O que fazer em Curaçao: Dicas e Roteiro de Viagem

Curacao Dicas e Roteiro de Viagem - Guia Completo

O que fazer em Curaçao? Procurando dicas de viagem para Curaçao? Vamos compartilhar nessa matéria como foi nosso roteiro de viagem em Curaçao e as dicas e informações que coletamos em nossa última viagem para essa ilha absolutamente paradisíaca.

Curaçao e Aruba são duas ilhas próximas e, por conta disso, uma dobradinha bem interessante para se fazer no Caribe. Por isso, resolvemos incluir as duas nessa mesma viagem.

Apesar de próximas e com algumas coisas em comum, as duas ilhas têm características bem peculiares. A comparação entre Aruba e Curaçao é inevitável, tanto que depois vamos divulgar uma matéria com alguns itens diferenciais entre os dois destinos. Mas no geral, você vai encontrar praias absolutamente incríveis, tanto em uma como na outra.

E como nosso guia de viagem sobre Aruba já foi divulgado, chegou a hora de falar sobre Curaçao, uma ilha muito popular entre os brasileiros. É que a Gol tinha uma rota direta do Brasil para Curaçao, que levou muita gente para a ilha. Em 2012, a farra acabou e não há mais voos diretos.

Bora lá conhecer mais esse pedaço do paraíso caribenho?

O que fazer em Curaçao: Dicas e Roteiro de Viagem

Guia Completo para Planejar a Viagem

O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem
O mar de Curaçao, incrivelmente azul, é um dos principais atrativos de essa ilha caribenha. Nessa foto, Klein Curaçao

Curaçao Roteiro de Viagem – Dia a Dia

Dia 1 – Chegada em Curaçao
Dia 2 – Praias do Norte: Kenepa Grandi e Cas Abao
Dia 3 – Port Mari e Willemstad (Otrobanda e Punda)
Dia 4 – Jan Thiel e Mambo Beach
Dia 5 – Klein Curaçao

Curaçao Gay Friendly – Review Floris Suite Hotel Spa & Beach Club

O que fazer em Curaçao: Dicas e Roteiro de Viagem

1 – Por que Conhecer Curaçao

  • O primeiro e mais óbvio motivo para conhecer Curaçao são as praias, é lógico. A praia mais imperdível delas é Kenepa Beach, uma praia pública que possui um mar incrivelmente calmo e incrivelmente azul. Ela está na lista das 25 melhores praias do Caribe, segundo o site TripAdvisor. E o que dizer de Klein Curaçao???

Entre os nossos motivos para escolher Curaçao, estava o clima. No segundo semestre, algumas regiões do Caribe estão suscetíveis a furacões (em 2016, o furacão da vez foi o Matthew). Curaçao está fora da área de risco dos furacões.

O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem: Kenepa Beach
Como resistir às praias de Curaçao: um dos principais motivos para ir para a ilha, são lógico, as belezas do mar do Caribe

  • A quantidade de chuva em Curaçao é muito baixa, segundo informações de sites de meteorologia como o Weather.com. Saber que o tempo continuará ensolarado em Curaçao é um motivo e tanto para escolher a ilha. Mesmo assim, pegamos 1 ou 2 dias de chuva por lá. Não curti.

Curaçao de todas as cores



  • A diversidade de nacionalidades presentes na ilha se reflete no comportamento. Um dos fatores que nos atraiu para Curaçao foi o fato da ilha ser notoriamente gay-friendly. Aliás, ficamos em um hotel que traduz com perfeição o que é ser gay-friendly, foi sensacional. Veja a seguir, no Onde Ficar.
  • Curaçao tem uma capital muito interessante e colorida, Willemstad, que foi considerada um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. Entre os fatores importantes para a capital ter sido eleita, estão a autenticidade, a integridade e a preservação da cidade, de influência holandesa. Mesmo quando, em 2010, Curaçao deixou de ser colônia e conseguiu se tornar um país independente da Holanda, o local continua a preservar seu patrimônio histórico.
O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem: Willemstad
Willemstad, capital de Curaçao, foi declarada Patrimônio da UNESCO pela integridade de sua arquitetura

Dicas Práticas de Viagem em Curaçao

  • curacao-moeda-shutterstock_445698745Não é preciso visto nem vacina para entrar em Curaçao.
  • A língua falada lá é o holandês, e vimos muitos turistas europeus por lá. Assim como em Aruba, em Curaçao eles possuem uma língua própria, o Papiamento, que tem algumas semelhanças com o português por conta da mesma origem. Mas são muito poucas mesmo, o negócio é se comunicar em inglês mesmo, ou espanhol.

