O que fazer em Ilha Grande: Dicas e Roteiro de 3, 4 ou 5 Dias

O que fazer em Ilha Grande: Dicas e Roteiro de 3, 4 ou 5 Dias

O que fazer em Ilha Grande se você tem 3, 4 ou 5 dias de viagem? Confira a seguir algumas dicas de roteiros e passeios para se fazer na ilha.

A verdade é que muita gente aproveita os feriados prolongados, especialmente quem vive em São Paulo ou Rio de Janeiro, para dar uma esticada por lá. Em 3 dias, não dá para fazer muita coisa, mas é melhor que nada.

O tempo ideal é no mínimo 4 dias. Especialmente para quem ainda não conhece Ilha Grande. Em 4 dias, você consegue fazer todos os passeios básicos e essenciais que tornaram essa uma das melhores ilhas do Brasil.

Veja a seguir nosso roteiro e algumas dicas para aproveitar melhor seu tempo por lá.

O que fazer em Ilha Grande RJ: Dicas e Roteiro de Viagem

Confira roteiros de 3, 4 ou 5 dias para o que fazer em Ilha Grande e os principais passeios

O que fazer em Ilha Grande Dicas e Roteiro de Viagem 3, 4 ou 5 dias
Confira o que fazer dia a dia em Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro

1 – Ilha Grande – Roteiro de Viagem

Roteiro de 3 Dias

  • Para quem tem apenas 3 dias, melhor planejar bem o seu tempo.
  • Dia 1: Pra quem chegou cedo, vale conhecer as praias de Abraão, como a Praia do Abraãozinho ou até a Praia da Crena (a partir da Vila do Abraão, é só seguir para o lado direito).
  • Dia 2: Faça o passeio de barco até a Lagoa Azul e Lagoa Verde, dura o dia inteiro
  • Dia 3: Pegue um barco e vá até a Praia de Lopes Mendes (passeio número 1 do TripAdvisor), considerada uma das melhores praias do Rio de Janeiro

Roteiro de 4 Dias

  • Além dos 3 dias relacionados acima, que tal dar uma volta completa na ilha?
  • Dia 4: Se as condições do mar estiverem boas, faça o passeio de barco Volta à Ilha, que vai nas praias do Aventureiro, Parnaioca, Caxadaço e Praia dos Meros

Roteiro de 5 Dias

  • Além dos 4 dias relacionados acima, vale incluir um passeio que inclui belezas naturais e história.
  • Dia 5: Aposte na trilha até a Praia de Dois Rios e visite o famoso presídio de Ilha Grande. Há opção também de ir de barco, através do passeio Super Sul

ou

Dica: Em dias de chuva, uma boa alternativa é fazer o Circuito na Vila do Abraão, uma trilha fácil e bem interessante que inclui a visita ao Aqueduto de Ilha Grande. A partir da Vila do Abraão, caminhe para o lado esquerdo e você logo encontra o início da trilha.

O que fazer em Ilha Grande Dicas e Roteiro de Viagem 3, 4 ou 5 dias


Em suma, nosso roteiro de viagem em Ilha Grande foi o seguinte:


2 – Como Chegar em Ilha Grande – Vila do Abraão

  • Confira nosso post específico com as dicas de como chegar na Vila do Abraão a partir de São Paulo.
  • O único acesso é de barco. Na ilha não circulam carros.
  • Você pode embarcar de três destinos: Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Para quem chega do Rio de Janeiro, Conceição do Jacaraí é a melhor escolha. Para quem vem de São Paulo, Angra dos Reis é a opção.
  • Caso você viaje de carro, há opções de deixar o carro em estacionamentos em Angra dos Reis.
  • Mas a Vila do Abraão não é o único ponto de chegada possível em Ilha Grande. Outras opções são Bananal, Saco do Céu, Provetá e Aventureiro.
  • Confira aqui todos os horários e opções.

Dica: A ilha é bem rústica, portanto evite malas pesadas ou de rodinha (muitos caminhos são de terra ou de areia). Se não tiver alternativa, na chegada contrate os serviços de algum carregador para levar sua bagagem.

Como Chegar em Ilha Grande – Vila do Abraão

Ilha Grande Dicas e Roteiro de Viagem 3, 4 ou 5 dias
Ilha Grande só é acessível de barco e por lá não circulam carros

3 – Quando Ir (Melhor Época)

  • Já passei o reveillon em Ilha Grande debaixo de muita chuva (estava lá quando ocorreu o deslizamento em Bananal, que provocou a morte de mais de 30 pessoas).
  • Por isso, procuro evitar o verão, que é justamente quando mais chove por lá. A ilha também fica mais cheia e cara.
  • Portanto, evite os meses de dezembro a março.
  • No resto do ano, todos os meses são boas épocas para visitar a ilha.
  • Os meses em que menos chove são maio a outubro. Dê uma olhada no Praiômetro do Viaje na Viagem.
  • Considere porém, que é possível que faça um pouco de frio nesses meses, mas não é nada drástico. Ao contrário de Arraial do Cabo, as águas de Ilha Grande não são tão geladas. Na nossa última vez por lá, fomos em maio e pegamos 2 dias de chuva, 2 dias de sol e 1 dia nublado.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande
O mar cristalino e de lindas cores da praia de Lopes Mendes em dia ensolarado, em Ilha Grande

