O que fazer em Nova York: Passeio de Barco | Circle Line Cruise

Veja nesse post mais um pouco de o que fazer em NY, dessa vez através de um passeio de barco pela ilha de Manhattan. Veja algumas dicas de como fazer e como aproveitar melhor o passeio. 

A principal imagem que temos de Nova York é de vários prédios modernos e ruas repletas de pessoas. Ou então das belas imagens do Central Park. 

Mas a cidade de Nova York também possui belos lugares às margens dos rios East e Hudson. NYC soube transformar alguns desses espaços em ótimos espaços de lazer, tanto para os novaiorquinos, como para os turistas. 

O principal com certeza é a Estátua da Liberdade. Mas através de um passeio de barco, você consegue chegar bem pertinho da famosa Estátua da Liberdade, bem como ter um ponto de vista diferente da cidade, a partir do rio. 

O que fazer em Nova York

Passeio de Barco em Manhattan (Circle Line Cruise)

um roteiro de 

O que fazer em Nova York: Passeio de Barco Circle Line Cruise
Quer um visual diferente de Nova York, experimente um passeio de barco pelos rios Hudson e East, circundando Manhattan

Montar um roteiro em Nova York não é tarefa das mais fáceis. É quase como um quebra-cabeça: há tanto o que fazer, são tantas peças, que é difícil encaixá-las para visualizar o quebra-cabeça inteiro montado.

Por isso, em todos os nossos posts de Nova York, vamos indicar 3 informações essenciais para cada ponto turístico, de forma que fique mais fácil para você montar o seu quebra-cabeça novaiorquino:


  • Onde fica: qual o bairro e um mapa do lugar para você se localizar na Big Apple
  • Quanto tempo: saiba qual o tempo necessário para fazer a visita
  • O que fazer no mesmo dia: veja algumas opções de pontos turísticos próximos

Passeio de Barco (Circle Line Sightseeing Cruise)

Staten Island Ferry: Estátua da Liberdade de graça

Existem várias opções de passeios de barco para se fazer em Nova York. Se o objetivo é ver a Estátua da Liberdade mais de pertinho e de graça, a dica é pegar a balsa para Staten Island, que transporta gratuitamente tanto moradores como turistas.

A viagem de balsa dura cerca de 25 minutos. Confira os horários aqui.

A balsa para Staten Island passa pertinho da Estátua da Liberdade e não custa nada

Circle Line Cruises: Full Circle ou Semi Circle

Nós não fizemos esse trajeto gratuito pois já tínhamos o New York City Pass, que inclui a viagem de barco pela empresa Circle Line Sightseeing.

Os barcos da Circle Line saem do Pier 83, na altura da 42nd Sreet e da 11th Ave

Existem várias opções de passeio ao redor de Manhattan.

O passeio mais básico vai até a Estátua da Liberdade e volta (1 hora) e custa $ 29,00. Achamos que seria melhor fazer a viagem que percorre metade da ilha (Landmark Cruise ou Semi Circle), custando $ 35,00. A diferença é pouca e leva apenas mais 30 minutos. 

Atenção: o passeio de meia volta na ilha sai em poucos horários. No verão, são 3 horários, mas no inverno só há um horário disponível. Fique atento e consulte os horários no site da Circle Line.

Dica: Como estava muito quente, preferimos fazer no horário da tarde, mas você também pode optar pela manhã. O importante é dar uma olhadinha no clima ou na previsão, para não fazer o passeio com o tempo nublado. Mesmo assim, nosso passeio começou ensolarado e terminou dublado.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Dê uma checada no clima: sol, céu azul e passeio de barco tem tudo a ver

Outra opção que deve ser até mais interessante mas não tivemos tempo de fazer, é fazer esse mesmo roteiro metade da ilha, só que no entardecer. Ver Nova York anoitecer é um programa imperdível que você deve fazer durante o máximo de vezes e nos mais diferentes locais.

Onde Fica – Como Chegar

ponto de partida é na 42nd Street, no lado do rio Hudson. Você pode ir caminhando a partir da Times Square, na direção em que os números das avenidas aumentam (o pier fica após a 11th Avenue). No entanto, a caminhada é um pouco longa. A estação de metrô mais próxima é a da Rodoviária Port Authority (42 St, linhas A, C e E), mas mesmo assim é preciso caminhar 4 quadras.

Mapa até o Pier 83, onde saem os barcos da Circle Line, é possível ir caminhado pela W 42 Street.
Veja mapa no Google Maps

Como Funciona 

Durante o passeio, você tem a opção de ficar sentado na parte interna (que possui janelas) ou numa área externa, onde a visão é mais ampla. Há ainda a opção de ficar na frente do barco, onde não há cadeiras, o que te dá mais liberdade para fotografar. O espaço nessa parte é pequeno e você provavelmente terá que disputar com outras pessoas no momento mais crítico do passeio: quando o barco passa bem pertinho da Estátua da Liberdade. Essa área só abre após a partida do barco. 

  

Logo que saímos, o primeiro prédio que domina o skyline de Manhattan é o do Empire State Building. Nesse primeiro trecho, procure se posicionar na parte esquerda do barco, já que o lado direito dá para Nova Jersey e não é muito interessante.  Se quiser ficar sentado, procure chegar com alguma antecedência.

Empire State Building (o prédio pontudo à direita) é avistado logo na partida do passeio

Após percorrer a Midtown Manhattan, quando chegamos na Lower Manhattan, já avistamos o World Financial Center e o novo World Trade Center.

