Paris: Roteiro pelo Montmartre com Mapa

Nossa viagem de 2015 para a Europa começou em Paris, mas especificamente em Montmartre. O bairro se revelou uma ótima opção de onde ficar em Paris

Como você já viu por aqui, no post 10 Filmes e Destinos de Cinema, organizamos uma viagem pela Europa guiada por alguns dos meus filmes de viagem prediletos. O primeiro filme da lista é o incrível “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, com várias locações em Montmartre. 

Durante a viagem, recuperei um antigo hábito que estava me fazendo falta. No final de cada dia escrevi um diário de tudo o que aconteceu, e vamos compartilhar dia a dia esses relatos por aqui, começando pelo nosso primeiro dia em Montmartre. A ideia de escrever durante a viagem é procurar enriquecer ainda mais o diário com as sensações e experiências da viagem. 

Ainda que sejam relatos super pessoais, acredito que, como em outras viagens, nossa experiência possa ajudar você numa futura viagem. Ou simplesmente pode te transportar para viajar um pouco, junto com a gente.

Paris – O que fazer em Montmartre | Roteiro e Mapa

Europa 2015 – Diário de Viagem: Dia 1

Montmartre é um dos bairros mais típicos de Paris, em detalhes como a saída da estação Abbesses do metrô

Retornar a Paris é sempre uma delícia. A primeira vez que conheci a cidade eu estava sozinho, mesmo assim foi uma delícia. A segunda vez levei o Cleber para conhecê-la e da terceira vez fomos com o nosso amigo Alex.

Portanto, essa é a quarta vez que vou para lá, mas lógico, Paris é inesgotável e merece muito mais visitas. Tem gente que vai todo ano.

Transfer do Aeroporto Charles de Gaulle para Paris – Como Chegar

Antes de mais nada, cabe contar que para chegar em Paris a partir do aeroporto Charles de Gaulle, recebemos o apoio sensacional do pessoal da França entre Amigos, que foi buscar a gente no aeroporto e fez nosso translado até o hotel em um carro incrível.

Luiz e o carro da França entre Amigos, transfer excelente a partir do aeroporto de Charles de Gaulle

Ainda contamos com a simpatia e eficiência do Luiz, que foi impecável.

Em geral eu procuro mesmo ir de transporte público para o hotel, mas é sempre muito estressante na chegada. Agora que eu conheci esse serviço de transfer, vai ser difícil não usar novamente.

Aguardem matéria específica em que contaremos mais sobre os serviços da França entre Amigos.

Onde Ficar em Paris: Hotel Barato em Montmartre

Nessa quarta viagem, a proposta era visitar algumas locações cinematográficas, e logo na chegada já fomos conhecer o Cafe des 2 Moulins, em Montmartre. O café fica a apenas 2 quadras do nosso hotel, o simples porém aconchegante Grand Hotel de Clermont.

Quarto no Hotel de Clermont, em Montmartre, uma boa opção de hospedagem em Paris

Apesar do quarto ser eficiente, o duro foi encarar três lances de escada em espiral e super apertada até o quarto. O recepcionista disse que não podia ajudar no check-in, mas que ajudaria a carregar a mala na saída. Falou a mesma coisa para outro casal que chegou logo na sequência.

O hotel não tem café da manhã e nem frigobar no quarto, o que atrapalha um pouco o começo do dia. É preciso tomar café da manhã na rua. Mas nas redondezas existem inúmeras opções, como o Le Pain Quotidien (mais caro) ou os cafés na Rue des Abbesses.

Achamos o Grand Hotel de Clermont uma boa relação custo-benefício em Paris (EUR 85,00 a diária, para 2 pessoas). Localização perfeita, perto de vários mercadinhos ou supermercados maiores como a rede Monoprix, além de estações de metrô. O wi-fi funcionou bem durante toda a estadia e o quarto tinha armários e espaço suficiente para guardar nossas coisas.

Ou seja, no final das contas, apesar de alguns problemas, o hotel foi uma boa opção de hospedagem.


Consulte hotéis e pousadas em Paris

Clique aqui para consultar valores, disponibilidade e opções de hospedagem em Paris, como o Grand Hotel de Clermont, hotel que ficamos hospedados.

Fazendo a reserva nesse ou em qualquer outra hospedagem no Booking.com através de nosso link, você colabora com o nosso trabalho e não paga nada além por isso.

Primeiro Filme do Top 10 Filmes na Europa: Amélie Poulain

Voltando ao Café des 2 Moulins (Rua Lepic 15), em Montmartre, para quem não conhece, o lugar foi locação do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e era nesse café que a protagonista trabalhava.

