O que fazer em Búzios – 10 Melhores Pontos Turísticos

O que fazer em Búzios - 10 Melhores Pontos Turísticos

O que fazer em Búzios? Essa cidade no litoral norte do Rio de Janeiro (numa área conhecida como Região dos Lagos) reúne lindas praias e ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes. É um dos meus destinos preferidos no Brasil, pois concilia natureza e sofisticação.

Fomos para Búzios em diferentes épocas, então podemos falar um pouco de tudo: o que fazer com chuva, com sol, em 4 dias ou até mesmo num roteiro de 1 dia só. Mas já antecipamos que, pela nossa experiência, a melhor época para ir para lá é justamente fora do verão.

A primeira experiência que podemos relatar em Búzios foi no mês de fevereiro. Em um roteiro de 4 dias de viagem e muita chuva, conseguimos ainda assim fazer algumas coisas bem legais, como um roteiro pelas praias mais selvagens de Búzios e um passeio de buggy, além de visitar restaurantes deliciosos.

A segunda vez foi no mês de agosto e ficamos na ótima Pousada Bucaneiro. Dessa vez o sol brilhou e aproveitamos para ver um belíssimo pôr do sol e aproveitar as praias com dias lindos, como Geribá, Ferradurinha e Olho de Boi.

Em nossa última vez, em maio de 2018, ficamos hospedados na Pousada Pedra da Laguna, que fica bem em frente à Ponta da Lagoinha. O lugar é sensacional, com lindo projeto arquitetônico, decoração e piscinas.

Vamos destacar aqui o que fazer em Búzios e quais os melhores pontos turísticos da cidade, que é provavelmente nossa opção preferida de onde ficar na Região dos Lagos (embora a gente curta mais as praias de Arraial do Cabo).

O que fazer em Búzios – 10 Melhores Pontos Turísticos

Confira quais são os 10 principais pontos turísticos de Búzios

O que fazer em Búzios - Região dos Lagos RJ
As estátuas dos pescadores são um dos ícones de Búzios, na Orla Bardot

1 – Rua das Pedras

O que fazer em Búzios - Noite e Rua das Pedras
Travessa dos Arcos, uma das galerias ao ar livre encontradas na Rua das Pedras
  • A noite de todo mundo que chega em Búzios começa na Rua das Pedras. Esse calçadão meio chatinho de andar por causa das pedras grandes no chão, mas que concentra boa parte do comércio e dos restaurantes da região, é O LUGAR para ver e ser visto. Não necessariamente os melhores restaurantes estão na Rua das Pedras, mas o ambiente é que conta.
  • A rua é curtinha e em conjunto com a Rua Manoel Turíbio de Farias (paralela à Rua das Pedras), forma a passarela das noites de Búzios. De dia, o lugar fica meio deserto.
  • Não deixe de passar também na Praça Santos Dumont e visitar a feira de artesanato e dar uma conferida na programação do Cine Bardot. Falha grave nossa: nunca entramos no cinema.
  • Fique atento também à arquitetura de Búzios. As construções não podem superar os dois andares, e quase todas ainda procuram manter o aspecto de uma vila de pescadores de outrora.

2 – Orla Bardot

  • O que fazer em Búzios? Não existe lugar mais emblemático do que a Orla Bardot, esse calçadão à beira mar onde você encontra a famosa estátua de bronze de Brigitte Bardot, a atriz de cinema que colocou Búzios no mapa turístico do Brasil. Antes da visita dela, em janeiro de 1964, o lugar era somente uma vila de pescadores. Depois disso, passou a ser conhecida como Saint-Tropez brasileira.
  • Em 2015, a estátua de Brigitte esteve fora alguns meses para restauração, mas já voltou novinha em folha.
  • A caminhada é agradável tanto de dia como à noite. De dia você conta com o cenário da Praia da Armação e os barcos coloridos atracados. Na maré baixa da até para caminhar e tirar uma foto com as estátuas dos 3 Pescadores, obra de Christina Motta (também responsável pela estátua de Brigitte e do Menino no Poste, entre outras espalhadas por Búzios e pelo mundo).
  • A noite cai, e o cenário ganha movimento e luzes através dos restaurantes encontrados próximos ao pier da Rua das Pedras.
  • Para quem está bem disposto, vale a pena a caminhada até o pier no caminho para a Praça dos Ossos, quase no caminho para a praia de mesmo nome.

