O que fazer em Búzios? Essa cidade no litoral norte do Rio de Janeiro reúne lindas praias e ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes. É um dos nossos destinos preferidos no Brasil, pois concilia natureza e sofisticação.
Essa é uma cidade perfeita para uma viagem curta para fazer nos finais de semana ou feriados. Melhor para os cariocas, que moram a menos de 3 horas de carro do Rio de Janeiro.
Para nós, paulistas, a viagem é um pouco mais longa. Mas mesmo assim, vale a pena encarar a estrada para um roteiro de 4 dias.
Armação dos Búzios fica localizada no litoral norte do Rio de Janeiro, ao lado de Arraial do Cabo e Cabo Frio.
A região é conhecida como Região dos Lagos, mas a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro denominou a região de Costa do Sol. Realmente é um nome que define bem essa região bem ensolarada.
Confira a seguir algumas dicas do que fazer em Búzios, como chegar, onde ficar e qual a melhor época para visitar a cidade. Veja também um roteiro dia a dia e os pontos turísticos imperdíveis na cidade.
O que fazer em Búzios RJ – Top 10 Melhores Pontos Turísticos
Viagem para Armação dos Búzios: Dicas, Quando Ir, Onde Ficar e Roteiro Completo
Tudo o que você precisa saber sobre Búzios. Aqui você vai conferir:
- Como Ir – De Carro, de Ônibus ou de Avião
- Melhor Época – Prós e Contras de Cada Mês
- Onde Ficar – Dicas de Pousadas
- Passeios – Top 10 Melhores Pontos Turísticos
- Roteiro Dia a Dia em Búzios – 4 Dias
- Restaurantes para todos os bolsos
- Quanto Custa Viajar para Búzios
História de Armação dos Búzios
Originalmente, a Região dos Lagos era ocupada por povos indígenas Tupinambás e Tamoios. Após 1720, a região começou a ser ocupada por fazendas.
A pesca da baleia também era bastante relevante nos séculos 17 e 18. O nome “Armação” (da praia e da cidade) vem de uma estrutura utilizada na pesca das baleias.
Uma curiosidade é que uma das fazendas da região atuava com tráfico de escravos. Uma parte dos negros escravizados fugiu e formou quilombos nos arredores. A Comunidade Quilombola de Baía Formosa existe até hoje e inclusive oferece passeios e experiências na região (uma das trilhas inclui a Ponta do Pai Vitório, veja link no final desse artigo).
Búzios Cinematográfica
Até janeiro de 1964, Armação dos Búzios era uma pequena e pacata vila de pescadores que fazia parte do município de Cabo Frio (foi emancipada em 1995).
Foi então que a cidade recebeu a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que na época procurava um lugar tranquilo para fugir do assédio da imprensa. Na época, a atriz era uma sex symbol e protagonista de fimes franceses como “E Deus Criou a Mulher” (Et Dieu… créa la femme, 1956).
Depois de sua vinda, Búzios ficou famosa internacionalmente e deixou de ser uma vila pacata. Ao retornar no ano seguinte, ficando hospedada numa casa na Rua das Pedras (onde hoje funciona o Restaurante Cigalon), ela já não encontrou a mesma paz.
Mas Brigitte Bardot e Búzios ficaram ligadas para sempre. A orla de Búzios ganhou o nome de Orla Bardot e uma estátua da atriz foi colocada no lugar. Hoje é um dos principais cartões postais da cidade, e não há quem não queira tirar uma foto com Brigitte.
E foi assim que uma praia teve sua história totalmente modificada por uma atriz de cinema, tornando-se um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e conhecida como “Saint-Tropez brasileira”.
Como Chegar em Búzios
Para quem viaja de São Paulo, que é o nosso caso, as opções são viajar de ônibus, de carro ou de avião.
De ônibus
- Quem viaja de ônibus, precisa consultar direitinho no site da Auto Viação 1001 quais são os horários disponíveis. Não há muitas opções de ônibus direto de São Paulo para Búzios. Há somente 1 saída semanal, na sexta-feira à noite, com preço em média de R$ 200,00.
- A opção pode ser uma baldeação no Rio de Janeiro (que inclusive sai mais barato do que ir direto).
- Do Terminal Novo Rio para Búzios as saídas são frequentes, praticamente de hora em hora.
