O que fazer em Lagos no Algarve – Portugal

A melhor praia do mundo fica em Lagos, no Algarve. Pelo menos foi a conclusão da publicação Condé Nast Traveler em ranking divulgado antes de nossa visita.

Listas são assim mesmo: cada um tem a sua. Pronto, falou em listas e rankings, já me aguça logo a curiosidade de conhecer o destino.

Mas antes de conhecer a melhor praia do mundo, a preocupação era como chegar até ela. Como viajamos sem carro, não sabíamos de fato se o acesso até a Praia de Dona Ana (a famosa praia do ranking) seria fácil. Depois de consultar o blog da querida Patrícia de Camargo, do Turomaquia, a dúvida se dissipou.

Então partimos de Albufeira (onde estávamos hospedados, leia mais sobre onde ficar no Algarve aqui no blog) para Lagos de ônibus. A viagem demorou mais do que prevíamos, o que acabou atrapalhando um pouco nosso dia em Lagos. Há muito o que fazer por lá, e acabamos não conferindo tudo.

Em suma, não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos, mas pelo menos a melhor praia do mundo está conferida. Veja como foi.

O que fazer em Lagos no Algarve – Portugal

Trajeto a pé da Marina de Lagos até a Praia da Dona Ana, já considerada a melhor praia do mundo

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer em Lagos, Algarve - Praias do Sul de Portugal

Chegada em Lagos

Nosso passeio em Lagos começou no Terminal Rodoviário, que fica bem próximo da Avenida dos Descobrimentos e da Marina de Lagos.

Caminhando em Lagos

Em frente à Marina, você encontra um calçadão e seguindo à direita, é o caminho para as belíssimas praias de Lagos.

Você pode ir a pé até as praias, como nós fizemos, ou pegar um ônibus direto para a Praia Dona Ana. Como queríamos também conhecer o caminho, fomos a pé, o que por um lado foi positivo para conhecermos outras praias, mas por outro acabou nos tomando tempo.

Caso prefira ir de ônibus, veja os horários da Linha 2 Azul, tanto na ida como na volta, pois não é uma linha frequente. Às vezes o intervalo de um ônibus para o próximo pode chegar a 2 horas.

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
A Praia da Batata e dos Estudantes foram belas surpresas no caminho a pé para a Dona Ana

Na própria Avenida dos Descobrimentos também existem algumas agências que fazem o passeio de barco até a Ponta da Piedade. O passeio é imperdível, mas nós fomos pegar um barco mesmo na Praia da Dona Ana.

Forte Ponta da Bandeira

calçadão de Lagos é bom gostoso para caminhar e inclui algum comércio local, mas para quem estava em esquema de bate-volta, não dava para perder muito tempo. Seguimos direto até o primeiro ponto do nosso percurso: o Forte da Ponta da Bandeira (também conhecido como Forte do Pau da Bandeira).

O que fazer em Lagos
Ver mapa ampliado

Construída entre 1680 e 1690 (leia mais aqui), não achei a construção tão interessante (pelo menos para nós que estávamos com desejo de praia). Mas o mar no entorno do forte nos encantou e “perdemos” algum tempo com algumas fotos.

Como você já deve ter percebido, nossos dias de viagem se alternam entre a felicidade de conhecer lugares incríveis e o sofrimento de se adequar ao tempo que passa. Em cada lugar, ao mesmo tempo em que havia aquele desejo de ficar mais tempo, também existia a preocupação. O tempo para o que ainda estava por vir. Vida de turista com os dias contados é isso aí.

Leia mais:
O que fazer em Algarve: Dicas e Roteiro de Viagem

A Primeira Praia: Praia da Batata (Praia Formosa)

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Praia do Batata, bem ao lado do Farol da Ponta da Bandeira

Não é preciso caminhar muito para chegar na primeira praia do percurso denominado Praias da Costa D’Oiro, assim chamadas pelo tom dourado de suas rochas. As praias às vezes são interligadas por túneis cavados nas rochas, o que deixa a paisagem ainda mais interessante. 

Quando chegamos na Praia da Batata, ela ainda estava tranquila, mas na volta já estava bem movimentada. Ela possui estrutura de guarda-sóis de palha e algumas passarelas de madeira sobre a areia, para que as pessoas caminhem pela areia fofa sem sujar muito os pés. Algumas mulheres faziam topless, mas para eles é super natural.

É daqui que saem os passeios de caiaque até a Ponta da Piedade. Fiquei com muita vontade de fazer.

No cantinho direito da praia, encontramos uma fenda na rocha que dava acesso para outra praia, a super reservada Praia dos Estudantes, praticamente vazia.

A Segunda Praia: Praia dos Estudantes

Além do mar que estava belíssimo, a praia também me encantou pela sua paisagem bem dramática, inclusive com uma ponte em forma de arco no alto da praia.

  O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Eu e Cleber na reservada Praia dos Estudantes

A Terceira Praia: Praia do Pinhão

A partir dali, é preciso seguir mais um pouco pela Avenida dos Descobrimentos até encontrar uma placa da Travessa da Trindade. Para a esquerda, você encontra a Praia do Pinhão e para a direita, vai direto para a Praia da Dona Ana.

