sagrado e trem de Ollantaytambo para Águas Calientes (pernoite em Águas Calientes)
Um passeio pelo Vale Sagrado

Dia 5: Machu Picchu (pernoite em Águas Calientes)
Ruínas de Machu Picchu – Como chegar e o que fazer
Trilha até o Huayna Picchu (Wayna Picchu)
Trilhas e a Ponte Inca

Dia 6: Águas Calientes e retorno para Ollantaytambo (pernoite em Ollantaytambo)
O que fazer em Águas Calientes
Uma noite em Ollantaytambo

Dia 7: Trem de volta a Cuzco e Sacsayhuaman (voo de retorno ao Brasil)
Sacsayhuaman e vista panorâmica de Cuzco

Peru Cinematográfico
Vídeo HD: Peru, Lima, Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu
Novela Amor à Vida e Cenas no Peru
Os 10 melhores filmes de viagem: Diários de Motocicleta

Outros Blogs
Sundaycooks Agência de Viagem do Peru: Qual você indica
Andarilhos do Mundo Peru além do básico: Maras e Moray

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias

1 – Porque Conhecer

5 Razões para Visitar Machu Picchu e o Peru

  • Considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, em votação organizada pelo New7Wonders (outros ganhadores foram o Cristo Redentor, o Coliseu e as Muralhas da China).
  • Machu Picchu passou anos escondida entre as montanhas, para ser redescoberta em 1911, e manteve-se conservada durante todos esses anos. Está entre os Patrimônios Culturais e Naturais da Humanidade, declarados pela UNESCO.
  • A arquitetura inca é incrível. Eles construíram uma cidade encravada nas montanhas, a 2.400 metros de altitude. Vale a pena fazer uma visita guiada para conhecer todas as curiosidades da arquitetura inca.
  • A região possui inúmeras outras belezas além de Machu Picchu. Numa região conhecida como Vale Sagrado, banhada pelo rio Urubamba, outros sítios arqueológicos como Pisac e Ollantaytambo são outros lugares que merecem uma visita.
  • Finalmente, a beleza de cidades como Cuzco, em que a arquitetura inca e colonial se misturam, e a capital Lima também são destinos imperdíveis no Peru.

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias

2 – Como Chegar

  • A principal entrada aérea para o Peru é pela sua capital Lima.
  • Na hora de comprar a passagem, porém, você pode escolher o destino Cuzco. O vôo fará normalmente uma escala em Lima. Só será preciso definir se você deseja ou não desembarcar e ficar hospedado em Lima ou ir direto para Cuzco.
  • Os vôos são operados pela Avianca, Taca, Lan e Tam.

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias

3 – Quando Ir – Melhor Época

  • A melhor época para visitar Machu Picchu é quando chove menos, isso é, nos meses de maio a setembro. Segundo o site World Weather and Climate Information, os meses com menor precipitação são mesmo junho e julho.
  • Os meses com maior quantidade de sol também são de junho a agosto.
  • As temperaturas nesses meses, porém, são menores, mas a diferença não é muito grande.
  • Setembro é o mês com a temperatura mais quente. Foi justamente quando visitamos a região. É uma boa opção, pois está entre os meses mais secos (mesmo assim pegamos chuva em um dos dias), é o mês mais quente e também não é considerado tão alta temporada como julho e agosto.
  • Os piores meses são de dezembro a fevereiro. Em janeiro de 2010, uma das piores chuvas da região deixou isolados mais de 2 mil pessoas, causando deslizamentos e inundações provocadas pela elevação das águas do rio Urubamba.

