O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos

Bahia Dicas e Roteiro de Viagem

Procurando dicas de viagem para o Nordeste? Confira o que fazer na Bahia e quais são os principais pontos turísticos de quem viaja para o Estado.

A Bahia foi uma de nossas melhores viagens de todos os tempos. Na realidade, foram várias viagens. Em 2000 (somente Salvador), 2004 (Chapada Diamantina, Salvador e em Morro de São Paulo) e 2005 (Porto Seguro).

Em 2009 foi o nosso roteiro de viagem para Bahia mais completo. Voltamos para conhecer a Costa do Dendê (que inclui Morro de São Paulo, Boipeba e Maraú) e a Costa do Cacau (Itacaré e Ilhéus). A nossa viagem ainda incluiu Chapada Diamantina. A viagem de cerca de 30 dias nem foi suficiente para conhecer tudo o que o Estado tem para mostrar.

Em 2013, fomos percorrer exclusivamente a Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Praia do Espelho).

Lógico, há muito mais ainda para conhecer na Bahia fora do litoral e principalmente além do que eu conheci.

Nessa matéria, vamos apresentar os principais pontos de interesse da Bahia. E também reunir aqui todos os posts que já divulgamos no blog. São experiências incríveis: a caminhada de Arraial d’Ajuda até Trancoso, a chegada na Ilha de Boipeba, as histórias das casas de Trancoso ou as dicas em uma das melhores praias do Brasil: a Praia do Espelho.

Ainda não conhece a Bahia? Então vá.

O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos

Confira nesse roteiro algumas de viagem práticas como quando ir, como chegar e o que fazer na Bahia

O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
As cores do Pelourinho, em Salvador, refletem um pouco da diversidade encontrada na Bahia

Roteiros de Viagem para Bahia

Dicas

As 10 Melhores Praias da Bahia

Costa do Descobrimento (Sul da Bahia)

O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos

Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso

Dia 1: Centro Histórico e Passarela do Álcool
Dia 2: Coroa Vermelha
Dia 3: Arraial d’Ajuda – Como Chegar e Onde Ficar
Dia 4: Praias de Arraial d’Ajuda
Dia 5: Praia do Espelho – Dicas para Aproveitar Melhor
Dia 6: Review: Pousada Enseada do Espelho
Dia 7: Trancoso: Quadrado, as Praias e Outras Histórias
Dia 8: Review: Pousada Raízes do Brasil – Trancoso
Dia 9: Caminhada de Arraial d’Ajuda até Trancoso

Costa do Dendê

Morro de São Paulo e Boipeba

O que fazer em Morro de São Paulo e Boipeba
Dia 1: Como Chegar em Morro de São Paulo
Dia 2: As Melhores Praias de Morro de São Paulo
Dia 3: Passeio até a Praia e Piscinas Naturais de Garapuá
Dia 4: Caminhada até Gamboa
Dia 5: Passeio Volta a Ilha e Transfer para Boipeba
Dia 6: Boipeba – A Melhor Ilha do Brasil

1 – Porque Conhecer

Para quem é fã de carnaval… e para quem não é

  • Se você é fã de carnaval, acho que nem preciso enumerar outros motivos. Mas supondo que você vá fora dessa época, ainda assim irá encontrar muitos outros motivos para curtir. O principal é a cultura baiana, em um dos Estados com as artes e tradições mais ricas do país. Só para citar algumas dessas artes, quem não conhece ou é fã de algum músico da Bahia. E a culinária então? O acarajé é o prato típico mais famoso.

Jorge Amado

  • Quem já leu os livros ou viu os filmes inspirados na obra de Jorge Amado (vide “Dona Flor e seus Dois Maridos”, o filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro, ou o mais recente “Capitães da Areia”), tem a possibilidade de conhecer um pouco mais dessa cultura numa viagem para Bahia e vai se deliciar ao chegar no destino ao vivo e com muitas cores.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Cartões postais que você já viu no cinema e na televisão são fáceis de achar na Bahia e, principalmente, em Salvador
  • Ainda seguindo a referência cinematográfica ou audiovisual, em Salvador você vai conhecer lugares emblemáticos como o Farol da Barra, o Elevador Lacerda, o Pelourinho, a Igreja de Bonfim, a famosa escadaria do filme “O Pagador de Promessas” (vencedor da Palma de Ouro em Cannes) ou o Farol de Itapoã.

