Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV em Belo Horizonte

De 25 a 27 de novembro de 2016, o Viagens Cine participou do que provavelmente foi o maior encontro de blogueiros de viagem no Brasil. Ocorrido em Belo Horizonte, Minas Gerais, o encontro da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, reuniu cerca de 100 blogs de viagem e 150 blogueiros na capital mineira.

Para quem não conhece, a RBBV é um grupo criado para reunir e ajudar blogs de viagens a crescer e se profissionalizar cada vez mais.

Nós, do Viagens Cine, somos associados desde 2013 e aprendemos muito desde que entramos na rede.

A verdade é que os blogs de viagem viraram negócio e principal atividade profissional para muitos, como é o meu caso. Transformar um hobby em trabalho é fantástico, mas requer aperfeiçoamento e trabalho constante, e a RBBV entra para ajudar os blogueiros trazendo as melhores práticas do setor.

Ética e transparência com os leitores, por exemplo, são algumas das práticas que mais nos pautamos.

Para comemorar os 5 anos de atividade da RBBV, o encontro organizado foi sensacional. Com organização impecável, apoio essencial de empresas como a Secretaria de Turismo de Minas Gerais e o site ViajaNet (veja a lista completa de patrocinadores do evento no final desse post), foi uma excelente oportunidade para conhecer ainda mais sobre o mercado dos blogs de viagem.

E lógico, dar uma turistada em BH e comer uns pães de queijo, que ninguém é de ferro.

Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV em Belo Horizonte

Evento reuniu 100 blogs de viagem e 150 blogueiros na capital de Minas Gerais

Encontro de Blogs de Viagem da RBBV em Belo Horizonte
Montagem dos blogueiros participantes do Encontro RBBV por Alessandra Fratus do Tô Pensando em Viajar
Encontro de Blogueiros de Viagem em BH: RBBV
O Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV reuniu muitos blogs em Belo Horizonte

1 – Hotel na Pampulha: Ibis Styles Pampulha

Para participar do encontro, fiquei hospedado no hotel Ibis Styles da Pampulha. Logo que cheguei, achei o lobby uma graça com alguns desenhos de pontos turísticos de BH nas paredes. O ambiente é muito gostoso e divertido (há também uma área para crianças), mas o que me ganhou mesmo foi a água aromatizada e o café disponíveis na entrada do hotel.

Esse tipo de comodidade é que diferencia um hotel que realmente se preocupa com seus hóspedes. Depois de uma viagem, nada melhor do que poder chegar e tomar um pouco de água ou café para dar uma animada.

Encontro de Blogs de Viagem em BH RBBV
Na chegada no Ibis Styles Pampulha, café e água aromatizada recebem bem os hóspedes

Localização

O hotel fica pertinho do Aeroporto e da Lagoa da Pampulha.

A região fica um pouquinho longe do centro mas é um bairro bem agradável e foi extremamente conveniente para chegar e partir do Aeroporto de Confins, que serve Belo Horizonte. De Confins, sai um ônibus com bastante frequência para o Aeroporto da Pampulha (que só serve voos específicos e/ou regionais), que custa R$ 12,10.

O aeroporto da Pampulha fica a 10 minutos a pé do Ibis.

Encontro Blogs de Viagem em BH - RBBV
O Ibis Styles Pampulha fica localizado a 10 minutos a pé do Aeroporto da Pampulha

Check-in e Quartos

O check-in demorou um pouco pois chegamos em grupo de 3 pessoas, mas a equipe é atenciosa e prestativa.

O charme na decoração da recepção também pode ser encontrado no quarto. Rede Ibis é rede Ibis né, então você já sabe que os quartos são bem clean, modernos e funcionais.

Tomadas nas cabeceiras da cama e na mesa de escritório, por exemplo, são itens básicos, mas que nem mesmo hotéis sofisticados às vezes possuem. Quem nunca teve tirar o abajur da tomada para poder carregar o seu celular perto da cama? No Ibis, as tomadas existem e estão nos lugares certos.

O quarto também é uma graça, com pintura colorida e informal, tirando um pouco uma possível frieza que a decoração funcional poderia trazer.

Encontro Blogs de Viagem em BH - RBBV
O quarto do Ibis é funcional, porém a decoração traz também uma descontração bem gostosa

Café da manhã

Item obrigatório no café da manhã mineiro, conseguimos pegar em todos os dias o pão de queijo bem quentinho. Absolutamente delicioso. Tá bom, vai, existem outras coisas no café da manhã além do pão de queijo.