O prédio novo do World Trave Center possui 541 metros, 104 andares, custou quase 4 bilhões de dólares e é o prédio mais alto dos Estados Unidos (e o terceiro mais alto do mundo, fica atrás do Makkah Royal Clock Tower de Meca e do Burj Khalifa de Dubai). Quando visitamos Nova York, o complexo que inclui 5 torres ainda estava em construção.  O prédio foi finalmente inaugurado em novembro de 2014, 13 anos após o incidente de 11 de setembro. 

O One World Trade Center, o prédio mais alto dos Estados Unidos, é o destaque do sul da ilha de Manhattan
Um pouco mais distante, ainda é possível avistar como o One World Trade Center se destaca no skyline de NYC

Alguns minutos depois, já estamos nos distanciando da ilha e se aproximando da Estátua da Liberdade. É hora de preparar as câmeras (para aqueles que ainda não preparam, as nossas já estavam disparando há muito tempo rs) e mudar de lado. Agora o lado direito é mais interessante para ver a Estátua da Liberdade.

A passagem é rápida, o suficiente para uma ou duas fotos de cada um de nós. Também procurei registrar algumas imagens em movimento. Depois resolvemos dar espaço para as outras pessoas também poderem registrar suas fotos.

  
Estátua da Liberdade, o grande atrativo do passeio de barco

E pronto, já continuamos rumo ao East River.

Outros pontos de destaque estão na sequência, como passar próximo ao Pier 17 ou embaixo da Brooklyn e Manhattan Bridge. Mas na realidade também não é nada imperdível. Depois disso, o passeio começa a cansar um pouco.

Outro ponto que eu aguardava bastante era passar embaixo da Ponte do Brooklyn, mas não achei nada especial
Trecho em que passamos próximo ao South Street Seaport, onde fica o Pier 17

Há quem prefira fazer o passeio de lancha, que pode ser uma alternativa para quem não faz muita questão de tirar as fotos com calma.

Já que a parte externa tinha ficado um pouco chata, fomos para a parte interna e sentamos, onde é mais fácil escutar as explicações sobre os lugares fornecidas por um guia (não é gravação). Em determinados momentos pode ser interessante, já que o barco passa próximo de vários prédios históricos que eu não conhecia.

Como o passeio é Semi Circle, na volta acabamos passando pelos mesmos lugares, o que pode ser uma segunda chance para tirar aquela foto que você perdeu na ida.

No final das contas, acho um passeio bem agradável, exceto o stress de disputar os melhores lugares com os outros passageiros. Se quiser relaxar, escolha um lugar ao sol ou na parte interna (se for inverno, vá bem agasalhado) e curta o passeio sem sair de seu assento.

Quanto tempo

O passeio dura 1 hora e meia. Mas isso não quer dizer que você precisa reservar apenas esse tempo do seu dia.

Considere também o trajeto até o Pier 83 (cerca de 30 minutos) e uma boa antecedência para garantir um bom lugar. Por isso, no mínimo 2 horas e meia do seu dia devem ser reservados para essa atividade.

O que fazer no mesmo dia

Façam o que eu digo, não o que eu faço. Embora eu acredite que o mais recomendável é fazer passeios próximos, no mesmo dia em que fizemos o passeio de barco, também tínhamos visitado o Metropolitan Museum of Art, que não é próximo do Pier 83.

O Metropolitan é um museu incrível e enorme. Super cansativo. Nosso plano era depois ficar sentado no passeio de barco descansado, mas não rolou bem assim.

Para conciliar os programas no dia sempre considero duas táticas:

  • Proximidade: o ideal mesmo é ir percorrendo todos os pontos turísticos da região, assim você não perde tempo de locomoção para voltar para aquele lugar.

Pela proximidade, visitar o Intrepid Sea, Air & Space Museum é a melhor opção. Fica do lado do embarque para o Circle Line. Outras opções são conciliar com a Times Square, Bryant Park, New York Public Library e Grand Central Terminal, que ficam próximos. 

  • Afinidade: procuro evitar fazer dois ou três museus no mesmo dia, ou passeios que podem “brigar” um com o outro. Isso porque você pode não estar no espírito para ficar numa fila de 2 horas para subir o Empire State se tiver ficado andando 4 horas dentro de um museu. Ou seja, pense como você quer que seja seu dia de viagem, da forma mais agradável para você.
Nosso dia ideal era andar por um museu durante horas e depois sentar num passeio de barco para descansar. Mas quem disse que a gente consegue ficar parado?

Veja também nosso vídeo do passeio de barco e de outros passeios em que você pode curtir o cenário de Nova York banhada pelos rios Hudson e East. Confira.

 

FICHA TÉCNICA:

Passeio: Circle Line Cruises – Passeio de Barco Semi Circle por Manhattan
Direção: Pier 83, na altura da W 42nd Street
Produção: US$ 29,00
Fotografia: Fábio Pastorello
O melhor: Chegar pertinho da Estátua da Liberdade é mais para aquela foto turistão mesmo, mas o melhor mesmo é curtir o visual da ilha e dos prédios de um ponto diferente
O pior: lutar por um lugar ao sol, quer dizer, um lugar para tirar a sua foto com a Estátua da Liberdade
Ano: 2013
País: Brasil
Avaliação: ★★★

Insira seu e-mail para receber nossas atualizações:

 


>>> Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.
© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Siga a gente nas redes sociais
Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

4 comentários

  1. Gostaria de saber se os barcos do circle line param no pier próximo a ponte Brooklyn? E qual a diferença com o passeio com o water taxi?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.