Parada do Orgulho LGBT 2018 de São Paulo: confira a programação

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018

Um dos maiores eventos do calendário da cidade de São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT 2018 já tem data e tema definidos.

A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é o evento mais importante do calendário LGBT do Brasil. Talvez uma das mais importantes do mundo.

Pelo número de pessoas (em 2017 foram 3 milhões de pessoas), a Parada de São Paulo é considerada a maior gay pride do mundo.

O tema da Parada de 2017 foi a defesa do Estado Laico, um tema de extrema importância quando pautas e direitos LGBT são barrados no Congresso por causa de questões religiosas. Para 2018, a ONG APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo) já definiu o tema. 

Confira a seguir um pouco mais sobre a Parada LGBT de 2018.

Parada do Orgulho LGBT 2018 de São Paulo: confira a programação

Parada LGBT de SP será realizada no dia 3 de junho com o tema Eleições e terá participação de Anitta e Pablo Vittar

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018
Multidão ocupa a Avenida Paulista em 2017: público estimado de 3 milhões de pessoas

A data para a 22ª Edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
 já foi marcada.

O maior evento do calendário LGBT do Brasil ocorre no dia 3 de junho de 2018, domingo do feriado prolongado de Corpus Christi.

A concentração acontece, como de costume, a partir das 10h em frente ao MASP, na Avenida Paulista. A madrinha será novamente Fernanda Lima e a apresentadora oficial é a Drag Queen Tchaka.

O evento é uma iniciativa da ONG APOGLBT SP (Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo). A ONG já organiza a parada há mais de 20 anos.

Uma das novidades desse ano é a mudança da sigla. A conhecida sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) ganha o I (que representa o Intersexo) e um sinal de + (que representa outras identidades).

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018
Em 2018, é a vez da 22ª Edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Nota: Em função da greve dos caminhoneiros, muita gente está se perguntando se haverá a Parada nessa data. A resposta da organização é que sim, o evento está confirmado para o dia 03 de junho. Inclusive os trios já estão abastecidos e prontos para o grande dia.

Tema da Parada LGBT de 2018: Eleições

A definição do tema da Parada de 2018, porém, não é novidade.

Se em 2017 o tema foi a defesa do Estado Laico, em 2018 a Parada LGBT volta a falar de um tema político. Em ano de eleições, como deixar esse tema de fora?

O slogan da parada 2018 é “Poder pra LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz”.

“No Congresso Nacional, dos 581 parlamentares, temos apenas um deputado assumidamente homossexual que defende as cores da nossa bandeira. Infelizmente, ainda são poucos os políticos heterossexuais e cisgêneros aliados que abraçam a pauta LGBTI+, por mais direitos humanos e cidadania, em seus discursos e plataformas políticas. É triste reconhecer que a sub-representatividade de políticos LGBTI e aliados, comprometidos com nossas pautas, repete-se em outras casas legislativas do país.” ressalta o manifestado desenvolvido pela APOGLBT SP para justificar a escolha e relevância do tema.

O manifesto ainda lembra que a luta pelos direitos para a comunidade LGBT nunca esteve tão difícil. O Congresso atual é tido como o mais conservador desde 1964. A tentativa de legalizar terapias de “cura gay”, o “estatuto da família” (que desconsidera os modelos familiares com pessoas LGBT) e o projeto de lei “escola sem partido” (que pode proibir a discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas) são apenas algumas das ameaças à comunidade LGBT.

A luta é pela eleição de candidatos que nos representem, sejam eles LGBTI+ ou não.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018
Concentração acontece em frente ao MASP, na Avenida Paulista

Não deixe de acessar a página oficial do evento no Facebook. Confirme sua presença e ajude na divulgação: www.paradasp.org.br/parada2018.

Coletiva de Imprensa

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018 - Coletiva de Imprensa
Coletiva de Imprensa da Parada LGBT de São Paulo teve representantes do governo e patrocinadores. Foto: APOGLBT SP

A Coletiva de Imprensa foi realizada no dia 28 de maio no Hotel Novotel Jaraguá São Paulo, da Accor Hotéis, que tem tradição em apoiar a comunidade LGBT.

Raul Almeida, Embaixador LGBT da marca esteve presente e lembrou que a Accor Hotéis tem como missão “que todos se sintam bem-vindos nos hotéis da rede”.

