Onde Ficar em Ilha Grande: Dicas de Hotéis e Pousadas

Ilha Grande Dicas e Roteiro de Viagem 3, 4 ou 5 dias

Onde ficar em Ilha Grande? Está procurando dicas de pousadas boas, bonitas e baratas na ilha? Bom, essa também era uma de nossas dúvidas antes de ir para lá.

Depois de 5 vezes em Ilha Grande, já deu para conhecer alguns lugares e testar algumas opções. Mas nossa experiência é um pouco limitada: escolhemos sempre ficar na Vila do Abraão, a parte mais movimentada de Ilha Grande.

A vantagem de ficar na Vila do Abraão é um pouco óbvia: como você está na região melhor estruturada da ilha, as opções de restaurantes, pousadas e passeios são bem mais variadas. Por outro lado, para quem procura lugares diferenciados e mais sofisticados, ou até mais privativos, talvez valha a pena sair de Abraão.

Para nós, a Vila do Abraão sempre foi perfeita pela praticidade e pelas opções noturnas. Confira a seguir algumas opções não de pousadas baratas, mas de lugares que representam uma boa relação custo benefício em Ilha Grande.

Onde Ficar em Ilha Grande

Onde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-3

Dicas para escolher uma pousada

  • Problemas de falta de energia são bem comuns em Ilha Grande, especialmente no verão ou alta temporada. Se não quiser passar por isso (nós já pegamos 2 dias sem energia elétrica, ficamos desesperados para carregar os eletrônicos), procure pousadas com gerador.
  • O wifi também costuma ser um problema. Verifique a nota da pousada específica para o Wi-Fi gratuito, disponível no Booking.
  • A maior parte das ruas é de terra, portanto malas de rodinha podem ser um problema. Portanto, se a pousada ficar longe do pier, melhor contratar um carregador.
  • Algumas pousadas ficam em frente à praia. Legal né? Não necessariamente. Em determinados pontos, não há nem caminho de terra, e você terá que andar na areia da praia mesmo. Ruim para quem está levando malas.
Veja mapa ampliado no Google Maps
Veja mapa ampliado no Google Maps

Nessa última viagem para Ilha Grande, ficamos em duas pousadas: a Solar da Praia e a Caúca. Nas demais vezes, ficamos nas outras pousadas, mas como faz mais tempo, buscamos a opinião de outros viajantes no Booking.com e TripAdvisor. Confira a seguir.

1 – Pousada Solar da Praia – Clique aqui para consultar preço e disponibilidade

Onde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-1

A Solar da Praia foi uma grata surpresa, durante nossa viagem para Ilha Grande em maio de 2016. Localizada praticamente em frente ao pier onde desembarcam as lanchas do continente, a pousada tem localização perfeita.

Além disso, a pousada é bem charmosa, tanto na decoração das áreas externas como nas acomodações. Não espere piscina ou mOnde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-2uito lazer, a praia fica bem em frente. O wifi funcionou direitinho (coisa rara em Ilha Grande), mas também a pousada não estava tão cheia, o que acho que colabora para o sinal não ficar disputado.

A funcionária da recepção, Natália, é perfeita. Super simpática e eficiente, ela é daqueles viajantes que acabam se mudando para o destino de viagem.

O café da manhã é servido na mesa. Tem uma boa variedade e você pode repetir, mas particularmente nós preferimos quando podemos nos servir à vontade.

  • Cotação no Booking: Fabuloso – 8,7 baseado em mais de 160 avaliações
  • Cotação no TripAdvisor: 4.5 de 5 estrelas baseado em 163 avaliações – Nº 1 de 90 pousadas em Vila do Abraão com Certificado de Excelência
  • R$ 220,00 (com café da manhã) – referência maio/2016
  • Ponto Forte: Localização perfeita, quase em frente ao pier de desembarque da Vila do Abraão
  • Ponto Fraco: Café da manhã é servido na mesa e não em buffet, portanto inibe um pouco quem gosta de se servir à vontade

2 – Pousada Caúca – Clique aqui para consultar preço e disponibilidade

Onde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-6

Apesar de bem avaliada, a Pousada Caúca não nos agradou tanto quanto esperávamos. Também ficamos hospedados em maio de 2016. Acho que o principal problema foi a frieza no atendimento dos funcionários. Apesar de eficientes e educados, tudo é um pouco impessoal, quase burocrático.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Mas para quem não liga muito para isso, a Caúca nos encantou muito com sua área externa. Os jardins são muito bonitos e têm tantos detalhes que dá para ficar bastante tempo relaxando e encontrando novos detalhes fofos.

Por ser um pouco extensa, o wifi não funcionava no nosso quarto e tivemos que ir até a área do café da manhã. Nesse caso, o repelente era indispensável. Para o valor que pagamos, uma falha imperdoável.

