Fim de Semana em São Paulo – Vem pra Sampa, Meu!

Fim de Semana em Sampa - Vem pra Sampa, Meu!

De 7 a 9 de outubro, rolou em Sampa um fim de semana para lá de agitado. Cerca de 60 blogueiros de todo o país se reuniram em São Paulo para um encontro, com uma programação super legal na maior cidade do país. E lógico, a gente tinha que estar por lá!

Você que está lendo essa matéria, pode aproveitar essa seleção de passeios bem diferentes na cidade de São Paulo, garimpada por 3 blogs excelentes de São Paulo. Os três blogs juntaram passeios bem interessantes pela cidade, que vão de programas essenciais na cidade até outros menos conhecidos e mais alternativos.

Aproveite bem as dicas desse roteiro. O Vem Pra Sampa, Meu! é um encontro exclusivo para blogueiros de viagem, então caso você seja um blogueiro, curta as páginas e siga os perfis do encontro para ficar de olho nas próximas edições. Para você que não é blogueiro, vale super a pena acompanhar, para ver fotos e dicas incríveis da nossa cidade. A seleção é muito boa, pode confiar.

E se você não é de São Paulo, o que está esperando? Vem pra Sampa, Meu!!!

Fim de Semana em São Paulo – Vem pra Sampa, Meu!

Encontro reúne cerca de 60 blogueiros em São Paulo com programação para todas as tribos

Fim de semana em Sampa: Programação do Vem pra Sampa, Meu!

Os organizadores

Antes de começar, vamos falar um pouco sobre quem organizou o encontro. O Tô Pensando em Viajar, da Alessandra Fratus (fotógrafa e editora de vídeos, além de outras atividades) e da Sofia Conchester (publicitária e produtora cultural) foi um blogs organizadores, que traz dicas super espertas de São Paulo, e lógico, de várias viagens pelo mundo.

O Coisos on the Go é composto pelos Coisos (Kaio Donadelli e Sonia Letycia), ambos formados em Letras e agora se dedicando a essa incrível arte de blogar. Uma das seções que eu mais curto no blog deles é a agenda mensal, onde eles destacam os principais eventos que vão ocorrer no mês em São Paulo. Imperdível.

Finalmente, temos o casal que eu conheço há mais tempo, os queridos Erick Stengrat e a Katia Nunes, do My Destination Anywhere. Como o próprio nome diz, o conteúdo é de qualquer lugar, seja de São Paulo, ou de vários destinos do mundo. Vale a pena conhecer.

Vem pra Sampa, Meu! - encontro de blogueiros em SP
Com alguns dos organizadores do evento, da esquerda para a direita: Alessandra, Sofia, Sonia, Kaio e Katia

O que fazer em um fim de semana em SP – Sexta-Feira

Off Encontro – Manhã: Pinacoteca de São Paulo

Fim de semana em SP - Pinacoteca de São Paulo
A Pinacoteca é um museu incrível, um dos lugares preferidos em Sampa

O Vem pra Sampa, Meu! nem começou na sexta-feira de manhã, mas alguns blogueiros já iam se encontrar e eu entrei no grupo. O lugar escolhido foi a Pinacoteca de São Paulo, um dos meus lugares preferidos de São Paulo e um dos meus museus prediletos no mundo inteiro.

O que eu mais gosto da Pinacoteca é o prédio lindíssimo e bem amplo e iluminado. Por mais cheio que a Pinacoteca esteja (e nós chegamos com 3 grupos de escola), todo mundo se espalha e você consegue curtir arte com muita tranquilidade. Mesmo assim, recomendo evitar os sábados, quando ela é gratuita, ou então chegar bem cedo ou mais para o fim da tarde.

A Pinacoteca funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30. A entrada é baratinha: R$ 6,00.