Também estiveram presentes Claudia Garcia, presidente da APOGLBT e Renato Viterbo, vice-presidente da ONG. Ambos lembraram sobre a escolha do tema da Parada LGBT de 2018. “O voto é extremamente importante, não só para as causas LGBT, mas para todas as causas progressistas”, lembrou Claudia.

Márcio Fernando Elias Rosa, Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, também esteve presente representando o Governo do Estado de São Paulo. Márcio também reforçou a importância das eleições, num momento que reflete um “movimento pendular de recrudescimento e ameaça a direitos conquistados. O movimento aumenta se não encontra oposição dos que pensam em contrário”. Márcio ainda lembrou que a  “democracia não é a vontade de maioria, mas o respeito às minorias”.

Outra representante das esferas políticas foi Eloísa de Sousa Arruda, Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Ela corroborou os demais representantes da mesa, lembrando que “quanto mais conservadora for uma sociedade, mas afastada estará dos direitos humanos”. Ela lembrou também o descuido político nos EUA, com a eleição de Donald Trump. “Não podemos deixar que isso aconteça em nosso país”, reforçou Eloísa. 

Patrocinadores

A 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo tem dois grandes e principais patrocinadores em 2018: Skol e Uber, que repetem a parceria já pelo terceiro ano consecutivo. O co-patrocínio é da Burger King e Doritos Rainbow. entre outros apoiadores.

“Temos muita honra em apoiar a Parada do Orgulho LGBT pelo terceiro ano seguido. Acreditamos que, como uma grande marca, nosso papel na sociedade também é de incentivar cada vez mais pessoas, consumidores ou não, a se aliarem e terem empatia pela causa”, diz Daniel Feitoza, gerente de marketing de SKOL. “A renovação da nossa parceria com a Parada consolida o caminho que decidimos trilhar nos últimos anos, o caminho do respeito por todas e todos”, completou.

Uma das novas iniciativas da Skol foi a campanha #MarcasAliadas. Sob o guarda-chuva das Marcas Aliadas, já se associaram a Burger King, o Bis Lacta, o Trident e a Quem Disse, Berenice? A iniciativa é atrair mais marcas para apoiar o movimento LGBT.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018 - Coletiva de Imprensa
Skol lançou a campanha #MarcasAliadas, para atrair o apoio de outras empresas

“O respeito e o apoio à diversidade estão no DNA da Uber. Globalmente, 30 por cento da nossa força de trabalho está voluntariamente engajada em projetos para tornar a empresa mais diversa e inclusiva. Apoiar a Parada do Orgulho LGBTQ+ de São Paulo e as outras 14 que acontecerão no país, entre junho e novembro, é representar esse engajamento e juntar nossa voz à dos que pedem respeito, inclusão e representatividade”, declarou Ana Pellegrini, Diretora Jurídica da Uber Brasil e Cone Sul e Líder de Diversidade para a América Latina.

Ana Pellegrini não pode comparecer na coletiva de imprensa, mas Fábio Sabba, Diretor de Comunicação da Uber Brasil, esteve representando a marca. Ele também salientou que a empresa desenvolve uma campanha forte de orientação entre seus motoristas, distribuindo cartilhas sobre melhores práticas de respeito à comunidade LGBT. Sob qualquer denúncia de homofobia, um motorista da Uber é bloqueado na plataforma imediatamente.

Uma outra iniciativa da Uber foi a realização de uma conversa aberta com membros da comunidade LGBTQ+, como a cantora Liniker; a professora e consultora de diversidade Ana Castanha; o idealizador da ONG Casa 1, Iran Giusti; os youtubers Danilo Dabague (criador da drag queen Lorelay Fox), Jessica Tauane (Canal das Bee) e Pedro HMC (Põe na Roda), entre outros. Confira o vídeo com alguns momentos da conversa.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018 - Uber
A Uber é uma das patrocinadoras da Parada LGBT de São Paulo, pelo terceiro ano consecutivo

Uma das campanhas que já estão dando o que falar é a “Amplie seu mundo, escute a Voz de Rainbow”.

