Puerto Vallarta e Riviera Nayarit – México: Dicas de Viagem

Riviera Nayarit e Puerto Vallarta Dicas e Roteiro de Viagem

Se você ainda não ouviu falar de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, no México, não estranhe. O destino ainda não é muito conhecido dos brasileiros, mas bem visitado pelos próprios mexicanos e também pelos americanos.

Mas a boa notícia é que a cada ano, aumenta o número de brasileiros que descobrem esse paraíso no México. O Brasil já é o sétimo emissor de turistas para o Estado de Jalisco, onde se encontra Puerto Vallarta.

Puerto Vallarta é o quarto destino mais popular do México. Então, fica a dica: coloque essa região no seu próximo roteiro de viagem pelo México.

Depois de ter conhecido Playa del Carmen e Cancun (que são os 2 destinos turísticos mais populares do México), quem não fica com vontade de explorar um pouco mais desse país delicioso?

E saiba que Puerto Vallarta e a Riviera Nayarit têm todos os ingredientes que você pode sonhar no México: as praias, a cultura e cores mexicanas, a gastronomia deliciosa, a sofisticação de sua hotelaria impecável e a alegria do povo mexicano. Ah, lógico, muitas tequilas também.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a Riviera Nayarit e Puerto Vallarta e saiba porque você precisa incluir essa região na próxima viagem. Eu já conferi duas vezes, e você?

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit – México: Dicas de Viagem

O que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit: Dicas de Viagem, Onde Ficar e Quando Ir

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
A Playa Escondida é uma das principais atrações da Riviera Nayarit, no México

1 – Por que Conhecer Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Um dos destinos mais populares do México

  • Puerto Vallarta é o quarto destino turístico mais popular do México. Para entender melhor a região, Puerto Vallarta faz parte do Estado de Jalisco. Nuevo Vallarta (onde ficamos hospedados) faz parte do Estado de Nayarit. Mas boa parte das atrações de Vallarta e Nayarit compartilham a mesma baía, a Bahia de Banderas, o que faz com que as duas regiões façam parte de um mesmo complexo turístico.
  • Entre as melhores praias do México, difícil bater as paradisíacas Cancun e Riviera Maia. Mas tanto Nuevo Vallarta como a Playa de los Mortos (em Puerto Vallarta) estão nas 10 melhores praias do México, segundo os leitores do site TripAdvisor. Pessoalmente, essas nem estão entre as minhas preferidas na região, então há destinos ainda mais incríveis.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Praia de Punta Mita, uma das muitas praias dos mais de 300 km de costa da Riviera Nayarit

Os melhores hotéis do México

  • Alguns dos melhores hotéis do México estão na Riviera Nayarit, como o Hard Rock Hotel Vallarta. Por conta de sua segurança, a região se destacou como um pólo turístico para viajantes de luxo. A Riviera Nayarit também se destaca por conta de sua tradição gastronômica, com excelentes restaurantes, até mesmo dentro dos hotéis all inclusive.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
O Hard Rock Hotel Vallarta está entre os melhores hotéis da região
  • E como esquecer de uma das principais atrações turísticas da região, a Playa Escondida. Nessa última viagem, não conseguimos visitar a praia que estava fechada para manter e preservar as suas condições naturais, mas já tínhamos conhecido anteriormente através do passeio de barco até as Islas Marietas (que ao contrário da Playa Escondida, não está fechada) e o lugar é simplesmente de cair o queixo.
  • Atualmente, visitar a praia está mais complicado devido a limitações no número de visitantes (117 pessoas por dia), portanto programe-se com bastante antecedência.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
O passeio de barco das Islas Marietas chega até a Playa Escondida

