O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

Entre praias cinematográficas, grutas incríveis, formações rochosas imponentes e patrimônios históricos, confira o que fazer em Algarve com dicas e roteiro de viagem.

Quem viaja para a Europa espera encontrar belas cidades históricas, mas a verdade é que é possível também encontrar algumas das praias mais belas do mundo. A região do Algarve, em Portugal, é a confirmação disso.

Caso você ainda tenha dúvida se vale a pena ou não incluir essa região no seu roteiro na Europa, saiba que além de belíssima, a região do Algarve também é uma das opções mais econômicas de viagem na Europa.

É possível encontrar hotéis no Algarve com ótimos preços. Em Albufeira, por exemplo, dá para gastar cerca de € 90,00 para duas pessoas. Leia mais no nosso post com dicas de onde ficar no Algarve: Albufeira x Lagos, com os prós e contras de cada cidade.

Como a maior parte dos passeios será para praias, nesse aspecto você também não gastará tanto. Confira a seguir o nosso roteiro de viagem com mais dicas de o que fazer em Algarve, no sul de Portugal.

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

Saiba quais são os principais pontos turísticos do Algarve, no sul de Portugal

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

1 – Algarve: Roteiro de Viagem

Nossa viagem para o Algarve fez parte de um roteiro pela Europa, que inclui destinos na Espanha, Itália e Portugal.

Antes de viajar para o Algarve, nós ficamos alguns dias em Sevilha. A viagem de ônibus de Sevilha para o Algarve dura cerca de 3 horas e de carro dura 2h30. A partir de Lisboa, o tempo é praticamente o mesmo.

No mapa abaixo, é possível verificar o tempo total de viagem de Sevilha até Lisboa, de carro. Albufeira, Lagos e Faro, algumas das principais cidades do Algarve, ficam no meio do caminho.

Quem viaja de carro, pode também optar por fazer esse trecho em carro próprio. O único problema é que os valores de aluguel de carros costumam aumentar quando a devolução ocorre em outro país diferente do local da retirada.

Consulte valores do aluguel de carro no site da Rentcars

Algarve – Quantos Dias

A Praia da Dona Ana, em Lagos, é uma das mais famosas do Algarve

Com tantos destinos e praias incríveis, o ideal para ficar no Algarve é de cerca de 7 dias. No entanto, quase sempre nossas viagens para a Europa são corridas, então só tivemos 3 dias para conhecer a região.

Tudo isso sem carro, dependendo somente do transporte público. A conclusão é que não conseguimos conhecer muita coisa.

Algarve em 4 Dias

De qualquer forma, quando o tempo é menor, o ideal é fazer um recorte na região.

Algarve em 7 Dias

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Gruta de Benagil, Algarve. Foto de Nido Huebi/Shutterstock.com

Se sobrar mais dias, inclua Faro e Portimão no seu roteiro de viagem.

Consulte os roteiros desses lugares em outros blogs de viagem.

2 – Quando Ir para o Algarve: Melhor Época

O sol marca presença no Algarve, mas não consegue esquentar o gelado mar das praias
  • Como todo destino de praia, a melhor época para viajar ao Algarve é no verão. Embora o Algarve seja conhecido pela fraca média de precipitação anual, o site do Visit Portugal promete 3.000 horas de sol no ano.
  • Nos meses de julho e agosto, por exemplo, a chance de chuva é praticamente inexistente. A temperatura e a quantidade de horas de sol também aumenta.
  • Em contrapartida, o verão é também é a época mais cara e mais movimentada para ir ao Algarve. As praias estarão lotadas. Então você deve se perguntar: será que não vale a pena ir em um mês mais tranquilo?
  • O problema é que a temperatura do mar no Algarve é muito gelada, e caso você não vá no verão, talvez nem tenha coragem de entrar no mar.
  • Foi o nosso caso: nós viajamos para o Algarve no mês de maio e não conseguimos nos banhar.
  • Então, caso você queira evitar os meses mais caros e cheios, a alternativa é apostar nos meses intermediários.
  • Junho e setembro são boas opções, com temperaturas mais agradáveis para os viajantes.

Veja mais sobre as temperaturas no Algarve no site Holiday Weather.

3 – Como Chegar e Como Circular no Algarve

Uma das formas de circular no Algarve é de ônibus
  • É possível (e bem prático) chegar no Algarve de ônibus, seja a partir da Espanha ou de Lisboa.
  • Há também opção de viajar de trem ou de avião, até o Aeroporto de Faro. A viagem de avião dura cerca de 40 minutos.
  • A forma mais prática de circular no Algarve é de carro.
  • Nós viajamos sem carro, e tivemos que nos desdobrar no sistema de transporte público do Algarve, que é eficiente, mas demanda mais tempo de viagem.

Consulte valores do aluguel de carro no site da Rentcars

Leia mais:
Como Chegar e Como Circular no Algarve

4 – Onde Ficar no Algarve

Uma das opções de hospedagem em Albufeira, no Algarve
  • Nós ficamos hospedados em Albufeira. A cidade oferece uma ampla oferta de hotéis, com preços competitivos.
  • O centro é bem agitado e é um charme. As construções brancas e entre falésias parece um cenário de ilha grega.
  • Por outro lado, o lugar é bem agitado mesmo. Até barulhento demais para o meu gosto. Nós ficamos num hotel bem no centro e, apesar da comodidade de estar bem localizado, o barulho à noite incomodava.
  • Apesar de termos gostado de Albufeira, as praias mais bonitas do Algarve estão em Lagos. Então ficar nessa cidade também pode ser uma ótima opção.
  • Infelizmente, pelo fato de uma das praias de Lagos ter ficado muito famosa (Praia da Dona Ana), os preços aumentaram bastante.

Leia mais e veja algumas dicas de hospedagem:
Onde Ficar no Algarve: Albufeira x Lagos

O charmoso centro de Albufeira, uma das opções de onde ficar em Algarve

5 – O que fazer em Algarve

  • As praias são cinematográficas, cercadas de formações rochosas impressionantes ou falésias. O mar é gelado, por isso é recomendável ir no verão ou próximo dele.
  • Entre os destaques das opções de o que fazer em Algarve, as Praias da Dona Ana e Praia do Camilo, em Lagos, frequentemente entram nas listas das melhores praias do mundo.
  • Outras praias dignas de nota são a Praia de Benagil, em Lagoa; a Praia da Falésia em Albufeira e a Praia dos Três Castelos, em Portimão. Mas obviamente, todo o litoral tem praias belíssimas.
  • Para conhecer melhor as formações rochosas, os passeios de barco são ótimas opções. O passeio até as Grutas da Ponta da Piedade é um dos passeios mais famosos, mas o passeio até a Gruta de Benagil também virou cartão postal do Algarve.
  • O patrimônio histórico também merece ser conferido. Faro, Sagres, Lagos e Tavira foram centros muito importantes no século XV e por conta disso, guardam uma arquitetura tradicional nos seus centros históricos.

Saiba mais:
O que fazer em Lagos

A belíssima Praia das Falésias, em Albufeira: lugar perfeito para curtir o pôr do sol no Algarve

Leia também:

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

9 comentários

  1. Eu já disse que sou fã de vocês, né? Os posts são sempre tão completinho e cheios de dicas! Mais um texto sensacional sobre esse lugar que tem um cantinho especial no meu coração! <3

Deixe um comentário