O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

Entre praias cinematográficas, grutas incríveis, formações rochosas imponentes e patrimônios históricos, confira o que fazer em Algarve com dicas e roteiro de viagem.

Quem organiza um roteiro de viagem pela Europa espera encontrar belas cidades históricas, mas a verdade é que é possível também encontrar algumas das praias mais belas do mundo. A região do Algarve, em Portugal, é a confirmação disso.

Caso você ainda tenha dúvida se vale a pena ou não incluir essa região no seu roteiro na Europa, saiba que além de belíssima, a região do Algarve também é uma das opções mais econômicas de viagem na Europa.

É possível encontrar hotéis no Algarve com ótimos preços. Em Albufeira, por exemplo, dá para gastar cerca de € 90,00 para duas pessoas. Leia mais no nosso post com dicas de onde ficar no Algarve: Albufeira x Lagos, com os prós e contras de cada cidade.

Como a maior parte dos passeios será para praias, nesse aspecto você também não gastará tanto. Confira a seguir o nosso roteiro de viagem com mais dicas de o que fazer em Algarve, no sul de Portugal.

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

Saiba quais são os principais pontos turísticos do Algarve, no sul de Portugal

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem

1 – Algarve: Roteiro de Viagem

Nossa viagem para o Algarve fez parte de um roteiro pela Europa, que inclui destinos na Espanha, Itália e Portugal.

Antes de viajar para o Algarve, nós ficamos alguns dias em Sevilha. A viagem de ônibus de Sevilha para o Algarve dura cerca de 3 horas e de carro dura 2h30. A partir de Lisboa, o tempo é praticamente o mesmo.

No mapa abaixo, é possível verificar o tempo total de viagem de Sevilha até Lisboa, de carro. Albufeira, Lagos e Faro, algumas das principais cidades do Algarve, ficam no meio do caminho.

Quem viaja de carro, pode também optar por fazer esse trecho em carro próprio. O único problema é que os valores de aluguel de carros costumam aumentar quando a devolução ocorre em outro país diferente do local da retirada.

Algarve – Quantos Dias

Com tantos destinos e praias incríveis, o ideal para ficar no Algarve é de cerca de 7 dias. No entanto, quase sempre nossas viagens para a Europa são corridas, então só tivemos 4 dias para conhecer a região.

Tudo isso sem carro, dependendo somente do transporte público. A conclusão é que não conseguimos conhecer muita coisa.

Algarve em 4 Dias

A Praia da Dona Ana, em Lagos, é uma das mais famosas do Algarve

De qualquer forma, quando o tempo é menor, o ideal é fazer um recorte na região.

Algarve em 7 Dias

O que fazer em Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Gruta de Benagil, Algarve. Foto de Nido Huebi/Shutterstock.com

Se sobrar mais dias, inclua Faro e Portimão no seu roteiro de viagem.

Consulte os roteiros desses lugares em outros blogs de viagem.

Há opções de passeios de barco até a Gruta de Benagil tanto a partir de Lagos como de Albufeira.

Clique e consulte os preços de cada passeio

2 – Quando Ir para o Algarve: Melhor Época

O sol marca presença no Algarve, mas não consegue esquentar o gelado mar das praias
  • Como todo destino de praia, a melhor época para viajar ao Algarve é no verão. Embora o Algarve seja conhecido pela fraca média de precipitação anual, o site do Visit Portugal promete 3.000 horas de sol no ano.
  • Nos meses de julho e agosto, por exemplo, a chance de chuva é praticamente inexistente. A temperatura e a quantidade de horas de sol também aumenta.
  • Em contrapartida, o verão é também é a época mais cara e mais movimentada para ir ao Algarve. As praias estarão lotadas. Então você deve se perguntar: será que não vale a pena ir em um mês mais tranquilo?
  • O problema é que a temperatura do mar no Algarve é muito gelada, e caso você não vá no verão, talvez nem tenha coragem de entrar no mar.
  • Foi o nosso caso: nós viajamos para o Algarve no mês de maio e não conseguimos nos banhar.
  • Então, caso você queira evitar os meses mais caros e cheios, a alternativa é apostar nos meses intermediários.
  • Junho e setembro são boas opções, com temperaturas mais agradáveis para os viajantes.

Veja mais sobre as temperaturas no Algarve no site Holiday Weather.

3 – Como Chegar e Como Circular no Algarve

Uma das formas de circular no Algarve é de ônibus
  • É possível (e bem prático) chegar no Algarve de ônibus, seja a partir da Espanha ou de Lisboa.
  • Há também opção de viajar de trem ou de avião, até o Aeroporto de Faro. A viagem de avião dura cerca de 40 minutos.
  • A forma mais prática de circular no Algarve é de carro.
  • Nós viajamos sem carro, e tivemos que nos desdobrar no sistema de transporte público do Algarve, que é eficiente, mas demanda mais tempo de viagem.