Com vídeos no YouTube e cartazes já distribuídos pela Avenida Paulista, a DORITOS® Rainbow reuniu artistas e personalidades do mundo LGBT como a cantora Liniker, o escritor João Silveiro Trevisan e a atleta Rafaela Silva. A marca vai reverter 100% das vendas do produto para cinco instituições ligadas ao Movimento LGBT+.


Agenda Parada SP 2018

Todos os eventos são gratuitos.

Abertura: Exposição Com Muito Orgulho
Data: 25/05/2018
Horário: 18h
Local: Museu da Diversidade

Cãominhada da Diversidade
Data: 31/05/2018
Horário: 9h
Local: Vale do Anhangabaú

18ª Feira Cultural LGBT de São Paulo
Data: 31/05/2018
Horário: 10h às 22h
Local: Vale do Anhangabaú

18º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade 2018
Data: 01/06/2018
Horário: 19h
Local: Memorial da América Latina

22ª Parada do Orgulho LGBT de SP – Evento Oficial APOGLBT SP
Data: 03/06/2018
Horário: 10h às 18h
Local: Avenida Paulista, concentração em frente ao MASP

Dá uma olhada no nosso vídeo da Parada de 2018.

Ordem dos Trios: Anitta e Pablo Vittar

O orçamento da Parada LGBT de São Paulo de 2018 é de R$ 5,3 milhões, mas a expectativa é de reverter mais de R$ 60 milhões em impostos para a cidade de São Paulo. A Parada também é um evento gerador de 3 milhões de empregos, diretos e indiretos.

As atrações já anunciadas são Pabllo Vittar, Preta Gil, Mulher Pepita, Lia Clark e April Carrion nos trios da Uber. 

Anitta será a grande atração no trio da Skol.

  1. Abertura – ONG APOGLBT SP
  2. Famílias LGBT/ Mães pela Diversidade – ONG APOGLBT SP
  3. Coordenação de Políticas para LGBT – Prefeitura SP
  4. AHF/Secretarias Saúde
  5. Casa Florescer – Prefeitura SP
  6. Centro de Cidadania LGBTI –Prefeitura SP
  7. Identidade TransTTs – ONG APOGLBT SP
  8. Transcidadania – Prefeitura SP
  9. Juventude LGBT – ONG APOGLBT SP
  10. Lésbica &Bi – ONG APOGLBT SP
  11. SMDHC – Prefeitura SP
  12. Gays&BI – ONG APOGLBT-SP
  13. Museu da Diversidade – ONG APOGLBT-SP
  14. Trio SKOL
  15. Artistas da Noite – ONG APOGLBT-SP
  16. Trio UBER I
  17. Trio UBER II
  18. Trio da Paz/Encerramento – ONG APOGLBT-SP

Apesar da chuva e do frio, a 22ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo teve 3 milhões de pessoas, segundo dados da APOGLBT SP @paradasp 🏳️‍🌈 Entre os momentos mais emocionantes, a presença de Mônica Benício, viúva da vereadora assassinada Marielle Franco, foi um dos destaques. 🏳️‍🌈 Entre as atrações musicais, Pabllo Vittar, Preta Gil (trio da Uber, um dos mais bonitos) e Anitta (trio da Skol) novamente arrasaram. 🏳️‍🌈 A madrinha da parada foi Fernanda Lima, que prometeu que no próximo ano irá trazer Rodrigo Hilbert vestido de drag. Será? 🏳️‍🌈 Foram 18 trios desfilando pela Avenida Paulista e Rua da Consolação. 🏳️‍🌈 Para nós, como sempre, é uma honra participar de mais uma Parada. E que venha a próxima! #viagenscineLGBT #paradasp #paradagay #gaypride #mtur #sampa #maiorviagem #essemundoenosso #viagemeturismo #fantrip #gaytraveler #pequenosgrandesviajantes #souRBBV #viajante #lgbt #gaysaopaulo #lgbtpride #gayriodejaneiro #gaybrazilian #gaycouple #turismolgbt #lovewins #loveislove #thegaypassport #wearetravelgays #viagenscineSP #sp4you #saopaulocity #viagenscine

A post shared by Viagens Cinematográficas (@viagenscine) on


Programação de Festas e Eventos em São Paulo

Uma curiosidade é que o elenco da série da Netflix Sense8 estará no Brasil novamente para a pré-estréia mundial do último episódio da série. Sense8 Juntos até o Fim acontece no dia 01 de junho, mas infelizmente as 500 vagas se esgotaram em apenas 1 hora. De qualquer forma, o elenco estará pela cidade, vale ficar de olho.