- Outra opção é pegar um ônibus para Cabo Frio (que tem maior frequência do que para Búzios, são duas saídas diárias) e de lá pegar um ônibus de linha para Búzios.
De carro
- A segunda opção é ir de carro. A estrada de São Paulo até o Rio de Janeiro é a Dutra, e o caminho é relativamente tranquilo (o trecho mais chatinho é a Serra das Araras).
- No caminho, aproveite para abastecer o carro antes de atravessar a divisa dos Estados. O combustível no Rio é consideravelmente mais caro do que em São Paulo.
Trajetos de Carro
- Existem dois trajetos de São Paulo para Búzios. O trajeto sugerido pelos aplicativos, em geral, é caminho por dentro da cidade do Rio de Janeiro, passando pela Ponte Rio Niterói. Esse trajeto deve ser evitado se você estiver passando pela cidade do Rio de Janeiro no horário de pico.
- Mas não é preciso atravessar a cidade do Rio de Janeiro para chegar na Região dos Lagos. Existe um caminho interno, pelo Arco Metropolitano, que atravessa algumas cidades como Seropédica, Duque de Caxias e Magé.
- A viagem dura ao todo em torno de 7h30, com sorte.
- Digo com sorte, porque sempre encaramos um problema ou outro. Trânsito, obras na estrada ou acidentes podem prolongar a viagem, mas não posso dizer que sejam uma regra, embora a gente sempre passe por algum caso desses. Então considere cerca de 9h de estrada.
- No caminho, existem várias paradas estratégicas, como o Graal Alemão (ainda em SP, na divisa com o Rio) ou o Graal Estrela (na volta, também já em São Paulo para abastecer).
De avião
- Finalmente, a terceira opção é pegar um voo até a capital, Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus para Búzios. Do Aeroporto de Galeão saem ônibus direto para Búzios, em 5 horários por dia.
- A grande vantagem desse percurso é que agora existe o ônibus que sai do Aeroporto do Galeão, o que evita aquele trajeto chato do aeroporto até a rodoviária.
- A desvantagem é que essa opção só existe a partir do Galeão, se você chegar em Santos Dumont a opção é ir até o Terminal Rodoviário Novo Rio.
A partir de 26 de dezembro de 2019, a GOL passou a operar voos diretos de São Paulo (Guarulhos) para Cabo Frio.
Assista nosso vídeo de Búzios no YouTube
Quando Ir para Búzios: Qual a Melhor Época
A melhor época para viajar para Búzios pode ser uma pegadinha. Você deve pensar: no verão, é lógico.
Mas na nossa opinião, o verão não é o melhor período para visitar a região. Isso porque você irá encontrar tudo muito mais cheio, mais caro e o pior, com mais chuvas.
Quando é mais cheio e badalado
A primeira e mais óbvia razão para evitar Búzios no verão é a super lotação. A maioria das praias de Búzios são pequenas ou com poucos lugares para estacionar.
Com o litoral todo recortado, Búzios é cheia de pequenas praias com acessos não tão convencionais.
Um dos exemplos são duas das praias mais lindas de Búzios. Azeda e Azedinha, por exemplo, são pequenos recantos, que ficam muito cheias não só no verão, como nos finais de semana e feriados.
É difícil encontrar um pedaço de areia para colocar a canga ou uma cadeira.
Mas lógico, o verão é aquela estação perfeita para a paquera, para a badalação e para ver e ser visto. E Búzios atrai muita gente em torno desses fatores. Então pode valer a pena enfrentar a cidade na alta temporada.
Quando é mais barato
O segundo fator que pode influenciar a melhor época são os preços. As pousadas ficam mais caras na alta temporada, os passeios e até mesmo os restaurantes.
Na baixa temporada, é bastante comum encontrar promoções em restaurantes.
Os preços de pousadas também ficam bem mais acessíveis na baixa temporada. É possível encontrar pousadas baratas com preço de até R$ 100,00. E o melhor, bem localizadas e com boa qualidade. No verão, esse valor fica um pouco mais puxado.
Quando chove menos
Finalmente, o clima me parece o pior dos agravantes para ir até Búzios no verão.
De dezembro a março são os meses mais chuvosos, e já aconteceu de pegarmos dois ou três dias de chuva em fevereiro por lá.
Já quem viaja de maio a setembro, encontra muito mais sol e temperaturas amenas. A desvantagem é que o mar fica mais gelado.