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer em Búzios: Top 10 Melhores Pontos Turísticos


3 – Praia dos Ossos

O que fazer em Búzios: Praia dos Ossos
Praia dos Ossos e as árvores que fazem sombra e colorido para o cenário
  • Essa nem é uma das melhores praias de Búzios, mas o cenário é perfeito. Primeiro você atravessa um morro e alcança a Igreja de Sant’Anna, num recanto bucólico com a estátua de um anjo e que também funciona como um belo mirante da região.
  • Chegar na Praia dos Ossos é encontrar várias árvores, flores e trechos na praia com deliciosas sombras. Mas a praia acaba sendo somente um meio de passagem para quem vai até a Praia Azeda e Azedinha. Injustamente. Esse pode ser um recanto agradável e tranquilo na sempre agitada Búzios.

4 – Praia Azeda e Azedinha

O que fazer em Búzios - Região dos Lagos RJ Praia Azeda e Azedinha
Escadaria de madeira é um dos acessos até as praias Azeda e Azedinha
  • No final desse roteiro de o que fazer em Búzios ainda pertinho do centro, o melhor programa é conferir as praias Azeda e Azedinha.
  • Para acessá-las, anteriormente era preciso descer uma trilha, mas agora existe uma escadaria de madeira que deixou o acesso bem mais tranquilo. A caminhada desde a Rua das Pedras pode levar cerca de 20 minutos.
  • Quem preferir, pode também ir de barco-táxi a partir do pier da Rua das Pedras ou da Praia dos Ossos. O trajeto custa R$ 10,00 por pessoa (ref. maio/2018).
  • Tanto a Praia da Azeda (a primeira que se chega), como a Azedinha (a uma curtíssima caminhada da primeira) são bem pequenas e no verão e finais de semana o negócio fica extremamente lotado. Mesmo assim vale a pena curtir o mar bem calmo do lugar.
  • Na praia não existem bares ou restaurantes, mas há uma estrutura de comércio improvisada em barcos ou pequenas barracas de praia.
O que fazer em Búzios - Região dos Lagos RJ
A Praia Azeda é considerada frequentemente uma das melhores do Brasil

5 – Praia de João Fernandes

  • A praia fica a uma curta caminhada do centro de Búzios. Pela cidade de acesso, é uma das praias mais cheias da cidade, mas mesmo assim ainda é uma das mais bonitas.
  • Em João Fernandes, há a opção de contratar um city tour de buggy que é bem interessante entre as opções de o que fazer em Búzios, mesmo que você já esteja com carro. No nosso carro, o bugueiro trouxe algumas informações bem legais sobre os lugares que visitamos.

Leia mais: Praia de João Fernandes e Passeio de Buggy

O que fazer em Búzios RJ


6 – Porto da Barra

  • Esse complexo de restaurantes é uma excelente alternativa de o que fazer em Búzios e de lugares para comer. Não pense, porém, que os preços serão mais camaradas do que na Rua das Pedras ou na Orla Bardot.
  • O pôr do sol por aqui é um dos melhores de Búzios. Portanto, vale a pena ir no final de tarde, sentar em dos bares ou restaurantes e curtir o espetáculo.

Leia também: Pôr do Sol em Porto da Barra – Búzios

Búzios: Pôr do Sol em Porto da Barra
Pôr do sol quase no final e pessoal se concentrando no Cais de Manguinhos

7 – Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios

  • Tá querendo fugir de praias cheias? As praias menos conhecidas e mais tranquilas nem estão muito distantes do centro.
  • Praia do Forno, Praia da Foca e a interessante Ponta da Lagoinha são programas do que fazer em Búzios que muita gente deixa de conhecer. E não por isso são menos interessantes.

Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios e Ponta da Lagoinha

O que fazer em Búzios RJ
Entre as praias menos movimentadas de Búzios, a Praia do Forno tem um mar cristalino e calmo
  • Bem em frente a Ponta da Lagoinha, a Pousada Pedra da Laguna onde ficamos, é uma das melhores opções de hospedagem na região. Também com ótima relação custo benefício, os preços são menores do que você imagina. A pousada faz parte da prestigiada Associação Roteiros de Charme.