Erramos o caminho e acabamos passando a Praia do Pinhão, mas depois demos um pulo até um mirante para conferir o visual dela de cima.

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Praia do Pinhão, em Lagos

A Quarta Praia: Finalmente Dona Ana

Apesar de outras praias mais tranquilas no caminho, como a do Pinhão ou a Praia do Camilo, é na Praia da Dona Ana que você chega e faz WOWWWW!!!

Sim, a paisagem é uma coisa de louco, você fica realmente boquiaberto. Eu não tive dúvidas de que o título de melhor praia do mundo se não foi merecido (pois desbancaria a nossa Praia do Sancho), está quase lá e trouxe notoriedade a uma praia realmente maravilhosa.

Nós já chegamos com a visão de cima. Nossa entrada foi próxima a um hotel de frente para o mar. Acho que ficamos uns 15 minutos tirando fotos da praia e, pasmem, não gostei de nenhuma das fotos em que eu apareço. Mas enfim, pelo menos a praia saiu bonita. rs.

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Visual de tirar o fôlego na Praia da Dona Ana, com as rochas debruçadas sobre o mar

Lá embaixo, eu bem que tentei animar o Cleber para entrar no mar, mas nem eu nem ele tivemos coragem. Fica a dica: Maio ainda é um mês frio no Algarve.Enfim, descemos para a praia. Para descer, é preciso encarar uma escadaria, mas não me lembro da subida ou da descida serem muito cansativas ou problemáticas.

Pelo menos para nós, já que eles (europeus) estão acostumados com o frio e entravam no mar mesmo assim.

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Pessoal entrando no mar da Dona Ana, mesmo gelado, me arrependi de não ter entrado

Ponta da Piedade

Lá de baixo, foi onde afinal fechamos um passeio de barco para as grutas da Ponta da Piedade, EUR 15,00 por pessoa.

Veja o vídeo para saber como foi.

Por enquanto, ficamos com essas imagens lindas na memória, e um desejo de ter entrado no mar, mas da próxima voltamos com mais calor. Os amigos do Deixa de Frescura foram em setembro e curtiram bem as praias e o mar.

O que fazer em Lagos Portugal - Dicas do Algarve
Esse é o visual para quem chega na Dona Ana de ônibus
 

Sugerimos a leitura:
Onde Ficar no Algarve

Leia mais:
O que fazer em Algarve: Dicas e Roteiro de Viagem

Outros Blogs:

Câmara Municipal de Lagos: Turismo – As Praias

© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

20 comentários

  1. Olá…Gostaria de saber se ao chegar em Lagos por volta do mieo dia, se é possível fazer esse mesmo roteiro de vocês. Esatrei em Lisboa e pensei em fazer esse apertado bate-volta rs, mas o ônibus não colabora né?, chega lá meio dia… rs

    1. Oi, Leslia. Supondo que você chegue ao meio dia, o mais legal seria pegar um táxi até as praias para chegar mais rápido, pois os ônibus demoram um pouco. Mas dá tempo sim, só verifique o último horário de volta, mas acho que tem saída até às 18h, então você teria umas 5 horas para aproveitar. Abraços.

  2. Adorei o vídeo! Fiquei em Lagos uma semana com a minha irmã. Entramos no mar e, mesmo em julho a água estava muito fria. Não tive coragem de mergulhar na agua, mas a minha irmã foi mais corajosa e mergulhou em todas as praias! Abs

  3. Obrigada aos dois por compartilhar suas experiências conosco. Estou planejando minha viagem e de meu esposo para Portugal e vamos ao sul por 3 dias, eu estava na dúvida de onde me alojar e graças a um comentário feito aqui já estou vendo acomodação na região de Lagos. Muuuuuito obrigada mesmo. Bjs

  4. Fabio, você recomenda passar uma noite em Lagos. Ou o ideal é um bate-volta por Albufeira? Tenho exatamente três dias para o Sul de Portugal. Não sei se fico dois dias em Albufeira e um dia em Lagos ou se monto base em Albufeira. O que você recomendaria? Desde já, obrigado. Adoro o site.

    1. Oi, Felipe. Muito obrigado pelo seu comentário. Olha só, nós gostamos de ficar em Albufeira, mas ao visitar Lagos a gente ficou com aquela vontade de ficar por lá, sabe. Albufeira tem uma vida noturna bem agitada, enquanto Lagos tem praias belíssimas e um perfil mais descolado, então vale considerar esses pontos na hora da sua escolha. Abração.

  5. Muito obrigado por ter citado a gente, Fábio! Também não fizemos o passeio de caiaque por falta de tempo. Agora, o maior vacilo nosso nessa viagem foi não ter ido até a Ponta da Piedade para fotografar! Que arrependimento! rsrsrs! Aguardando o próximo artigo sobre essa viagem! Abs!

  6. E o nosso vacilo mor foi não ter ido lá conferir a Praia do Camilo, que foi justamente a que vocês gostaram mais né? Faz parte. rs. Mas tô adorando falar sobre o Algarve, logo logo vem mais, abraço grande.

  7. Que lugar lindo. Essa mistura de pedras e água é fantástico heim… Não tem quem diga que essa água tava fria..ehehe…Deu vontade de conhecer. Abraços.

Deixe um comentário