As praias da Bahia

  • Para mim, no entanto, o maior destaque da viagem para Bahia são suas praias. Lugares como Trancoso, Praia do Espelho e o arquipélago de Tinharé possuem algumas das praias mais lindas do Brasil. Na região de Porto Seguro, você irá conhecer o lugar onde o Brasil foi descoberto. Além disso, a Bahia reserva alguns dos pores do sol mais bonitos que eu já vi.
  • O guia 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer, de Patrícia Schultz, destaca, além de Trancoso, as praias de Itacaré e a Praia da Forte.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Pôr do sol em Itacaré

2 – Como Chegar

De avião

  • A porta de entrada da viagem para Bahia é sua capital: Salvador. A partir do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, você pode pegar um barco para Morro de São Paulo e de lá ir descendo o litoral até Ilhéus. Foi a viagem que fizemos em 2009.
  • Ilhéus também possui um aeroporto, mas os vôos costumam sair mais caros do que para Salvador. De qualquer forma, no nosso caso valeu mais a pena retornar de Ilhéus do que voltar todo o caminho até Salvador (de ônibus levaria cerca de 9 horas).
  • De Salvador também é possível ir para a Chapada Diamantina (de 5 a 6 horas de carro ou ônibus) e Praia do Forte (80 km, é possível fazer até um bate-volta).
  • Outra opção para quem quiser gastar menos é ir até Porto Seguro, também servido por um aeroporto. É a passagem aérea mais barata que você irá encontrar para o Nordeste. Em Porto Seguro, é possível explorar destinos como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. As praias são todas espetaculares.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Cenários cinematográficos: vista do Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, no interior do Estado

Circulando pela Bahia

  • Para explorar o Estado inteiro, programe-se bem. De Salvador para Porto Seguro, por exemplo, quem vai de carro ou ônibus leva cerca de 11 horas. Após Porto Seguro, ainda está a toda a região da Costa das Baleias, que ainda não conhecemos.
  • Para saber mais como chegar aos pontos turísticos, acesse o site do Estado da Bahia. Eles indicam os trajetos para grande parte das localidades baianas.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Visualizar no Google Mapas

3 – Quando Ir – Melhor Época

  • Se o seu objetivo é curtir as festas e as tradições da cultura baiana, melhor consultar o calendário de eventos na Bahia.
  • Se o seu objetivo é praia, os meses de abril a julho são os mais chuvosos por lá. Tudo bem que muitas vezes as chuvas podem se intercalar com períodos de sol, mas na nossa viagem para Bahia em junho de 2013, as chuvas estragaram 50% do tempo da viagem.
  • Mas as chuvas são bem distribuídas durante o ano inteiro. Talvez no segundo semestre (de setembro a novembro) sejam os períodos com menor chance de chuva.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Nuvens carregadas podem ameaçar a promessa de sol e mar na Bahia, mas elas aliviam rápido

4 – Onde Ficar

Praia do Forte

  • Se você procura um destino mais sofisticado, pode ir até a Praia do Forte, ao norte de Salvador. Embora eu nunca tenha pernoitado por lá, o Iberostar Praia do Forte All Inclusive é uma ótima opção, segundo recomendação de um amigo.

Morro de São Paulo e Boipeba

  • Se prefere um lugar bem rústico e tranquilo, a ilha de Boipeba, já considerada a melhor ilha do Brasil, é uma boa pedida.
  • Morro de São Paulo também é um lugar essencial e reúne praias lindíssimas como a Quarta Praia e Garapuá. Aliás provavelmente você terá que passar por Morro para chegar em Boipeba. Nós ficamos hospedados no Hotel Portaló, que possui mirante e estrutura para admirar o pôr do sol.

Porto Seguro

  • Se quer um lugar badalado, Porto Seguro (mais popular) e Itacaré (mais descolada e internacional) são boas pedidas. Em Porto Seguro, quem gosta de baladas e axé deve procurar os hotéis próximos da Praia de Taperapuan. Clique aqui para consultar opções, preços e disponibilidade.
  • Por outro lado, ainda em Porto Seguro, quem quer fugir da badalação, o lance é ficar em Arraial d’Ajuda ou Trancoso. Em Arraial d’Ajuda, recomendamos a Pousada Pé na Estrada e o Hotel Maitei.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Pousada na Praia do Espelho, refúgio preservado e tranquilo próximo de Trancoso
  • Se procura um lugar exclusivo, a Praia do Espelho é considerada uma das melhores praias do Brasil e você terá uma praia praticamente deserta (exceto nos horários que chegam os grupos de Porto Seguro). Nós ficamos na Pousada Enseada do Espelho, recomendamos muito.

