Uma das coisas legais de Búzios é que até as praias mais acessíveis são paradisíacas. É o caso da Praia de João Fernandes. O acesso é super tranquilo a partir do centro de Búzios.
Apesar do carro não ser essencial em Búzios, ter um veículo facilita as coisas e torna os percursos mais rápidos.
Em um belo dia de sol após dois dias de chuva e tempo nublado, tudo o que a gente queria era correr atrás do tempo perdido.
Portanto, optamos por fazer um passeio de buggy. E passeio de bugue (ou buggy) sabe como é, vale pelo passeio em si, e não tanto como meio de locomoção.
Mas depende muito das virtudes do bugueiro. É preciso que o motorista seja meio guia turístico (para ir mostrando os pontos de interesse) e também apaixonado pelo lugar (aquelas pessoas que nunca se cansam de mostrar os encantos do lugar em que vivem).
Confiram o relato de um dia de viagem em Búzios. Confira também nosso roteiro de 4 dias em Búzios.
Búzios: Passeio de Buggy e Praia de João Fernandes
Nesse passeio, conheça praias e mirantes menos conhecidos de Búzios
Praia de João Fernandes em um belo dia de sol, finalmente |
Praia de João Fernandes
Uma boa dica de passeio em Búzios é ir até a Praia de João Fernandes.
Para chegar na Praia de João Fernandes, as opções são de carro, a pé ou através de van.
- Para ir a pé pode caminhar até a Estrada da Usina Velha (onde também passam as vans) e caminhar direto até a praia.
- Outra alternativa mais agradável é ir caminhando pela Orla Bardot. Quando chegar na Praia dos Ossos, existe uma entrada para a Rua Praia de João Fernandes. Dá uma olhada no mapa abaixo.
Seja qual for o caminho, não deixe de tirar uma foto ao chegar na praia.
Como a rua de acesso fica mais alta do que a praia, existem vários pontos de vista, mas o mais ideal é justamente um deck de madeira.
Vista para a Praia de João Fernandes |
A praia é bela, mas chegue cedo: o trecho de areia é bem estreito |
Quando chegamos na praia, ainda estava vazio, mas com o tempo a praia foi enchendo e logo ficou lotada. O trecho de areia é bem pequeno, então fica todo mundo muito próximo. O negócio é partir para o mar.
Fizemos vários registros bem divertidos com a GoPro. Aliás, fica a dica. Para conseguir fotos mais espontâneas com a máquina, deixamos a máquina no modo de temporizador. A máquina vai tirando fotos sequenciais, em um intervalo que você mesmo determina.
Eu e Cleber curtindo o mar de João Fernandes |
O mar verde e super calmo da maior parte das praias de Búzios é uma delícia |
Não deixe de conferir: As Melhores Praias de Búzios
Passeio de Buggy
É da praia de João Fernandes que sai um city tour feito em um buggy. O city tour custa R$ 60,00.
Passamos no escritório da empresa, localizada na Rua João Fernandes, contratamos o passeio e aguardamos cerca de 1h até que o bugueiro chegasse, pois já era quase horário do almoço.
Enquanto aguardávamos, passamos no Sukão para comer alguma coisa. A lanchonete tem várias opções de sucos e sanduíches em preços OK para Búzios (ou seja, um pouco caros). O atendimento é ótimo.
Sukão, uma lanchonete no caminho para a Praia dos Ossos, boa opção para um lanche |
O bugueiro nos pegou no Sukão e partimos para o passeio.
Como já disse no início do texto, um passeio de buggy depende da simpatia e da disposição do bugueiro, assim como uma excursão dependeria do guia de turismo ou uma aula depende do professor. Que bom que nosso bugueiro era ótimo, nos deu várias explicações e fazia paradas sem nos pressionar em relação ao tempo.
O trecho inicial entre a Praia João Fernandes e João Fernandinho possui bons mirantes para o mar, como o Mirante de João Fernandes. Vale dar uma paradinha para algumas fotos.
Mirante de João Fernandes |
Praia de João Fernandinho
Por incrível que pareça, não conhecíamos essa praia, e achamos uma graça.
O acesso é um pouco complicado, se comparado com as demais praias de Búzios. Isso porque rola uma escadaria. O bugueiro nos deixou e falou que poderíamos ficar o tempo que quiséssemos.
Fomos até a praia e ficamos encantados com uma praia pequeninha, de uns 100 metros de extensão, e com o mar de cores lindas entre o azul e o verde e águas super transparentes. Uma delícia.
Praia de João Fernandinho, pequena e de águas límpidas |
Roteiro pelos Mirantes de Búzios
No restante do caminho, o destaque fica para a estrada, sempre com o mar como referência, e as paradas nos mirantes pelo caminho.
Os mirantes mais famosos são o Mirante da Brava (com vista para a Praia Brava) e o Mirante do Forno (com vista para as Praias do Forno e da Foca).
O trajeto pode ser feito de forma independente, embora as ruas estejam em péssimas condições. É uma Búzios meio deserta e abandonada, em que o estado precário das ruas repentinamente conflita com construções luxuosas à beira-mar.
Praias escondidas e o litoral entrecortado de Búzios em uma das paradas propostas pelo bugueiro |
As conversas com o bugueiro, que nos conta histórias sobre os terrenos, as casas, a quem pertencem e quem as utiliza, são uma das partes melhores do percurso.
O bugueiro não parou na Praia Brava, somente no mirante, que vale a visita. Mas eu sou suspeito. Sempre acho as praias mais bonitas vistas de cima.
Depois da Brava, fizemos ainda três paradas que já tínhamos conferido anteriormente.
- A primeira foi na Praia do Forno, onde pudemos conferir o visual, dessa vez com sol. A cor do mar, mais uma vez, impressiona. Mas nem tudo é perfeito: a água estava super gelada, e acabei sem coragem de entrar.
- A segunda parada foi no Mirante do Forno, com vista para a Praia do Forno e a Praia da Foca.
- A terceira parada foi na Ponta da Lagoinha. Novamente fizemos uma parada e fizemos novos registros do lugar, dessa vez com sol. Essas duas paradas são imperdíveis.
Praia do Forno, mais um dos lugares que dá vontade de dar um tchibum |
Visual da Ponta da Lagoinha |
Nós, o bugue e as condições das ruas não muito favoráveis para carros de passeio |
7 Comentários
Oi Fábio, a loja que você contratou o passeio de buggy se chama Tava tour. O nosso contato é 22 998560726 falar com Tavares.
Adoro suas dicas são sempre infalíveis é ruim quando a gente vai pra algum lugar sem ideias do que fazer, onde ir, o que comer etc; muito melhor pegar suas dicas e já ir se programando, fiz isso na ultima viagem quando fui a Natal (Pipa) Achei os Parrachos incríveis e não teria ido lá se não fosse você recomendando! Agora programando para Búzios! Top seu trabalho parabéns!
Que máximo Alice. Esse é o nosso objetivo, ficamos felizes de poder ajudar e inspirar outros viajantes. Muito obrigado pela mensagem. Abraços.
Olá! Você se lembra o nome da empresa que contratou o buggy? Obrigada
Oi, Thaiany. Não me lembro, infelizmente. Mas a loja ficava ali logo na chegada da Praia de João Fernandes. Abs.
Seus comentários sempre me ajudam a definir minha viajem. Lembro que quando fui ao Peru, peguei várias dicas de vocês e deu tudo certo. Agora, mais uma vez, deram uma boa dica do passeio de buggy em Búzios. Valeu!!!!!!
Que máximo Eliane. Obrigado por lembrar do blog nas suas próximas viagens. Abraços.