4 – Onde Ficar

  • Para hospedar-se em Lima, considere o bairro de Miraflores. Ficamos no Hotel Casa Bella Miraflores e gostamos bastante. Bem localizado, confortável e pessoal simpático e atencioso.
  • Em Cuzco, também gostamos bastante do Best Western Los Andes de America, próximo da Plaza de Armas. Ficamos num quarto fantástico e enorme, o ambiente é tudo muito aconchegante e o café da manhã bem variado. Foi o hotel mais caro da viagem, mas valeu a pena.
  • Já em Águas Calientes (Machupicchu), não gostamos tanto do hotel e foi onde ficamos duas noites. O Hotel Wiracocha Inn tinha alguns problemas de aquecimento no chuveiro e o ambiente não era muito arrumadinho. Mas quebrou um galho.
  • Outro pernoite que adoramos foi em Ollantaytambo,  um vilarejo que ainda preserva o estilo e as tradições incas. Ficamos num hotel que é um charme, o Kuychipunky Hostal (foto).
  • Pesquise valores e disponibilidade nos links indicados no nome de cada hotel. Se você fizer uma reserva no Booking.com através desses links, estará colaborando com o trabalho do nosso blog e não paga nada mais por isso.

5 – O Que Fazer no Peru

  • Em Lima: não deixe de visitar a Plaza de Armas, o Shopping Larcomar, o Parque do Amor e o Circuito Mágico das Águas. Vale também visitar o Huaca Pucclana, um sítio arqueológico no bairro de Miraflores, bem diferente dos demais sítios do Peru. O lugar é feito com tijolos de areia, barro e argila. Nos demais, como em Machu Picchu, é tudo feito de pedra.

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias
Os sítios em Lima são feitos de tijolos de areia, barro e argila, ao invés de pedras, como em Machu Picchu

  • Em Cuzco: você pode fazer um city-tour ou conhecer por conta própria. As duas opções são válidas. O passeio pela Plaza de Armas e suas duas igrejas talvez dispense um guia, bem como o Convento Koricancha. Mas Cuzco é tão cheia de história que eu acho que fazer acompanhado de um guia e saber mais da história do lugar é uma boa. O city-tour também leva em Sacsayhuaman (um pouco distante do centro, se estiver por conta é melhor ir de táxi).

O que fazer no Peru Machu Picchu Dicas: Roteiro de 7 Dias
A Plaza de Armas está no centro de Cuzco e é um dos lugares mais bonitos do Peru

  • Não fizemos, mas pelos posts do Andarilhos do Mundo ou do Sundaycooks também deve ser incrível visitar as salineras de Maras e as ruínas de Moray.
  • Pernoitar em Águas Calientes é uma boa. Pegue o ônibus bem cedinho e explore toda a cidade inca de Machu Picchu acompanhado de um guia local (na própria entrada você consegue). Subir até a montanha Huayna Picchu também é um desafio e uma vista maravilhosa. A trilha até Ponte Inca é fácil, rápida e também reserva paisagens incríveis.

O que esperar:

Natureza, Trekking, Aventura, História, Cultura

Quanto tempo ficar:

O máximo que puder, mas acredito que 7 dias são o ideal para conhecer o básico da região. Se puder ficar ainda mais tempo, vale a pena.

Se tiver menos tempo que isso, o negócio é cortar alguns pernoites. Por exemplo, para 4 dias, vale ficar hospedado somente em Cuzco e conhecer a região toda a partir de lá em passeios de bate-volta para Machu Picchu e Vale Sagrado.

© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

13 comentários

  1. Oi, Franci. Muito obrigado. Que bom que tenha gostado. Eu recomendo um pernoite em Aguas Calientes, sim. A cidade apesar de bem pequena, tem um clima gostoso de todos os viajantes que passaram ou vão passar por Machu Picchu. No dia seguinte (dia 18), você pode optar por retornar a Cuzco. Abraços.

  2. Olá Fábio. Infinitas congratulações pelo site. Muito útil. Diferenciado entre milhares na rede: há poesia – uma arte.
    Irei à Machu Picchu em junho/16: 13 e 14 (Cusco), 15 (Cusco x Vale Sul x Cusco), 16 (Cusco x Vale Sagrado x Ollantaytambo), 17 (Ollantaytambo x Machu Picchu). Por gentileza, gostaria de sua dica. É melhor dormir em Águas Calientes no dia 17, ou retornar para Cusco? O dia 18 está livre. Retorno no dia 19 às 14:00. Grato, Franci Barreto.

