Búzios: Passeio de Buggy e Praia de João Fernandes

Uma das coisas legais de Búzios é que até as praias mais acessíveis são paradisíacas. É o caso da Praia de João Fernandes. O acesso é super tranquilo a partir do centro de Búzios.

Apesar do carro não ser essencial em Búzios, ter um veículo facilita as coisas e torna os percursos mais rápidos.

Em um belo dia de sol após dois dias de chuva e tempo nublado, tudo o que a gente queria era correr atrás do tempo perdido.

Portanto, optamos por fazer um passeio de buggy. E passeio de bugue (ou buggy) sabe como é, vale pelo passeio em si, e não tanto como meio de locomoção.

Mas depende muito das virtudes do bugueiro. É preciso que o motorista seja meio guia turístico (para ir mostrando os pontos de interesse) e também apaixonado pelo lugar (aquelas pessoas que nunca se cansam de mostrar os encantos do lugar em que vivem).

Confiram o relato de um dia de viagem em Búzios. Confira também nosso roteiro de 4 dias em Búzios.

Búzios: Passeio de Buggy e Praia de João Fernandes

Nesse passeio, conheça praias e mirantes menos conhecidos de Búzios

Búzios: Passeio de Buggy
Praia de João Fernandes em um belo dia de sol, finalmente

Praia de João Fernandes

Uma boa dica de passeio em Búzios é ir até a Praia de João Fernandes.

Para chegar na Praia de João Fernandes, as opções são de carro, a pé ou através de van.

• Para ir a pé pode caminhar até a Estrada da Usina Velha (onde também passam as vans) e caminhar direto até a praia.
  • Outra alternativa mais agradável é ir caminhando pela Orla Bardot. Quando chegar na Praia dos Ossos, existe uma entrada para a Rua Praia de João Fernandes. Dá uma olhada no mapa abaixo.

Seja qual for o caminho, não deixe de tirar uma foto ao chegar na praia.

Como a rua de acesso fica mais alta do que a praia, existem vários pontos de vista, mas o mais ideal é justamente um deck de madeira.

Búzios: Passeio de Buggy e Praia João Fernandes
Vista para a Praia de João Fernandes
A praia é bela, mas chegue cedo: o trecho de areia é bem estreito

Quando chegamos na praia, ainda estava vazio, mas com o tempo a praia foi enchendo e logo ficou lotada. O trecho de areia é bem pequeno, então fica todo mundo muito próximo. O negócio é partir para o mar.

Fizemos vários registros bem divertidos com a GoPro. Aliás, fica a dica. Para conseguir fotos mais espontâneas com a máquina, deixamos a máquina no modo de temporizador. A máquina vai tirando fotos sequenciais, em um intervalo que você mesmo determina.

Búzios: Passeio de Buggy e Praia João Fernandes
Eu e Cleber curtindo o mar de João Fernandes
O mar verde e super calmo da maior parte das praias de Búzios é uma delícia

Não deixe de conferir: As Melhores Praias de Búzios

Passeio de Buggy

É da praia de João Fernandes que sai um city tour feito em um buggy. O city tour custa R$ 60,00.

Passamos no escritório da empresa, localizada na Rua João Fernandes, contratamos o passeio e aguardamos cerca de 1h até que o bugueiro chegasse, pois já era quase horário do almoço.

Enquanto aguardávamos, passamos no Sukão para comer alguma coisa. A lanchonete tem várias opções de sucos e sanduíches em preços OK para Búzios (ou seja, um pouco caros). O atendimento é ótimo.

Búzios: Passeio de Buggy
Sukão, uma lanchonete no caminho para a Praia dos Ossos, boa opção para um lanche

O bugueiro nos pegou no Sukão e partimos para o passeio.

Como já disse no início do texto, um passeio de buggy depende da simpatia e da disposição do bugueiro, assim como uma excursão dependeria do guia de turismo ou uma aula depende do professor. Que bom que nosso bugueiro era ótimo, nos deu várias explicações e fazia paradas sem nos pressionar em relação ao tempo.

O trecho inicial entre a Praia João Fernandes e João Fernandinho possui bons mirantes para o mar, como o Mirante de João Fernandes. Vale dar uma paradinha para algumas fotos.

Mirante de João Fernandes

Praia de João Fernandinho

Por incrível que pareça, não conhecíamos essa praia, e achamos uma graça.

O acesso é um pouco complicado, se comparado com as demais praias de Búzios. Isso porque rola uma escadaria. O bugueiro nos deixou e falou que poderíamos ficar o tempo que quiséssemos.

Fomos até a praia e ficamos encantados com uma praia pequeninha, de uns 100 metros de extensão, e com o mar de cores lindas entre o azul e o verde e águas super transparentes. Uma delícia.

Búzios: Passeio de Buggy - Praia de João Fernandinho
Praia de João Fernandinho, pequena e de águas límpidas

Roteiro pelos Mirantes de Búzios

No restante do caminho, o destaque fica para a estrada, sempre com o mar como referência, e as paradas nos mirantes pelo caminho.

Os mirantes mais famosos são o Mirante da Brava (com vista para a Praia Brava) e o Mirante do Forno (com vista para as Praias do Forno e da Foca).

O trajeto pode ser feito de forma independente, embora as ruas estejam em péssimas condições. É uma Búzios meio deserta e abandonada, em que o estado precário das ruas repentinamente conflita com construções luxuosas à beira-mar.

Búzios: Passeio de Buggy - Mirantes de Búzios
Praias escondidas e o litoral entrecortado de Búzios em uma das paradas propostas pelo bugueiro

As conversas com o bugueiro, que nos conta histórias sobre os terrenos, as casas, a quem pertencem e quem as utiliza, são uma das partes melhores do percurso.

O bugueiro não parou na Praia Brava, somente no mirante, que vale a visita. Mas eu sou suspeito. Sempre acho as praias mais bonitas vistas de cima.

Búzios: Passeio de Buggy - Mirantes de Búzios

Depois da Brava, fizemos ainda três paradas que já tínhamos conferido anteriormente.

• A primeira foi na Praia do Forno, onde pudemos conferir o visual, dessa vez com sol. A cor do mar, mais uma vez, impressiona. Mas nem tudo é perfeito: a água estava super gelada, e acabei sem coragem de entrar.
  • A segunda parada foi no Mirante do Forno, com vista para a Praia do Forno e a Praia da Foca.
  • A terceira parada foi na Ponta da Lagoinha. Novamente fizemos uma parada e fizemos novos registros do lugar, dessa vez com sol. Essas duas paradas são imperdíveis.
Búzios: Passeio de Buggy - Praia do Forno
Praia do Forno, mais um dos lugares que dá vontade de dar um tchibum
Búzios: Passeio de Buggy - Ponta da Lagoinha
Visual da Ponta da Lagoinha
Búzios: Passeio de Buggy
Nós, o bugue e as condições das ruas não muito favoráveis para carros de passeio
share on:
Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.