O que fazer em Paris – Os 10 Melhores Pontos Turísticos

O que fazer em Paris: Melhores Pontos Turísticos

O que fazer em Paris? Visitar essa cidade é como montar um quebra-cabeças de pontos turísticos, bairros, passeios, restaurantes e experiências para se viver por lá.

Para te ajudar nessa tarefa, resolvemos identificar os 10 principais pontos turísticos da cidade, aqueles que você não pode deixar de fora de sua viagem.

Paris é uma das cidades mais lindas e cinematográficas do mundo. Todo ano mais de 900 produções de cinema são filmadas por lá. Mas mesmo para quem não é cineasta, há tanto para fazer, que o viajante logo precisa fazer uma lista de prioridades. 

Na realidade, a cidade encanta pelo conjunto da obra, e não por esse ou aquele ponto turístico.

É lógico que a Torre Eiffel é maravilhosa, ou caminhar pelo Rio Sena é encantador, ou lá você encontra alguns dos melhores museus do mundo. Mas o prazer de caminhar sem rumo pela cidade, apenas pelo prazer de vagar pelas ruas de Paris (também conhecido como flanar por Paris), parece ser um de seus principais encantos.

Então alterne seu tempo em Paris entre visitar os principais e melhores pontos turísticos, que vamos identificar aqui. Também reserve um tempo livre para se surpreender pela cidade que só você vai conhecer.

E não esqueça de deixar sua contribuição no final da lista. Comente. Qual o lugar imperdível de Paris para você?

O que fazer em Paris: 10 Melhores Pontos Turísticos 

Confira todos os filmes gravados na cidade luz

por 

Nossa última viagem para a Europa foi inspirada em 10 filmes e destinos cinematográficos. Confira aqui no blog nosso roteiro de viagem e a lista dos 10 filmes que serviram de guia para nossa viagem.

Europa em 30 Dias: Roteiro de Viagem pela França e Itália

Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália

O que fazer em Paris - Melhores Pontos Turísticos e Locações de Filmes
Cena de um filme sendo gravado às margens do Rio Sena, em Paris

Para ajudar a montar essa lista, contamos com a ajuda de duas fontes principais: a lista de principais pontos turísticos classificada pelos leitores do TripAdvisor e a lista dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer, do livro de Patrícia Schultz. Como você já deve ter notado aqui no site, adoramos listas.

Uma curiosidade: as listas hoje badaladas em sites como o Buzzfeed surgiram através de um livro, o “Alta Fidelidade”, de Nick Hornby (que depois virou um filme dirigido por Stephen Frears). Na história, o protagonista era fanático por listas e fazia Top 5 de tudo.

1 – Torre Eiffel

O que fazer em Paris - 10 Pontos Turísticos

A Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris, com 324 metros e foi construída pelo mesmo Gustave Eiffel responsável pela Estátua da Liberdade, em Nova York. Obviamente, subir a Torre é um programa imperdível, mas tenha paciência para enfrentar longas filas. Para mim, o melhor horário é no final da tarde, porque aí você já estica até o anoitecer e confere o pôr do sol lá de cima.

A Torre também é um dos pontos turísticos mais retratados pelo cinema, e praticamente todo filme rodado em Paris tem alguma cena mostrando ela. Um dos grande clichês são pessoas morando ou se hospedando em lugares com vista para a Torre Eiffel. Mas enfim, alguns dos filmes de maior destaque são o “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen, e a animação “Ratatouille”, de Brad Bird.

Paris e Ratatouille - Melhores Pontos Turísticos
Ratatouille, um dos filmes que usam a Torre Eiffel como cenário

Leia também: Um roteiro pelo Invalides e Torre Eiffel

2 – Musée d’Orsay

O que fazer em Paris - Melhores Pontos Turísticos

O que mais encanta no Musée d’Orsay, além do acervo maravilhoso, é o fato do prédio ser uma antiga estação de trem. Aliás, quando a gente dá impressão que você entrou no filme “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese. O filme se passa na Paris da época do pioneiro Georges Méliès. Mas a estação onde vive o protagonista foi inspirada na Gare Montparnasse (mas boa parte do filme foi mesmo criada a partir de efeitos digitais).

A construção do d’Orsay é belíssima e impressiona mais o fato de quase ter sido demolido na década de 70. Felizmente não foi e parte do acervo do Museu do Louvre migrou para cá, compondo um dos melhores e mais bonitos museus do mundo. Entre as obras de arte, as esculturas e as obras impressionistas são as minhas preferidas, entre elas obras de Monet, Renoir e Van Gogh.