Ilhéus e Salvador

  • Em Ilhéus, você tem a possibilidade de visitar alguns lugares que foram cenários de obras de Jorge Amado, como o cabaré Bataclan de Gabriela, mas é em Salvador mesmo que você consegue se sentir dentro de um romance ou filme do escritor baiano. Clique aqui para consultar opções, preços e disponibilidade de hotéis em Salvador. Minha opção preferida de hospedagem é no circuito Barra / Ondina.

5 – O que Fazer (Pontos Turísticos da Bahia)

  • Consulte nosso post sobre as melhores praias da Bahia (link no final do post). Pode ser um bom ponto de partida para você planejar a sua viagem.
  • O Estado da Bahia está dividido em várias zonas de interesse: Costa dos Coqueiros (Praia do Forte), Costa do Descobrimento (Porto Seguro) e a Costa do Cacau (Ilhéus), entre outras. Para cada viagem para Bahia, procure escolher uma ou no máximo duas dessas regiões.

A capital Salvador

  • Em Salvador, a Igreja e Convento de São Francisco é uma das igrejas mais lindas do Brasil. O Farol da Barra é outro ponto de interesse, e vale a pena entrar no Museu Náutico da Bahia e subir até o topo do farol. Um programa imperdível é visitar a Casa do Rio Vermelho, que foi residência do casal Jorge Amado e Zélia Gattai. Mesmo tendo ficado 15 dias em Salvador, ainda sinto que tenho muito para conhecer e aproveitar por lá.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Igreja e Convento de São Francisco, impressionante, uma das atrações cinco estrelas no Brasil

Paraísos naturais: Chapada Diamantina e Abrolhos

  • O Parque Nacional da Chapada Diamantina reúne vários atrativos naturais, entre cachoeiras (a Cachoeira da Fumaça é uma das mais altas do Brasil), grutas e morros (o pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio é incrível).

Praias da Bahia

  • Ao norte de Salvador, a Costa dos Coqueiros tem a Estrada do Coco como principal referência e percorre um trecho do litoral baiano ainda com praias inexploradas. Mas a mais famosa é mesmo a Praia do Forte. Por lá, vale a pena conhecer o Projeto Tamar.
  • Ao sul de Salvador, a Costa do Dendê reúne as ilhas de Tinharé (Morro de São Paulo) e Boipeba e reservam algumas das praias mais bonitas da Bahia. Menos conhecida, a Baía de Camamu traz a Praia de Taipus de Fora.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Praia de Taipus de Fora, na Península de Maraú
  • E como deixar de fora as praias de Itacaré, na Costa do Cacau. São várias praias selvagens, algumas acessíveis somente por trilha.
  • Na Costa do Descobrimento, a Praia do Espelho já constou na lista das melhores praias do Brasil. Mas fica a dica, evite o bate-volta e fique pelo menos uma noite por lá. Apesar de caro, vale a pena.
  • Outras praias que estão entre as minhas preferidas no Estado são as praias em Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso. Aliás, em Trancoso, além das praias, o Quadrado é uma das praças mais encantadoras que você irá conhecer. Procure incluir esses destinos no seu roteiro de viagem.
  • Para quem não liga para estrelas e listas e quer fazer suas próprias descobertas, a Bahia é um prato cheio. Pelo menos o litoral, que conheço melhor. Percorrer as cidades e ir parando de praia em praia é uma delícia. Alguns acessos são mais complicados que outros, por isso prepare-se bem pois às vezes para chegar nos melhores lugares, é preciso alguma paciência.
O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
O Quadrado, uma praça em Trancoso, é um dos lugares mais encantadores da Costa do Descobrimento

Quanto tempo ficar

A viagem pode variar de 4 dias até 1 mês inteiro, tudo depende da quantidade de lugares que você deseja visitar

O que esperar

Praias, natureza, história, cultura. Ou seja, você encontra de tudo!!!

Quem vai até a Bahia busca o sossego baiano, e isso você pode encontrar em alguns dos destinos. Salvador também é rica em atrações culturais.

Quanto custa

$$$. Em muitas praias, você pode simplesmente chegar e encontrar sua hospedagem na hora, como em Morro de São Paulo, onde existe ampla oferta de hospedagem (não vale para a alta temporada ou feriados). Mas o preço das hospedagens não é caro, devido a uma boa oferta, exceto em alguns destinos como a Praia do Espelho, onde as pousadas são mais caras e o gastos com alimentação também aumentam.

Sugerimos a leitura: Roteiros de Viagem pelo Nordeste do Brasil

As Melhores Praias da Bahia

O que fazer na Bahia: Dicas de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Visão das praias de Morro de São Paulo, na Costa do Dendê

© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor (revisado em 2017). 