4 – Onde Ficar

  • Nós sempre optamos em ficar hospedados na Vila do Abraão, por ser o lugar com melhor infraestrutura de Ilha Grande.
  • De lá, fica mais fácil fazer os passeios para todos os cantos da ilha.
  • Na nossa última vez, recomendamos a Pousada Solar da Praia. Fica em frente ao pier de Ilha Grande e possui boa qualidade de serviços. A pousada possui gerador, que é bem útil pois não é incomum falta energia na ilha.
  • Outra opção que usamos e também aprovamos é a Pousada Caúca.
  • O casal do Deixa de Frescura já ficou hospedado na Praia do Aventureiro, e também achamos que deve ser incrível.

Onde Ficar em Ilha Grande: Dicas de Hotéis e Pousadas


5 – O que fazer em Ilha Grande

  • O negócio em Ilha Grande é conhecer algumas das melhores praias do Rio de Janeiro. A Praia de Lopes Mendes, por exemplo, já entrou em várias listas das melhores praias do Brasil.
  • Pelo fato da ilha ser isolada, com acesso somente de barco, muitas de suas belezas se encontram preservadas. Na ilha não circulam carros, o que garante ainda mais um clima paradisíaco ao lugar.
  • Para circular na ilha, os meios são através de trilhas (todas sinalizadas, mas algumas bem difíceis e de longa duração) ou através de passeios de barco (lancha ou escuna). Para chegar nas praias de Parnaioca ou Aventureiro, por exemplo, só mesmo de barco ou de trilhas bem extensas.
  • A ilha possui algumas praias próximas da Vila do Abraão, com acesso fácil, como a Praia de Abraãozinho, Praia da Júlia e Praia da Crena.
  • Uma estrada liga a Vila do Abraão até Dois Rios. Os únicos veículos autorizados a circular por ali são os veículos da universidade, carros de emergência e caminhões de coleta de lixo. Em Dois Rios, vale a pena conhecer o Presídio de Dois Rios e o Museu do Cárcere.
  • Entre os passeios de barco mais concorridos, estão o passeio até a Lagoa Azul (leve snorkel para ver os peixinhos) e o Volta à Ilha (na Praia de Parnaioca vimos até tartaruga).
O que fazer em Ilha Grande: Roteiro Dia a Dia
Em Ilha Grande, o trânsito de carros é substituído pelas lanchas e escunas

Leia também: Como Chegar em Ilha Grande

Confira como funciona o Passeio de Lancha Volta à Ilha

© 2017 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

39 comentários

  1. Olá Fabio, Parabéns pelas dicas!

    Estou querendo visitar a ilha em Setembro porém tenho duas crianças de 2 e 3 anos, é possível leva-las ? Estamos indo em 3 adultos

    1. Obrigadão, Andreza. Sim, é possível levá-las sim. O acesso é através de um barco de passageiros normal, se elas não tiverem problemas com isso, tá tranquilo. O barco não balança muito, pode ficar tranquila. Abraços.

  2. Olá Fábio,

    Temos apenas 3 dias em Ilha Grande, e aventureiros está na lista. Vc acha que perderíamos mto tempo pela trilha por poucos dias de ilha? Aconselha barco?

    Obrigado!!

    1. Oi, Lucas. Vish, como o tempo é curto, eu acho melhor fazer de barco mesmo. E assim também vocês conseguem conhecer as outras praias do roteiro. Mas assim como para nós, vai deixar um gostinho de quero mais Aventureiro, queremos voltar numa próxima vez e curtir melhor o lugar. Abração!

  3. Fa adorei as sugestões de roteiro, com esse “boom” de promoções entre SP-RJ to começando a planejar desbravar mais essas regiões de praias em volta do Rio. Adorei a opção de 3 dias!!

  4. Ah, Fábio, que destino cinematográfico 😀 eu sempre quis conhecer Ilha Grande, mas não sei por qual razão nunca fui. Agora ao ler seu roteiro maravilhoso e ver suas fotos fiquei empolgada novamente com o destino!! Obrigada por compartilhar 😀

  5. Ótimo post Fabio, suas dicas são sempre sensacionais. Por incrível que pareça ainda não conheço a ilha e quero fazê-lo em breve. Seguirei os seus conselhos, abs!

  6. Preciso voltar a Ilha Grande. Tão perto da gente, talvez por isso acabamos deixando para depois e esse depois nunca chega. Organizando a viagem, vou seguir o roteiro de vocês, que são sempre ótimos. Post bem completo como sempre.

Deixe um comentário