Qual a Moeda de Curaçao

A moeda em Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas, mas na maior parte dos vezes escutamos mesmo como Guilders. Dólares são amplamente aceitos. Mesmo assim, não recomendo pagar em dólares. Eles devolvem o troco na moeda local e dificilmente você consegue fazer a conta para saber se o troco foi dado errado. Fomos jantar em um restaurante em frente a ponte e o troco veio errado 3 vezes consecutivas, então melhor não confiar, infelizmente.

  • Vale a pena comprar um SIM card para usar o telefone em Curaçao. Tínhamos comprado o SIM card da Digicell em Aruba e a dúvida era se ele funcionaria em Curaçao também. Foi só habilitar o roaming e funcionou. Assim, conseguimos ficar conectados o tempo inteiro, principalmente com o Waze ligado, o que facilita bastante a locomoção.
  • Alugar um carro é essencial. Existem algumas vans entre os destinos mais movimentados, como Jan Thiel e Mambo Beach, mas para o norte da ilha, o transporte público é inexistente.

Aluguel de Carro em Curaçao

  • Nossa experiência com aluguel de carro em Curaçao não foi muito positiva, então aprenda com nossos erros.
  • Nós alugamos um carro com a Sixt. Pesquisamos com a Rentcars e a Rentalcars, mas o melhor preço mesmo que encontramos foi diretamente com a Sixt. Como o preço não incluia seguro, acionamos o seguro via benefícios do nosso cartão de crédito Mastercard.
  • Por causa de uma ocorrência, enviamos um e-mail para a seguradora da Mastercard pedindo orientações, mas não tivemos retorno nenhum. Ou seja, esse seguro do cartão de crédito não nos atendeu justamente quando mais precisamos.

Sabe aquela história do barato sai caro? Pois é, alugamos diretamente com a Sixt e comprovamos essa tese. Se tivesse que fazer novamente, alugaria com a Rentcars.com que inclui o valor dos seguros básicos no preço da locação. Os valores são em reais (você evita a taxa de conversão do cartão de crédito, quase sempre bem desfavorável) e não há cobrança de IOF.

2 – Como Chegar em Curaçao

Voos Diretos para Curaçao

  • Como já falamos, infelizmente não há mais voos diretos do Brasil para Curaçao. Até os voos a partir de Manaus, pela InselAir, foram suspensos (a partir de março de 2017, notícia do Viaje na Viagem).
  • A saída é fazer voos com escala nos Estados Unidos, no Panamá (Copa Airlines) ou Bogotá (Avianca).
  • Nós escolhemos a escala nos Estados Unidos porque continuamos a viagem para lá, após ter visitado o Caribe. Se ficou curioso, confira nossa road trip pela Califórnia, que fizemos logo após Curaçao.

Curaçao - Mapa das Antilhas Holandesas. Aruba e Curaçao agora são países independentes da Holanda

Viajando de Aruba para Curaçao pela InselAir

  • Mas na realidade, acabamos viajando para Curaçao a partir de Aruba. As ilhas são próximas, mas não tão próximas que você possa ir de barco de uma para a outra. O avião é necessário e a viagem dura menos de 30 minutos.

Entre as companhias que fazem o roteiro aéreo Aruba Curaçao, optamos pela InselAir, que tinha a passagem aérea mais barata. A companhia áerea não tem uma reputação muito boa, e acreditem, ela merece essa reputação.

  • Na ida, foi tudo bem, o voo chegou a atrasar um pouquinho mas nada grave. Ao entrarmos na aeronave, sentimos um odor muito ruim e a esperança de fotografar Aruba de cima foi para o espaço, já que os vidros eram espessos e sujos. Enfim, o voo serviria apenas para transporte mesmo.