México de verdade

  • Mas o principal dos motivos, que representam um dos diferenciais daqui em comparação com a Riviera Maia, é que o México aqui é mais autêntico. Eu sou apaixonado por Cancun, mas é certo que a região sofreu muito a influência do turismo internacional.
  • Nesse pedacinho do México composto por Vallarta e Riviera Nayarit, as tradições e o modo de vida mexicano ainda podem ser encontradas em lugares incríveis como Puerto Vallarta e Sayulita, ou até mesmo nos hotéis, que recebem muitos turistas mexicanos.
  • Uma curiosidade é que a região ficou famosa por causa de uma produção cinematográfica e de uma história de amor. Em 1962, o diretor de cinema John Huston veio filmar a película “A Noite da Iguana”, com dois dos atores de cinema mais famosos da época: Elizabeth Taylor e Richard Burton. Os dois eram casados (com outras pessoas), mas viveram em Puerto Vallarta um comentado romance extra-conjugal, que aumentou a fama de Vallarta internacionalmente.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
As cores e as tradições do México brilham na Riviera Nayarit

2 – Como Chegar

Voando de Aeromexico

  • O principal aeroporto da região fica em Puerto Vallarta, então esse é seu destino, seja para ficar em Puerto Vallarta mesmo, ou na Riviera Nayarit. O aeroporto é internacional, mas não há voos diretos do Brasil. Os voos internacionais chegam principalmente dos Estados Unidos.
  • Para chegar na região, nós voamos de AeroMexico (que aliás também foi nossa escolha para voar até Cancun).
  • A AeroMexico possui 7 voos semanais para a Cidade do México, operados por aeronaves Boeing 777 com capacidade para 277 passageiros.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Aeronoves da AeroMexico no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México, exclusividade da companhia
  • Todos os voos da AeroMexico partindo do Brasil fazem escala na Cidade do México, que é um excelente destino para fazer um pitstop. Quando fomos para Cancun, ficamos alguns dias por lá e valeu super a pena.

Voo com escalas

  • Para quem pretende usar a Cidade do México apenas como escala, desembarcamos no Terminal 2 do Aeroporto Internacional da Cidade do México, um terminal exclusivo para voos da AeroMexico e Delta, o que garante que você não precise trocar de terminal.
  • O voo de Guarulhos (São Paulo) para a Cidade do México leva cerca de 8 horas de duração e o voo da Cidade do México até Puerto Vallarta leva mais 1h30. Considere também o intervalo de escala, no nosso caso esperamos ainda 5 horas entre os voos. A viagem é cansativa, mas vale a pena.
  • A vantagem é que o Aeroporto da Cidade do México é ótimo, vários restaurantes e lojas, além de uma excelente sala Vip, as Salones Premier (exclusivamente para quem viaja pela Classe Premier).

Como ir ao México: Voando através da Executiva da Aeromexico

3 – Onde Ficar na Riviera Nayarit

  • Os viajantes têm opção de ficar hospedados em:
    • Puerto Vallarta: opção para quem prefere ficar mais perto dos centros urbanos e as opções noturnas);
    • Nuevo Vallarta: onde ficam a maior parte dos hotéis e resorts all inclusive;
    • Sayulita ou Bucerías: exemplos de destinos para quem prefere hospedagens mais simples em ambientes mais despojados;
    • Punta de Mita: onde estão os hotéis mais sofisticados da Riviera Nayarit, como o St. Regis Punta Mita Resort e o Four Seasons.

Hard Rock Hotel Vallarta

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Pôr do sol a partir da janela do quarto do Hard Rock Hotel Vallarta
  • O Hard Rock Hotel Vallarta fica em Nuevo Vallarta, cerca de 30 minutos distante do Aeroporto de Puerto Vallarta. O hotel é pé na areia e conta com excelente complexo de piscinas e restaurantes, tudo incluído no valor da diária.
  • A localização do Hard Rock Vallarta é estratégica: perto de Puerto Vallarta para quem dar uma esticadinha para curtir a noite de lá, mas também no meio do caminho para quem quer ir conferir destinos do norte da Riviera Nayarit, como Punta de Mita e Sayulita.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem

Confira mais informações sobre preços, fotos e infraestrutura: Hard Rock Hotel Vallarta.