Os meses em que o mar fica mais quentinho são de janeiro a março e quando o mar fica mais gelado são de junho a outubro.
Eventos
A cidade costuma promover eventos para atrair mais público para o balneário na baixa temporada, como o Festival Gastronômico de Búzios, que acontece em julho ou o Wine in Búzios, que acontece em setembro.
O Wine in Búzios tem uma programação de cursos, workshops, palestras, degustações, harmonizações, encontros com especialistas, além de uma feira ao ar livre no Porto da Barra.
Também vale conferir o Pride Búzios, evento direcionado para a comunidade LGBT+ que acontece no mês de agosto. Na programação do evento, além da própria Parada LGBT, ocorrem festas, apresentações musicais e cinema.
Dessa forma, cada época tem suas vantagens e desvantagens. O importante é considerar os aspectos mais relevantes para você. O que você acha mais importante: preço ou movimento, tranquilidade ou badalação, temperatura do mar ou quantidade de horas de sol? Coloque tudo na conta e defina quando será sua viagem.
Não mencionamos aqui, mas os meses de abril e novembro são intermediários, ou seja, nem tão chuvosos e nem tão ensolarados.
Onde Ficar – Dicas de Hotéis e Pousadas
Desde a primeira vez que visitamos Búzios, a gente já ficou em todo tipo de hospedagem. Na minha primeira vez fiquei hospedado em um hostel pertinho da Praia da Tartaruga e ou numa pousada que faz parte da Associação Roteiros de Charme.
Nessa longa experiência de hospedagens em Búzios, deu para colecionar algumas boas dicas de pousadas por lá. Desde algumas baratas mas com boa relação custo-benefício e localização, até outras pousadas bem charmosas, perfeitas para quem quer uma viagem cheia de estilo.
E você? Como imagina sua viagem para Búzios? Prefere ou precisa economizar e está procurando uma pousada boa, bonita e barata? Ou quer que sua viagem para Búzios seja cheia de sofisticação com uma hospedagem cinematográfica?
Seja qual for sua escolha, nós temos uma dica de pousada em Búzios para você. Confira a seguir algumas ótimas opções.
1 – Vila da Santa Hotel Boutique & Spa
- O Vila da Santa Hotel Boutique é um daqueles hotéis de sonho. Assim que você atravessa a recepção, entra num ambiente que remete a uma vila de pescadores do Mediterrâneo.
- O projeto era criar esse ambiente que lembrasse as viagens do casal de proprietários. Em mais de 30 anos de viagens, eles colecionaram vários objetos, principalmente da Itália e da França, que decoram os ambientes do hotel.
- O pátio interno é muito charmoso, com a fachada do Bar e Restaurante La Gare (em que se destaca um relógio de uma estação de trem francesa dos anos 40 e uma estátua de mármore carrara do século XVII), a recepção (que era uma antiga casa de pescadores da década de 40) e uma piscina de pedras, com água aquecida.
- Nós adoramos nossa suíte de 45 m² (quarto número 15, anota aí porque a vista é uma delícia), uma cama king size e um banheiro super espaçoso. Da varanda nós avistamos a outra deliciosa piscina de pedras.
- O Vila da Santa Hotel ainda possui acesso direto à Praia dos Ossos, onde também há um serviço de praia e empréstimo de equipamentos náuticos, como caiaque e pranchas de Stand Up Paddle. Como o mar da Praia dos Ossos é bem tranquilo, fazer esses esportes por lá é perfeito.
Vila da Santa Hotel Boutique & SPA
Diárias a partir de R$ 800,00 (ref. outubro/2021)
Praias próximas (10 minutos de caminhada): Praia dos Ossos, Praia Azeda, Praia Azedinha e Praia da Armação
Nota Booking: 9,4 baseado em mais de 250 avaliações
[+] Clique aqui para consultar preços e disponibilidade
Confira também nosso vídeo no YouTube onde mostramos mais imagens do Vila da Santa Hotel (e nesse vídeo você também pode conhecer um pouco mais de Arraial do Cabo e Cabo Frio).
2 – Pedra da Laguna Pousada e Resort Spa
- Visitamos a Pedra da Laguna em maio de 2018. A pousada faz parte da Associação Roteiros de Charme, que é conhecida por fazer uma rigorosa seleção de hospedagens que atendem a critérios de qualidade, personalidade e responsabilidade socio-ambiental.
