10 Melhores Praias do Rio de Janeiro

Nessa lista, iremos explorar as melhores praias do Rio de Janeiro. Não é segredo que uma das minhas praias preferidas do Brasil fica por lá, mas essa lista foi bem difícil de montar, pois fácil fácil dá para extrapolar o número de 10 praias. Em breve deve sair uma nova lista com mais 10 praias.

O litoral do Estado do Rio de Janeiro está divido em 3 grandes regiões: a Região Metropolitana (Cidade do Rio de Janeiro), a Costa do Sol (litoral norte, onde estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, entre outras) e a Costa Verde (litoral sul, onde estão Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, entre outras).

As fotos foram tiradas em várias viagens. Um roteiro bem legal foi quando conciliei Ilha Grande, Rio de Janeiro e Búzios na mesma viagem. A partir de São Paulo dá para visitar os destinos em viagens rápidas de 4 ou 5 dias. Para quem mora no Rio, então, um fim de semana já dá para curtir bastante. Inveja de meus amigos cariocas.

Se você acha que ficou faltando alguma praia, deixe seu comentário. Essa lista pode ser modificada conforme eu vá conhecendo novas praias. As modificações serão indicadas.

E você já elegeu as melhores praias que já conheceu?

Você já deve ter percebido que adoramos fazer listas, e nosso objetivo é fazer um Top 10 Praias para cada Estado brasileiro.

10 Melhores Praias do Rio de Janeiro

Confira uma lista das melhores praias do Estado do RJ

10 Melhores Praias do Rio de Janeiro

Se você gosta de vídeos, dá uma olhada no Top 10 Melhores Praias do Rio de Janeiro no nosso canal do YouTube

1 – Praia do Farol – Arraial do Cabo (Costa do Sol)

  • Entre as melhores praias do Rio e do Brasil (a quarta no ranking de 2017 site TripAdvisor). O maior defeito da Praia do Farol é que ela é uma praia controlada pela Marinha e os visitantes só podem ficar nela no máximo 1 hora.
  • Como o tempo é curto, cada visitante aproveita o lugar intensamente. As águas são incrivelmente translúcidas e é fácil fácil ver vida marinha em um mergulho em suas águas (nem precisa de equipamento, embora Arraial do Cabo seja conhecida como a capital do mergulho no Brasil).
  • A paisagem é de tirar o fôlego, não somente por conta da água do mar, mas também por uma bela árvore que praticamente domina o cenário.
  • O acesso é somente em passeios de barco, a partir da Praia dos Anjos.

Sabia mais: Arraial do Cabo Dicas e Roteiro de Viagem – Guia Completo

Melhores Praias do Rio de Janeiro: Praia do Farol - Arraial do Cabo
O mar impressionante da Praia do Farol, em Arraial do Cabo

2 – Praia do Forno – Arraial do Cabo (Costa do Sol)

  • A dobradinha dessas praias do Rio é inevitável. Se a Praia do Farol tem esse aspecto paradisíaco, a Praia do Forno não é lá tão deserta. Para falar a verdade, na última vez que passamos por lá, estava demasiadamente lotada. Mesmo assim, lindíssima.
  • O acesso também é partir da Praia dos Anjos, mas dessa vez não é preciso passeio de barco. Você pode ir a pé mesmo, cruzando um morro em trilha de aproximadamente 30 minutos. Em dias muito quentes, pode ser um pouco extenuante para os menos preparados fisicamente, mas a trilha é bem tranquila.
  • O esforço é recompensado. Quem faz a trilha tem uma visão maravilhosa e panorâmica da praia. Ter belos mirantes é um dos pontos que me fazem eleger uma praia como preferida.
  • Já estive várias vezes nessa praia e foram todas visitas especiais. Já vi até pinguim por lá, mas da última vez fizemos snorkel no lado direito da praia e foi bem gostoso. O resultado você vê no nosso vídeo de Arraial do Cabo, disponível no YouTube.