4 – Quando Ir (Melhor Época)

  • Não foi a toa que Vallarta se tornou um lugar turístico, o sol brilha durante praticamente o ano todo. A temperatura média por lá é de 25 ºC, ou seja, nem muito quente, nem muito frio.
  • Os meses mais chuvosos vão de junho a outubro, mas mesmo assim são aquelas chuvas rápidas de fim de tarde. Nós fomos em maio, e nem sinal de chuva por lá.
  • Uma outra informação que tivemos é que a região está livre de furacões e fenômenos climáticos mais violentos, já que está cercada de montanhas que impedem a entrada desses fenômenos. Mesmo assim, cabe cautela já que a região foi afetada pelo furacão Patrícia em outubro de 2015. Os danos foram pequenos.
  • Puerto Vallarta e Riviera Nayarit abrigam alguns dos mais importantes festivais de comida e vinho do México. O festival gastronômico Restaurant Week by Vallarta Lifestyle, por exemplo, acontece desde 2005. O Festival Internacional Gourmet em Puerto Vallarta, Riviera Nayarit e Tepic, celebra sua 23ª edição em 2018.
  • Em agosto, vale conferir a programação com diversos eventos gastronômicos, como o 6º Punta Mita Beach Festival, com atividades de esportes e gastronomia. Mas de acordo com Marc Murphy, diretor geral da Agência de Convenções e Visitas de Riviera Nayarit. “independentemente da época do ano, a gastronomia diversificada da região, os chefs qualificados e os restaurantes premiados realmente distinguem a Riviera Nayarit de outros destinos”.

5 – O que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit

Sayulita

  • Uma das grandes atrações da região são as praias e o clima quente, que permite aquele banho gostoso de piscina. Mas a região também é famosa por sua excelente gastronomia.
  • Cada praia tem o seu estilo: Sayulita é mais para os surfistas, com ruas coloridas, galerias de arte e barracas à beira-mar. Por lá nós tivemos até uma aula de surf na Lunazul Surf School, onde é possível também alugar pranchas de stand up paddle.
  • Entre os destaques gastronômicos, estão os restaurantes é El Itacate, taqueria com preparos na frente dos convidados e o Tierra Viva, para os amantes de frutos do mar. O Don Pedro’s Restaurant & Bar é um gostoso restaurante pé na areia, onde saboreamos pizzas e ceviches. 
O que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Sayulita, um dos destinos de praia da Riviera Nayarit, descoberto pelos hippies e hoje frequentado pelos surfistas

San Pancho

  • Já San Pancho é um reduto de artistas. Não deixe de visitar o centro comunitário Entre Amigos, com um emocionante trabalho educacional que está transformando a comunidade de São Francisco. 
  • Por lá, também vale a pena conhecer o artesanato dos Huichol, típica dessa região. É possível encontrá-lo em lojas ou em artesãos nas ruas da cidade. 

Punta de Mita

  • Punta de Mita é o destino de alto luxo (famosa também por seus campos de golfe e hotéis de alto padrão) e por quilômetros de praias selvagens. Punta de Mita é o local mais próximo para fazer o passeio de barco até as Islas Marietas.
  • O restaurante Spice Market, no W Hotel, se diferencia pela mistura da gastronomia mexicana com a asiática, e o Restaurante Carolina, localizado no St. Regis Punta Mita Resort, é a única experiência gastronômica AAA Five Diamond da Riviera Nayarit.

Nuevo Vallarta

  • Nuevo Vallarta possui a excelente infraestrutura de seus hotéis, como o Hard Rock Hotel Vallarta e as praias mais populares. Para quem gosta, um programa imperdível é nadar com golfinhos no Dolphin Adventure.
  • No Restaurante El Barracuda, a aposta são os pratos de marisco fresco, e os deliciosos tacos, ceviches e aguachiles.
  • El Delfin, em San Blas, é considerado um dos melhores restaurantes não somente da Riviera Nayarit, como de todo o México. Especializado na autêntica comida de Nayarit, com sabores coloniais, o restaurante é comandado pela famosa chef Betty Vázquez.

