Praia Brava: Paraíso Escondido em Arraial do Cabo

Você conhece a Praia Brava, em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro?Arraial do Cabo tem belíssimas praias: Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol, Praia do Forno, a lista é incrível. Mas em época de alta temporada ou nos fins de semana, essas praias podem ficar bem cheias.

Para quem gosta de lugares mais reservados e selvagens, a Praia Brava é a pedida. Não confundam com a Praia Brava homônima de Búzios.

Nessa Praia Brava em Arraial do Cabo, que fica dentro do Pontal do Atalaia, é preciso fazer uma “trilha” (entre aspas porque a trilha é bem fácil) e depois descer uma escadaria “vertiginosa” (vertiginosa porque você desce encarando o mar fantástico de Arraial do Cabo e pode perder a direção).

Vale conferir esse paraíso, mas para aproveitar melhor a Praia Brava, reservamos algumas dicas e informações para você aproveitar melhor. Vamos lá?

Praia Brava: Paraíso Escondido em Arraial do Cabo

Como Chegar na Praia Brava, em Arraial do Cabo e Dicas para Conhecer Melhor

de Fabio Pastorello

Praia Brava: Arraial do Cabo
Praia Brava é uma das praias menos conhecidas de Arraial do Cabo: um tesouro escondido

Praia Brava em Vídeo no YouTube

Em vídeo sempre dá para conferir mais detalhes e informações sobre a viagem, né? Dá uma olhadinha no nosso vídeo mostrando um pouco mais sobre o acesso e como é a Praia Brava em Arraial do Cabo.


Praia Brava – Como Chegar

Da Pousada Tanto Mar, onde estávamos hospedados, a caminhada era muito curta. Em menos de 3 minutos já alcançamos um belo mirante para a Praia Brava. Quem vem de carro pode estacionar ali na Rua Castro Neto, conforme o mapa abaixo, ou em frente à pousada mesmo, é tranquilo estacionar pois é uma rua com pouco movimento.

Depois dessa pequena trilha, é só descer a escadaria de pedra (cerca de 300 degraus), que não chega diretamente na praia.

Mas esse trecho da escadaria particularmente me encantou pra caramba. A descida é vertiginosa, íngreme e durante toda a descida você tem a sua frente o mar espetacular de Arraial.

Praia Brava: Arraial do Cabo
Cuidado na hora de descer a escadaria: as cores do mar de Arraial podem deixar você meio atordoado

Além de ser o caminho para a praia, a escadaria também funciona como um mirante incrível. Aliás, mirantes no caminho para contemplar a Praia Brava é o que não faltam.

Apesar de eu ter considerado a trilha e a escadaria bem tranquilas, muita gente reclama. Não é praia recomendada para crianças, pessoas com dificuldade de locomoção ou para quem quer estacionar o carro e já estar pertinho da praia.

Praia Brava - Arraial do Cabo - Como chegar
O acesso até a Praia Brava é através de uma escadaria de pedra com um visual de tirar o fôlego

Como é a trilha

O final da escadaria encontra um trecho de pedras razoavelmente tranquilas de explorar, mas todo cuidado é pouco e alguns trechos estavam molhados e escorregadios.

visual da trilha é impressionante. Mas a chegada na Praia Brava é ainda melhor.

A areia é plana e branquinha e os tons do mar são realmente impressionantes. A praia também conta com uma caverna, mas nada demais.

Não há muito o que fazer na praia, já que o trecho de areia é bem curto (cerca de 200 metros), então o negócio é relaxar e aproveitar o mar, se é que você consegue lidar bem com a água gelada.

Banco de areia na maré baixa. Na maré alta, as diferenças alturas podem se tornar buracos perigosos

Dicas para aproveitar melhor

– Vá na maré baixa, quando a faixa de areia é maior e em alguns momentos até se formam bancos de areia e piscinas naturais.

– Por outro lado, na maré alta, o cuidado deve ser redobrado. Como o mar é muito movimentado, podem surgir vários buracos no mar. Nesse caso, deixe para os surfistas.

– Dependendo da hora do dia, a faixa de areia pode desaparecer.

– Não há nenhuma estrutura na praia nem ambulantes. Se pretende ficar mais tempo, leve sua própria infraestrutura.

– A temperatura do mar é geladíssima.

Confira também outras matérias sobre o Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO: 10 Melhores Praias do Rio de Janeiro

ARRAIAL DO CABO: Arraial do Cabo em 5 Dicas – Guia Rápido

Salve esse Pin para consultar depois. Siga a gente lá no Pinterest.

Praia Brava: Arraial do Cabo

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor. 


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

26 comentários

    1. Oi, Ana. Nós fomos de carro até lá, mas também é possível ir de avião até o Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus, ou ainda pegar um ônibus de São Paulo para lá (os ônibus para Cabo Frio são mais frequentes do que para Arraial). Abraços.