3 – Museu do Louvre

O que fazer em Paris - Melhores Pontos Turísticos

Uma curiosidade sobre o prédio onde funciona o Museu do Louvre, é que ele foi inicialmente construído para ser uma fortaleza. Rei após rei, teve sua estrutura ampliada até ser o enorme complexo de hoje. Somente após a Revolução Francesa que o espaço deixou de ser residência de reis e transformou-se em um museu.

A Pirâmide de Vidro, que ocupa um lugar de destaque do Louvre, é uma dessas obras polêmicas de Paris (como a própria Torre Eiffel foi um dia). No acervo, os destaques ficam para as ultras mega famosas Mona Lisa e a Vênus de Milo. Prepare-se para disputar o espaço com multidões. Reserve pelo menos metade de 1 dia e tenha consciência de que você só irá conhecer 1/5 do lugar.

A produção do filme “Código da Vinci” (2006) com Tom Hanks conseguiu autorização para filmar dentro do museu. Tudo foi feito com muito cuidado (as cenas das paredes sujas foram filmadas em outro lugar e para as cenas com o quadro de Mona Lisa, foram usadas réplicas). As filmagens ocorreram fora do horário de funcionamento do museu, ou seja, durante a noite.

Paris Museu do Louvre - Pontos Turísticos
O filme “Código da Vinci”, com Tom Hanks, teve cenas filmadas no interior do próprio Museu do Louvre

4 – Rio Sena

O que fazer em Paris: Melhores Pontos Turísticos

Um passeio pelo Sena é um dos pontos turísticos imperdíveis para quem visita Paris. O passeio pode ser feito a pé, pelas margens do Sena, que viraram um excelente espaço de lazer para os parisienses. Há também os passeios de barco, um programa turístico típico, tanto que existem várias empresas e pontos de partida no percurso do rio. Do Sena você pode admirar vários desses pontos turísticos que destacamos nessa lista: o Louvre, o d’Orsay, a Notre-Dame e a Pont Alexandre III estão às margens do Sena. O importante é aproveitar e aqui já sugerimos alguns lugares para conferir o pôr do sol, inesquecível.

Confira também nessa matéria um pouco mais sobre o filme “Antes do Pôr do Sol”, um dos filmes que inspiraram nossa viagem.

Sugerimos a leitura: 5 Lugares para ver o Pôr do Sol em Paris

5 – Pont Alexandre III

Paris e Pont Alexandre III: Pontos Turísticos

Sem sombra de dúvidas, é a ponte mais bonita de Paris e um dos melhores pontos turísticos da cidade. Ela forma um conjunto construído entre 1896 e 1900 para a Exposição Universal, do qual também fazem parte o Grand e o Petit Palais (todos bem próximos). O cenário com os lampiões dourados, os anjos, ninfas e os cavalos alados e dourados é absolutamente impressionante. Durante o passeio de barco, é possível também passar por debaixo da ponte, que também é bem emocionante.

A cena final do filme “Meia Noite em Paris” de Woody Allen, acontece justamente nessa ponte, quando o protagonista encontra uma das personagens com quem compartilha uma preferência inusitada: os momentos de chuva. Ainda bem que não choveu durante nossa passagem por lá.

6 – Sainte-Chapelle

Paris e Sainte-Chapelle - Melhores Pontos Turísticos

Considerada uma das igrejas mais lindas do mundo, esse é um ponto turístico de Paris que não pode ficar de fora de sua lista.

Assim como a Catedral de Notre-Dame, elas ficam dentro de uma ilha no meio do Rio Sena, a Ilé de La Cité. São 15 vitrais de 15 metros que retratam 1.000 cenas religiosas (entre eles a Santa Ceia). O que encanta mesmo é o espetáculo de cores e luzes provocados pelos vitrais. Antes de chegar a capela, fique atento à Capela Inferior: o teto azulado com estrelas sempre me encanta.

7 – Catedral de Notre-Dame

O que fazer em Paris: Melhores Pontos Turísticos

Em conjunto com a Torre Eiffel, estamos falando de um dos pontos turísticos mais famosos e simbólicos de Paris. Foram 170 anos de construção, desde o ano de 1163 até 1330. Impossível não lembrar de obras como “O Corcunda de Notre-Dame”, ainda mais para quem visita as torres e chega bem pertinho das gárgulas. Além do interior, vale também conferir a charmosa Square du Jean XXIII, que fica na parte detrás da igreja.

