Alagoas: Roteiro de 7 Dias e Dicas de Viagem

Roteiro Alagoas 7 Dias ou 10 Dias com Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Missão de viagem: roteiro Alagoas. O objetivo era explorar o litoral do Estado, de norte a sul, em 10 dias de viagem.

Planejar uma viagem que cubra todo o litoral de um Estado pode ser complicado, mas no caso de Alagoas, o litoral é menor e a tarefa não se torna tão difícil.

Mesmo assim, infelizmente não deu para conhecer todos os cantinhos. Mas acreditamos que o melhor desse Estado esteja bem representado.

Para explorar as melhores praias de Alagoas, nós escolhemos 5 bases para nos hospedar, distribuídas entre Maceió, Litoral Sul (também chamada de Lagoas e Mares do Sul) e Litoral Norte (Costa dos Corais). Mas para quem tem menos tempo, a viagem pode ser em apenas 3 bases.

Confira a seguir como foi nosso roteiro Alagoas em 10 dias de viagem e algumas dicas de onde ficar, quando ir e o que fazer por lá.

Alagoas: Roteiro de 7 Dias e Dicas de Viagem – Maceió e Litoral Norte de Alagoas

Confira nosso roteiro de viagem para explorar os melhores destinos de Alagoas: Maceió, Costa dos Corais e Litoral Sul

1 – Roteiro Alagoas de 7 a 10 Dias

Essa não era nossa primeira vez em Alagoas. Em 2011, em roteiro que começou em Porto de Galinhas, já havíamos explorado alguns destinos da Costa dos Corais, no litoral norte de Alagoas. Conhecemos Maragogi, Japaratinga e Porto de Pedras.

Mas como a viagem era antiga, queríamos muito voltar. Não somente para revisitar esses lugares, mas também para incluir outras regiões (Maceió e Praia do Gunga tínhamos visitado em 2007).

Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Roteiro de 10 Dias em Alagoas

Maceió (2 noites)

  • Dia 1: Chegada em Maceió – Pernoite: Maceió
  • Dia 2: Praias de Pajuçara, Ponta Verde, Garça Torta, Praia da Sereia, Ipioca – Pernoite: Maceió

Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Barra de São Miguel (2 noites)

  • Dia 3: Trajeto para Barra de São Miguel e Praia do Gunga – Pernoite: Barra de São Miguel, Gungaporanga Hotel (parceiro de nosso projeto)
  • Dia 4: Praias do Litoral Sul e Passeio até a Foz do Rio São Francisco – Pernoite: Barra de São Miguel, Gungaporanga Hotel
  • Dia 5: Praia do Francês

Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dia: Mapa Maceió até São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres (2 noites)

    • Dia 5: Trajeto de Barra de São Miguel para o Litoral Norte: Paripueira e Barra de Santo Antônio – Pernoite: São Miguel dos Milagres
    • Dia 6: São Miguel dos Milagres (passeio até as piscinas naturais), Praia do Toque e Porto de Rua – Pernoite: São Miguel dos Milagres
    • Dia 7: Porto de Pedras: Associação Peixe-Boi, Praia do Patacho e Praia da Lage

Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias: Mapa Japaratinga e Maragogi

Japaratinga (2 noites)

  • Dia 7: Trajeto para Japaratinga atravessando a balsa do Rio Manguaba (há também a opção de ir por Porto Calvo, conforme mapa abaixo) – Pernoite: Japaratinga, Pousada do Alto (parceira do nosso projeto)
  • Dia 8: Japaratinga, Praia de Bitingui e Barreira do Boqueirão – Pernoite: Pousada do Alto

Maragogi (2 noites)

  • Dia 9: Trajeto para Maragogi, Praia do Pontal do Maragogi, Antunes, Ponta do Mangue e Peroba – Pernoite: Maragogi
  • Dia 10: Piscinas Naturais de Maragogi – Pernoite: Maragogi
  • Dia 11: Retorno para Maceió

Como pegamos um feriado no meio dessa viagem, nesse roteiro Alagoas optamos por trocar um pouco a ordem. Como as cidades são relativamente próximas, essas mudanças podem ser feitas conforme sua conveniência.