Frutas, pães (inclusive integral), cereais, frios, queijo branco, café espresso e capuccino da Três Corações são alguns dos itens encontrados. Faltou só um doce de leite viu (fica a dica aí Ibis!).

Clique aqui para consultar valores e disponibilidade no Booking.com

2 – Programação do Encontro de Blogs de Viagem em Belo Horizonte

Visita Guiada ao Mercado Central

Uma das primeiras atividades do Encontro de Blogueiros da RBBV foi a visita ao Mercado Central de Belo Horizonte. A visita (assim como todo o encontro) contou com o apoio da SETUR – Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte através da Belotur.

Encontro de Blogs de Viagem RBBV em Belo Horizonte
No Mercado Central de Belo Horizonte, os blogueiros fizeram uma visita guiada pelas lojas e delícias do lugar

O grupo foi recepcionado por um delicioso lanche. Na recepção, o pessoal do mercado ressaltou o potencial do Mercado Central como um ponto turístico de Belo Horizonte.

Há um serviço de visita guiada oferecido a qualquer turista, realizado por guias bilíngues. É só agendar através do e-mail mercadocentral.info@gmail.com ou (31) 3277-4691.

Nós fizemos a visita guiada (até a gente se perder da guia porque ficamos comendo pão de queijo recheado) e realmente é bem interessante. Vamos percorrendo as lojas de destaque do mercado e conhecendo em mais detalhes suas características e seus produtos típicos. Nem preciso dizer que tudo o que tem no mercado deixa a gente com água na boca, né…

Encontro de Blogs de Viagem RBBV em Belo Horizonte
O pão de queijo recheado foi o grande responsável por eu ter me perdido da visita guiada no Mercado de BH

Restaurante Maria das Tranças e EASY4U

Mas o negócio assustou mesmo na hora em que todo mundo começou a chegar no Restaurante Maria das Tranças, conhecido como o melhor frango com molho pardo do Brasil.

Encontro de Blogs de Viagem - Restaurante Maria das Tranças  Encontro de Blogs de Viagem - Restaurante Maria das Tranças

O restaurante é bem tradicional e funciona desde 1950 (o nome antigo era Bolero) e já recebeu até o ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Mas o principal é que o lugar é bem espaçoso, e conseguiu receber um grupo enorme de blogueiros.

Foi durante o delicioso jantar que a nossa organizadora principal e idealizadora da RBBV, Claudia Saleh, do blog Aprendiz de Viajante apresentou um dos parceiros do evento. A EasySim4U distribuiu SIM cards para viagens internacionais. A empresa trabalha com diversos planos, que incluem alguns países específicos ou planos mais abrangentes, com cobertura em até 140 países.

Encontro de Blogs de Viagem RBBV Belo Hiorizonte
Grupo enorme de blogueiros de viagem no restaurante Maria das Tranças
Noite de encontro no restaurante Maria das Tranças
Noite de encontro no restaurante Maria das Tranças. Foto: Tô Pensando em Viajar

Museu de Arte da Pampulha e Primeiras Palestras

No dia seguinte, o ponto de encontro foi no Museu de Arte da Pampulha. O lugar é incrível e eu ainda não conhecia de perto, muito menos por dentro.

Encontro de Blogs de Viagem RBBV em Belo Horizonte
Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, foi o local do primeiro ciclo de palestras do Encontro da RBBV

Foi no auditório do MAP que rolaram 3 painéis super interessantes:

  • Tendências do Mercado de Turismo Mundial e Brasileiro, com Claudia Saleh e Keith Jenkins, do iAmbassador.
  • Influência e Marca – Como Usar as Redes Sociais para Alavancar o seu Blog, com Lillian Brandão do Nerds Viajantes, Lily Pestana do Apaixonados por Viagens e Claudia Saleh, com moderação da Luciana Misura, do Colagem
  • Monetização e Afiliados: com Julia Minhoto do ViajaNet, Rafael Miranda do Para Viagem e Ana Catarina Portugal do Turista Profissional. A moderação foi do Thiago Khoury, do blog Rodei.
Encontro de Blogs de Viagem em BH
Claudia Saleh, do Aprendiz de Viajante e a presença internacional do Keith Jenkins, do iAmbassador
Encontro de Blogs de Viagem em BH
No painel de redes sociais, as blogueiras da RBBV conversaram sobre Facebook, Instagram e Snapchat

A empresa ViajaNet é uma das patrocinadoras do encontro, a apresentou o seu modelo de trabalho com afiliados.

