Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias

Paris Roteiro 5 Dias

Como montar um roteiro em Paris, na Europa? Quantos dias de viagem reservar para Paris? E o que fazer se você tem 3, 5 ou 7 dias na cidade? Tempo pode ser um dos grandes limitadores para você conhecer Paris da forma mais adequada.

Isso se consideramos que o melhor programa de Paris talvez seja justamente flanar pela cidade, ou seja, vagar sem rumo e sem checklist de lugares para conhecer na cidade.

Mas sejamos honestos. Ninguém quer voltar de Paris sem ter conhecido a Torre Eiffel, a Notre-Dame (infelizmente após o acidente, vamos acompanhar como será a reconstrução) ou dividido a Monalisa no Museu do Louvre, com uma multidão de outros turistas. Os clichês de Paris não ficaram famosos à toa. São lugares impactantes e que os viajantes não conseguem passar batidos.

E há muitos programas imperdíveis para se fazer em Paris. Mas tudo o que é obrigatório, fica mais chato, então curta Paris do seu jeito, no seu ritmo e não se estresse. Assim como eu, você provavelmente vai querer voltar para Paris várias outras vezes.

Para organizar melhor suas ideias e também tudo o que já publicamos aqui no blog, nessa matéria vamos apresentar algumas sugestões do que fazer se você tem 3 dias, 5 dias ou 7 dias em Paris.

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias

Como montar um roteiro em Paris, confira opções de passeios por bairro e para cada dia de viagem

Como Montar um Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Muita coisa para ver em Paris: confira nossas dicas e roteiros

Roteiro de Viagem em Paris: o nosso roteiro


Dia 1 – Paris: Champs-Élysées, Arco do Triunfo, Invalides e Torre Eiffel

  • Estações de Metrô: George V, Invalides, Trocadero
  • Comece seu roteiro em Paris pela avenida Champs-Élysées e pelo Arco do Triunfo (pode subir para contemplar a vista, vale super a pena).
  • Uma caminhada pela Champs é aquele programa imperdível em Paris, mesmo que você não vá fazer nenhuma compra. É como se fosse a Avenida Paulista de Paris.

Ingresso sem Fila para o Terraço do Arco do Triunfo

Uma dica para comprar ingressos, tours e outros serviços em Paris é o Get your Guide. O site é todo em português mas é empresa é da Suíça e existe desde 2009. Nós temos ótimas referências e você também pode comprar seus passeios com antecedência e evitar filas no local. Caso haja mudança de planos, o site também oferece opções de reembolso.

  • Ao final da sua caminhada, no sentido do Museu do Louvre, você irá encontrar o Grand Palais e Petit Palais (o Petit Palais tem entrada grátis). Os dois ficam um em frente ao outro.
  • Atravesse a Ponte Alexandre III (a minha ponte preferida em Paris) e visite a região dos Invalides e a Dôme (cúpula dourada que você logo avista ao atravessar a ponte). Fique atento para todos os detalhes dourados desses lugares fascinantes.
  • O Hôtel des Invalides é um prédio grande que possui o Museu de l’Armée em seu interior. A entrada também dá direito a visitar o túmulo de Napoleão, imperdível.
  • Bem ao lado está o Museu Rodin, um dos melhores museus de Paris. No jardim, diversas obras desse famoso escultor.
  • De lá, vale a pena a caminhada até o Campo de Marte.
  • Faça um picnic ou simplesmente descanse no Campo de Marte, com vista para a Torre Eiffel.
  • Dê lá você acompanha como está a fila para subir. Procure subir no final de tarde na Torre Eiffel, para pegar um restinho do dia e o anoitecer lá em cima. Se não der tempo para fazer a visita nesse dia, no dia 3 também é um dia em que dá para encaixar a visita.

Confira preços para Ingresso para a
Torre Eiffel com Acesso Prioritário ao Topo

Dica: Esse é um roteiro para fazer em dias de sol e tempo aberto. Se o dia estiver ruim, troque com o roteiro em Paris do dia 2, que é mais focado em museus. Esteja preparado para fazer essas pequenas trocas de acordo com o clima.