Outro porém é que a pousada fica relativamente longe do pier, ou seja, prepare-se para caminhar uns 10 minutos até chegar na pousada.

  • Cotação no Booking: Fabuloso – 8,8 baseado em mais de 700 avaliações
  • Cotação no TripAdvisor: 4.5 de 5 estrelas baseado em mais de 260 avaliações – Nº 5 de 90 pousadas em Ilha Grande com Certificado de Excelência
  • R$ 300,00 (com café da manhã) – referência maio/2016
  • Ponto Forte: A área externa dos jardins é um charme, uma delícia para ficar relaxando
  • Ponto Fraco: Preço acima da média de Ilha Grande, wifi não funcionou.

3 – Pousada Casablanca – Clique aqui para consultar preço e disponibilidade

Onde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-4

Essa pousada eu já me hospedei há algum tempo, mas ela continua com uma boa avaliação nos sites de reserva. A vantagem é ficar no Bouganville, uma ruazinha de pedra que fica quase em frente ao pier, portanto a localização é ótima. Ela é toda pintada de rosa e bem bonitinha, mas na época achei os quartos um pouco pequenos.

  • Cotação no Booking: Muito bom – 8,4 baseado em mais de 400 avaliações
  • Cotação no TripAdvisor: 4.0 de 5 estrelas baseado em mais de 140 avaliações – Nº 12 de 18 hotéis em Ilha Grande
  • Ponto Forte: Localização, no Bouganville, rua de comércio em Ilha Grande
  • Ponto Fraco: Tamanho dos quartos e reclamações dos usuários do Booking sobre o sinal de wi-fi.

4 – Pousada Sanhaço – Clique aqui para consultar preço e disponibilidade

Onde-Ficar-Ilha-Grande-Dicas-5

A Pousada Sanhaço foi nossa escolha há alguns anos, na comemoração de um aniversário em Ilha Grande. O engraçado é que ficamos sozinhos hospedados na pousada, e mesmo assim a preparação do café da manhã era sempre primorosa. A localização é ótima, numa rua que parte da praia, também próxima ao pier.

Em nossa última viagem, o único motivo para não termos voltado é a informação de que a pousada não possui wi-fi. Se o valor compensar ou as demais estiver cheias, pode ser uma boa alternativa.

Outra coisa que achamos ruim é que próximo da pousada existe uma pessoa que coloca um telão passando missas em altíssimo volume, o que atrapalha todos os estabelecimentos ali próximos com o barulho.

  • Cotação no Booking: Bom – 7,9 baseado em mais de 350 avaliações
  • Cotação no TripAdvisor: 4.0 de 5 estrelas, baseado em mais de 7o avaliações – Nº 44 de 90 pousadas em Ilha Grande e Certificado de Excelência
  • Ponto Forte: Localização próxima do pier.
  • Ponto Fraco: Ausência de internet wi-fi.

É isso aí. Nós também já ficamos hospedados na Pousada Estalagem Costa Verde mas sinceramente não recomendamos a hospedagem. A pousada é bem simples, só vale a pena se o preço estiver bem vantajoso.

E você, tem alguma dica de pousada em Ilha Grande? Compartilha com a gente.

Recomendação de Leitores

5 – Lonier Praia Inn Flats

Indicação do leitor, a pousada fica na Rua da Praia e oferece farto café da manhã, localização excelente em frente à praia e um barzinho da própria pousada que oferece deliciosas porções.

 

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Leia todas as matérias sobre Ilha Grande

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

8 comentários

  1. Fábio gostaria de deixar uma dica sobre hospedagens na Ilha Grande, fui para o feriado de finados no começo de novembro agora. Na vila de Abraão tem hospedagens mais próximas do pier utilizado pelas embarcações de chegada e partida da vila, incluindo os passeios, com isso podemos economizar tempo, e físico na hora dos deslocamentos, pensando nas malas e cansaço após as caminhadas e etc. Por outro lado ficar longe do pier, na ponta da praia sentido praia Abraãozinho, é ter acesso a hospedagens, para todos os bolsos, com vistas surpreendentes da Vila, tem um Hostel construído sob o morro bem na ponta da praia nesta direção que se não for para ficar lá merece uma visita ao deck do bar, o visual é incrível. Tem que entrar no Hostel para se desfrutar desse visual, o que não é problema, tem o bar, e o pessoal é bem receptivo para mostrar o local. Vale mesmo a pena esse ponto de vista da vila.

    1. Adorei a dica Ana Paula. Vale a pena para quem vai ficar hospedado ou ate mesmo para quem quiser frequentar o bar e conhecer gente nova né, pessoal que se hospeda em hostel é sempre muito legal. Obrigado pela contribuição. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.