  3. Oi, Alexandra. Vamos lá, vou tentar esclarecer suas dúvidas. Obrigado por retornar ao blog.
    1 – É possível sim, mas corrido, porque você não conseguirá ver tudo com calma. O que acontece é que por volta das 14h estávamos tão cansados que tivemos que parar para descansar, talvez seja a hora de você voltar. Já tínhamos visto tudo em ritmo bem rápido, mas após as 14h pegamos uma guia para nos acompanhar, sugiro que você faça isso logo na chegada. Apesar de ser cansativo, acho melhor mesmo fazer no mesmo dia, assim você tem 1 dia inteiro para curtir em Cuzco.
    2 – Compramos o ticket ida e volta para Águas Calientes, mas…
    3 – É possível comprar um trem de AC direto para Cuzco. Veja no site http://www.perurail.com, rota M. Picchu > Cusco. O último trem sai às 17h23.
    Espero que te ajude. Abraços.

  4. Oi Fabio, sou Alexandra do blog fourtrip, lembra de mim? Cheguei até seu blog justamente planejando a minha viagem a Cuzco e adjacências. Antes de tudo, adoro seu blog, mto bem explicado. Como faltam apenas 2 meses, tô estudando mais para viagem e mesmo lendo todos os blogs e postagens ainda tenho duvidas. Será que poderia me ajudar?
    Vamos lá:
    Irei dia 20/04 para Cuzco: chegaremos 13:00. Conheceremos o básico
    21/04: Passeio pela empresa Fabulous Peru Tours para Vale Sagrado e de Ollantaytambo pegaremos o trem para àguas Calientes.
    22/04: 6 horas para Machu Picchu e as 11 para trilha Huayna Picchu.
    Descer e pegar o trem em agua calientes para Ollantaytambo e depois van para Cuzco
    23/04 City tour em Cuzco
    24/04 Partida as 11:00
    Minhas dúvidas:
    1-Dá para fazer Machu Picchu e trilha e ainda descer para cuzco para pegar o trem às 16:30? Vou chegar cedo em Machu Picchu.
    Ou vc acha melhor dormir em Águas Calientes e ir no outro dia para Cuzco.
    2- Vc comprou o ticket do trem para aguas calientes ida e volta?
    3- Tem trem direto de Agúas calientes para cuzco?
    Desculpe minha ignorância, mas já li tantas coisas q estou até meia confusa.
    Obrigada pela atenção e desculpas por ocupar seu tempo. Bjs e parabéns pelo seu ótimo blog.

  5. Olá, Teresa Cristina. Muitíssimo obrigado, fico bem feliz que tenha gostado. O roteiro que você montou está legal sim, é bom para quem tem menos dias por lá. Na volta de Águas Calientes ainda pernoitamos em Ollantaytambo. Obrigado mais uma vez e espero que tenha (ou tenha tido) uma ótima viagem! 🙂

  6. Parabens pelos videos e pelo blog…sao de excelente qualidade, super bem produzidos e de muito bom gosto!!
    Estou indo agora e novembro para o Peru e o meu itinerário é bem parecido com o seu.
    Eu queria uma dica: estou querendo fazer o passeio para Ollanta e de lá, ir direto para Aguas Calientes, no mesmo dia. O que vc acha? Eu estou pensando em fazer assim: um dia passeando por Cusco, no outro dia um passeio a Ollanta e trem para Aguas Calientes. Durmo por lá e pego o primeiro ônibus para Machupichu. Durmo em Aguas Calientes e aproveito o dia seguinte para passear por lá. Pego o trem e volto para Cusco e pronto.
    Se puder, me passe o roteiro dia a dia que vc fez. Vai me ajudar ainda mais.
    Parabéns mais uma vez pelo blog maravilhoso.
    Teresa Cristina

  7. meu velho, parabens. seu video no youtube tá muito legal. estavamos em duvida pra onde ir em nossas ferias e gracas ao seu site e canal no youtube nos decidimos. vamos pro peru.

Deixe um comentário