Leia mais:
Pousada Pedra da Laguna em Búzios


8 – Praia da Ferradurinha

  • Se você perguntar o que fazer em Búzios ou qual a praia preferida de muita gente, a resposta será Ferradurinha. Essa praia simpática, pequena e meio escondida é um encanto.
  • Justamente por ser tão querida, não é das praias mais vazias. Mas vale a pena dar uma passadinha para conferir se a fama é merecida.
  • Para chegar lá, não confunda com a Praia da Ferradura. A pegadinha é que a Ferradurinha está próxima da Praia de Geribá, e não da Ferradura.
O que fazer em Búzios RJ
A Praia da Ferradurinha é considerada, por muitos, a melhor praia de Búzios

Não deixe de conferir: As Melhores Praias de Búzios


9 – Praia da Tartaruga

  • Essa é uma das minhas praias preferidas por lá. O junção do mar tranquilo, propício para o snorkeling, e da infraestrutura, tornam essa praia especial para perder algumas horinhas.
  • Se puder, estique até o final do dia. Além de Porto da Barra, a Praia da Tartaruga é um dos melhores lugares para conferir o pôr do sol.
O que fazer em Búzios
Na Praia da Tartaruga, estique até o final do dia para contemplar o pôr do sol

10 – Praia Brava – Beach Club

  • A praia é brava mesmo. Por isso, não é o melhor lugar para entrar no mar (exceto se você for surfista).
  • Mas para não deixar cair a bola, a praia criou uma infraestrutura legal de beach clubs, que acabaram atraindo famosos e um público mais sofisticado. O Rocka Beach Lounge Restaurant e o Silk Beach Club são alguns desses lugares. Há empresários que querem transformar o lugar numa Ibiza brasileira.
  • O valor não é camarada. O preço da entrada do Silk Beach Club é de R$ 100,00, para usar um desses colchonetes, que podem ser divididos em até 4 pessoas. Mas como a proposta é ser um lugar mais exclusivo, o valor se justifica.
  • Além disso, paga-se tudo o que for consumido (não há consumação mínima, mas não é permitido levar itens externos). Os valores dos pratos, petiscos e bebidas são razoáveis e o ambiente é agradável, com DJ tocando música boa.
  • Outra boa pedida para quem prefere um ambiente mais selvagem é subir uma trilha até a praia de naturismo de Olho de Boi. A praia é bem pequena mas bonita, e bastante frequentada pelos viajantes gays.
O que fazer em Búzios
Visual da Praia Brava a partir de um dos beach clubs encontrados por lá

Mapa do Roteiro pelo Centro de Búzios

O que fazer em Búzios - Região dos Lagos RJ
Confira o mapa no Google Maps

Leia também:
Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

17 comentários

  1. Parabéns ! Site muito informativo , claro e de excelente bom gosto . Recomendo.
    Alexandre Marques.

  2. ola tudo bem, pretendo ir dia 11 e voltar 18 de setembro, gostaria de conhece buzios e arraial, o que recomenda? se hospedar 5 dias em cada cidade, ou se hospedar no meio das duas em cabo frio?

    obrigado

  3. Bom dia, estou querendo ir em junho, vc acha q compensa se hospedar em cabo frio e depois em Búzios. Pretendo passar 3dias em cd lugar.

  4. A minha preferida é João Fernandes. Depois, vem Azeda, famosa por ser a favorita de Brigitte Bardot, e Azedinha, rodeada de pedras e com poucas ondas.

  5. Opa, Hérica. Boa dica, vou começar a planejar alguma coisa sim. Nessa matéria já viu que tem a dica da Praia dos Ossos, bastante sombra. Mas realmente é uma questão né, sombra e água fresca é tudo de bom. Abraço grande!

  6. Pessoal, adoro o site de vocês e gostaria de pedir/sugerir uma postagem. Eu tive câncer de pele e não posso me expor ao sol, então todas as vezes que vou viajar é uma luta para achar hotéis, resorts e praias que tenham uma boa estrutura e sombra de árvores na areia. Que tal um especial de praias com sombra… A gente agradece! Um big abraço.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.