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Ponte Alexandre III com a Dôme dos Invalides ao fundo: os detalhes dourados são fascinantes

Dia 2 – Paris: Museus e Pôr do Sol no Rio Sena

  • Estação de Metrô: Louvre-Rivoli
  • Pela manhã, aproveite que está descansado e explore o Museu do Louvre. O museu demanda um dia inteiro de visita, mas confesso que depois de algumas horas não consigo assimilar mais nada. Então reserve de 2 a 3 horas para circular pelo museu, sem a pretensão de conhecer tudo.
  • Depois tire algum tempo para descansar ou almoçar na região dos Jardins de Tuileries.
  • À tarde vá até ao Museu de l’Orangerie (fica bem próximo do Louvre e do Tuileries). Inspire-se com as obras de Monet e de outros impressionistas. Dizem que é legal ir antes nos Jardins de Monet, mas acho que a ordem não importa.
  • Para conhecer os museus de Paris, nós recomendamos comprar o Museum Pass. Todos os principais museus de Paris estão incluídos e você pode comprar para um prazo de 2 dias, 4 dias ou 6 dias consecutivos, de acordo com o seu roteiro de viagem.

Confira preços e compre seu
Museum Pass – 2, 4 ou 6 Dias Consecutivos

Dica: No final de tarde desse roteiro em Paris, vá até o Rio Sena e veja o pôr do sol de lá (tomara que o tempo ajude). O legal de Paris é que o Rio Sena é uma presença constante na cidade, e pode ser acessado de diversos pontos. Então você pode terminar vários dias por lá, para conferir o pôr do sol.

Confira também dicas de lugares para conferir:
Pôr do Sol em Paris

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Às margens do Rio Sena e em suas pontes, existem vários lugares incríveis para fotografar o pôr do sol em Paris

Dia 3: Museu d’Orsay, Ile de la Cité e Passeio de Barco no Rio Sena

  • Estação de Metrô: Solferino ou RER – linha C, estação Museé d´Orsay
  • Nesse dia, nosso roteiro em Paris percorre o Rio Sena. Às margens dele fica o Museu d’Orsay. O museu é maravilhoso e era, originalmente, uma estação ferroviária. Então vale pelo acervo e pela arquitetura.
  • De lá, vale ir caminhando até a Ile de la Cité (uma ilha que fica no meio do Rio Sena) e visitar a Conciergerie, a Sainte-Chapelle (uma igreja pequena mas com vitrais maravilhosos) e a Catedral de Notre-Dame (após o acidente, infelizmente não será possível a visita).
  • Depois pegue um passeio de barco e veja tudo a partir do Rio Sena. Do rio, você tem um ponto de vista diferente e privilegiado da cidade.
  • Se o passeio de barco for antes do anoitecer, esse roteiro em Paris fica mais cinematográfico ainda.

Dica: Existem vários passeios de barco no Rio Sena, que partem de lugares diferentes. A Bateaux Parisiens é uma das mais famosas, com embarque próximo da Torre Eiffel. O Batobus permite alguns embarques e desembarques em pontos diferentes, funcionando mais como um Hop-On Hop-Off do que propriamente um passeio de barco.

Confira preços e roteiro do
Passeio de Barco em Paris

  • Caso você não tenha conseguido subir na Torre Eiffel no primeiro dia, esse também é um bom dia para fazer a visita.
Salve esse pin para consultar depois. Siga a gente no Pinterest.
Como Montar um Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias   Como Montar um Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias

Dia 4: Marais, Quartier Latin e Montmartre

  • Estação de Metrô: Chemin Vert ou Bastille ou Saint Paul
  • Dois bairros estão entre os meus preferidos de Paris. O primeiro é o Marais.
  • Por lá, vale começar o seu roteiro em Paris na Place des Vosges (considerada uma das praças mais bonitas de mundo), o Museu Carnavalet (entrada grátis e conta a história de Paris, bem interessante) e o prédio da prefeitura (Hôtel de Ville).
  • Ali perto também estão o Centre Pompidou e o Museu Picasso.

