Trilha até Lopes Mendes, Ilha Grande: Uma das Melhores Praias do Brasil

Praia de Lopes Mendes Ilha Grande: Uma das Melhores Praias do Brasil

Saiba como chegar e como é a trilha até a Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. A praia é considerada uma das melhores praias do Brasil.

Anualmente, o TripAdvisor divulga o Travellers’ Choice e entre as listas, está a das melhores praias do Brasil. A primeira praia é sempre a Baía do Sancho, mas em 2016, a Praia de Lopes Mendes ocupou a segunda posição.

Antes de ir para lá, é importante conhecer um pouco da praia e de como é o acesso, para não ser pego de surpresa. Muita gente vai até a Praia de Lopes Mendes e não acha grande coisa, porque foi esperando outra coisa. Então vale a pena se informar.

Vamos contar também como chegar na praia e como é a trilha até Lopes Mendes, seja a partir da Vila do Abraão, seja a partir da Praia do Pouso (ponto mais próximo).

Trilha até a Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Conheça uma das melhores praias do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Lopes Mendes tem 3 km de extensão, por conta disso é bem fácil encontrar trechos desertos

Chegamos na Praia de Lopes Mendes e o tempo estava nublado. Pior coisa é chegar numa praia lindíssima e o tempo não ajudar.

Fomos até a água do mar e notamos como a água era transparente, mas com tempo nublado, deu até um desânimo. Confesso que fico deprimido com dias nublados.

Começamos a caminhar pela praia, que a partir de determinado ponto, fica praticamente deserta. A praia foi incluída no Parque Estadual da Ilha Grande somente a partir de 2007, antes disso havia planos até de construção de 3 resorts por lá.

E eis que o sol começou a brilhar. E descobrimos, afinal, que Lopes Mendes é, realmente, uma das melhores praias do Brasil.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O mar cristalino e de lindas cores da praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande

Como Chegar em Lopes MendesPraia de Lopes Mendes, Ilha Grande

Trilha a partir da Vila do Abraão

Existem duas formas principais de chegar em Lopes Mendes. A primeira é por trilha, a partir da Vila do Abraão. É a T10 (Abraão – Mangues – Pouso).

Todas as trilhas de Ilha Grande são numeradas e possuem mapas com o tempo de duração. É ótimo para saber o que você vai encarar pela frente.

A T10 possui uma distância de 6 km e leva cerca de 3 horas para ser concluída. É preciso subir e descer alguns morros, por isso quando eu fiz essa trilha, cheguei muito cansado na Praia do Pouso. Para mim, o nível da trilha é difícil e cansativo e não compensa.

Mesmo assim, caso esteja no pique de trilha, dá para fazer a trilha na ida e voltar de barco, a partir das 15h.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, uma das melhores praias do Brasil
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, uma das melhores praias do Brasil

Taxi-boat até a Praia do Pouso e trilha até Lopes Mendes

Como a praia de Lopes Mendes fica no mar aberto, os barcos dificilmente vão até lá. Existe um roteiro chamado Super Sul (que também passa Caxadaço e Dois Rios), mas eu nunca fiz. Recomendo mesmo pegar um barco até a Praia do Pouso (o barco é baratinho, cerca de R$ 30,00 por pessoa, ida e volta).

Os barcos começam a sair às 9h da manhã do cais de turismo da Vila do Abraão. Não é preciso reservar com antecedência, já que o barco sai sempre e em diversos horários, mas também não custa nada a mais comprar o ticket antes, em qualquer uma das agências da vila. O preço é o mesmo.

Confirme os horários disponíveis na ida e na volta.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Eu e Cleber, antes de embarcar no cais de turismo da Vila do Abraão

O trajeto de barco é um pouco lento e monótono. Dependendo do barco, a viagem pode durar até 60 minutos. Se estiver com pouco tempo, procure uma embarcação mais rápida.

Chegando na Praia do Pouso, o destino final do barco, é preciso fazer a T11 (Pouso – Lopes Mendes), uma trilha leve de cerca de 20 minutos. Na trilha, é comum aparecerem macaquinhos, fique atento.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Pier de chegada na Praia do Pouso

Dicas – Lopes Mendes

  • Não há estrutura na praia. O máximo que você irá encontrar é algum comércio ambulante, por isso é recomendável levar comida, bebida e demais apetrechos.
  • Existem algumas amendoeiras na praia, que garantem alguma sombra.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
As sombras das árvores e algum comércio ambulante é a única infraestrutura da praia
  • Chegando na praia, calcule bem seu tempo. Vale a pena caminhar toda a extensão da praia até o canto direito.
  • Nem preciso dizer que o banho de mar é imperdível.
  • Leve repelente e protetor solar.
  • Só para lembrar, leve seu lixo de volta e nem pense em deixar lixo pela trilha. A área faz parte de uma área de proteção ambiental.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Início da trilha para Lopes Mendes
  • Apesar de não haver estrutura em Lopes Mendes, existe um restaurante flutuante na Praia do Pouso onde é possível almoçar. Mas não conte muito com ele: nessa última vez que visitamos, o restaurante estava fechado.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Barcos aguardam os visitantes na Praia do Pouso, ponto de embarque e desembarque

O mar de Lopes Mendes

Lembra quando falamos que o mar da praia de Lopes Mendes era bem transparente. Pois é, a gente entrou no mar para conferir.