Off Encontro – Tarde: Parque e Estação da Luz

Fim de Semana em Sampa - Estação da Luz
Estação da Luz, um dos prédios mais icônicos de Sampa

Não deixe de dar uma voltinha pelo Parque da Luz. O parque é muito bonito e cheio de recantos que parecem uma viagem no tempo. Só tome cuidado pois a frequência é bem diversa e o entorno do parque é frequentado por viciados em crack. Uma visita à Estação da Luz também é um programa e tanto.

Entre um e outro, fomos almoçar no restaurante Rinconcito Peruano, bom e barato (bonito nem tanto). A caminhada é um pouco longa, então vale a pena pegar um Cabify. Se você ainda não conhece, a empresa é uma das concorrentes do Uber. Eles ainda estão começando e não possuem tantos carros, mas vale a pena dar uma chance. Os veículos são bons e os motoristas bem prestativos.

Fim de Semana em Sampa - Onde Comer no Centro
Ceviche de salmão no Rinconcito Peruano, restaurante bom e barato no centro de SP

Encontro na PlugCLXT: Pinterest, Bem São Paulo e Rentcars

O PlugCLXT é um espaço do CoWorking na Rua Lisboa, pertinho da Praça Benedito Calixto, é super gostoso e foi o cenário para as primeiras reuniões do encontro.

Pinterest

A primeira atividade foi um workshop de Pinterest. Eu até já tinha uma conta, mas sinceramente nunca tinha levado muito a sério a ferramenta, embora sempre achei a ideia interessante. Sabe quando você tá navegando pela internet e vê uma foto de um lugar incrível e pensa: deixa eu guardar isso para fazer essa viagem um dia. Pois é, você não guarda e isso cai no limbo das suas memórias.

O Pinterest é uma ferramenta que permite que você salve essa imagem em uma galeria, junto com várias outras ideias e inspirações. Aí você pode acessar todo esse repositório posteriormente. Então, depois segue lá nosso Pinterest para acompanhar todas as inspirações de viagem que vamos postar por lá.

Além da palestra, rolaram comes e bebes e algumas placas bem divertidas para tirar a foto.

Fim de semana em Sampa - Vem pra Sampa, Meu! Pinterest
Comidinhas oferecidas pelo Pinterest em workshop em Sampa

“Mas Você vai Sozinha?”

Esse é o nome do livro lançado pela blogueira Gaía Passarelli pela Globo Livros, que fala sobre as venturas e desventuras de viajar sozinha. O legal da conversa de Gaía com os blogueiros foi justamente como transformar essas experiências de viagens acumuladas em um livro. Gaía e a editora da Lonely Planet Brasil, Melissa Rodriguez, deram algumas dicas bem legais.

Bem São Paulo

Na sequência, conversamos com o pessoal da Bem São Paulo, uma empresa de passeios que apresentou uma proposta bem interessante. Porque afinal São Paulo é vista como uma cidade de negócios e não um pólo turístico, como cidades similares como Londres ou Berlim. O modelo da Bem São Paulo pretende cadastrar e intermediar passeios de interessados em guiar turistas pela cidade. Cada interessado apresenta uma proposta de roteiro, e a Bem São Paulo contribui e viabiliza o negócio.

No sábado, divididos em 3 grupos, os 60 blogueiros fizeram roteiros nesse modelo da Bem São Paulo.

Vem pra Sampa, Meu!
Relação de brindes que ganhamos no Vem pra Sampa, Meu!

Rentcars

A última conversa foi com Christopher Correia, representante da Rentcars, empresa patrocinadora do evento. A Rentcars.com já é nossa velha conhecida: na nossa viagem para a Europa em 2015 e na nossa viagem para a Califórnia em 2016, alugamos carros com  a Rentcars.com.

Depois rolou cerveja, vários brindes das empresas parceiras do evento (vide relação no final do post) e muito bate-papo entre blogueiros, mas foi todo mundo embora cedo que a programação de sábado começava cedo.

