Arraial do Cabo: Trilha Praia do Forno e Mirante da Cabocla

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla

Esse é um dos nossos destinos preferidos no Brasil. Mas a novidade é que Arraial do Cabo sempre se renova. Na nossa última viagem para lá, tivemos a oportunidade de fazer uma trilha incrível e contemplar dois mirantes que ainda não conhecíamos, um para a Prainha e outro para a Praia do Forno, o Mirante da Cabocla.

O roteiro é oferecido pela empresa Lagos Trilhas, uma iniciativa relativamente nova mas que já faz sucesso no Instagram. As fotos de visuais incríveis de Arraial do Cabo, que nem todo mundo conhece, costumam atrair muitas curtidas e seguidores.

O pessoal da Lagos Trilhas garimpa caminhos e visuais ainda pouco explorados de Arraial do Cabo, o que convenhamos é bem difícil com a invasão de turistas que a cidade tem recebido. Mas não se preocupe: ainda há cantinhos reservados e novos que merecem ser conhecidos.

Então bora lá conferir um pouco mais sobre a trilha até o Mirante da Cabocla. Um ponto de vista diferente para uma das melhores praias de Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno – Morro da Cabocla

Como é a trilha que começa na Prainha e segue até o Mirante da Cabocla, visual ainda pouco conhecido de Arraial do Cabo

Cerca de 9 horas da manhã, marcamos de encontrar o Adamor da Lagos Trilhas. Ele e o Bruno são parceiros nesse empreendimento que procura guiar o pessoal por caminhos ainda pouco conhecidos de Arraial do Cabo.

Essa trilha até o Mirante da Cabocla é uma delas.

Salve esse Pinterest para consultar depois

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla

Praia do Forno – Como Chegar

Antes de falarmos sobre essa trilha menos conhecida para chegar na Praia do Forno (via Mirante da Cabocla), vale comentar como é a trilha mais conhecida, a partir da Praia dos Anjos.

Para chegar na Praia do Forno, existem duas alternativas.

  • Existe opção de ir de barco táxi a partir da Praia dos Anjos. Não confundir com o passeio de barco, que passa na Ilha do Farol e, no retorno, faz uma parada na Praia do Forno (R$ 80,00, ref.: maio/2018). O barco táxi faz apenas a travessia da Praia dos Anjos para a Praia do Forno (R$ 10,00 por pessoa).
  • Para os menos preguiçosos, a trilha a partir da Praia dos Anjos é super recomendada. Ela começa próximo da Pousada Estalagem do Porto, no canto esquerdo da Praia dos Anjos. Bem pertinho também do cais do porto.
  • A trilha é relativamente tranquila, mas por ser em caminho de pedras, todo cuidado é pouco em dias de chuva por ficar escorregadia.
  • Já ficou tão fácil que em finais de semana ou feriados na alta temporada, a fila forma até filas. Em alguns trechos foram feitos degraus de concreto para facilitar a travessia.
  • No meio da trilha, a parada no mirante para a Praia do Forno é imperdível, como veremos a seguir.
  • O percurso total dessa trilha é de cerca de 15 minutos.
Arraial do Cabo: Praia do Forno - Como Chegar
A trilha para a Praia do Forno começa próximo da Pousada Estalagem do Porto, na Praia dos Anjos

A terceira alternativa e a menos convencional de chegar na Praia do Forno, é através de uma trilha oferecida pela Lagos Trilhas, como veremos a seguir.

Veja mais em nosso vídeo no YouTube.

Trilha até o Mirante da Cabocla

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
Visual do Mirante da Cabocla para a Praia do Forno, Praia dos Anjos e Ilha do Farol

A trilha começa na Prainha, uma das praias mais conhecidas de Arraial do Cabo.

Mas é importante salientar que o caminho começa na Prainha e termina na Praia dos Anjos, portanto melhor não ir de carro para o local, já que você terminará a trilha em outro lugar.

Logo no início, Adamor já fez um checklist e aproveitamos para comprar uma garrafa de água que havíamos esquecido. Para fazer a trilha, também é recomendável ir de tênis. Como o percurso é relativamente curto, não achamos necessário levar lanches.

Por volta das 12h, já tínhamos chegado na Praia do Forno.

Nota: Em novembro de 2018, o corpo de uma turista foi encontrado na trilha até o Morro da Cabocla. Evite fazer a trilha desacompanhado.