Tivemos sorte, pois o mar estava uma piscina. Em geral o mar é mexido, tanto que a praia é bastante procurada por surfistas.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O mar bem rasinho e tranquilo (naquele dia) da Praia de Lopes Mendes

Como estávamos com a GoPro e com o Dome, um equipamento que permite tirar fotos embaixo e acima da água, a sessão de fotos foi extensa.

Mas como a praia é bem plana, é um pouco difícil registrar a transparência do mar. Só estando lá ao vivo mesmo para você entender porque o povo gosta tanto.

Aliás, li alguns comentários de pessoas dizendo que não acharam a praia grande coisa. Confesso que antes dessa última visita em 2016, eu era uma dessas pessoas.

Por isso fica a dica: pegue um dia de sol e entre no mar. Em uma das águas mais cristalinas que você já viu, você vai entender porque essa praia é tão querida.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Registro feito com o Dome em Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O tchibum é inevitável
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
Fizemos vários registros com a GoPro e o Dome

O símbolo de Lopes Mendes

Lembra que falamos que era bom caminhar até o canto direito? Pois é, no caminho você irá encontrar a bóia gigante de um navio, encalhada.

Um artista carioca chamado Sylvio Cavalheiro (radicado em Ilha Grande) fez um mosaico decorativo que deu um charme para um objeto quase todo enferrujado.

O artista já tem um histórico de transformar lixo e sucata em obras de arte.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
A obra de Sylvio Cavalheiro já virou símbolo da praia de Lopes Mendes

Tirar uma foto nesse objeto peculiar é imperdível.

Mas vale a pena andar até o final da praia, onde há um pequeno riacho que deságua no mar. No extremo oposto, algumas pedras garantem um mirante natural.

Prepare-se para  a caminhada dos 3km de extensão de Lopes Mendes. Nós sempre gostamos de percorrer as praias, de ponta a ponta.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
No canto esquerdo (mais próximo da trilha), algumas pedras formam um mirante natural

A gente se empolgou tanto que tivemos que voltar correndo para não perder o último barco. Mas no final das contas, voltamos com a certeza de ter conferido uma das praias mais bonitas do Brasil, mesmo.

FICHA TÉCNICA:

Passeio: Praia de Lopes Mendes
Direção: Ilha Grande, Rio de Janeiro
Produção: R$ 30,00 ida e volta
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: O mar de Lopes Mendes, cristalino
O pior: O trajeto de barco é monótono e extenso.
Ano: 2016
País: Brasil

Leia também: Como Chegar em Ilha Grande

Onde Ficar em Ilha Grande: Dicas de Hotéis e Pousadas

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Fontes:

IlhaGrande.com.br
IlhaGrande.org

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

17 comentários

  1. Gente, é a segunda vez que ouço falar nesse riacho de Lopes Mendes que desagua no mar. Saí da trilha, fui até o final da praia e nada. O mar estava com tantas ondas que não tive coragem de entrar, um sol da rachar. Tomei banho com água a água que levei.

  2. Não conheço Ilha Grande ainda, mas fiquei super curiosa agora, que coisa mais linda essa praia! Adorei o post e as dicas, e as fotos da GoPro ficaram ótimas, com esse cenário é difícil não ficar né? 🙂

  3. Confesso que morro de preguiça de trilha se encontrar uma opção eu troco, com toda certeza iria de barco, mesmo sendo lento, chegaria com mais disposição pra curtir esse paraíso.

  4. Fábiooo! Acabei de ver que já adiei demais a ida à Ilha Grande! Amo trilhas e nesse visual tenho certeza que vai ser legal! Também adoro as intervenções de artistas locais! Ah! Lindas fotos! 🙂

  5. Uauu, essas fotos com o dome da gopro é para a gente ficar aqui babando e morrendo de vontade de conhecer esse paraíso, ficaram lindas demais. E o que falar da trilha, eu amo a conexão com a natureza (mesmo que seja difícil, gosto destes desafios), sem contar os macaquinhos que ficam nas árvores, amo amo. Pelo que mencionaram, realmente, um passeio de quase 1 hora de barco é coisa lenta mesmo, mas um boa opção para aqueles que estão sem disposição para fazer a trilha.
    Abraços

  6. Fabio, querido!
    Que lugar lindo!!! Eu também fico bem triste quando visito um lugar em dias nublados ou chuvosos! Mas me diga uma coisa: aquela trilha é fàcil de fazer com crianças? O Léo adora macaquinhos e toda vez que eu vejo esses posts lindos, fico triste por ter que aguardar o filhote crescer!
    beijinhos

  7. Tem tanto tempo que não vou a Ilha Grande e na última vez que fui, também peguei chuva, só que diferente de vocês, o tempo não abriu. Gostei da sinceridade sobre a trilha ser difícil e a melhor sugestão ser pegar o barco e encarar a trilha 11, leve. Já nos planos para este ano, afinal é ali do lado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.