Como já é notório, o elenco de Sense8 esteve no Brasil para gravar cenas na Parada de 2016. Cinematográfico.

Atores de Sense8 brilharam na Parada Gay de 2016, fazendo gravação para a segunda temporada

Joys Party – Festa Oficial da Parada LGBT de São Paulo
Data: 30/05/2018
Horário: 23h
Local: Estação Marquês – Av. Marquês de São Vicente 412
Preço: R$ 20,00 a R$ 100,00

Bigger Pride
Data: 30/05/2018 a 02/06/2018
Horário: 23h
Local: Rua Largo do Arouche 34
Preço: R$ 60,00 (consumação)

Eterna Festival + Safado
Data: 30/05/2018
Horário: 23h30
Local: Clube Esperia – Av. Santos Dumont 1313
Preço: R$ 40,00

Churrasco Pride 2018
Data: 31/05/2018
Horário: 12h30 às 19h
Local: The Week Brazil – Rua Guaicurus 324
Preço: R$ 120,00

2a Taça Hornet de Futebol da Diversidade
Data: 01/06/2018
Horário: 13h às 21h
Local: Arena Lapa – Rua António Fidelis 353, Lapa de Baixo
Entrada Gratuita

Pré-Parada LGBT Hopi Hari
Data: 02/06/2018
Horário: 11h às 21h
Local: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, Km 72 – Vinhedo
Preço: R$ 69,90

Milkshake Festival Brasil 2018
Data: 02/06/2018
Horário: 16h
Local: Arena Anhembi
Preço: R$ 180,00

BearHugs Pride 2 Anos
Data: 02/06/2018
Horário: 23h
Local: Espaço 555 – Avenida São João 555
Preço: R$ 50,00 consumíveis

The Week – Main Party
Data: 02/06/2018
Horário: 23h30
Local: The Week Brazil – Rua Guaicurus 324
Preço: R$ 60,00


FICHA TÉCNICA

Evento: 22ª Edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Tema: Eleições
Slogan: Poder pra LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz!
Horário: das 10h às 18h
Concentração: Em frente ao MASP, na Avenida Paulista – São Paulo/SP
Realização: APOGLBT SP
Patrocínio Master: Uber e Skol
Co-Patrocínio: Burger King
Apoio: Doritos, Casa Ponte Sky Vodka, Microsoft, IntraGel e Rede AccorHotels
Apoio Institucional: Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo

Evento oficial no Facebook: http://paradasp.org.br/parada2018

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018
Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2018: tema e data definidos
Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

13 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Faço Jornalismo e queria fazer uma pequena matéria sobre a próxima parada (23º).

    E tenho uma dúvida, como funciona para subir nos trios? Existe compra de ingressos? Ou só convidados que podem subir? Eu e meu namorado temos um grande sonho em curtir a parada de cima.
    Abraços!!

  2. BOA NOITE.
    SOU O BABALORIXÁ PAI AUGUSTO DE OGUM E COLOCO-ME A DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR O CASAMENTO NA UMBANDA DA NOSSA COMUNIDADE.
    CHEGA DE SANGUE E VIOLÊNCIA..
    POIS AMOR NÃO TEM GÊNERO E SIM CORAÇÃO.
    CONTE CONOSCO CASO HAJA INTERESSE.
    VAMOS LEVANTAR A BANDEIRA..

  3. Bom dia!
    Com a GREVE DOS CAMINHONEIROS, Gostaria de saber se haverá a parada gay de
    São Paulo no dia 03/06/2018.. Pois moro no Rio de Janeiro.

    Bom dia!
    Com a GREVE DOS CAMINHONEIROS, Gostaria de saber se haverá a parada gay de
    São Paulo no dia 03/06/2018.. Pois moro no Rio de Janeiro.

    1. Oi, Wellington. Estivemos numa coletiva de imprensa da parada ontem e eles confirmaram que, mesmo com a greve dos caminhoneiros, a Parada está confirmadíssima. Então venha!!! Abraços.

Deixe um comentário