Dica: Marais é considerado um dos bairros mais gay friendly de Paris.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

O Bairro mais Charmoso e Gay Friendly de Paris
O que fazer no Marais

  • Estações de Metrô: Abbesses, Anvers ou Blanche (mais próxima do Deux Moulins)
  • Sobrou um tempinho? Acho difícil, mas se sobrou vá conferir o final de tarde na Sacré-Couer e aproveite para circular pelo delicioso bairro de Montmartre.
  • Para o dia ficar ainda mais cinematográfico, tome um café no Café des Deux Moulins (o mesmo do filme de Amélie Poulain).
  • Você pode fazer esse roteiro por conta própria, mas recomendo fazer um passeio guiado de 2 horas pelo bairro.
  • Se não conseguiu ver tudo, não se preocupe. O dia seguinte é livre e você pode deixar Montmartre para o dia seguinte.

Um dia de Amélie Poulain em Paris
O que fazer em Montmartre

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Place des Vosges, no Marais, é considerada uma das praças mais bonitas do mundo

Dia 5 – Paris: Dia Livre ou Passeios Opcionais

  • Dia de deixar o roteiro em Paris livre. Se não der tempo relaxe, e deixe algumas coisas para conferir nesse dia, ou até mesmo para retornar para visitar com mais calma alguns dos lugares dos dias anteriores.
  • Alguns lugares ainda valem a sua visita: Jardim de Luxemburgo, Torre Montparnasse (a melhor vista de Paris, depois da própria Torre Eiffel), Opera de Garnier, Galeries Lafayette, entre outros.
  • Confira nosso Top 10 Paris e certifique-se de não deixar nada de fora.

O que fazer em Paris: Os 10 Melhores Pontos Turísticos


Dia 6: Passeios bate-volta em Paris – Versailles

  • O primeiro bate-volta imperdível desse roteiro em Paris é até o Palácio de Versailles.
  • O passeio leva o dia inteiro e você pode fazer por conta própria (o trajeto é de trem e depois uma caminhada) ou contratar uma excursão de ônibus com guia até Versailles.
  • Muita gente pergunta se não dá para fazer em meio período. Nós também fomos com essa esperança e não conseguimos. Além do próprio palácio, os jardins são enormes e belíssimos.
  • Se for verão, pode ser que até sobre algum tempinho no final do dia para você fazer alguma atividade extra.

Como Chegar e O que fazer no
Palácio de Versailles

Como Montar um Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
O Salão dos Espelhos, em Versailles, é um dos lugares mais impressionantes que você irá conhecer em Paris

Dia 7: Passeios Bate-Volta em Paris – Giverny e os Jardins de Monet

  • Giverny é um bate-volta bem tranquilo desde Paris.
  • Em Giverny, que é uma pequena cidade também muito charmosa, o programa é visitar a Casa e dos Jardins de Monet.
  • O passeio por conta própria também leva praticamente o dia inteiro. Mas é bem provável que você consiga retornar a Paris por volta das 16h.
  • Se você fizer uma excursão guiada, pode ser que consiga ganhar algum tempo e fazer em meio período.

Confira preços e como funciona
Excursão de Meio Dia a Giverny saindo de Paris

Roteiro em Paris: Dicas de Viagem para 3, 5 ou 7 dias
Conhecer os jardins de Monet, em Giverny, é como mergulhar nas obras impressionistas desse artista espetacular
Lembrando que essa é somente uma sugestão de roteiro em Paris.
Estando lá, você vai provavelmente fazer modificações e fazer seu próprio roteiro.
Mas se você é organizado como eu, e não consegue viajar sem ter o máximo de coisas esquematizado, nossas sugestões podem ser um bom ponto de partida.

Sugerimos a leitura:
O que fazer na Europa: Dicas de Viagem e Roteiro Imperdíveis

Roteiro de Viagem em Paris: o nosso roteiro

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

6 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.