Entre os workshops e conversas realizadas, o representante da Rentcars.com apresentou as vantagens da companhia de aluguel de carros
Entre os workshops e conversas realizadas, o representante da Rentcars.com apresentou as vantagens da companhia de aluguel de carros. Foto: Organização do Vem pra Sampa, Meu!

Carambola Food Bike

Todo mundo ficou de olho nos brownies feitos pela nossas queridas Amanda e Eloah, do blog Marola com Carambola. Amanda é uma cozinheira de mão cheia, e hoje além das atividades no blog, elas saem distribuindo doçura em sua charmosa bicicleta.

Fique de olho na agenda das meninas.

Carambola Food Bike: brownies deliciosos em Sampa
Meninas do Carambola Food Bike são especialistas em brownie, delicioso

Leia também: Vem pra Sampa, Meu! no Tô Pensando em Viajar

E antes de continuar, dá uma olhada nesse vídeo que a Alessandra preparou.


O que fazer em um fim de semana em SP – Sábado

Fim de semana em Sampa: Arte por Toda Parte - Vem pra Sampa, Meu!
Arte por Toda Parte, o roteiro proposto pela Bem São Paulo sugere um passeio de olhos bem abertos para a arte da cidade

Arte por Toda Parte

Os blogueiros foram divididos em 3 grupos, com passeios diferentes pela cidade, organizados pela Bem São Paulo.

O nosso tour foi o Arte por Toda Parte. 9h foi nosso ponto de encontro na Livraria Cultura.

A proposta é para lá de interessante: circular pela cidade em busca da arte que brota pelas ruas, paredes e prédios de Sampa. O roteiro, no entanto, carecia de melhor organização. Duas das paradas propostas: na Passagem Literária da Rua da Consolação e na Galeria Vermelho, estavam fechadas. Senti falta também de mais interações da crítica de arte Sylvia Werneck, organizadora do passeio.

Como alternativa às duas paradas, Sylvia nos levou para o Cemitério da Consolação, que é um lugar que rola muita arte, de fato.

Red Bull Station

Fim de semana em Sampa: Red Bull Studios - Vem pra Sampa, Meu!
Cravado no centro de SP, o Red Bull Station propõe um espaço de promoção cultural

O ponto alto do tour foi a visita à Red Bull Station, o antigo prédio de uma companhia elétrica (lindo prédio, por sinal), transformado em espaço para promoção artística. Nossa visita foi acompanhada de um dos responsáveis, que explicou algumas das atividades realizadas pelo espaço. Um lugar que eu não conhecia, e que adorei conferir.

Na sequência, ainda visitamos a Galeria Zipper, na Rua Estados Unidos.

Confira também no blog Com os Pés no Mundo, o outro roteiro Pedal e Arte em São Paulo

E também o post completíssimo do Viagem Primata sobre o Passeio de Bike em SP

Terraço Itália

Todo mundo se encontrou para um brinde no Terraço Itália, o que para mim foi um dos pontos altos do passeio. A vista é absolutamente espetacular, e você pode contemplar de três maneiras:

1 – Bar Terraço: possui programação musical variada e vista incrível para a Zona Norte. Está localizado no 42o. andar do prédio. A entrada é paga, custa R$ 30,00 e não inclui nada. Os drinks não são baratos e o horário varia das 15h às 23h nos dias de semana e nos fins de semana a partir das 12h.

Fim de Semana em Sampa: Terraço Itália - Vem pra Sampa, Meu!
Fazendo um brinde no bar do Terraço Itália: vista incrível para a cidade

2 – Terraço ao ar livre: as 150 senhas diárias são bem disputadas no horário em que a entrada é grátis para ir nesse terraço, das 16h às 17h de segunda a sexta.

Fim de semana em Sampa: Terraço Itália - Vem pra Sampa, Meu!
A vista do terraço, ao ar livre, é gratuita nos dias de semana, em horário específico

3 – Jantar: o jantar é o grande programa no Terraço Itália, mas para ocasiões absolutamente especiais. Cada prato custa no mínimo R$ 120,00.