Veja também: As Melhores Praias de Arraial do Cabo

Melhores Praias do Rio de Janeiro - Praia do Forno
Praia do Forno vista a partir da trilha da Praia dos Anjos, presente para quem vai caminhando

3 – Praia da Azeda e Azedinha – Búzios (Costa do Sol)

  • Outro motivo para eu amar uma praia é ela ter o mar tranquilo. Se for praticamente uma piscina natural, melhor ainda. É o caso dessas pequenas e charmosas praias do Rio na não menos charmosa Búzios. Azedinha é uma pequena jóia.
  • Para chegar lá, a caminhada já é um programão. A partir do centro de Búzios, você caminha pela deliciosa Orla Bardot, atravessa a bonita Praia dos Ossos, caminha mais um pouco e encontra uma escadaria para a Praia Azeda. Já dá vontade de ficar por ali, mas a Azedinha é também uma delícia. Caminhada super tranquila e agradável, de cerca de 20 ou 30 minutos.
  • No verão a praia lota e você fica bem juntinho do pessoal, mas ainda assim dá para curtir o mar bem tranquilo e esquecer da vida por lá. Eu adoro. O visual da mureta que leva até a Azedinha também é lindo: você pode ver tanto a praia da Azeda como a Azedinha de um ponto privilegiado.

Saiba mais: As Melhores Praias de Búzios

Melhores Praias do Rio de Janeiro: Búzios
Pequena e com mar tranquilo, Azedinha é um charme em Búzios

4 – Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande (Costa Verde)

  • No TripAdvisor de 2016, Lopes Mendes levou como terceira melhor praia do Brasil, perdendo somente para o Sancho (Fernando de Noronha) e Carneiros (Tamandaré). Carregou portanto o título de melhor praia do Brasil fora da região Nordeste. Uma senhora responsabilidade. A praia também entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, do site Condé Nast Traveler. Na minha opinião, acho exagerado, mas ainda assim acho uma ótima praia.
  • Novamente, o impressionante aqui é a transparência da água do mar em uma longa e plana extensão de areia. Justamente por ser plana, o único ponto para fotografá-la mais de cima é do alto das pedras no canto direito da praia.
  • Para chegar em Lopes Mendes, é preciso pegar um barco até a Praia do Pouso e depois uma pequena trilha de cerca de 20 minutos. Para os mais animados (já fui assim um dia), é possível ir de trilha desde a Vila do Abraão (o centrinho de Ilha Grande). Pelo que me lembro, foi uma das caminhadas mais difíceis que já fiz, subindo e descendo três morros em mais de 3 horas de percurso.

Confira O que fazer em Ilha Grande – Roteiro de 3, 4 ou 5 Dias

5 – Praia do Forte – Cabo Frio (Costa do Sol)

  • Nas primeiras vezes que fui para a Região dos Lagos, sempre optava por ficar hospedado em Arraial do Cabo (primeira vez) ou Búzios (mais vezes). Cabo Frio fica no meio, mas pelo fato de ser mais urbana, eu acabava preterindo. Em nossa última vez, resolvi ficar hospedado por lá, e não me arrependi.
  • A cidade me lembra muito Santos, minha terra natal e apesar de mais urbana que as vizinhas, tem praias belíssimas. Até mesmo a Praia do Forte, a principal e mais cheia praia da região, é fantástica. A transparência do mar, as cores, a calmaria em maré baixa e o cenário composto pelo Forte de São Mateus fizeram o lugar entrar na minha lista.
  • E fica aqui o registro para a Praia do Peró, também em Cabo Frio e igualmente espetacular (mas um pouco mais distante do centro).
Melhores Praias do Rio de Janeiro: Praia do Forte, Cabo Frio
Praia do Forte, com um mar desses, quem diria que é a praia mais movimentada da Região dos Lagos

Veja também: Onde Ficar na Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio

6 – Prainha e Praia de Grumari – Rio de Janeiro

Melhores Praias do Rio de Janeiro
Vista da estrada com a Prainha ao fundo
  • Numa cidade como o Rio de Janeiro há espaço para praias mais selvagens e até uma praia de nudismo. Na cidade maravilhosa também se encontram algumas das melhores praias do Rio.
  • Em nossa visita ao Rio de Janeiro no ano passado, tivemos o privilégio de sermos acompanhados pelo Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras e pela Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, dois dos melhores blogs de viagem da internet.
  • Os dois têm posts excelentes sobre as praias, então vale conferir (nos links acima). No final da Praia da Barra (que já é bem distante do centro), você alcança a Prainha e a Praia de Grumari. O que elas têm de distantes, têm de belas. As duas ficam dentro da Reserva Ambiental do Grumari, o que garante que a beleza será preservada.
  • A Prainha é um point para surfistas enquanto a Grumari é mais familiar e também possui o mar um pouco mais tranquilo (ainda bravo demais para mim). Na Prainha, o Restaurante Mirante da Prainha é uma ótima pedida para conferir o visual. Além das praias, o que nos encantou também foram as paisagens cinematográficas no caminho. Da estrada, o mar compõe o cenário, com tons impressionantes.

7 – Praia de Cachadaço – Paraty / Trindade (Costa Verde)

  • Confesso que já gostei mais das piscinas naturais do Cachadaço, em Trindade. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de cerca de 1 hora a partir da Praia do Meio. Hoje em dia também saem pequenos barcos, que cobram cerca de 5 ou 10 reais o percurso.
  • Eu prefiro fazer a trilha. Agora bem sinalizada e em alguns trechos com apoios de madeira, é pela trilha que você confere também a beleza da praia que dá acesso às piscinas naturais. E as piscinas naturais, agora mais lotadas, já não estão mais tão limpas. Tanto que o Parque Nacional da Serra da Bocaica estuda possibilidade de controle no número de visitantes.
  • De qualquer forma, o curioso fenômeno que criou uma gigantesca piscina por entre pedras imponentes, vale a visita. E na volta você pode passar na cachoeira da Pedra que Engole e conferir o porque desse nome.

Leia mais: Trindade – Praia do Meio, Cachadaço e Pedra que Engole

Melhores Praias do Rio de Janeiro
Uma grande piscina natural no Cachadaço, em Paraty. Apesar de grande, tem sofrido com o excesso de pessoas.

8 – Praia de Dois Rios – Ilha Grande (Costa Verde)

  • Nem Lopes Mendes nem Cachadaço (a Praia do Aventureiro ainda não conheço, veja post no Deixa de Frescura). A minha praia preferida em Ilha Grande é a Praia de Dois Rios. Talvez não seja por motivos até de beleza, mas sentimentais. Lembro da primeira vez que cruzei aquele corredor de coqueiros e cheguei em Dois Rios. Eu me senti em um lugar mágico e esquecido pelo tempo.
  • A vila de Dois Rios é de uma tranquilidade absurda. Em uma das vezes, simplesmente sentamos na sombra de uma árvore e ficamos esperando o tempo passar, com aquela paisagem de sonho. Além disso a praia é cercada por 2 rios (daí o nome, obviamente), o rio da esquerda é bem gostoso para um banho.
  • Mas o lugar também é o ponto de partida para se conhecer as ruínas do antigo presídio de Cândido Mendes, onde Graciliano Ramos ficou preso e que originou o livro Memórias do Cárcere (adaptado para o cinema por Nelson Pereira dos Santos).
  • praia de Cachadaço (não confundir com a praia homônima em Paraty) também é acessível através de Dois Rios, em trilha de mais de 3 horas que exige bastante preparo físico. Eu fiz uma vez (há muito tempo) e planejei errado o tempo. Conclusão: acabamos tendo que voltar para a vila com o dia escurecendo e fizemos boa parte do caminho no escuro. Foi um perrengue só. Hoje em dia há um controle na entrada da trilha advertindo sobre a duração da trilha.

