Brotas: Dicas de Viagem, Onde Ficar e 5 Passeios Imperdíveis

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem

Para quem está procurando uma dica de viagem para um fim de semana ou feriado prolongado, Brotas é uma ótima pedida. A cidade fica a menos de 3 horas de São Paulo e possui excelente estrutura de passeios, hotéis e gastronomia. Um programa completo.

Provavelmente em uma só viagem, você não vai conseguir conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer. Mas, com certeza, terá tido alguns dias de contato com a natureza e belas experiências.

De cachoeiras a cachaçarias, de restaurantes temáticos a pousadas temáticas, de lugares tranquilos a atividades de adrenalina, Brotas tem várias facetas para encantar diferentes tipos de viajante.

Confira a seguir um rápido roteiro de fim de semana para conferir algumas atrações bem legais na capital do turismo de aventura. Mas que também pode ser a capital de um belo roteiro de viagem para esquecer da rotina e dos problemas da cidade grande.

Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem

5 Passeios Imperdíveis: um roteiro com cachoeiras, cachaçarias, restaurantes e pousadas charmosas

1 – Roteiro de Viagem

Nosso roteiro de viagem foi o seguinte:

Dia 1 – Sexta-feira

  • Saída de São Paulo às 16h
  • Chegada em São Pedro às 19h e visita à Cervejaria HZB
  • Pernoite na Pousada das Nascentes

Dia 2 – Sábado

  • Passeio de dia inteiro no Recanto das Cachoeiras, com trilhas, tirolesa, arvorismo, cavalgadas, quadriciclo, piscina e cachoeiras
  • Almoço no Recanto das Cachoeiras
  • Jantar no Brotas Bar
O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Ponte suspensa cinematográfica, no melhor estilo Indiana Jones, no Recanto das Cachoeiras

Dia 3 – Domingo

  • Pernoite na Pousada das Nascentes
  • Visita à Adega Casarão
  • Parque dos Saltos: entrada grátis no centro de Brotas
  • Tarde livre

Como você pode ver, nosso roteiro dessa vez foi bem light e não inclui rafting ou outros passeios típicos de aventura.

Essa foi uma opção nessa viagem, de curtir um fim de semana mais relax. Mas com certeza retornaremos para Brotas para curtir um pouco mais de adrenalina.

Salve esse Pinterest para consultar depois

Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem

2 – Onde Ficar em Brotas

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Piscina e área verde são um dos atrativos da Pousada das Nascentes

Quem viaja para Brotas tem duas opções principais de hospedagem: no centro ou no bairro do Patrimônio. Quem fica no centro tem acesso mais fácil para restaurantes e agências de passeios, mas distante de boa parte das cachoeiras.

Por outro lado, quem fica hospedado no Patrimônio, está mais próximo de alguns belos complexos, como o Recanto das Cachoeiras e a Cachoeira Cassorova. O bairro também ganha em tranquilidade e fica em frente a uma represa, mas somente é indicado para quem viaja de carro.

Pousada das Nascentes

  • A Pousada das Nascentes, que fica no bairro de Patrimônio, é perfeita para casais, seja para um viagem de lua de mel ou para um fim de semana romântico.
  • Na chegado no quarto, tudo é decorado para deixar a hospedagem ainda mais romântica. Cada apartamento tem uma banheira de hidromassagem e decoração única. Ou seja, o casal pode retornar mais de uma vez e ficar instalado em uma proposta de acomodação totalmente diferente da anterior.
O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Quartos da Pousada das Nascentes possuem decoração única e temática
  • A proprietária Delma e toda a equipe da pousada são muito gentis e solíticos, e você se sente muito bem acolhido. A decoração também colabora para esse clima aconchegante.
  • Uma das coisas que mais gostamos é que tanto na recepção como nos quartos, objetos trazidos de viagens da proprietária, fazem o hotel perfeito para quem gosta de viajar.
  • A piscina está cercada de flores e cria mais esse ambiente relaxante para os casais.
  • A restaurante conta com o Restaurante Bistrô Casa de La Sierra, onde é servido o café da manhã e os hóspedes também podem jantar, com pratos assinados pelo chef André Ávila. Como o hotel fica um pouco distante do centro, é bom ter essa opção de refeição pertinho do hotel.
  • A Pousada das Nascentes recebe todo tipo de casais e é super gay-friendly.
O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Nas áreas comuns, muitos objetos de viagem são um ótimo início para boas conversas sobre viagem

Clique aqui para consultar valores e disponibilidade

3 – O que fazer em Brotas: 5 Passeios Imperdíveis

Na hora de programar a sua viagem, tenha em vista que quase todos os passeios de Brotas são pagos. As cachoeiras ficam dentro de fazendas ou pousadas, que cobram a entrada.

Os valores variam muito, mas em média vão de R$ 30,00 a R$ 50,00.

Esses valores incluem várias comodidades como algumas atividades dentro do parque, mas não incluem refeições.

Para quem gosta de gastronomia e bebidas artesanais, Brotas também é um prato cheio e não deixe de conferir também esse lado charmoso e saboroso da cidade.