Para reservar a Trilha do Lago do Amor ou Morro da Cabocla, entre em contato com a Lagos Trilhas via direct no Instagram. Não esqueça de mencionar que é leitor do Viagens Cine.

Parte 1: Prainha até Praia da Graçainha

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
Praia da Graçainha é uma parada imperdível, muitas tartarugas frequentam o lugar

Essa primeira parte da trilha é a mais tranquila. Percorremos a lateral da Prainha por uma trilha demarcada até a Praia da Graçainha.

A praia é bem pequena e com o mar tranquilo e transparente. O grande encanto são as tartarugas que frequentam o lugar. Nós chegamos e em apenas alguns segundos já vimos algumas delas subindo para respirar.

Infelizmente o tempo estava um pouco nublado e estávamos sem snorkel, então acabamos não mergulhando para ver mais tartarugas. Mas fica desde já a dica para esse programa imperdível e pouco conhecido em Arraial do Cabo.

Parte 2: Subida até o Topo do Morro da Cabocla

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
No meio da trilha e no alto de um morro, o visual para a Prainha é uma parada necessária

Nessa segunda parte, é preciso subir morro acima. A trilha aqui complica um pouco, pois não é bem demarcada e existem vários caminhos. Se perder é fácil, então a orientação de um guia especializado é importante.

E lógico, o Adamor da Lagos Trilhas também garantiu alguns bons papos durante a subida.

Os mirantes para a Prainha ficam cada vez melhores, fique de olho e faça bons registros do visual incrível.

Parte 3: Mirante da Cabocla

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
O Mirante da Cabocla tem um visual privilegiado para a Praia do Forno

Já no alto do Morro da Cabocla, que separa a Prainha da Praia do Forno, existem dois mirantes de onde é possível avistar a Praia do Forno.

Os dois são igualmente lindos, mas um é mais lateral, enquanto no outro você fica bem no meio da Praia do Forno.

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
O Mirante da Cabocla permite avistar as praias de Arraial do Cabo de um ponto de vista totalmente novo

Chegar neles não é tarefa fácil, pois realmente não há trilhas demarcadas. É preciso entrar pela mata fechada até encontrar o lugar. Sem a ajuda do guia, me parece que encontrá-los seria bem difícil.

O visual é espetacular, para uma das melhores praias de Arraial do Cabo. Aliás, dá para avistar também a Praia dos Anjos e a Ilha do Farol. As opções de fotos são inúmeras.

Parte 4: Descida até a Praia do Forno

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
O mar da Praia do Forno é sempre surpreendente, mesmo que você já tenha visitado anteriormente

É hora de descer até a Praia do Forno. Seguimos por uma estradinha de pedra, em uma parte em que a trilha é bem tranquila.

Ao chegar na Praia do Forno, aquele visual do mar do canto esquerdo da praia nos deixou novamente encantados. A transparência e cores do mar são realmente dignas do apelido de Caribe Brasileiro.

É lógico que a gente não resistiu a um mergulho. O canto esquerdo da Praia do Forno é a parte mais vazia e reservada da praia, já que fica mais distante da trilha de quem chega da Praia dos Anjos. Então é uma boa dica para curtir uma experiência mais privativa.

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
Cantinho mais tranquilo e reservado da Praia do Forno, em Arraial do Cabo

Parte 5: Trilha até a Praia dos Anjos

Depois de percorrer toda a extensão da Praia do Forno a pé (melhor tirar o tênis e caminhar com os pés na areia), hora de pegar uma trilha novamente.

A trilha que liga a Praia do Forno até a Praia dos Anjos é bem fácil e curta. Toda com pedras, a trilha virou tão popular que em dias de feriado ou fins de semana, forma até fila.

Mas obviamente, não dá para passar batido pelo mirante dessa trilha, de onde o turista pode ver a Praia do Forno de frente. É um dos visuais mais fotografados de Arraial do Cabo. Em menos de 15 minutos chegamos na Praia dos Anjos e terminamos nossa trilha.

Arraial do Cabo: Trilha e Mirante para a Praia do Forno - Morro da Cabocla
Mirante para a Praia do Forno, na trilha tradicional a partir da Praia dos Anjos, é sempre irresistível

O percurso total durou cerca de 3 horas, mas a quantidade de visuais e experiências certamente perdura muito mais.