Roteiro de 7 Dias em Alagoas

Para quem só tem 7 dias, recomendamos o seguinte roteiro Alagoas:

Maceió (2 noites)

Barra de São Miguel (2 noites)

Japaratinga (2 noites)


Para quem tem menos dias ainda, é preciso fazer um recorte. Ou optar pelo litoral sul ou pelo litoral norte.

Confira
O que fazer em Maceió: Praias e Piscinas Naturais

2 – Onde Ficar em Alagoas: Dicas de Hotéis e Pousadas

O roteiro Alagoas foi dividido em 5 bases principais: Maceió, Barra de São Miguel, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Para quem não gosta de ficar pulando de hotel em hotel, a parte do litoral norte pode ser condensada em apenas uma hospedagem (Japaratinga, São Miguel dos Milagres ou Maragogi). Dessa forma, o roteiro ficaria dividido em apenas 3 hospedagens.

Em Maceió, ficamos no Meridiano Hotel, que fica na Praia de Pajuçara e possui um terraço e piscina incríveis, com vista para as praias de Pajuçara e Ponta Verde.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
Vista para as praias de Pajuçara e Ponta Verde, em Maceió, a partir do Meridiano Hotel

Em Barra de São Miguel, a melhor hospedagem de nossa viagem nesse roteiro Alagoas foi no Gungaporanga Hotel. A inspiração para ir nesse hotel veio dos amigos do blog CASALVENTURA

O hotel é maravilhoso, localizado no alto de uma falésia, com uma piscina de borda infinita com vista para a Lagoa do Roteiro e Praia do Gunga. A estrutura é impecável, o restaurante excelente e o staff super eficiente, vale muito a pena conhecer.

Leia mais sobre o
Gungaporanga Hotel em Barra de São Miguel

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
A vista cinematográfica da piscina do Gungaporanga Hotel, em Barra de São Miguel

Em São Miguel dos Milagres, ficamos hospedados na Vila de São Miguel e ficamos numa pousada mais econômica, a Pousada Praia Bonita.

A vila, porém, não é a melhor opção de hospedagem na região: a maior parte do comércio e restaurantes fica em Porto de Rua. Mas o modo carinhoso e pessoal como fomos recebidos na Praia Bonita valeram a pena a hospedagem.

Em Japaratinga, a Pousada do Alto foi outro acerto dessa viagem e também dica do CASALVENTURA. Com vista privilegiada para toda a praia de Japaratinga, a pousada possui mirante cinematográfico e piscina de borda infinita. A pousada trabalha em regime de meia pensão e o jantar é delicioso.

Leia mais sobre essa
Dica de Pousada em Japaratinga: Pousada do Alto

Confira também algumas dicas de pousadas em Maragogi. Há opções para todos os gostos (e bolsos).  Para encerrar nossa viagem, nós ficamos 2 noites hospedados por lá na Pousada Maragolfinho.

3 – Como Chegar e Como Circular

A melhor maneira de chegar nos destinos e circular por Alagoas é de carro.

O transporte público funciona para transporte entre as cidades e de forma restrita para ir até as praias: em Maragogi dá para se virar bem com o serviço de vans coletivas, idem para o transporte em Barra de São Miguel e em Maceió com ônibus. A minha amiga Cris Marques do Raízes do Mundo fez a sua viagem baseada em transporte público, bicicleta, buggy ou a pé.

Na Rota Ecológica (São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras), a locomoção de forma independente fica mais difícil. Vimos poucos transportes coletivos. Ainda assim, dá para caminhar entre algumas praias.  

Aluguel de Carro

Para alugar o carro, consultamos o site da Rentcars. A Rentcars é uma parceira do Viagens Cine e consolida o preço de diversas operadoras, compara os valores e efetiva a reserva dos veículos. Sempre optamos por reservar os carros pela empresa, assim contamos com o suporte da empresa em caso de algum problema.

Nesse aluguel de carro em Maceió, fechamos com a Localiza Rent a Car através do site da Rentcars. O aluguel custou cerca de R$ 110,00 a diária para carro automático. O único problema é que, ao chegarmos no balcão da Localiza, havia uma fila um pouco grande. A empresa é a mais concorrida de Maceió. Mas fora isso, os funcionários são muito solícitos e o carro foi entregue em boas condições.