- E o que não falta na Pedra da Laguna é qualidade e personalidade. Composta por duas piscinas, a área de lazer foi o que mais nos impressionou por lá. Os espaços são belíssimos e o Espaço Tanger, por exemplo, possui um projeto arquitetônico singular, com influências marroquinas. O resultado visual é de tirar o fôlego.
- Para completar a experiência, toda a área de lazer é cheia de recantos deliciosos para descansar e curtir o ambiente. Os quartos também são excelentes e a pousada possui duas suítes especiais para casais em lua de mel.
Pedra da Laguna Boutique Hotel & Spa
Diárias a partir de R$ 850,00 (ref. outubro/2021)
Praias próximas: Praia da Ferradura, Praia da Foca e Praia do Forno
Nota Booking: 9,4 baseado em mais de 250 avaliações
[+] Clique aqui para consultar preços e disponibilidade
3 – Pousada Bucaneiro
- Visitamos a Pousada Bucaneiro em agosto de 2015 e ela está localizada na Avenida do Forno, no caminho para a Praia Brava. Ainda assim, a pousada está bem próxima do centro de Búzios, ideal tanto para quem viaja de carro como para quem está sem veículo.
- A pousada tem um valor de diária intermediário (a partir de R$ 300,00) e portanto, é uma ótima relação custo benefício, com instalações muito bonitas e uma área externa com um belo projeto paisagístico. Os quartos são simples, porém funcionais.
Pousada Bucaneiro
Diárias a partir de R$ 300,00 (ref. outubro/2021)
Praias próximas: Praia Brava, Praia do Forno, Praia da Armação
Nota Booking: 8,9 baseado em mais de 300 avaliações
[+] Clique aqui para consultar preços e disponibilidade
Confira no link a seguir nossas outras opções de hotéis e pousadas em Búzios, inclusive pousadas mais baratas, com diária inferior a R$ 100,00.
Saiba mais:
Onde Ficar em Búzios: Dicas de Hotéis e Pousadas
O que fazer em Búzios: Melhores Passeios
1 – Rua das Pedras
- A noite de todo mundo que chega em Búzios começa na Rua das Pedras. Esse calçadão meio chatinho de andar por causa das pedras grandes no chão, mas que concentra boa parte do comércio e dos restaurantes da região, é O LUGAR para ver e ser visto. Não necessariamente os melhores restaurantes estão na Rua das Pedras, mas o ambiente é que conta.
- A rua é curtinha e em conjunto com a Rua Manoel Turíbio de Farias (paralela à Rua das Pedras), forma a passarela das noites de Búzios. De dia, o lugar fica meio deserto.
- Não deixe de passar também na Praça Santos Dumont e visitar a feira de artesanato e dar uma conferida na programação do Cine Bardot. Falha grave nossa: nunca entramos no cinema.
- Fique atento também à arquitetura de Búzios. As construções não podem superar os dois andares, e quase todas ainda procuram manter o aspecto de uma vila de pescadores de outrora.
2 – Orla Bardot
- O que fazer em Búzios? Não existe lugar mais emblemático do que a Orla Bardot, esse calçadão à beira mar onde você encontra a famosa estátua de bronze de Brigitte Bardot, a atriz de cinema que colocou Búzios no mapa turístico do Brasil.
- Em 2015, a estátua de Brigitte esteve fora alguns meses para restauração, mas já voltou novinha em folha.
- A caminhada é agradável tanto de dia como à noite. De dia você conta com o cenário da Praia da Armação e os barcos coloridos atracados. Na maré baixa da até para caminhar e tirar uma foto com as estátuas dos 3 Pescadores, obra de Christina Motta (também responsável pela estátua de Brigitte e do Menino no Poste, entre outras espalhadas por Búzios e pelo mundo).
- A noite cai, e o cenário ganha movimento e luzes através dos restaurantes encontrados próximos ao pier da Rua das Pedras.
- Para quem está bem disposto, vale a pena a caminhada até o pier no caminho para a Praça dos Ossos, quase no caminho para a praia de mesmo nome.
- Uma curiosidade é que o nome da Praia da Armação e da Praia dos Ossos é decorrente da pesca de baleias, que aconteceu na região do século 17 ao século 19. Em uma praia ficava a armação para extrair o óleo das baleias e na outra eram enterrados os ossos das baleias.