O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem

Chegando no Aeroporto de Curaçao

  • O desembarque em Curaçao foi tranquilo, passamos pela imigração, perguntas rápidas e nos liberaram para pegar a bagagem. O aeroporto de Curaçao é bem pequeno e praticamente todo em área externa, então logo de cara você sente o calor do país que acabou de chegar. Eles estão em processo de ampliação, provavelmente haverá melhorias.
  • Mas na volta para Aruba, tivemos problemas. Nosso voo foi antecipado cerca de 4 horas para as 7h da manhã. Isso nos causou bastante transtorno, pois tivemos que devolver o carro alugado no dia anterior, já que a locadora do aeroporto só funcionava a partir das 8h da manhã. Pelo menos fomos avisados por e-mail da mudança, mas imagine só se eu não tivesse checado meu correio.
  • Táxis são bem difíceis de encontrar. Tivemos que ir devolver o carro e pegar um táxi na volta para o hotel. Ficamos esperando cerca de 20 ou 30 minutos até passar um táxi. A corrida até nosso hotel (em Piscadera Bay) custou US$ 30,00 (multiplique isso por dois, pois na manhã seguinte tivemos que voltar para o aeroporto). Olha só a despesa por conta dessa mudança de horário da InselAir.
  • Uma vez no táxi, comece a rezar. Eles dirigem incrivelmente rápido, até mesmo em curvas acentuadas. Parece coisa de filme mesmo rs.

3 – Onde Ficar em Curaçao

Norte da Ilha

  • Ficamos em 2 hotéis em Curaçao. O primeiro no norte da ilha, nossa intenção era ficar mais próximo das praias mais bonitas de Curaçao, como Kenepa Beach, Cas Abao e Porto Mari. O segundo hotel em Piscadera Bay, distante cerca de 5 minutos de Otrobanda, centro histórico de Willemstad.
  • Viajamos no fim de semana do Curaçao North Sea Jazz Festival  e obviamente, os preços não estavam camaradas. Por isso, essa alternativa de ficar no norte alguns dias também nos permitiu alguma economia.
  • Ficamos no Boutique Hotel Blenchi, mais conhecido como Landhuis Klein Santa Martha, que fica na cidade Soto. O lugar fica distante uns 40 minutos do Aeroporto de Curaçao. Mas o problema maior não é a distância. A área é bem isolada e deserta, com pouca (para não dizer nenhuma) infraestrutura. A região também é bem mais humilde que o resto da ilha.
O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem: Hotel no Norte de Curaçao
Drink de boas vindas oferecido na nossa chegada no Landhuis Klein Santa Martha, hotel no norte de Curaçao
  • Se por um lado, aquela região parecia bem mais autêntica e caribenha do que qualquer outra da ilha (até mesmo pela simplicidade aparente das construções), não é o que se espera ao chegar em um destino de férias, ainda mais no Caribe. Você quer ver lugares badalados e cenários paradisíacos. Em Soto, tudo é bem tranquilo. Definitivamente, não era a primeira impressão que eu queria ter da ilha.
  • Mas fora isso, o hotel é ótimo, o atendimento bem simpático e possui uma vista muito bonita para a Baía de Santa Martha. Ele possui um restaurante bem gostoso (considerado um dos melhores restaurantes de Curaçao), onde jantamos e tomávamos o café da manhã. E principalmente, em 15 minutos de carro, conseguíamos chegar nas melhores praias de Curaçao.

Piscadera Bay: próximo de Willemstad

A viagem mudou da água para o vinho quando trocamos para o Floris Suite Hotel, em Piscadera Bay. Uma região bem bonita, com boa infraestrutura, cercada de bons restaurantes e ótimos hotéis nas redondezas. E o que dizer do hotel???

O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem - Hotel Gay Friendly Floris Suites
A piscina do incrível Floris Suite Hotel em Curaçao, bem localizado a apenas 5 minutos do centro
  • O Floris tem instalações muito bonitas (o quarto era maravilhoso) e atendimento impecável. O hotel é adult-only e atende muito bem o público gay. Muitos hotéis não levantam a bandeira, mas o Floris assume com orgulho e inclusive o pessoal do hotel coordena algumas atividades da gay pride de Curaçao.
  • Além da piscina bem gostosa, o hotel também possui acesso a uma praia privativa, que fica dentro do hotel Hilton (bem em frente ao Floris). A praia é linda e super tranquila, um oásis realmente tendo em vista que boa parte das praias de Curaçao são super lotadas.
O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem: Floris Suite Hotel
O Floris Suite Hotel tem acesso a uma praia linda e privativa em Curaçao
  • Só para você ter uma ideia, chegamos com o pneu furado (que tínhamos furado lá no norte da ilha) e um dos funcionários fez a extrema gentileza de levar o pneu para o conserto. Sinceramente, não há preço que pague esse cuidado.
  • E o melhor de tudo, o Floris Suite Hotel possui ótima relação custo benefício.