Leia Mais: Ilha Grande – Trilha até a Praia de Dois Rios

Melhores Praias do Rio de Janeiro
Apesar de Lopes Mendes ser uma das praias imbatíveis de Ilha Grande, Dois Rios é minha preferida

9 – Praia de Ipanema e Arpoador – Rio de Janeiro

  • Não dá para deixar de citar entre as praias do Rio, uma das praias mais famosas do mundo, né? A Praia de Ipanema entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, do site Condé Nast Traveler.
  • No canto esquerdo da Praia de Ipanema (nem se nota onde termina uma e começa a outra), fica o Arpoador, onde o pôr do sol é de cair o queixo. Você acha que é só no Farol da Barra ou nas dunas de Jericoacoara que o pessoal bate palmas no pôr do sol? Aqui na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, todo mundo também aplaude o entardecer. E o aplauso é mais do que merecido.
  • Além do pôr do sol, o lugar é bem agradável para sentar e tomar uma água de coco ou simplesmente escolher uma pedra, sentar e contemplar o mar. Para mim é um programa imperdível, em todas as vezes que eu fui ao Rio.
  • O único senão é que esse trecho da praia fica bem cheio nos finais de semana e da última vez que estivemos por lá, rolou uma confusão/arrastão. A Diana que nos acompanhava, até ficou um pouco com vergonha pelo fato de ser carioca, mas relaxa Di, não é você que deve sentir vergonha. E não são acontecimentos como esse que irão tirar a beleza do Rio e do povo carioca. Aliás, ela colocou o pôr do sol no Arpoador como um dos programas que o turista deve fazer para se sentir carioca.

Veja mais: Roteiro de 4 Dias no Rio

Melhores Praias do Rio de Janeiro - Pôr do Sol no Arpoador: programa imperdível no Rio de Janeiro
Um programa para se sentir como os cariocas: pôr do sol em Ipanema e no Arpoador

10 – Praia Vermelha – Paraty (Costa Verde)

  • Fazer um passeio de barco em Paraty é um programa legal para conhecer algumas outras belas praias do Rio. O passeio também garante visitar algumas belas e exclusivas praias no entorno da cidade. Essas praias pequenas e isoladas são garantia de lugares paradisíacos.
  • Na Praia da Lula, por exemplo, uma casinha isolada completa o cenário de cinema.
  • Mas foi na Praia Vermelha que vivenciamos o melhor momento do passeio. Uma praia incrível, a cor do mar impressionante com alguma infraestrutura e até algumas redes de pescadores.
  • O problema é que novamente nesses passeios de barco, as paradas são meio corridas e não dá muito tempo de aproveitar o lugar. Mas passeios de barco são sempre assim, com esses tempos corridos que fazem a gente ir embora já sentindo saudades do lugar.

Veja como chegar: Paraty – Como Funciona o Passeio de Barco

Melhores Praias do Rio de Janeiro: Praia Vermelha - Paraty
Praias isoladas são um programa imperdível nos passeios de barco no Rio, como esse em Paraty

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Leia também: 10 Melhores Pontos Turísticos do Rio de Janeiro

NOVO: + 10 Melhores Praias do Rio – Lado B

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

39 comentários

  1. Ola bom dia!
    estou indo para o Rio ente fim de mês, e gostaria de aluas indicações vou desembarcar em Santos Dumont. Algumas Prais lugares comida, como e bem no centro do Rio gostaria de saber se tem algum lugar no interior mais próximo que recomenda.

    Obrigada

  2. Quanta praia maravilhosa para visitar no Rio 🙂 Fico feliz que já tive a oportunidade de conhecer as praias mencionadas em Arraial, as mais lindas do Brasil que já visitei. Conheci as Praias de Ipanema e Arpoador, mas tive o azar de conhecê-las em um dia bem nublado e durante o inverno (vou ter que voltar rs). Agora tenho que dar um jeito de conhecer as outras praias lindas dessa lista maravilhosa (metas para 2017).
    Beijoss

  3. Boa Tarde Fabio, vou para Rio de Janeiro em julho deste ano, qual praia vc me indicaria ,vou eu, minha esposa e minha filha de 2 anos, pois vou locar um hotel que seja mais próximo a que vc me indicar. Abraço e continue com suas dicas!!