Uma curiosidade é que a atendente da Localiza logo notou que éramos um casal gay e foi super simpática. Adoramos ser bem recebidos logo de cara em nossa viagem em Alagoas.

Condições das estradas

Para quem vai fazer esse roteiro Alagoas de carro, vale alertar que o acesso às praias é quase sempre por estradas de terra esburacadas. Aliás, as condições das estradas não são das melhores. Mas dá para visitar sem maiores problemas.

Pegamos uma época de chuvas e, mesmo assim, poucos caminhos apresentavam problemas.

O maior perrengue que tivemos foi na Praia do Carro Quebrado. O nome da praia já indica perrengue. Nosso carro atolou por lá, e estávamos com um guia local, que nos orientou por um caminho bem complicado. Por isso, evite ir com carro próprio. No local é possível fechar passeios de buggy.

Algumas estradas possuem um visual incrível, cercado de coqueiros e com vista para o mar. Em outros caminhos, passamos por vilas bem humildes e isoladas.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
Algumas estradas em Alagoas são cheias de coqueiros e com vista para o mar

4 – Quando Ir: Qual a Melhor Época

O verão é a melhor época para fazer esse roteiro Alagoas. Apesar de mais cheio, é quando o mar ganha coloração mais incrível, pela ausência de chuvas.

Além de atrapalhar na cor do mar, as chuvas também prejudicam a visibilidade dos passeios até as piscinas naturais. 

Nós fomos no mês de setembro, já no final do inverno, e mesmo assim pegamos bastante chuva, um pouco de frio e as águas do mar nem estavam tão mornas. No mês de julho, as chuvas são ainda mais frequentes.

Para quem quer fugir dos meses mais cheios, vale apostar nos meses de outubro e novembro, quando o inverno já acabou, mas a alta temporada ainda não chegou.

A partir de abril até agosto, as chuvas são frequentes e podem incomodar sua viagem. É possível que sejam chuvas passageiras, mas já peguei dias inteiros só com chuva. É muito frustrante num destino de praia.

E por falar em piscinas naturais, consulte a tábua das marés antes de viajar. Para conhecer as piscinas naturais, é preciso que a maré esteja baixa, até no máximo 0.4. Para consultar a tábua das marés, consulte o site da Marinha do Brasil.

5 – O que fazer em Alagoas: Dicas de Passeios

Piscinas Naturais

Visitar Alagoas e não fazer um passeio até as piscinas naturais é imperdoável. Nós fizemos três, em nível crescente de qualidade.

O primeiro, em Pajuçara (Maceió), foi bem ruim. A visibilidade do mar estava péssima e a maré enchendo.

Já em São Miguel dos Milagres, a piscina natural era bem bonita, mas a quantidade de peixes era pequena.

Finalmente, nas Galés de Maragogi, o melhor passeio de viagem.

Algumas pessoas defendem que as piscinas naturais de Barra Grande, em Maragogi, são menos cheias e portanto melhores que as galés ou as taocas. É um discurso legal para incentivar que as pessoas não vão somente nas galés. Mas a verdade é que as dimensões e a beleza das galés são insuperáveis.

Tudo o que você precisa saber sobre as
Piscinas Naturais de Maragogi

Os preços variam. Em São Miguel dos Milagres, pagamos R$ 35,00 e em Maragogi o preço subiu para R$ 75,00. As distâncias são diferentes também.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
As piscinas naturais são passeios imperdíveis na Costa dos Corais: quase todo destino tem uma opção de passeio

Passeios de buggy

Não fizemos nenhum passeio de buggy dessa vez. Os passeios variam de R$ 130,00 a R$ 200,00 por carro, mas têm a desvantagem de não circularem pela praia. 