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

29 comentários

    1. Oi, Viviane. Dá para fazer sim, você pode dividir pela metade e ficar 5 dias em Itacaré e 5 dias em Porto Seguro (Arraial d’Ajuda ou Trancoso). A distância entre os dois destinos é de cerca de 7 horas de carro. Abraços.

  1. Olá….estamos analisando um bom roteiro de férias para a família, vamos com 2 crianças e nossos pais, então precisamos de dicas que além de caber no bolso sejam tranquilas para a família. Consegue dar nós dicas para onde conhecer.

    1. Oi, Enerlete. Um destino que me parece legal para viajar em família é a Praia do Forte. A facilidade de acesso e as piscinas naturais garantem um lugar bom para ir com as crianças. Abraços.

  2. Pingback: Feriados 2017 – Planeje suas viagens e aproveite todos os Feriados
  3. Oi gostei muito do seu blog parabéns. Tenho passagens compradas para Salvador em março eu minha filha e marido. Gostaríamos de conhecer morro de SP e Itacaré? O que você recomendaria será que dá de fazer em 9 dias? Pensamos em alugar um carro será que vale a pena ou melhor pegar um voo de Salvador a Ilhéus? Você conhece este trajeto de carro? Vi muitas recomendações de Boipeba e taipus de fora. Tudo é perto? O que você recomendaria em 9 dias chegando em Salvador? Gostamos de menos agito e mais natureza.

    1. Oi, Alessandra. Muito obrigado. Nós já fizemos esse trajeto de ônibus, fomos parando no caminho em Boipeba e Taipus de Fora, mas em 9 dicas fica um pouco corrido.

      Melhor fazer somente Morro e Iracaré, e vocês terão 3 dias para Morro de SP e 4 dias para Itacaré e mais 2 dias de trânsito. De Morro de SP você pega o barco para Valença e de lá pega o ônibus para Itacaré (são 4 horas de viagem). Acho que compensa mais do que voltar para o aeroporto de Salvador.

      Outra alternativa seria em 9 dias fazer 4 dias em Morro de São Paulo, 3 dias em Boipeba e retornar para Salvador. Seria uma viagem mais tranquila e com menos deslocamentos. Aliás, pra vocês que gostam de menos agito e mais natureza, Boipeba é perfeito.

      Abraços.

  4. Bom dia Fabio, amei seu site é bem completo com bastantes informações, eu e meu marido estamos querendo planejar fim de ano com inicio de janeiro para visitar a Bahia ele ama praias eu também contudo valorizamos lindas paisagens, partes históricas também e conservação, já fizemos muitas viagens queremos ir para lugar diferente do Nordeste, amamos Natal, João pessoa, Aracaju Maceió. Nossa viagem sera de mais ou menos uma semana, para começar o que vc nos recomenda?

    1. Oi, Elaine. Como você gosta de conciliar belezas naturais com partes históricas bem preservadas, acho que a Bahia é uma boa opção. Para 7 dias, eu recomendaria que você começassem com 3 dias em Salvador e depois seguisse para outro destino de praia próximo de lá: Morro de São Paulo e Boipeba são ótimas opções. Abraços.

  5. Olá Fabio parabéns pelo site, estou com passagens compradas para ILHÉUS, vai eu e minha esposa estamos indo mais para descansar mesmo, vamos ficar em um hotel em frente a praia do sul, queria uma opinião sua sobre algum lugar ali perto que seja legal para visitar, vi que tem a praia dos milionarios dizem que é boa e fica perto, mas gostaria de saber sua opinião vou ficar 6 dias lá, se puder também me indicar alguns lugares por lá para jantar ou lanchar, obrigado.

  6. A Bahia é realmente maravilhosa.
    Mas o Guarujá, com suas praias também é um lugar que merece uma visita.
    Esperamos você aqui para conhecer nossa cidade.
    Parabéns pelo blog.
    Um abraço.

  7. Olá, sou nova no blog e comecei a pesquisar agora sobre Morro de SP e Boipeba. Não preciso alugar carro né? Dá para conhecer os 2 apé? Quero ficar 1 semana, qual seria o melhor roteiro. Vocês que já foram podem me indicar um? Queria conhecer primeiro Salvador, Morro e depois Boipeba, e o que mais for proximo..quanto mais ou menos sera que ficaria a viagem?