“O Corcunda de Notre-Dame”, inspirado no romance de Victor Hugo, já teve várias versões para o cinema (1923, 1939, 1956), mas a que iremos destacar aqui é a bela animação da Disney (1996), cujas cenas se aproximam bastante da igreja original.

Animação da Disney, “O Concurda de Notre-Dame”, tem cenas que recriam a Notre-Dame original

8 – Basílica de Sacré-Couer

O que fazer em Paris: Os Melhores Pontos Turísticos

O alto da cúpula oval da Sacré-Couer é o segundo ponto mais alto de Paris, perdendo somente para a Torre Eiffel. O fato da basílica ficar no alto de uma colina e com vista panorâmica para Paris atrai muita gente nos finais de tarde para ver o pôr do sol.

Confesso que em nenhuma das 3 vezes que estive lá, consegui ver um pôr do sol legal. De qualquer forma para nós valeu pelo fato do local ser locação de um dos filmes que inspiraram nossa viagem. O filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e pela bela fachada, de influência romano-bizantina. E já que veio até aqui, um passeio pelo bairro de Montmartre é essencial.

Não deixe de ler: O que fazer em Montmartre: Cafe Deux Moulin, Sacré-Couer e Amélie Poulain

9 – Musée de l’Orangerie

Paris e Musee de l'Orangerie - Pontos Turísticos

Uma visita aos pontos turísticos de Paris está intimamente ligada ao pintor Monet e ao Museu de l’Orangerie, o melhor museu para contemplar as obras do autor (estivemos também no Marmottan, que é bem abrangente). É lá que estão as impressionantes Nymphéas, pintada nos jardins de Monet, em Giverny.

Como não incluímos aqui Giverny (que também acho um ponto turístico imperdível, embora fora de Paris), fica a dica para fazer essa dobradinha dos jardins de Monet ao vivo e os jardins de Monet através das pinturas nesse museu. Mas o acervo surpreende por estar além das Nymphéas de Monet: contempla também Renoir, Picasso e Cézanne.

O museu também está retratado em cenas do filme “Meia-Noite em Paris”.

Leia também: Giverny – Monet e seus Jardins

10 – Arco do Triunfo

Paris - Os Melhores Pontos Turísticos: Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo e a região da Avenida Champs Élysées é uma das mais movimentadas de Paris. Então se tanto turista, você é que não vai ficar de fora, né? Mas obviamente, você não vai só por causa disso. O Arco do Triunfo é um dos pontos mais emblemáticos da cidade. Tanto que é o ponto de encontro de várias das principais avenidas de Paris (são 12 avenidas que desembocam na Praça Charles de Gaulle). Vale a pena subir e conferir a vista lá do alto de seus 50 metros de altura, embora não chega a ser um programa imperdível.

Confira também: Onde Ficar em Paris – 7 Dicas de Hotel Barato

Outras matéria relacionadas:

ParisInfo: Walks on the Trail of Film Locations in Paris
The Local Fr: 10 Must-Visit Movie Locations in Paris
Discover Walks: Movie Locations in Paris
Lonely Planet: Top 20 free things to do in Paris


© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

21 comentários

    1. Opa Angie, completa a sua lista e provavelmente irá aumentar a minha como novos lugares para eu conhecer. hehehe. Beijos.

  1. que lista perfeita, quando lembro de Paris, são esses lugares que me veem à mente. É até difícil escolher o ponto turístico preferido, mas acho que pra mim o mais impressionante é o Museu do Louvre!

    1. O Louvre é realmente demais Flávia, mas acho que Paris ganha mesmo pelo conjunto da obra, muito difícil escolher um só!!!

  2. Paris é mesmo deslumbrante. Estive lá em Dezembro último pela terceira vez. Tentei, no meu blogue fazer um TOP 10 mas não consegui. Acabei criando uma lista com mais de 30 lugares. É mesmo uma cidade incrível.

    1. Hahaha. É isso aí, Carla. Difícil mesmo fazer o top 10, gostei da sua ideia hein… Quem sabe depois sai a lista parte 2. Abração.

  3. Ahhhhh, Paris! São tantos lugares lindos para visitar, realmente é difícil escolher só 10… Mas acho que a sua lista está ótima, cobrindo os pontos mais importantes 🙂

Deixe um comentário