Você conhece a Praia Brava, em Arraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro?
Arraial do Cabo tem belíssimas praias: Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia do Farol, Praia do Forno, a lista é incrível. Mas em época de alta temporada ou nos fins de semana, essas praias podem ficar bem cheias.
Para quem gosta de lugares mais reservados e selvagens, a Praia Brava é a pedida. Não confundam com a Praia Brava homônima de Búzios.
Nessa Praia Brava em Arraial do Cabo, que fica dentro do Pontal do Atalaia, é preciso fazer uma “trilha” (entre aspas porque a trilha é bem fácil) e depois descer uma escadaria “vertiginosa” (vertiginosa porque você desce encarando o mar fantástico de Arraial do Cabo e pode perder a direção).
Vale conferir esse paraíso, mas para aproveitar melhor a Praia Brava, reservamos algumas dicas e informações para você aproveitar melhor. Vamos lá?
Praia Brava: Paraíso Escondido em Arraial do Cabo
Como Chegar na Praia Brava, em Arraial do Cabo e Dicas para Conhecer Melhor
Praia Brava é uma das praias menos conhecidas de Arraial do Cabo: um tesouro escondido |
Praia Brava em Vídeo no YouTube
Em vídeo sempre dá para conferir mais detalhes e informações sobre a viagem, né? Dá uma olhadinha no nosso vídeo mostrando um pouco mais sobre o acesso e como é a Praia Brava em Arraial do Cabo.
Praia Brava – Como Chegar
Da Pousada Tanto Mar, onde estávamos hospedados, a caminhada era muito curta. Em menos de 3 minutos já alcançamos um belo mirante para a Praia Brava. Quem vem de carro pode estacionar ali na Rua Castro Neto, conforme o mapa abaixo, ou em frente à pousada mesmo, é tranquilo estacionar pois é uma rua com pouco movimento.
Depois dessa pequena trilha, é só descer a escadaria de pedra (cerca de 300 degraus), que não chega diretamente na praia.
Mas esse trecho da escadaria particularmente me encantou pra caramba. A descida é vertiginosa, íngreme e durante toda a descida você tem a sua frente o mar espetacular de Arraial.
Cuidado na hora de descer a escadaria: as cores do mar de Arraial podem deixar você meio atordoado |
Além de ser o caminho para a praia, a escadaria também funciona como um mirante incrível. Aliás, mirantes no caminho para contemplar a Praia Brava é o que não faltam.
Apesar de eu ter considerado a trilha e a escadaria bem tranquilas, muita gente reclama. Não é praia recomendada para crianças, pessoas com dificuldade de locomoção ou para quem quer estacionar o carro e já estar pertinho da praia.
O acesso até a Praia Brava é através de uma escadaria de pedra com um visual de tirar o fôlego |
Como é a trilha
O final da escadaria encontra um trecho de pedras razoavelmente tranquilas de explorar, mas todo cuidado é pouco e alguns trechos estavam molhados e escorregadios.
O visual da trilha é impressionante. Mas a chegada na Praia Brava é ainda melhor.
A areia é plana e branquinha e os tons do mar são realmente impressionantes. A praia também conta com uma caverna, mas nada demais.
Não há muito o que fazer na praia, já que o trecho de areia é bem curto (cerca de 200 metros), então o negócio é relaxar e aproveitar o mar, se é que você consegue lidar bem com a água gelada.
Banco de areia na maré baixa. Na maré alta, as diferenças alturas podem se tornar buracos perigosos |
Dicas para aproveitar melhor
– Vá na maré baixa, quando a faixa de areia é maior e em alguns momentos até se formam bancos de areia e piscinas naturais.
– Por outro lado, na maré alta, o cuidado deve ser redobrado. Como o mar é muito movimentado, podem surgir vários buracos no mar. Nesse caso, deixe para os surfistas.
– Dependendo da hora do dia, a faixa de areia pode desaparecer.
– Não há nenhuma estrutura na praia nem ambulantes. Se pretende ficar mais tempo, leve sua própria infraestrutura.
– A temperatura do mar é geladíssima.
34 Comentários
Eu moro do lado dessa praia.
Oi vc. Conhece Monte alto. ?
Ainda não Cristina. Abraços.
Show !!! Obrigado pelo vídeo e a dica .
Obrigado pelo comentário, Paulo. Abraços.
Ouvi de locais que lá é uma praia INFORMAL de nudismo. Então se acontecerem de ver alguém peladão lá, não se assutem!
Jura? Que máximo. Talvez em dias bem tranquilos, possa rolar sim.
A praia de nudismo a qual ela se refere é em cabo frio, mas também se chama praia brava e o acesso é por trilha, partindo da ilha do japonês, mas não são a mesma. Esta a qual ela se refere também vale muito a pena 😉
Obrigado pelo esclarecimento Isabella. Achei estranho quando a Luana mencionou. Mas agora fiquei curioso para conhecer essa em Cabo Frio. Abração.
Olá Fabio tudo bem? Gostaria de saber como você fez para chegar lá vindo de São Paulo
Oi, Ana. Nós fomos de carro até lá, mas também é possível ir de avião até o Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus, ou ainda pegar um ônibus de São Paulo para lá (os ônibus para Cabo Frio são mais frequentes do que para Arraial). Abraços.