Mirante de São Paulo no Terraço Itália: vista incrível para a cidade

Almoço no Bexiga: Villa Távola

Uma visita em São Paulo não é completa sem visitar um dos restaurantes do Bexiga. O Villa Távola está lá desde 1963 e comporta até 500 pessoas. Para o nosso encontro, precisávamos mesmo de um lugar grande.

Durante o almoço rolou o resultado de um concurso promovido pela KLM, empresa aérea. Eles deram algumas garrafinhas Dopper e cada blogueiro poderia tirar uma foto para concorrer. Eu bobeei e só lembrei de postar justamente na hora do almoço. Mas a foto até que ficou legal, olha só.

A KLM completa 70 anos de operação em outubro de 2016.

Vem pra Sampa, Meu!
A garrafinha plástica da Dopper dada pela KLM aos blogueiros também vira uma taça bem legal

Beco do Batman

Outro lugar imperdível em Sampa, o Beco do Batman é uma rua repleta de murais e que são renovados de tempos em tempos.

O lugar é incrível, vale a pena perder um bom tempo tirando fotos dos seus murais favoritos. Pode ser que você nunca mais vai vê-los.

Ali pertinho do Beco do Batman, o pessoal se reuniu para um happy hour no Boteco São Conrado e mais tarde para um tour na Cervejaria Nacional.

Fim de semana em Sampa: Beco do Batman - Vem pra Sampa, Meu!
Parte dos blogueiros reunidos no Beco do Batman, em São Paulo

O que fazer em um fim de semana em SP – Domingo

Nosso ponto de encontro foi com um café da manhã delicioso oferecido pela Vert Hotéis, no Hotel Ramada Itaim Bibi. Fomos super bem recebidos e o café da manhã foi bem gostoso. A rede Vert possui vários hotéis em destinos como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros.

De lá, todo mundo partiu para a Avenida Paulista.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista fecha todos os domingos (pelo menos até o final da gestão de Fernando Haddad) e virou um programão para paulistanos e turistas. Pela avenida mais famosa do Brasil, circulam famílias, casais gays, atletas, ambulantes, artesões, artistas e músicos num grande caldeirão cultural digno de Sampa. Ah, e também muitos blogueiros de viagem.

Andar num grupo de 40 pessoas é um desafio, e o grupo se dispersou um pouco, cada um seguindo para sua área de interesse. Vez por outra todo mundo se encontrava novamente. Em um dos extremos da Paulista, foi o ponto oficial para fotos do grupo todo.

Fim de semana em Sampa: Vem pra Sampa, Meu!
A maior parte dos blogueiros ainda reunidos na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. Foto: Organização Vem pra Sampa, Meu!

Paradas Imperdíveis na Avenida Paulista

Alguns pontos imperdíveis para dar uma parada são a Praça da Ciclista (um dos melhores pontos para fotografar a Avenida Paulista), o recém inaugurado Mirante Nove de Julho, o Museu de Arte de São Paulo – MASP, o Itaú Cultural e a Casa das Rosas.

Para almoçar, escolhemos o restaurante árabe Halim, que possui ótima relação custo benefício.

Leia Mais: 5 Lugares Imperdíveis na Avenida Paulista

Vem pra Sampa, Meu!

Ponto Chic

Para encerrar o encontro, somente os fortes permaneceram. OK, boa parte teve que ir embora para pegar seus ônibus, carros e voos de volta para suas cidades.

E nós fomos experimentar o famoso bauru do Ponto Chic, bem tradicional em São Paulo, mas que eu pessoalmente não tinha ainda experimentado. O valor é um pouco caro para um sanduíche (R$ 27,00) e confesso que nem achei lá essas coisas. Enfim, tradição é tradição né, já provei. O Ponto Chic fica do lado do Shopping Pátio Paulista.