Consulte preços e disponibilidade do Floris Suite Hotel em Curaçao aqui

4 – Quando Ir para Curaçao – Melhor Época

  • Como já antecipamos, o tempo é bom em Curaçao em todos os meses do ano, isso porque Curaçao está livre da área de risco de furacões no Caribe.
  • Fora isso, também chove muito pouco por lá. Os piores meses, são de outubro a novembro (segundo o site Holiday Weather), mas mesmo assim a quantidade de chuva é pouca e não chega a interferir muito na viagem.
  • Segundo o praiômetro do Viaje na Viagem, que eu sempre dou uma olhadinha, Curaçao está fora de risco de muita chuva (naquela quantidade que realmente pode estragar a viagem, acima de 100 mm) durante o ano inteiro.

5 – O que fazer em Curaçao

  • Não precisa ser guru para saber que o melhor programa para se fazer em Curaçao são as praias. Desde as praias públicas até as praias pagas, tem praia para todo o gosto. A unanimidade de Curaçao é Kenepa Grandi, a praia pública mais bonita de lá, que fica em Westpunt, numa área mais selvagem e isolada da ilha.
  • No caminho para Kenepa Grandi, estão outras duas praias bastante queridas por lá, as praias pagas de Cas Abao e Porto Mari. Na matéria a seguir, explicamos melhor como é o esquema das praias públicas e das praias pagas em Curaçao.

Leia mais: Como Funcionam as Praias Públicas e as Praias Pagas em Curaçao

O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem: Playa Lagun
A Playa Lagun é uma das praias públicas localizadas no norte de Curaçao
  • Mas Curaçao tem outras atividades também muito interessantes. A começar por Willemstad. A capital de Curaçao é dividida em duas regiões principai: Punda e Otrobanda, separadas pela ponte Queen Juliana. Um passeio bem interessante é explorar as lojas do Rif Fort, mas todo o centro histórico possui aquelas casinhas coloridas bem bonitas. Num passado remoto, dizem que um dos representantes da Holanda achou a pintura das casas muito monótona e mandou pintar tudo com cores vivas. Sorte nossa.
  • Outro centro que eu achei bem interessante é a região de Mambo Beach, cheio de lojas e restaurantes de frente para o mar. Nós fomos jantar por lá no The Green House, a convite do Curacao Tourist Board. O jantar foi ótimo e de quebra, conferimos um pôr do sol imperdível. Nos fins de semana, é por ali que rolam festas na praia.
O que fazer em Curacao Dicas e Roteiro de Viagem - Pôr do sol em Mambo Beach
Pôr do sol em Mambo Beach, um dos lugares mais incríveis para passar o fim de tarde em Curaçao
  • Por ali também fica o Curaçao Sea Aquarium, onde dá para nadar com golfinhos, entre outras atividades. A praia de Mambo Beach (chamada de Seaquarium Beach) é paga e é artificial, então melhor para famílias, pois o mar fica bem calminho, quase uma piscina.
  • Finalmente não dá para esquecer o passeio de barco até Klein Curaçao, provavelmente o lugar mais surreal da viagem. A viagem segue até uma ilha deserta com um mar inacreditável. O lugar tem pouca infraestrutura, mas nós fomos pela Mermaid Boat Trips que possui um ótimo ponto de apoio na ilha, com banheiros, ducha, mirante e café da manhã + almoço inclusos no passeio.

Fiquem ligado para todas as matérias de Curaçao aqui no blog

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Nota: A hospedagem no Floris Suite Hotel foi uma cortesia. Apesar da hospedagem ser apoiada, as opiniões são independentes e de livre expressão do autor.

veículo viajou para Curaçao com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Leia também: Aruba ou Curaçao: Qual a Melhor Ilha do Caribe?