  8. Saudações Fábio,
    Estou terminado meu roteiro para fazer Bahia (Chapada e Litoral) este ano de carro.
    Mas ainda estou em duvida com quantidade de dias, apesar de cada lugar ter sua beleza..as vezes são parecidos!
    Com foco em natureza, paisagens e muita agua estou pensando no roteiro abaixo e gostaria da sua opinião se devo acrescentar ou se posso retirar. Os dias serão inteiros (manha,tarde e noite).
    1. Chapada Diamantina – 5 dias (Ainda não decidi se faço a Trilha do Pati ou vários passeios por conta)
    2. Costa do Dendê:
    – Morro de São Paulo (3 dias )
    – Ilha de Boipeba (2 dias) – o transporte acho q vou faze no esquema passeio q vcs fizeram.

    3. Costa do Cacau
    Taipu de Fora / Barra grande (1 dia)
    Itacaré (1 dia)
    Ilhéus (2 dias)

    4. Costa do Descobrimento
    Porto Seguro (1 dia)
    Arraial (1 dia)
    Trancoso (2 dias) – 1 dia para Praia do Espelho

    5. Costa das Baleias
    Caravelas (3 dias) – Pretendo passar uma pernoite em abrolhos (embarcação) para mergulhar e fazer passeio para ver a baleias, pois será temporada.

    Desde já obrigado e parabéns pelas Ótimas viagens e dicas!!

    1. Olá, eu moro em Itacaré, e eu acho que somente um dia aqui é muito pouco, porque aqui tem muitas praias, cachoeiras… vale a tempo ficar mais tempo.

    2. Oi, Dhian. Olha só, eu aumentaria os dias em Itacaré e reduziria em Ilhéus. Não há muito o que fazer por lá, a meu ver. Em 2 ou 3 horas já dá para conhecer alguma coisa. O trecho na Costa do Descobrimento também está muito corrido, eu optaria por descartar Caravelas (deixar para outra vez), por falta de tempo mesmo. Abração e boa viagem!

    3. Justamente o que penso em fazer, mas talvez sem a parte da Chapada, também estou pesquisando a quantidade de dias

  9. Ola estou acompanhando seu blog para pegar dicas para Arraial, Porto Seguro e Trancoso….estou indo em Dezembro com meu noivo e estamos montando nosso proprio roteiro, mas tem umas coisinhas que ainda estou com duvida que nao achei 100%esclarecido nos sites e gostaria de saber se vc pode me ajudar!!!vou dividir minha base em arraial e Porto!! quero fazer Caraiva e Espelho num dia só de carro…queria dicas, saber da estrada, o q aconselha!!
    queria fazer um dia cabralia com Santo Andre tb mas sem agencias, sem passeio de chalana pra nao ficar presa,mas tb queria dicas se eu consigo fazer por conta propria esses lugares!!!
    caso possa me ajudar, ficarei muito grata!!

    1. Olá!
      Bom, Caraiva e Espelho se faz em um dia só, embora seja mais confortavel estar em Trancoso e partir para lá. Algumas observações:
      – A estrada é muuuuuito ruim, eu e meu marido estavamos em Arraial e resolvemos ir para Caraíva e Espelho. O dono da pousada nos recomendou alugar um carro, pois o nosso não era 4X4 e o risco de nos deixr na mao para o resto da viagem era grande.
      – Alugamos o carro, saímos beeeeeeem cedo (esta é a outra dica, o trageto é longo e esburacado e de terra…NÃO TEM ASFALTO)
      – Para ver as piscinas naturais que se formam na Praia do Espelho e observe antes de sair de casa a tábua de marés (se estiver de 0,1 a 0,3 otimo) vc verá o espetáculo que é o mar “espelhando” as falésias.
      – Saindo cedo vocês partem de lá para Caraíva, o carro pára em um estacionamento (na rua) e vocês atravessam de barco. Chegando cedo noEspelho vão aproveitar bem Caraíva, aonde o legal é o rio, e pegarão bem raso pra encostar a cadeira e curtir.
      Quanto à Cabralia e Santo André, mais facil ainda! Se já estiverem em Porto( acho mais prático fazer quando estiver por lá para não pagar 2vz o ferryboat) segue pela Avenida Oceânica, tudo bem sinalizado por placas. Não deixe de ir no Mirante do MuTari, uma vista linda das praias do Porto Seguro, com aquela agua verde/azul.
      Aproveitem, qualquer coisa isabelamissias@gmail.com ou meu instagram: Isabela Missias (Geógrafos Viajantes), com facebook de mesmo nome
      Um beijo

    2. Oi, Evellin. Acho que fica corrido fazer Espelho e Caraíva em 1 dia só, espero que tenha escolhido apenas 1 dos lugares. Em relação a Santo André, talvez valha a pena um pernoite por lá. Abração.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.