Fim de semana em Sampa: Ponto Chic - Vem pra Sampa, Meu!
Bauru do Ponto Chic, um desses pratos tradicionais da história de São Paulo

E o balanço final foi um encontro maravilhoso, onde tivemos a oportunidade de conhecer vários colegas blogueiros que só conhecíamos virtualmente. Mas além disso, conhecer a cidade através de outros pontos de vista, graças ao esforço dos organizadores em proporcionar experiências diversas pela cidade.

A programação taí. Que tal conhecer ou visitar alguns desses lugares no seu próximo fim de semana em Sampa? São Paulo não é só para trabalhar não, meu!

Leia também: Mochilinha Gaúcha no Vem pra Sampa, Meu!

 

Vem pra Sampa, Meu!


Blogs organizadores:

Também participaram do encontro:  amandAqui  –  Apure guria  –  Carta sem Portador  –  Com os Pés no Mundo  –  Cris pelo Mundo  –  Da Porta Pra Fora  –  De Cá Pra Lá  –  Devaneios de Biela  –  Dicas e Roteiros de Viagens  –  Dicas Onde Ficar  –  Dudu Afora  –  Família Viagem  –  Finestrino  –  Incríveis Lugares  –  inRoutes  –  Janela ou Corredor?   –  Longe e Perto  –  Marola com Carambola  –  Me deixa ser turista  –  Me Leva de Leve  –  Mineiros na Estrada  –  Nerds Viajantes  –  Novo Caroneiro  –  Por Onde Andamos  –  RêVivendo Viagens  – São Paulo sem Mesmice  –  Segredos de Viagem  –  Trilhamarupiara diário de viagens  –  Viagem em Detalhes  –  Viagem Primata (e Viaja Bi!)  –  Viagens Cine –  Viagens da Mochilinha Gaúcha  –  Viajando no Blog  –  Viaje com a Flora  –  Vícios de Viagem  –  Vida Cigana

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

29 comentários

  1. Fábio, foi muito bom te reencontrar…Nosso tour pela manhã e aquele ceviche peruano foi demais…eheheheh….Adorei o Post.
    Quando volta ao TO para esquentar um pouco (40º)?…hahahahah…
    Abraços..:)

    1. Opa, também sempre um prazer te rever Dudu. Olha só, estou querendo levar o Cleber para o Jalapão, vamos ver se ano que vem dá certo e aí te fazemos uma visita. Abração!!!

  2. Post inspirado e fotos cinematográficas, hahaha. Foram momentos prá lá de agradáveis, contagem regressiva para o próximo! Pena não ter encontrado vocês na Paulista… Beijocas!

    1. Obrigado Mônica, foi um prazer papear com você durante o tour da Arte. Uma pena mesmo não termos encontrado na Paulista, mas tenho falado para o pessoal que nós, blogueiros de Sampa, temos que nos ver mais vezes, né? Beijos.

  3. Amei o post! Perfeito! Adorei conhecer vocês pessoalmente. Fiquei com dor de cotovelo (ainda se usa este termo?) por não ter ido à Red Bull Station, agora que vi aqui. Mas estava cansada e não quis arriscar…
    Abs

    1. Oi, Flora. Também foi um prazer enorme conhecê-la. Mas não se preocupe, realmente o dia foi cansativo e em outra oportunidade você visita lá. Abraço grande!!!
      P.S. Sobre “dor de cotovelo” rs, eu também sou das antigas, ainda uso. 🙂

  4. Fábio, seu lindo! Quem diria que demoraria tanto tempo para a gente finalmente se conhecer! Foi ótimo dividir vários momentos deste encontro ao lado de vocês! Que outros destinos cruzem nossos blogs e nossas vidas! Super bj

  5. Fabio, você e Cleber abrilhantaram o Vem pra Sampa! Muito obrigada pelo carinho, presença e atenção! Vocês são incríveis! E que fotos são essas?! Babei! Que talento!! Mil beijos.

Deixe um comentário