A arte de Porto de Galinhas, a vida em Noronha e Finados em Quito

No clipping dessa semana, as notícias de destaque de turismo que recebemos em nossa caixa postal incluem destinos paradisíacos como Austrália, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha.

Sobre Porto de Galinhas, o destaque fica para o artesanato local. E que tal conhecer como vivem os habitantes de Fernando de Noronha? Uma pesquisa realizada no arquipélago procurou mapear o grau de satisfação com a vida nesse paraíso turístico.

Destacamos também o Mix Brasil, um dos maiores festivais de cultura LGBT que acontece em novembro em São Paulo.

Vale também conferir algumas curiosidades de como é o feriado de Finados em Quito, capital do Equador.

1 – Porto de Galinhas: Onde a Arte é mais do que um Cartão Postal

Artesanato também é um dos destaques do turismo de Porto de Galinhas

Quem viaja para Porto de Galinhas espera muita praia e belezas naturais. Mas vale ficar de olho também para a produção artística e artesanal do local.

“Nossos artesãos têm uma criatividade que cativa o visitante, utilizando materiais locais e orgânicos que dão colorido e originalidade às peças compradas como souvenirs”, destaca Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, entidade que apoia o trabalho e a iniciativa desses artesãos e artistas.

Para a entidade, o artesanato também é um dos pilares do turismo e da economia local. Entre os artistas de destaque, estão Romero Marques, que possui peças de artesanato com resíduos do fundo do mar. Marques reside e tem um ateliê em Maracaípe, onde vive há 25 anos.

Val Amorim contribui para a arte e beleza de Porto de Galinhas com placas cheias de cores, espalhadas pelas ruas e estabelecimentos locais. Algumas de suas frases estimular curtir melhor a natureza e também boas práticas ambientais.  , que A entidade posiciona o artesanato como um dos pilares do turismo e da economia local.

“O que me inspira são as filosofias de vida, a natureza e o sentimento genuíno que vem da simplicidade de quem reside em Porto”, declarou Val Amorim.

Leia mais sobre Porto de Galinhas


2 – Maior festival LGBTQ da América Latina trará o cineasta Gus Van Sant

Garotos de Programa, com Keanu Reeves e River Phoenix, é um dos clássicos do diretor Gus Van Sant

O Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade celebra, em 2017, sua 25° edição. Um dos destaques dessa edição é a presença do diretor de cinema Gus Van Sant (também diretor de Garotos de Programa e Milk, sobre o ativista gay Harvey Milk). O diretor será homenageado pelo conjunto de sua obra.

No dia 15 de novembro acontece a exibição para convidados do longa “Me Chame Pelo Seu Nome” (Itália / França) do diretor italiano Luca Guadagnino.

O MIX Brasil é considerado o maior evento cultural sobre diversidade sexual da América Latina e ocorre de 15 a 26 de novembro em São Paulo. Esse ano todas as apresentações terão entrada grauita.

25° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
São Paulo – 15 a 26 de novembro de 2017
Entrada Gratuita em todos os eventos
Locais: CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine
Programação completawww.mixbrasil.org.br

Veja mais posts sobre cultura LGBT aqui no blog


3 – Conheça uma das rotas de viagem mais famosas da Austrália

Uma das paisagens cinematográficas da Great Ocean Road, na Austrália

Já ouviu falar da Great Ocean Road? Essa estrada localizada no estado de Victoria, possui 270 quilômetros de extensão e é uma das rotas de viagem mais famosas da Austrália. Entre as atrações, estão paisagens cinematográficas, praias com areias douradas, animais selvagem e até falésias.

Entre as atrações desse roteiro, estão o Doze Apóstolos, o ponto mais famoso da estrada. Suas colunas de arenito de até 45 metros de altura, ficam de frente para o Oceano Atlântico e foram esculpidas no decorrer de milhões de anos pela ação das ondas e dos ventos.