Essa trilha possui nível intermediário e é uma oportunidade bem legal para quem quer fazer alguma coisa diferente em Arraial do Cabo, e buscar mirantes diferentes do nosso Caribe Brasileiro.

Lago do Amor

Arraial do Cabo: Trilha Lago do Amor
A trilha até o Lago do Amor é uma das novidades de Arraial do Cabo

Uma das trilhas mais famosas oferecidas pela Lagos Trilhas é o Lago do Amor. O lugar ainda é pouco conhecido e essa trilha leva até uma piscina natural cravadas nas rochas.

O acesso é difícil e perigoso, portanto o acompanhamento de um guia experiente é essencial. Mas apesar do perrengue para chegar, o visual compensa o esforço.

Tem até casais indo para o Lago do Amor para fazer ensaios fotográficos. O Destino de Noiva, com quem fizemos uma renovação de votos em Arraial do Cabo, já fez ensaios por lá.

Leia mais:
O que fazer em Arraial do Cabo: Dicas e Roteiro de Viagem

FICHA TÉCNICA:

Passeio: Trilha até o Mirante da Cabocla
Direção: Arraial do Cabo, RJ
Produção: Lagos Trilhas
Horário: 9h às 13h
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: O visual do próprio mirante é uma forma diferente de contemplar a belíssima Praia do Forno
O pior: Em alguns pontos da trilha, a mata é bem fechada. Vá de tênis e com roupas para proteger dos galhos das árvores
Ano: 2018
País: Brasil

Leia também: Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo vista de Cima

Nota: Nossa trilha foi uma cortesia da Lagos Trilhas, mas nossas opiniões são sinceras e independentes. Nosso principal compromisso é a transparência com nossos leitores. 

Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

23 comentários

  1. Fábio boa tarde ! Meu nome é Peter Vitorino sou de Volta Redonda RJ. Fiquei 7 dias Arraial nesse mês de novembro, fiz o passeio de barco nas prainhas do Atalaia, ilha do farol e praia do forno. Tentei contato de guias da trilha do amor, mais não obtive sucesso. Consigo seu contato ? Ou você algum guia faça essa trilha ? Aguardo seu retorno, desde já obrigado !

  2. Um lugar tão bonito, pena que tambem ja esteja contaminado por algumas bestas feras ….chocado com a morte da turista …

  3. Olá, Fabio! Já fui a Arraial do Cabo 3 vezes e não conhecia vários dos lugares que comentou! Eu e meu companheiro (1ª vez dele!) iremos na próxima quarta e certamente seguiremos suas dicas quanto aos mirantes, trilhas e tudo mais! Anotei tudo! Obrigado, vlw demais! 🙂

  4. Fiquei encantada com essa paisagem, Fabio! A água é nessa corzinha linda mesmo?
    Pelo o que eu vi, a trilha a partir da Praia dos Anjos é tranquila e talvez eu consiga fazer com uma criança de 3 anos, nao?

    1. Oi, Juliana. Infelizmente nesse dia o tempo estava um pouco nublado, em dias ensolarados fica ainda mais bonito. A trilha a partir da Praia dos Anjos é bem tranquila, mas como não tenho experiência com crianças, não sei se para sua seria tranquilo. Mas é uma trilha bem popular, nos fins de semana tem até fila. Abraços.

  5. Uauu encantada aqui com tanta beleza e tanto azul. Realmente Arraial do Cabo é um paraíso, que pena que eu não sabia dessas trilhas escondidas quando estive lá há 2 anos. É muito para se explorar não é e vocês sempre trazendo matérias maravilhosas deste lugares menos explorados de Arraial, um destino que quero voltar assim que possível.
    Abraços

  6. Que praia maravilhosa! Quando fui ao Rio peguei uma frente fria e tive que desmarcar meu passeio para Arraial, mas certamente não faltarão oportunidades, pois sou doida para conhecer. Lendo seu post minha vontade só aumentou

    1. Que pena essa frente fria hein, Ana. Mas não faltarão oportunidades. Arraial é um lugar essencial, vale muito a pena conhecer, mas prefira os dias de semana ou fora da alta temporada. Abraços.

  7. Trilhas maravilhosas! Já fui algumas vezes para Arraial, mas nunca fiz uma trilha lá, acredita? A cor da água fica ainda mais incrível vista de cima. Adorei as suas dicas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.