3 – Praia dos Ossos
- Essa nem é uma das melhores praias de Búzios, mas o cenário é perfeito. Primeiro você atravessa um morro e alcança a Igreja de Sant’Anna, num recanto bucólico com a estátua de um anjo e que também funciona como um belo mirante da região.
- Chegar na Praia dos Ossos é encontrar várias árvores, flores e trechos na praia com deliciosas sombras. Mas a praia acaba sendo somente um meio de passagem para quem vai até a Praia Azeda e Azedinha. Injustamente. Esse pode ser um recanto agradável e tranquilo na sempre agitada Búzios.
- Nós ficamos hospedados no Vila da Santa Hotel que fica em frente a essa praia, e fizemos SUP e caiaque nessa praia. Uma delícia, e ainda conseguimos ver uma tartaruga por lá. Como a água é muito calma, vale também fazer snorkeling.
4 – Praia Azeda e Azedinha
- No final desse roteiro de o que fazer em Búzios ainda pertinho do centro, o melhor programa é conferir as praias Azeda e Azedinha.
- Para acessá-las, anteriormente era preciso descer uma trilha, mas agora existe uma escadaria de madeira que deixou o acesso bem mais tranquilo. A caminhada desde a Rua das Pedras pode levar cerca de 20 minutos.
- Quem preferir, pode também ir de barco-táxi a partir do pier da Rua das Pedras ou da Praia dos Ossos. O trajeto custa R$ 10,00 por pessoa (ref. maio/2018).
- Tanto a Praia da Azeda (a primeira que se chega), como a Azedinha (a uma curtíssima caminhada da primeira) são bem pequenas e no verão e finais de semana o negócio fica extremamente lotado. Mesmo assim vale a pena curtir o mar bem calmo do lugar.
- Na praia não existem bares ou restaurantes, mas há uma estrutura de comércio improvisada em barcos ou pequenas barracas de praia.
5 – Praia de João Fernandes
- A praia fica a uma curta caminhada do centro de Búzios. Pela cidade de acesso, é uma das praias mais cheias da cidade, mas mesmo assim ainda é uma das mais bonitas.
- Em João Fernandes, há a opção de contratar um city tour de buggy que é bem interessante entre as opções de o que fazer em Búzios, mesmo que você já esteja com carro.
- O bugueiro trouxe algumas informações bem legais sobre os lugares que visitamos.
Leia mais: Praia de João Fernandes e Passeio de Buggy
6 – Porto da Barra
- Esse complexo de restaurantes é uma excelente alternativa de o que fazer em Búzios e de lugares para comer. Não pense, porém, que os preços serão mais camaradas do que na Rua das Pedras ou na Orla Bardot.
- O pôr do sol por aqui é um dos melhores de Búzios. Portanto, vale a pena ir no final de tarde, sentar em dos bares ou restaurantes e curtir o espetáculo.
Leia também: Pôr do Sol em Porto da Barra – Búzios
7 – Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios
- Tá querendo fugir de praias cheias? As praias menos conhecidas e mais tranquilas nem estão muito distantes do centro.
- Praia do Forno, Praia da Foca e a interessante Ponta da Lagoinha são programas do que fazer em Búzios que muita gente deixa de conhecer. E não por isso são menos interessantes.
Roteiro pelas Praias Selvagens de Búzios e Ponta da Lagoinha
8 – Praia da Ferradurinha
- Se você perguntar o que fazer em Búzios ou qual a praia preferida de muita gente, a resposta será Ferradurinha. Essa praia simpática, pequena e meio escondida é um encanto.
- Justamente por ser tão querida, não é das praias mais vazias. Mas vale a pena dar uma passadinha para conferir se a fama é merecida.
- Para chegar lá, não confunda com a Praia da Ferradura. A pegadinha é que a Ferradurinha está próxima da Praia de Geribá, e não da Ferradura.
Não deixe de conferir: As Melhores Praias de Búzios
9 – Praia de Geribá
- Essa é uma das praias mais movimentadas de Búzios. O agito se concentra em frente ao Fishbone, mas os surfistas se espalham por toda a praia em busca do mar cheio de ondas.