City Tour em Belo Horizonte

Ainda no mesmo dia, começou um city tour pela cidade de Belo Horizonte, novamente com o apoio da SETUR e Belotur.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha

O pessoal do Museu de Arte de Pampulha fez uma breve explanação contando a história do prédio, que já foi um cassino. O auditório era anteriormente era um restaurante com pista de dança no centro. Quem vai até o centro da pista, ouve um interessante efeito de eco.

O Museu faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que em 2016 foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Na área externa, fomos surpreeendidos pela chegada da jardineira do Pampulha Retrô Tour, que faz um roteiro turístico pela região da Pampulha com guias em trajes históricos. Uma verdadeira viagem no tempo. O tour ocorre somente nos finais de semana. Mas não foi nesse tour que embarcamos.

Encontro de Blogs de Viagem: City Tour em Belo Horizonte

Ainda na Pampulha, fizemos uma parada na icônica Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer. O pessoal curtiu muito tirar fotos na parte de trás da igreja, com azulejos pintados por Cândido Portinari.

Encontro de Blogs de Viagem na Pampulha
No painel de azulejos da Igreja da Pampulha, os blogueiros tiraram várias fotos em grupo

Mirante do Mangabeiras

A próxima parada foi no mirante que fica no bairro de Mangabeiras, onde há uma vista imperdível para toda a cidade. O espaço possui dois decks de madeira, alguns belos jardins e é um belo espaço também para curtir o pôr do sol.

Encontro de Blogs de Viagem em BH - Mirante do Mangabeiras
No Mirante do Mangabeiras, a vista imperdível para a cidade de Belo Horizonte

Complexo da Praça da Liberdade

O conjunto de museus da bela Praça da Liberdade foi nosso destino final do tour. Como o tempo era curto, foi preciso escolher um dos espaços, e fomos para o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que apresentava a exposição ComCiência, de Patrícia Piccinini.

A fome era negra e fomos comer e tomar um café no Café com Letras, localizado dentro do CCBB.

Encontro de Blogs de Viagem: CCBB em Belo Horizonte
O CCBB fica na Praça da Liberdade é um dos vários espaços culturais do complexo

Albano’s

Um dos pontos altos do Encontro foi nossa noite no Albano’s. O bar localizado no bairro Sion nos recebeu super bem com drinks e petiscos que formaram um ambiente perfeito para todos os blogueiros. Logo também chegaram os palestrantes representantes da indústria do turismo.

Encontro de Blogs de Viagem em BH
Noite no Albano’s foi um dos pontos altos do encontro

Encontro de Blogueiros de Viagem no Albanos BH

Ciclo de Palestras e Workshops do Quality Hotel Pampulha

No último dia de encontro, rolou o dia inteiro com várias palestras, painéis e workshops muito interessantes para os blogs de viagem.

  • De blogueiro a empreendedor de sucesso: Luciana Misura do Colagem, Cris Marques do Dentro do Mochilão e Dri Lima do Xplora, com moderação de Claudia Saleh.
  • Projetos criativos e inspiradores para elevar seu blog ao cume: com Gustavo Ziller apresentado por Antônio Rômulo Jr do Retrip.
  • Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros: com Alberto G. Martins da B4TComm, Garon Picelli da Loumar Turismo e Flavia Perin da InterAmerican Network.
  • Conteúdo e SEO com Rafael Sette Camara do 360 Meridianos
  • Turismo Sustentável com Cris Marques, Luiza Antunes do 360 Meridianos e Claudia Saleh
  • Workshop de Fotografia e Vídeo com Helder Ribeiro do Nerds Viajantes, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras e Fabio Pastorello do Viagens Cine.
Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte
Painel com blogueiras empreendedoras. Foto: Coisos on the Go
Encontro de Blogs de Viagem RBBV em Belo Horizonte
Helder, Maurício e eu fomos os palestrantes do Workshop de Fotografia e Vídeo. Foto: Alessandra Fratus do Tô Pensando em Viajar
Encontro de Blogueiros de Viagem RBBV
Em dia de palestras e workshops no Quality Pampulha, blogueiros em peso reunidos. Foto: Alessandra Fratus

Os blogueiros de viagem

Apesar do encontro ter sido extremamente bem organizado e super produtivo (além da Claudia Saleh do Aprendiz de Viajante, participaram da organização a Dani Duarte do Blog Só Viagem, o Rafael Miranda do Para Viagem, o Antônio Jr. do Retrip e Sonia Letycia do Coisos on the Go), o melhor mesmo foi encontrar, conhecer e conviver com esses colegas de atividade, os blogueiros de viagem.

As amizades incríveis que fiz na blogosfera se consolidaram nesse encontro e foi bom demais curtir esses momentos na companhia desse povo para lá de animado.