Adega Casarão

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Adega Casarão ocupa prédio histórico no centro de Brotas

Localizada no centro de Brotas, essa adega se encontra numa construção centenária. Apesar de restaurada, o projeto teve o cuidado de preservar algumas estruturas originais do casarão, deixando o ambiente cheio de história e muito interessante para a visita.

No andar superior, ficam os produtos à venda. O proprietário da Adega Casarão, Fred, chama a atenção para uma área especial da loja, destinada apenas para produtos preparados em Brotas.

Não deixe de visitar o subsolo, onde ficam os tonéis que envelhecem a cachaça. Os tonéis são de diferentes espécies de madeira e um dos destaques é o tonel de pereira, que produz a cachaça chamada “Aventureira”.

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Cachaças artesanais e os tóneis onde as bebidas envelhecem: processo primoroso da Adega Casarão

Peça a companhia do Fred nessa visita ao subsolo, e ele vai contar o processo de preparo das cachaças. É tudo muito bem pensado e trabalhoso (o processo de envelhecimento dura meses ou até anos), mas o resultado compensa.

É lógico que a visita não pode terminar sem uma degustação e sem uma garrafa de cachaça artesanal na sacola.

Leia mais sobre a Adega Casarão no Marola com Carambola


Brotas Bar

O local super prestigiado traz gastronomia sofisticada combinada com itens típicos do interior.

Não resista, por exemplo, aos deliciosos petiscos, como as coxinhas artesanais de frango com catupiry e os bolinhos de queijo coalho com mel do engenho.

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Coxinhas e queijo coalho são alguns dos petiscos imperdíveis do Brotas Bar

Mas na hora de jantar, pratos como saladas, carnes premium, peixes grelhados, risotos, massas frescas artesanais, entre outros, permitem uma refeição saborosa e que atende os paladares mais exigentes. Tudo com um bom chope, que ninguém é de ferro (para facilitar a vida dos clientes e dos garçons, fichas são colocadas na mesa e fazem a contagem das bebidas ingeridas).

Fique ligado para os caiaques ou os capacetes de rafting transformados em luminárias, no andar superior. A decoração do Brotas Bar é temática, e traz o espírito de aventura da cidade para dentro do bar e restaurante.

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Decoração com caiaques e capacetes de rafting trazem o espírito de Brotas para dentro do restaurante

Assim como a Adega Casarão, o Brotas Bar também funciona em prédio histórico de mais de 100 anos, e preservou ricos detalhes de sua arquitetura original.

Lugar absolutamente imperdível em Brotas, com atendimento primoroso. 

Leia mais: Brotas Bar e Restaurante Temático


Cervejaria HZB

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Cervejaria artesanal HZB é uma dica de passeio em São Pedro, cidade vizinha a Brotas

Essa cervejaria artesanal fica em São Pedro, cidade vizinha a Brotas. É uma boa opção para fazer uma parada, seja na ida para Brotas, ou no retorno para São Paulo. Às sextas, a partir das 20h, rola música ao vivo, quase sempre uma banda de rock.

As cervejas não possuem produtos químicos ou conservantes e ainda mantêm o espírito de uma cervejaria artesanal, com produção em quantidades modestas, mas esmero na produção. Pelo fato de São Pedro oferecer água de qualidade, isso também colabora para o resultado final.

Consulte os garçons para saber quais petiscos ou pratos combinam melhor com cada tipo de chope e faça a sua harmonização.


Parque dos Saltos

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Um parque municipal gratuito e no centro de Brotas, o Parque dos Saltos vale a visita

Localizado no centro de Brotas, o Parque dos Saltos é a opção para um passeio despretensioso e gratuito. O parque possui algumas quedas e uma estrutura histórica bem interessante, embora não muito bem preservada.

Todo o acesso é pavimentado. Isso torna as áreas mais próximas das quedas bastante acessíveis, mas por outro lado o lugar perde um pouco do encanto natural.

De qualquer forma, é uma opção interessante de passeio grátis na cidade.

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
As violentas quedas do Parque dos Saltos só atraem os mais corajosos

Recanto das Cachoeiras

Com belas cachoeiras e de fácil acesso, o Recanto das Cachoeiras atrai casais e famílias que estão procurando aventura em versão light.

A estrutura do parque é lindíssima e o lugar possui vários mirantes cinematográficos. Visitantes podem usar toda a estrutura do local, inclusive piscinas.

Mas as atividades opcionais são pagas, como a tirolesa, o passeio de quadriciclo ou a cavalgada. Além disso, o complexo também oferece lanchonete e restaurante, mas as refeições não estão inclusas no valor da entrada.

O que fazer em Brotas: Dicas, Onde Ficar e Roteiro de Viagem
Uma das cachoeiras do excelente complexo do Recanto das Cachoeiras

Saiba mais sobre o Recanto das Cachoeiras

Nota: Nossa hospedagem foi um convite da Pousada das Nascentes, Recanto das Cachoeiras, Brotas Bar, Adega Casarão e Cervejaria HZB mas salientamos que nossas opiniões são sinceras e independentes. Nosso maior compromisso é com a transparência com nossos leitores. 

Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.