Cena do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, eu e Cleber sentamos no mesmo lugar dessa imagem
Cleber e eu no Café des 2 Moulins, locação do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

O filme já virou cult e o café também. O lugar está bem parecido com o filme e conta com um poster do filme que faz com que Amélie não seja esquecida. No banheiro, o cliente encontra alguns anões e fotos da viagem do anão pelo mundo, exatamente como aconteceu no filme. Vale a pena a visita, além do atendimento no café ser super simpático.

Um roteiro a pé por Montmartre

Enfim, apesar do gostoso almoço e Café des 2 Moulins (há no cardápio também a opção de um menu a la Amélie, que inclui um creme bulée para você quebrar a casquina), o restante do dia não foi tão proveitoso.

Eu tinha todo um roteiro de locações para visitar em Montmartre e arredores, como o Canal Saint-Martin e obviamente a Basílica de Sacré-Couer. Mas a chuva atrapalhou.

Fizemos um roteiro a pé pelo bairro de Montmartre e nos encantamos com a Rue des Absesses, bem pertinho do nosso hotel (no final da Rue Lepic, onde está localizado o 2 Moulins). A rua termina na praça Abbesses, onde vale prestar atenção na saída da estação de metrô.

Logo em seguida confira o Muro do Eu te Amo (Le Mur des Je t’Aime), em que a frase Eu Te Amo é escrita em várias línguas.

O Muro Je T’Aime está localizado na Praça Abbesses, num pequeno e agradável parque, o Square Jehan Rictus. A frase “Eu Te Amo” está escrita em mais de 300 línguas. Idealizado por Fredéric Barón, para inicialmente 80 frases. Aos poucos, ele começou a ampliar o acervo e depois convidou a artista Claire Kito para a caligrafia das frases. A concretização final veio através da ocupação de um espaço de 40 metros quadrados com 612 azulejos. O acesso é grátis. 

  
Escrita em todos os idiomas, a frase Eu Te Amo é destaque no muro Je T’Aime

Vale também uma passadinha no Le Moulin de la Galette, um restaurante histórico já pintado por Renoir, Toulouse-Lautrec e até Picasso. No almoço existem opções de menu que vão de 15 a 29 euros. Para o jantar, os pratos principais giram em torno de 20 a 25 euros.

Se você seguir pela Rue Norvins, chegará na Place du Tetre, com vários restaurantes e lojas de souvenirs, e logo em seguida na Sacre-Couer, sem precisar subir a escadaria ou pegar o funicular.

Veja o roteiro a pé que fizemos por Montmartre com todos os pontos que visitamos no mapa abaixo. Clique no link para visualizar com mais detalhes ou imprimir o mapa no Google Maps.

Quando chegamos afinal na Sacre-Couer, o que seria o ponto alto de nosso passeio, começou a chover. E voltamos ensopados para o quarto do hotel.

E embora estivéssemos viajando em junho, ou seja, praticamente verão por lá, a chuva e o frio nos deixaram praticamente congelando. Ou seja, vá sempre preparado para o frio (e para o calor), não importa a estação. 

De qualquer forma, já deu pra ter uma ideia de como Montmartre é um bairro bem gostoso para se hospedar e passear, cheio de vida noturna frequentada pelos próprios parisienses e também por turistas, além de lugares charmosos como a Place du Tertre.

Paris: bonita mesmo em dias de chuva?

Mas esse foi somente nosso primeiro dia de viagem, nos próximos exploramos melhor Montmartre (com visita a igreja de Sacre-Couer e ao famoso Moulin Rouge) e também encontramos dias lindos de sol logo no dia seguinte, na maravilhosa visita aos jardins de Monet, em Giverny.

Aguardem que futuramente postaremos relatos com mais detalhes sobre os lugares visitados, mapas com nossos trajetos por Paris e, mais relatos dessa viagem.

Confiram também o vídeo de nosso primeiro dia de viagem.



Veja a seguir: Montmartre – Paris: Cafe des 2 Moulins, Sacré-Couer e Amélie Poulain


Leia também:
Viagem de Cinema: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Turomaquia: 10 coisas legais para fazer em Montmartre
Viajoteca: Conhecendo Paris – Montmartre


© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Sugerimos a leitura: 
Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália
Roteiros e Dicas pela Europa: Todos os Roteiros

Dica: Não perca nenhuma matéria dessa viagem. Inscreva-se em nossa newslettter e você irá receber um e-mail com todas as atualizações do site. 

Inscreva-se

 


>>> Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.

Siga a gente nas redes sociais
Facebook YouTube Google+ Twitter Instagram

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.