Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil

Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil

Ilhabela, um dos melhores destinos do litoral de São Paulo, fez o lançamento de sua nova marca turística na última WTM Latin America 2018. A WTM aconteceu no Expo Center Norte de São Paulo, de 3 a 5 de abril. O Viagens Cine esteve no evento para acompanhar as novidades.

O objetivo é ambicioso. A cidade de Ilhabela apresentou a nova marca para o mercado e pretende alcançar reconhecimento como o melhor destino de natureza do Brasil, até 2020.

Que a ilha possui belas praias, todo mundo já sabe. Mas a aposta de Ilhabela é mostrar que as atrações são inúmeras e estão além das praias. E com isso também atrair mais turistas para visitar a ilha fora da alta temporada. E assim, reduzir a sazonalidade.

Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil
Praia dos Castelhanos. Foto: Luis Daniel Molinari – Fonte: Sectur

Por aqui, Ilhabela já entrou nas nossas dicas de viagem para fins de semana e feriados. E nem precisa ser no verão.

Aliás, fora do verão a viagem para lá tem pelo menos dois benefícios. Com menos calor e menos chuva, os borrachudos aparecem menos. E a fila da balsa, que costuma ser grande no verão, também fica mais acessível e rápida com o menor movimento. E lógico, com a ilha menos cheia, dá para aproveitar muito melhor.

“Ilhabela. Vida Natural”

Esse novo reposicionamento de Ilhabela surgiu de estudos com representantes da comunidade e associações locais, que enxergavam outros atributos em Ilhabela, além das praias. Entre as características notadas, estão a sustentabilidade, a preservação da natureza, a tranquilidade, a segurança, a diversidade e a riqueza histórico-cultural.

Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil
Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Foto: Aurélio Ruffo – Fonte: Sectur

Nós, que já visitamos a ilha em algumas ocasiões, compartilhamos mesmo dessas características e nos sentimos muito à vontade e seguros na ilha.

“Somos um município-arquipélago, único no Brasil, e de uma natureza exuberante que agora está refletida no nosso posicionamento e na forma como promovemos Ilhabela”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Para quem duvida de todos esses atributos, Ilhabela tem 84% das suas belezas concentradas no Parque Estadual de Ilhabela. Essa unidade de conservação foi declarada pela Unesco como parte da reserva da biosfera da Mata Atlântica. A geografia também permite diversas atividades de contato com a natureza, como as trilhas nas montanhas.

Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil
Ponte do Saquinho. Foto: Mariana Sampaio – Fonte: Sectur

Os apreciadores da natureza podem encontrar 22 cachoeiras, 48 pontos de mergulho, 41 praias e 20 trilhas. É beleza para ninguém botar defeito.

O título de Capital Nacional da Vela (definido em 2011 pela Lei Federal n˚ 12.457/2011) também é um dos atrativos principais, mas cede espaço para esses outros encantos naturais.

Finalmente, apostar na valorização da história, tradições, gastronomia e manifestações culturais permite aos turistas complementar suas atividades na cidade. São 62 sítios arqueológicos cadastrados pelo IPHAN. Vivências em comunidades tradicionais, como a de Castelhanos, também serão estruturadas para aumentar a diversidade de atrativos aos visitantes.

Ilhabela investe para ser o melhor destino de natureza do Brasil
Praia de Santa Tereza. Foto: Mariana Sampaio – Fonte: Sectur

O slogan da nova campanha é “Ilhabela. Vida Natural”. Já deu vontade de conferir.

Confira também:
As 7 Melhores Ilhas do Brasil

Fonte: Boaventura Comunicação

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

Deixe um comentário