Um dos passeios mais concorridos é na Praia do Gunga, que também pode ser feito de quadriciclo. O passeio leva até as falésias. A subida até o Mirante do Gunga é bem mais barata: R$ 3,00 por pessoa.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
O Mirante do Gunga tem uma vista 360 graus de toda a praia

O buggy é uma ótima opção para quem viaja sem carro ou para quem quer o acompanhamento de um guia, explicando e dando dicas espertas sobre os lugares. Isso se o bugueiro for bem escolhido. 

Leia mais sobre
Barra de São Miguel, Praia do Gunga e as praias do litoral sul de Alagoas

Praias e Day-Use

As praias possuem estruturas de diferentes preços e condições. Desde as mais simples, com aquelas mesas e cadeiras de plástico colocadas na areia, até equipados beach clubs, como o Praerô em Barra de São Miguel (R$ 30,00 por pessoa), o Mar & Cia em Paripueira (R$ 5,00 o day-use) ou o concorrido Hibiscus, na Praia de Ipioca (R$ 30,00 por pessoa).

O importante é que há opções para todos os gostos e bolsos.

Em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, a maioria das pousadas é pé na areia, portanto oferecem estrutura de praia para seus hóspedes. Mas isso encarece bastante o valor das diárias.

O litoral de Alagoas também capricha em piscinas de borda infinita. O Gungaporanga Hotel, em Barra de São Miguel, e a Pousada do Alto, em Japaratinga, possuem piscinas cinematográficas. Nenhum desses hotéis trabalha com day-use.

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga
A piscina com borda infinita da Pousada do Alto, em Japaratinga, é um convite para fotos incríveis

Finalmente, a região também conta com vários restaurantes à beira-mar. Em Maragogi, a maior parte deles também funciona como receptivo e oferecem os passeios até as piscinas naturais.

Na Praia do Francês, a infraestrutura à beira-mar é ampla. No entanto, trazem grande fluxo de pessoas e acabam não sendo indicados para quem procura tranquilidade.

Caminhadas pelas praias

Boa parte das praias pode ser explorada a pé. Aposte nos roteiros a pé em algumas praias que permitem caminhadas ecológicas bastante agradáveis. Em todos os casos, fique de olho nas marés, pois na maré cheia a faixa de areia pode desaparecer e você não terá como fazer o caminho de retorno. 

Em São Miguel dos Milagres, é possível ir caminhando da Praia de São Miguel dos Milagres até a Praia de Porto de Rua, passando pela Praia do Toque (40 minutos, só ida).

O que fazer em
São Miguel dos Milagres: Dicas e Melhores Praias

Em Porto de Pedras, as Praias do Patacho e Praia da Laje também ficam próximas (15 minutos).

Saiba mais o que fazer em
Porto de Pedras: Praia do Patacho, Praia da Laje e Projeto Peixe-Boi

Já em Maragogi, a caminhada da Praia do Antunes até a Praia do Peroba (ou caminho inverso) desbrava cenários cada vez mais incríveis (1,5 hora).

Em Japaratinga, vale apostar na caminhada do centro até a Barreira do Boqueirão, ou para os mais dispostos, até a foz do Rio Manguaba (2 horas).

Finalmente, em Barra de São Miguel, é possível ir caminhando até a Praia do Francês (1 hora). 

Em breve, vamos divulgar todos os posts desse roteiro Alagoas, dia a dia, com todos os detalhes de cada lugar visitado. Fique ligado.

Leia também:
Top 10 Melhores Praias de Alagoas

Roteiro Alagoas: Dicas e Roteiro de 7 a 10 Dias - Maceió, Maragogi e Praia do Gunga

Nota: A Pousada do Alto e o Gungaporanga Hotel  foram parceiros desse projeto. Mesmo nossa hospedagem tendo sido uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.

Confira também:

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

40 comentários

  1. Olá!!
    Vou com marido dia 05/02 para Recife, onde alugaremos um carro até Maceió, nosso retorno será 12/02. Lendo suas dicas acho que será muito pouco tempo para conhecer tantas maravilhas. Já estou descartando a opção de ir até o sul de Maceió. Para estes dias que estarei aí, onde não devo deixar de ir?

    Obrigada por compartilhar conosco!
    Abs

    1. Oi, Lívia. Realmente o tempo está apertado, recomendo fazer o passeio de buggy em Porto de Galinhas, conhecer a Praia dos Carneiros, explorar as praias e piscinas naturais de Maragogi e também conhecer as praias da Rota Ecológica. Abraços.

