Quais as melhores ilhas do Brasil? Uma coisa é certa: nesses lugares cercados de água por todos os lados, a probabilidade de você encontrar algumas praias deliciosas é enorme.
A vantagem das ilhas é que você encontra praias de mar aberto, de mar fechado, lugares mais reservados e outros mais procurados. É sempre um programa muito legal para quem gosta de natureza.
Esse contato natural fica ainda mais intenso em algumas ilhas onde o acesso, somente de barco, impede que carros entrem. Sem a circulação de veículos, as ilhas ganham ainda mais essa característica de nos remeter a lugares paradisíacos.
Confira a seguir algumas das melhores e principais ilhas do Brasil e as principais caraterísticas de cada uma. Como de costume em nossas listas, todas as fotos são de nossa autoria e só citamos destinos que efetivamente conhecemos.
Espero que essa lista possa inspirar você a colocar uma ilha nos planos das próximas viagens.
As 7 Melhores Ilhas do Brasil
Repletas de praias reservadas, algumas das ilhas brasileiras guardam os maiores e mais belos segredos naturais do litoral do Brasil
1 – Ilha de Fernando de Noronha / PE
Não dá para deixar essa ilha de fora de qualquer lista dos melhores destinos do Brasil. Na verdade um arquipelágo, composto de uma série de ilhas de formação vulcânica. Fernando de Noronha é relativamente pequena, e você percorrê-la em menos de 1 hora, pelo menos no trecho onde estão as suas praias.
O trânsito de veículos é permitido, na maior parte feito por buggies, que você precisa alugar por lá. Mas para quem quer desligar mesmo, pode também utilizar o transporte público. Só precisa de um pouco mais de paciência.
Para chegar na ilha, somente de avião. Como a ilha fica distante do continente, a beleza embaixo d’água é um dos seus principais atrativos. Alguns cruzeiros também fazem escala por lá, mas sinceramente, para aproveitar melhor, o tempo mínimo necessário é de 4 dias.
Confira as principais dicas de Fernando de Noronha
2 – Ilha Grande / RJ
Ilha Grande fica na Costa Verde, litoral sul do Rio de Janeiro. Para conhecer, é preciso pegar um barco até um dos povoados dessa ilha, que faz justiça ao nome e é bem extensa. É uma das ilhas onde você pode esquecer o trânsito e os carros, pois só dá para circular a pé ou de barco. Isso torna o lugar, um dos mais especiais que já visitamos.
Há várias praias que dá para conhecer em trilhas fáceis, mas a grande maioria mesmo, exige bastante preparo físico. Por isso, os barcos acabam sendo uma ótima opção.
É o caso da Praia de Lopes Mendes, por exemplo, que possui uma trilha super longa, mas eu sempre prefiro ir de barco. Outra opção imperdível é o passeio de barco que faz a volta inteira na ilha.
Passeio de Barco em Ilha Grande: Volta à Ilha
3 – Ilha de Tinharé: Morro de São Paulo / BA
Essa ilha fica a 2h30 de barco a partir de Salvador. O trajeto é em alto mar, por isso algumas pessoas ficam enjoadas e preferem um caminho alternativo, semi-terrestre. De uma forma ou de outra, visitar Morro de São Paulo vale super a pena.
A ilha também está no time em que não dá pra entrar de carro: a circulação fica restrita a caminhadas ou passeios de barco.
A simplicidade reina no nome das praias: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. Mas o lugar tem uma ótima infraestrutura, com bons hotéis, restaurantes e vida noturna agitada, com muitas festas concentradas na Segunda Praia.
O que fazer em Morro de São Paulo: Como Ir, Melhores Praias e Passeios
4 – Ilha de Boipeba / BA
Assim como Morro de São Paulo, Boipeba está na Costa do Dendê da Bahia, e também tem acesso somente por barco. Para chegar em Boipeba, ou você parte de Morro de São Paulo, ou de Valença.
Como o acesso é mais distante, a ilha garante bem mais tranquilidade do que a sua vizinha. Vez por outra, os passeios de barco bate-volta, vindos de Morro, invadem Boipeba. Mas só quem se hospeda por lá, tem a possibilidade de conferir o pôr do sol em Boca da Barra, um dos mais lindos que eu já vi.