Puerto Vallarta

  • Para quem prefere as opções noturnas, Puerto Vallarta é o melhor destino da região.
  • A Zona Romântica é um dos principais centros noturnos, repleta de bares, restaurantes e também um dos points mais gay-friendly do México. A cidade figurou no Top 2 entre as melhores cidades praianas segundo a Gaycities.com.
  • O Malecón, um calçadão a beira-mar onde todo mundo se encontra, também é um lugar que eu adorei conhecer.
  • Os destaques gastronômicos de Puerto Vallarta são o elegante Café des Artistes, liderado pelo chef Thierry Blouet (uma aposta na cozinha francesa com inspiração mexicana) e o restaurante Emiliano, com menu baseado na comida típica mexicana combinada.
  • Finalmente o restaurante ao ar livre La Iguana combina tequilas com frutas, ervas e especiarias locais.
O que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Agitação da noite de Puerto Vallarta e da Zona Romântica

A natureza da Bahia de Banderas

  • A Bahia de Banderas é frequentada por baleias, então os passeios de barco para contemplação são comuns. Os passeios até as Islas Marietas são imperdíveis para essa atividade, e podem ser feitos tanto de Punta de Mita (mais perto, cerca de 30 minutos de barco até as ilhas) ou de Nuevo Vallarta (cerca de 1h30 de barco).
  • Outro fênomeno maravilhoso a ser conferido é a desova e libertação das tartarugas que acontece entre os meses de junho a dezembro. A região de Nuevo Vallarta contempla a maior parte delas, são cerca de 5.500 ninhos e 400 mil filhotes libertados. A ação mobiliza a comunidade e visitantes, que tem a possibilidade de acompanhar e de liberar os filhotes (um por pessoa).
  • Dê uma conferida na estrutura de grupos oferecida pela Tropical Incentives, que nos acompanhou durante nossa viagem. Nós adoramos o serviço e em especial a simpatia e eficiência da Lorena, uma dessas pessoas que eu vou guardar com carinho sempre que lembrar da região.
O que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit - México: Dicas de Viagem
Jantar à luz de velas em Las Caletas, uma das atividades oferecidas pela Vallarta Adventures
  • Para quem viaja independente, dê uma olhada nos passeios oferecidos pela Vallarta Adventures, uma das principais operadoras da região. Um dos passeios que adoramos fazer foi o Rhythms of the Night. A atividade combina um passeio de barco pela Bahia de Banderas, a chegada à isolada e paradisíaca praia de Las Caletas (onde o diretor de cinema John Huston viveu durante alguns anos), um jantar incrível e um espetáculo de dança e música sobre as tradições mexicanas.

Puerto Vallarta e Riviera Nayarit:
México Gay Friendly

Leia também:
Onde Ficar na Riviera Nayarit: Hard Rock Hotel Vallarta

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Nota: O Viagens Cinematográficas viajou a convite do Hard Rock Hotel Vallarta e da AeroMexico via RMA Comunicação, em uma blog trip com os blogs Esse Mundo é Nosso, Falando de Viagem e Quero Viajar Mais.  

Apesar de ser uma viagem patrocinada, as opiniões são independentes e de livre expressão do autor. 


Fonte: Riviera Nayarit.com e Puerto Vallarta.com

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

8 comentários

  1. Ola Fabio, parabéns pelo post, estou indo dia 19 desse mês e gostaria de saber se vc acha que compensa alugar um carro lá visto que achei preços muito atraentes nos sites de locação.
    Obrigado

  2. Ola! Para conhecer todas as praias em Riveira N. é necessário alugar um carro? Como é melhor se locomover la? E onde é melhor ficar hospedado?
    As lojas H&M, MAC etc que brasileiros gostam de fazer compra stão em qual região? Obrigada!

    1. Oi Rosana. O melhor é alugar um carro sim, caso não escolha essa opção você pode também andar de táxi ou contratar transfers, mas o aluguel de carro sai mais em conta. Sobre as lojas, infelizmente não curtimos compras, então não saberia te informar. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.