Fontes e Inspirações:

Viaje na Viagem: Como Chegar em Curaçao
Curaçao Tourist Board: Sítio oficial de Junta Turística de Curacao. Visite Curaçao!
Guia Mundo Afora: Roteiro de 5 Dias em Curaçao
O Tour Nosso de Cada Dia: Roteiro de 10 Dias em Aruba e Curaçao


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

24 comentários

  1. Boa noite, Fábio.
    Parabéns pelo site. As dicas de Curaçao serão de grande valia.
    Eu e minha noiva estamos programando nossa viagem de lua de mel para lá.
    Contudo, não falamos inglês nem espanhol e estamos meio preocupados com a comunicação por lá. Será nossa primeira viagem para fora do Brasil. Você acha que dá para se virar tranquilo?

    Valeu!

    1. Oi, Guilherme. Se puder, é importante vocês estudarem somente algumas expressões básicas, somente para se virarem mesmo. Mantenham o Google Tradutor fácil no celular, para também consultar em caso de emergência. Mas de qualquer forma, sempre dá para se virar, mas lógico é um pouco mais difícil do que para quem sabe a língua. Abraços.

  2. Boa noite, Fábio.
    Parabéns pelo site. As dias de Curaçao serão de grande valia.
    Eu e minha noiva estamos programando nossa viagem de lua de mel para lá.
    Contudo, não falamos inglês nem espanhol e estamos meio preocupados com a comunicação por lá. Será nossa primeira viagem para fora do Brasil. Você acha que dá para se virar tranquilo?

    Valeu!

  3. Olá Fábio! Vou pra Curaçao em agosto e estou aqui pesquisando as dicas dos passeios, estou na dúvida se é realmente imperdível o passeio até Klein Curaçao pois tb não gosto de acordar cedo (rs) e achei que ficar 2 horas dentro do barco deve ser bem cansativo, tem que valer muito a pena a beleza dessa ilha! Vc acha que compensa o “sacrifício”?
    Adorei as dicas! abs Marcia

    1. Oi, Marcia. Poxa, difícil dizer, nós adoramos a ilha e o mar de lá é muito incrível. Mas realmente, é um perrengue chegar lá. E se você não está afim, fique mesmo em Curaçao sem culpa, que já tem muita coisa legal para curtir! Abração.

  4. Olá Fábio! Gosto muito dos seus posts, fico encantada com as fotos e bate aquela vontade enorme de arrumar as malas e partir para esses destinos. Curaçao é um sonho que espero muito realizar um dia. Vi o vídeo sobre Aruba, não vai ter vídeo sobre Curaçao? Espero que tenha
    Parabéns pelo blog!!!

  5. Olá Fábio! Estou encantada com os roteiros de vocês. Caso em dezembro, e estamos muito em dúvida sobre destino para a lua de mel, Itália ou Curaçao. Vi a matéria sobre os custos de uma viagem para a Europa aqui, mas gostaria de saber quanto custa, em média, uma viagem para Curação tb. Pretendemos ficar em torno de 15 dias, levando em consideração a época, o que vc indica?
    Desde já, muito obrigada! E parabéns pelos roteiros, incríveis!

  6. Parabéns pelo conteúdo de seu blog mais uma vez! Sou seu fã. Sigo sempre suas dicas de viagens. Fui com amigos em Curaçao, em julho de 2016. Lugar deslumbrante, com praias belíssimas. Grande abraço, Yésus

  7. Me desculpe pela pergunta meio off-topic, mas a lente que vc usou para tirar a foto meio fora d’água, meio dentro, é para go-pro? vc comprou aonde?

      1. Vlw pela resposta Fábio! Já conferi o site e me interessei. Última pergunta, o dome acaba embaçando, ou não?
        Parabéns por mais um roteiro bem feito! Será útil em um futuro breve, assim espero. rs

        1. Oi, André. O dome é bem complicadinho de operar, requer bastante cuidado. Depois de algumas tentativas, consegui acoplar a caixa estanque da GoPro certinho (com a ajuda de vaselina, que vem junto com o kit do MeuDome). Ainda resta o problema de algumas gotinhas que ficam na parte externa e acabam bloqueando a imagem. Para isso, comprei um repelente de água (que se usa em para brisas) e ajudou um pouco. O resultado com certeza compensa, mas operar um dome requer bastante cuidado e é um pouco trabalhoso. Abraços. P.S.: Quero saber mais aí desse “futuro breve” hein.

  8. Gente, que água é essa? Se tem uma coisa que me convence na hora a escolher um roteiro é a cor da água! Maravilhoso! Não vejo a hora de voltar ao Caribe, vou guardar esse post de vocês!

Deixe um comentário