  1. Muito boas suas dicas, Fabio. Eu e meu esposo vamos pra Arraial mes que vem pela primeira vez, e já coloquei no roteiro conhecer a Praia Brava.

  2. Olá Fabio!
    Adorei as dicas e pretendo ir o mais breve possível. Uma dúvida: Pretendo ir somente com uma amiga, esse percurso se torna perigoso para duas mulher? não pelo acesso e sim por questões de assaltos e etc ? existem excursões para o local?
    Parabéns pela iniciativa e conteúdo!

    1. Oi, Thamiris. Não há excursões, que eu conheça. Olha, como o lugar pode ser um pouco deserto, não posso garantir 100% de segurança. Mas uma dica que eu posso lhe dar é ir até o início da trilha em um dia de maior movimento e aguardar um pouco até que alguém que inspire confiança comece a trilha. Aí vocês podem ir acompanhadas. Lugar de praia e de viagem, sempre rola de fazer novas amizades. Abraços.

  3. Grande Fábio ooo…acabei de chegar da Praia Brava, onde conheci através de você. A trilha achei de dificuldade média e não recomendo para crianças e nem pessoas com problemas de locomoção. A escadaria de pedra é puxada para quem não está acostumado. Agora, te falo , foi a melhor coisa dica de todas, pois a praia é maravilhosa…e deslumbrante…obrigado pela dica!!!

  4. Fábio tudo bem ,
    Você falou bastante sobre a trilha mas gostaria de saber algo mais, Assim que se inicia a descida pelas escadas, ao final dela já chego direto na arreia ? ou tenho que percorrer por cima de pedras para chegar na arreia ? qual o nível disso ?

    Seu post ficou top

    1. Oi, Magno. No final da escadaria, há um trecho em que é preciso caminhar sobre pedras. As pedras são lisas, portanto só requer um pouco de cuidado para não escorregar. No final, é preciso alcançar a areia, então também rola um pouco mais de dificuldade, mas não é nada muito puxado. Abraços e obrigadão.

  5. Oi Fabio tudo bem? Eu pretendo visitar Arraial do Cabo com meus pais e eles ja têm mais de 60 anos. Qual praia você indica para ficarmos hospedados? Levando em conta que queremos conhecer as outras praias e vamos de carro.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Prainha, na minha opinião é o melhor lugar pra se hospedar, é um lugar tranquilo, sem badalação, a praia é ótima e bem tranquila também, se eles quiserem ficar por la mesmo vão gostar, bem em frente a praia tem o Loft da Prainha, com elevador, o que é ótimo para pessoas com mais idade, e os preços variam muito de apartamento pra apartamento, vc consegue alugar por um preço acessível e ter uma vista deslumbrante da praia.

    2. Olá, Larissa. As praias mais tranquilas e com melhor infraestrutura são a Praia dos Anjos e a Prainha. Na Praia Grande também há vários restaurantes, mas é uma praia mais movimentada, não creio que se encaixe no perfil para pessoas com mais de 60 anos. Abração.

  6. Foi por vocês que ficamos sabendo da Praia Brava. Estávamos indo para Arraial e, como eu faço questão de frequentar praias praticamente desertas, achei que ela seria ideal! Pena que só tivemos tempo de ir durante a maré alta, então só vimos a praia da trilha, e mesmo assim foi lindo demais!
    Uma dica é estacionar o carro no início da trilha, na Rua de Castro Neto. A rua é sem saída, com um local para deixar o carro. Chegamos a ir até a Rua Tokio, mas ela fica bem distante para ir a pé depois.
    Obrigada por dividir conosco essa preciosidade!

    1. Opa, obrigadão pela dica Larissa, vou atualizar o post aqui com a sua informação. Como estávamos numa pousada perto, acabamos não precisando estacionar o carro. Beijão e fiquei super feliz de ter gostado da nossa dica!!!

  7. Olá Fábio, bom dia…
    Há mais de 10 anos vou pra Arraial do cabo, mas nunca tive coragem de ir a praia brava por conta dos comentários que ela é muito perigosa e o acesso é muito difícil. Mas sou louca pra conhecer, seria o mesmo caminho das prainhas?que tbm tem escadaria.teria algum tipo de guia ?

    1. Oi Hedy. Não achei o acesso complicado não, mas recomendo que você vá na maré baixa, na maré alta pode ser perigoso sim. Sobre guias, desconheço, mas é provável que você possa contratar alguém de lá para ir com você. Abraços.

  8. Muito legal suas dicas e videos, vamos para Arraial em novembro em nosso aniversário de casamento e vamos ficar na pousada Tanto Mar justamente por causa das suas dicas!! Muito legal.. parabéns!!!

Deixe um comentário