Consulte valores do aluguel de carro no site da Rentcars

Leia mais:
Como Chegar e Como Circular no Algarve

4 – Onde Ficar no Algarve

Uma das opções de hospedagem em Albufeira, no Algarve
  • Nós ficamos hospedados em Albufeira. A cidade oferece uma ampla oferta de hotéis, com preços competitivos.
  • O centro é bem agitado e é um charme. As construções brancas e entre falésias parece um cenário de ilha grega.
  • Por outro lado, o lugar é bem agitado mesmo. Até barulhento demais para o meu gosto. Nós ficamos no Hotel Baltum, bem no centro. Apesar da comodidade de estar bem localizado, o barulho à noite incomodava.
  • Em Albufeira, você também pode escolher uma hospedagem na Praia da Galé como o Vila Galé Praia ou o Epic Sana Algarve Hotel, na Praia da Falésia (uma das melhores praias de Portugal).
  • Apesar de termos gostado de Albufeira, as praias mais bonitas do Algarve estão em Lagos. Então ficar nessa cidade também pode ser uma ótima opção.
  • Algumas boas opções em Lagos são o Dom Manuel Hotel e o Cascade Wellness & Lifestyle Resort.
  • Infelizmente, pelo fato de uma das praias de Lagos ter ficado muito famosa (Praia da Dona Ana), os preços aumentaram bastante. Para quem quiser economizar, vale conferir o Lagos Taghostel.

Leia mais e veja algumas dicas de hospedagem:
Onde Ficar no Algarve: Albufeira x Lagos

O charmoso centro de Albufeira, uma das opções de onde ficar em Algarve

5 – O que fazer em Algarve

  • As praias são cinematográficas, cercadas de formações rochosas impressionantes ou falésias. O mar é gelado, por isso é recomendável ir no verão ou próximo dele.
  • Entre os destaques das opções de o que fazer em Algarve, as Praias da Dona Ana e Praia do Camilo, em Lagos, frequentemente entram nas listas das melhores praias do mundo.
  • Um dos programas bem legais é fazer um roteiro de caiaque pelas formações rochosas e praias de Lagos. É cinematográfico.

Consulte preços e clique aqui
Lagos: Excursão de Caiaque pelas Cavernas

  • Outras praias dignas de nota são a Praia de Benagil, em Lagoa; a Praia da Falésia em Albufeira e a Praia dos Três Castelos, em Portimão. Mas obviamente, todo o litoral tem praias belíssimas.
  • Para conhecer melhor as formações rochosas, os passeios de barco são ótimas opções. O passeio até as Grutas da Ponta da Piedade é um dos passeios mais famosos, mas o passeio até a Gruta de Benagil também virou cartão postal do Algarve. Você pode sair tanto de Lagos como de Albufeira.
  • O patrimônio histórico também merece ser conferido. Faro, Sagres, Lagos e Tavira foram centros muito importantes no século XV e por conta disso, guardam uma arquitetura tradicional nos seus centros históricos.

Saiba mais:
O que fazer em Lagos

A belíssima Praia das Falésias, em Albufeira: lugar perfeito para curtir o pôr do sol no Algarve

Leia também:

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

18 comentários

  1. oi boa noite irei pra portugal em janeiro de 2020, vc acha legal conhece algarve em janeiro achei lindas as paisagens

  2. Olá, gostaria de dicas para visitar Algarve em julho, pois não posso em outra época (teria que ser a 3a quinzena de julho. Qual melhor praia, seria necessário reservar hotel com antecedência? Gosto relativamente de agito, porém para dormir, teria que ser lugar mais calmo… Dá para ir de Lisboa ou pela Espanha, Madrid?

    Dica para conhecer prais lindas no Alagarve…

    Agradeço

    1. Oi, Jane. Julho é um mês ótimo, porém como é alta temporada, sugiro reservar o hotel com antecedência. E dá para ir sim para Lisboa e Espanha, nós fizemos esse roteiro. Abraços.

  3. Que legal, Fabio! Adorei teu post. Estou indo para ficar no Algarve 7 dias e vou seguir tuas ficas. Vamos ficar em Quarteirão para evitar muito agito (somos mais velhos e com ouvidos sensíveis, ) e curtir tudo de lindo. Última semana de maio, talvez sem banho de mar , mas com preços excelentes e vistas mais livres. Obrigada .

  4. Eu já disse que sou fã de vocês, né? Os posts são sempre tão completinho e cheios de dicas! Mais um texto sensacional sobre esse lugar que tem um cantinho especial no meu coração! <3

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.