  2. Olá Fabio! Sou de Campo Grande-ms e estamos planejando uma viagem de carro até Alagoas, acabei de achar seu blog e estou amando as dicas! obrigada por compartilhar suas experiencias!
    abraço

  3. Fábio, seguimos seu roteiro na íntegra ( 10 dias em Maceió) . Eu, esposa e a bebê gostamos demais. Gostaria de receber novas dicas para programar a próxima.

  4. Boa Fábio! Estamos começando a planejar essa viagem e tomando o seu roteiro como base, meu amigo!

    Vamos ter 2 ou 3 dias a mais para a nossa viagem. Se você tivesse mais dias, o que você você incluiria no seu roteiro?
    Algum dos dias mencionados no artigo, ficou muito corrido? Lembrando que nós vamos com nosso filho de 1 ano e 6 meses. =)

    Parabéns pelo artigo! Abs!

    1. Que legal Bruno, muito obrigado. Vai ser demais essa viagem com o pequeno hein. Depois vou querer dicas, recebemos muitas dúvidas de leitores com dicas de melhores praias para crianças pequenas. Eu acho que vale a pena reservar mais tempo para o litoral sul, nós não tivemos muito tempo de percorrer e ainda não há muito conteúdo na internet sobre destinos como Dunas de Marapé ou Pontal do Peba / Piaçabuçu (podem escolher como base Barra de São Miguel mesmo ou Pontal do Coruripe). No litoral norte, para que vocês possam curtir as praias sem correria, também é legal aumentar um pouco o tempo em Maragogi, que tem as praias mais lindas e várias piscinas naturais para conhecer (dá para escolher Japaratinga também que é pertinho). Abração.

  5. boa tarde e parabens pelo site
    estou com uma duvida e gostaria se pudesse me ajudar, pretendo ir a maceio ano que vem e estava na duvida em um pacote de viagens pela cvc ou ir por conta propia mas vendo sua postagem vi que por conta propia ficamos livres e nao prezo ao pacote, a duvida e o seguinte nessas rotas corre o risco de chegar e nao haver vagas em hoteis ou pouzadas ou voce fez as reservas antes? poderia passar o contato de onde ficaram hospedados nesse roteiro… desde ja agradeço e parabens

    1. Oi, Juliano. Eu recomendo reservar hotéis e pousadas com antecedência, já que Alagoas é um dos destinos que mais cresceram turisticamente. Assim também você consegue escolher com mais calma e com antecedência tem mais opções. Aqui nesse post nós listamos todos os hotéis e pousadas que ficamos hospedados. Abraços.

  6. Cara eu amei as dicas!

    Meu destino para as férias do ano que vem já foi mais do decidido!

    Tu explicou e indicou varias coisas muito bem. Já vou começar a juntar para poder aproveitar ao máximo!!!!

  7. Fábio, adoramos ler seu relato e saber que se baseou em nossas dicas. Essa viagem foi uma das que mais gostamos até hoje. Realmente Alagoas é um dos estados que mais tem a oferecer em termos de belezas naturais, infra estrutura e facilidade de locomoção para os viajantes. E ainda falta conhecer muita coisa. Vamos combinar de visitar os cânions juntos! Abraços meus amigos. Muito obrigado pela referência.

    1. Que legal, Thiago. Vocês foram um dos motivadores para a gente querer voltar ao Alagoas, só ficaram provocando a gente com essas fotos incríveis hahahaha. Vamos combinar sim, com certeza. Abraço grande!

  8. Olá Fábio!!
    Vou fazer uma viagem de 30 dias de Minas para o litoral do Nordeste, poderia me informar se me indica ir pela BR-116 e voltar pela BR- 101, parando nas praias? Ou indica outra rota? Obrigado.

    1. Oi, Rebert. Confesso que não sou muito bom para indicar rotas. Nessa viagem, a gente simplesmente colocava no aplicativo e deixava ele calcular pra gente o melhor caminho. Funcionou bem, viu? Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.