  4. Boa noite !
    Ótimo post, mas senti falta de algumas praias e ilhas deslumbrantes!

    Ilha do dentista, lagoa azul, lagoa verde ambas em Angra dos Reis.

    Praia das conchas em arraial

    Maragogi e porto de galinhas no Nordeste

    Forte abraço

    1. Oi, Diego. Essa lista é somente do Estado do Rio de Janeiro, mas adorei suas dicas. Já ficam aqui guardadas para a próxima vez que eu for ao Rio, principalmente em Ilha Grande quero fazer esse passeio para as ilhas. Abraços.

  5. Olá, Fábio. Sou de Fortaleza e estou indo ao Rio de janeiro em fevereiro e tenho que escolher uma dessas praias para visitar: Ilha Grande, Paraty, Buzios ou Arraial do Cabo. Qual dessas você me indicaria? Quais os pontos fracos e fortes? Abraço. Sou fã do seu canal.

  6. Olá,gostei muito das dicas.
    Ficaria muito grata se me dissestes qual a melhor época do ano para viajar até estas praias.

    1. Olá, Barbara. Olha só, além de lindas, as praias do Rio são boas de visitar o ano inteiro, mas acho que melhor, melhor mesmo, são os meses de agosto a novembro. Mas com o clima louco que anda fazendo, não dá muito para prever. Abraços.

  7. Você teve a oportunidade de visitar a Praia das Conchas em Cabo Frio? Se tiver oportunidade visite, pois com certeza ela tomaria o lugar de outra praia dessa lista. Mar calmo e areia limpinha e não é urbana. Uma das mais lindas e apaixonantes que eu já fui no Rio! E mesmo em alta temporada, ela não fica tão cheia como as outras praias de CF. Recomendo DEMAIS!

    1. Oi, Lídia. Nossa, também amei a Praia das Conchas, é linda e o visual do alto das pedras incrível. Ótima lembrança. Estou precisando urgentemente fazer uma nova lista com +10 praias do Rio de Janeiro, dá para encher outra lista fácil fácil. Abração.

  8. Ah, sim. Novembro é um mês ótimo. Não está entre os meses menos chuvosos (que vão de maio a agosto), mas por outro lado o calor está garantido e também não chega a ser tão chuvoso e quente como no verão. Abraços.

  9. Que legal Elaine. Aproveite bem. Da última vez, fomos conferir alguns lugares legais como a Praia da Joatinga, Macumba e as trilhas da Pedra Bonita e Dois Rios, vale incluir no seu roteiro. Abraços.

  10. Oi Fabio, sigo seu blog desde a época em que viajei para Cancún em 2014. Segui algumas dicas suas em uma viagem recente à Europa e agora, apesar de já ter vindo ao Rio a passeio umas três vezes, ficaremos por aqui, provisoriamente, até Março. Estou lendo tudo sobre seus roteiros no Rio, pois, agora, com tempo (finais de semana) queremos conhecê-lo melhor. O inconveniente dessa época é o Carnaval, que lota tudo, mas pretendo conhecer algumas dessas praias nesse período. Um abraço.

  11. As praias de rio das ostras são lindas. Mas as de são João da barra não são nada agradaveis com areia escura e águas barrentas (grussai e atafona e farol)

  12. Obrigado pelo comentário Estrel, esse mês voltaremos ao Rio e vamos incluir essas praias, já que você considera melhores do que as já citadas por aqui. A recomendação de nossos leitores é muito importante para nós. Abração!

  13. Conheços todas essas praias mais a minha preferida é Grumari ate mesmo porque é a praia que eu frequento por morar pertinho dela

Deixe um comentário