Confira todas as dicas para conhecer Boipeba
5 – Ilha do Mel / PR
Da Bahia para o sul do Brasil, a Ilha do Mel também é uma das ilhas onde o contato com a natureza é extremo. Conforme anoitece, é recomendável andar com uma lanterna, já que a iluminação nas ruas é quase nula. Ah, os carros também não circulam por aqui.
Com duas áreas principais para hospedagem, em Nova Brasília e Encantadas, a ilha é o refúgio do pessoal do sul. O mar não é tão transparente e cristalino como em outros destinos, mas Ilha do Mel ganha no quesito mirantes, com belos morros à beira mar e visuais cinematográficos.
Quer saber mais, confira nosso post da Ilha do Mel: Farol das Conchas
6 – Florianópolis / SC
Florianópolis, capital de Santa Catarina, também é conhecida como Ilha da Magia. Não há dúvida que o lugar é mágico mesmo.
São várias praias deliciosas, desde as mais famosas como a Praia da Joaquina e a Praia Mole, até praias mais desertas e menos conhecidas, como a Lagoinha do Leste, a praia de naturismo da Galheta (ou Calheta) e a praia da Ilha do Campeche. É isso aí, uma das melhores praias de Floripa fica em uma outra ilha, bem menor do que a “ilha mãe”.
Seja para quem prefere badalação ou para quem privilegia o contato com a natureza, Floripa é o lugar ideal.
Leia mais sobre as praias de Florianópolis
7 – Ilhabela / SP
Para quem mora em São Paulo, Ilhabela é aquela escapadinha ideal. Tá certo que o caminho sempre é um problema: para chegar em Ilhabela é preciso encarar uma estrada quase sempre de trânsito complicado e uma balsa que pode levar algumas horas para ser atravessada com carro.
A opção é ir sem carro, mas o transporte em Ilhabela não ajuda muito. De qualquer forma, essa ilha paulista tem várias praias incríveis, trilhas e muitas cachoeiras. Só não esqueça o repelente, os borrachudos são os reis do local. Mas pedindo licença a eles, você encontra um lindo lugar ao sol.
O Brasil tem várias outras ilhas incríveis, mas que ainda não conhecemos, como Abrolhos, Ilha de Marajó, a Ilha do Caju, Ilha de Comandatuba, Itaparica, Itamaracá, a Ilha de Vitória, as ilhas de Angra dos Reis (como a Ilha do Japonês e a ilha da Gipóia, por exemplo), a Ilha das Couves e a Ilha do Cardoso.
E eu nasci em uma ilha também, a ilha de São Vicente, onde fica a cidade de Santos. Pronto, tá explicado porque eu gosto de tanto de ilhas.
5 Comentários
Ótimo post, nasci e ainda moro na Ilha de São Vicente, e voltei recentemente de Tinharé é lindo demais, destas 7 agora só falta conhecer a Ilha do mel, mas me parece que ela não estará no mesmo nivel de Noronha ou Morro né?
Ótimas dicas, Fábio! Apenas duas correções: em Floripa a praia de naturismo chama-se Galheta. E o Campeche é uma praia ao Sul, que à sua frente conta com a Ilha do Campeche, que é uma pequena ilha que pode ser visitada de barco. Abraço!
Obrigadão Larissa. A praia de naturismo também é chamada de Calheta, já encontrei com as duas grafias, mas vou até incluir essa outra grafia para deixar mais claro. E no texto citamos mesmo a praia da Ilha do Campeche, inclusive temos um post exclusivo sobre essa praia maravilhosa (https://www.viagenscinematograficas.com.br/2015/11/florianopolis-praias-ilha-do-campeche.html), você já conferiu? Aguardo sua visita lá nesse post também. Abraços.
Tenho muito que viajar nesse nosso país, não conheço nenhuma dessas ilhas maravilhosas 🙁
Bora lá, Larissa. Já tô com saudades de viajar com vocês hein. Abraços.