O Loch Ard Gorge fica ali pertinho e é um paredão de falésias emuldurando uma praia de areia dourada. Fique atento também ao London Arch

A Austrália é um desses destinos de sonho de todo viajante, com paisagens que variam de planaltos áridos de terra avermelhada a planícies costeiras com algumas das melhores praias do mundo. A mistura ainda inclui cidades cosmopolitas, vinhedos, esportes radicais e tradições aborígenes.


4 – Como o Dia dos Finados é comemorado em Quito

O Dia dos Finados em Quito é celebrado com bebidas e comidas típicas

Você sabia que o Dia dos Finados em Quito, no Equador, é comemorado com muitas cores e festas? A data honra os entes queridos com rituais que trazem não somente a espiritualidade, mas também um clima festivo. Por isso, pode ser também uma boa oportunidade aos viajantes, para conhecer tradições locais.

A Festa de Finados, por exemplo, ocorre no Atrio de la Catedral, com a Festa Patrimonial dos Mortos. O evento terá a presença do Ballet Folclórico Nacional Jacchigua. Um dos lugares mais procurados é o Cemitério de Calderón, que fica a 30 minutos de Quito. As comunidades indígenas vão ao cemitério, sentam-se ao redor das tumbas e comem os pratos favoritos de seus entes queridos. A Colada Morada, é a bebida mais típica e mais consumida desse feriado. Já as Guapas de Pan são também muito populares: pratos de massa coloridos com açúcar colorido e recheadas com goiabada, figo, chocolate, passas com creme e queijo, trazem ainda mais alegria e boas lembranças à festa.

Quito, capital do Equador, foi considerada pelo quarto ano consecutivo como o destino líder de turismo na América do Sul pelo World Travel Awards. Além das tradições culturais e gastronômicas, a cidade está rodeada de paisagens andinas e belas atrações naturais, como o Bosque Nublado.

5 – Já imaginou como é viver em Fernando de Noronha?

O que fazer em Fernando de Noronha - 10 Principais Pontos Turísticos

Além de viver em um dos destinos turísticos mais bonitos do país, você sabia que os moradores do arquipélago possuem um alto sentimento de satisfação pela sua qualidade de vida?

Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada em setembro por estudantes universitários e coordenada pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.

De acordo com a professora Andrea Sales Soares de Azevedo Melo, foram dois os objetivos principais da pesquisa, que surgiram a partir de alguns trabalhos realizados junto a alunos de economia da UFPE. “O primeiro de buscar avaliar a real qualidade de vida dos moradores de um local que está no imaginário de todos, devido à sua extrema beleza. E o segundo de envolver os alunos do curso em todas as etapas de uma pesquisa de campo real, desde a seleção da amostra até a aplicação dos questionários”, informou a coordenadora do estudo.

Foi verificado que 71,47% dos entrevistados se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com a qualidade de vida em Fernando de Noronha. Os dados mostraram também que para quase 60% da população houve uma melhoria na qualidade de vida nos últimos dois anos.

Leia mais sobre Fernando de Noronha aqui no blog

Alguns itens que foram importantes para essa satisfação foram o turismo (o mais importante para a economia local, responsável por 65% dos empregos em Noronha), a geração de emprego e renda (mais de 90% consideram o ambiente de trabalho positivo e 60% enxergam facilidade em abrir novos negócios) e até o transporte público (Fernando de Noronha foi o primeiro local no país a ter o passe livre para estudantes e funcionários públicos).

A formação do morador de Fernando de Noronha também é um diferencial. A maioria dos entrevistados (60,3%) possui pelo menos o ensino médio. Fernando de Noronha possui aproximadamente 4.500 habitantes, desde total 79,41% estão empregados e 6,42% estão aposentados. Segundo os recortes, os trabalhadores ganham entre 3 a 4,5 salários mínimos, o que significa uma faixa de renda média familiar entre R$ 2.811,01 a R$ 4.216,00.


Fonte das Notícias: Assessoria de Comunicação

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.