Confira um resumão de como foi o encontro no site da RBBV

Foto do grupo todo reunido. Foto: Tô Pensando em Viajar
Foto do grupo todo reunido. Foto: Tô Pensando em Viajar

encontro-blogueiros-de-viagem-rbbv

Apoio Institucional

triplice-pampulha-patrimo%cc%82nio

Patrocinador Platinum

Patrocinador Gold

logo_easysim_4u

Patrocinador Silver

logo-zarpo_fundo-branco

Patrocinador Bronze

booking-logo

Transportadora Aérea Oficial

Print

Apoio

logo_orlandoemrevistalogo_mp_square

Site do Encontro: http://www.encontro.rbbv.com.br/

Confira alguns dos outros posts que rolaram sobre o Encontro RBBV no Dicas e Roteiros de Viagens, no Turista Profissional, no EntreViagens, no Leve sem Destino, no Trilha Marupiara no Turistando com a Lu, no Vivi na Viagem


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

42 comentários

  1. Olá, Fabio li seu post e não deixei comentário,então, voltei. Texto excelente e fotos muito bonitas. Esse Encontro foi uma boa oportunidade de conhecermos pessoalmente blogueiros que tanto admiramos e vê-los tb em outros papéis como “palestrante”. A aula sobre vídeos foi muito boa. beijocas

  2. Fábio, que incrível ler o seu post completo agora, com mais calma. Adorei suas impressões sobre o hotel. Deu vontade me hospedar lá.
    Fiquei muito feliz em poder te conhecer pessoalmente! Que a gente possa se encontrar em muitos outros eventos!
    Beijo da Zê

    1. Eba, obrigadão Zelinda. Também adorei te conhecer e que a gente possa se encontrar muito pela frente!!! Beijão.

  3. Muito bom post e ótimas fotos! Adorei te ver de novo e as suas dicas na palestra foram ótimas… quem sabe um dia eu aprendo a fazer vídeos? rs

    1. Obrigadão Carol. Ah, faz vídeos vai, acho que vai ficar ótimo. Beijão, foi ótimo te rever também!!!

    1. Obrigadão Ana Paula. Também adorei te conhecer, é muito legal estreitar esses laços entre blogs e blogueiros. Foi demais o encontro.

  4. Excelente o post, meu amigo, como sempre brilhando. Que bom te receber em Minas, pena que tivemos pouco tempo para conversar, mas vamos colocar a prosa em dia no Blog Trip Nikiti. hahaha

    1. Oi, Gisele. Te adoro, sabia??? Foi muito bom ter passado esse fim de ano com você em dois encontros, e espero te ver em breve num próximo encontro. Beijão.

    1. Pois é Mônica, você sabe que fico um pouco aflito nesses encontros pois quero conhecer e dar atenção mas não consigo. Mas enfim, foi lindo e acho que todos retornaram com belas lembranças e boas novas amizades!!! Abração.

  5. Fábio, este encontro foi tudo de bom! Adoramos ter a oportunidade de conhecermos tantas pessoas. Que venham muitos destes pela frente!

  6. Como foi bom esse encontro! Além de muito aprendizado,amei conhecer todos. Fabio fiquei muito feliz em conhece-lo pessoalmente. Espero revê-lo em breve! Que pessoa admirável você é!

    1. Poxa, também adorei conhecê-la Sy. É incrível como mesmo sem a gente nunca ter se visto, já dava pra saber que a gente tinha uma super empatia. Beijo grande!!!

  7. Que texto completíssimo! Realmente, foi muito bom e proveitoso, amei tudo e todos! Adorei as fotos, Fabio, lindas como sempre! E sua palestra foi divina! Beijos

  8. Arrasou, Fábio!
    Quando comecei a blogar, jamais imaginaria participar de um evento tão grandioso e rico como este. Foi meu terceiro encontro e o primeiro pela RBBV.
    Foi sensacional, aprendi bastante! Mas o melhor de tudo, ao menos para mim, é poder fazer amigos especiais! São os relacionamentos que me fortalecem e me fazem crescer! Amei te rever!
    Um beijo!

    1. É isso aí, Gê. Saber que fazemos parte de uma rede tão profissional mas acima de tudo, uma rede de amigos tão queridos, faz a gente trabalhar mais feliz ainda nessa blogosfera, não é? Beijão.

  9. Que resumão bacana! Obrigada pela presença e por sua palestra sobre vídeos que o pessoal curtiu demais! Foi ótimo aprender com os colegas blogueiros e fortalecer laços entre os blogueiros.

Deixe um comentário