- Ainda assim, é possível encontrar um trecho de mar mais tranquilo, no canto esquerdo. É por ali também que fica o acesso para a Praia da Ferradurinha, dá para ir caminhando mesmo.
- Em dias de maior movimento em Búzios, é a mais indicada. Além da faixa de areia ser extensa, também fica mais fácil estacionar, especialmente no canto direito, onde há um labirinto de ruas para escolher.
10 – Praia Brava – Beach Club
- A praia é brava mesmo. Por isso, não é o melhor lugar para entrar no mar (exceto se você for surfista).
- Mas para não deixar cair a bola, a praia criou uma infraestrutura legal de beach clubs, que acabaram atraindo famosos e um público mais sofisticado. O Rocka Beach Lounge Restaurant e o Silk Beach Club são alguns desses lugares. Há empresários que querem transformar o lugar numa Ibiza brasileira.
- O valor não é camarada. O preço da entrada do Silk Beach Club é de R$ 100,00, para usar um desses colchonetes, que podem ser divididos em até 4 pessoas. Mas como a proposta é ser um lugar mais exclusivo, o valor se justifica.
- Além disso, paga-se tudo o que for consumido (não há consumação mínima, mas não é permitido levar itens externos). Os valores dos pratos, petiscos e bebidas são razoáveis e o ambiente é agradável, com DJ tocando música boa.
- Outra boa pedida para quem prefere um ambiente mais selvagem é subir uma trilha até a praia de naturismo de Olho de Boi. A praia é bem pequena mas bonita, e bastante frequentada pelos viajantes gays.
Outras Praias e Pontos Turísticos
Também não podemos deixar de mencionar os seguintes pontos turísticos.
- Praia de João Fernandes
- Praia da Tartaruga
- Praia da Ferradura
- Praia de João Fernandinho
- Mirante João Fernandes
- Mirante do Forno
- Praia da Armação
- Praia de Tucuns
- Praia da Foca
- Ponta da Lagoinha
- Praia Olho de Boi
- Ponta do Pai Vitório
Como já mencionamos no início do texto, existe uma comunidade quilombola na região, que oferece passeios e experiências, como uma trilha até a Ponta do Pai Vitório. Confira no site do Quilombo Baía Formosa.
Onde Comer em Búzios
Escolher um bom restaurante acaba sendo um dos melhores programas para se fazer em Búzios.
A maioria deles se concentra na Rua das Pedras e Orla Bardot, então vale a pena caminhar pelas ruas e ir pesquisando cada um.
Em Porto da Barra, também é possível encontrar excelentes restaurantes.
Clique nos links para visualizar a localização e avaliação de outros clientes.
Restaurante La Gare
- Esse restaurante muito charmoso fica localizado no Vila da Santa Hotel, na Praça dos Ossos, mas também é aberto para não hóspedes.
- O restaurante é concorrido, então nos finais de semana é aconselhável fazer reserva.
- A partir de quarta-feira, o restaurante também possui uma programação de música ao vivo, com apresentações ao violão ou saxofone. Músicas tranquilas que combinam com o ambiente romântico do lugar, nada de agitação.
- O menu é enxuto e as opções são quase todas baseadas em frutos do mar, como o Peixe do Dia com Molho Caiçara da Casa (R$ 88,00) ou o Gnocchi Presidencial com camarões, pomodoro e queijo gorgonzola (R$ 88,00).
- Os pratos são deliciosos, mas o destaque mesmo fica para o ambiente, um pátio charmoso inspirado em vilas do Mediterrâneo.
Chez Michou
- Andando pela Rua das Pedras, você não vai conseguir passar batido pela creperia Chez Michou. O ambiente se destaca por não ter portas, só um balcão onde é possível ver os funcionários preparando os famosos crepes salgados e doces.
- Você pode escolher sentar no balcão ou sentar em uma mesa. Peça o cardápio, escolha seu crepe (em média R$ 20,00 cada), pague em dinheiro (o lugar não aceita cartões) e aguarde seu nome ser chamado.
- Se não estiver com muita fome, dá até para dividir o crepe em duas pessoas. Mas na nossa última vez, uma das decepções foi o crepe de chocolate, que não estava muito bem recheado e ausência do crepe de Nutella (eles trabalham com um produto genérico, mas que não é tão gostoso).
Mata Hari
- Para quem procura uma opção de restaurante barato na orla, vale conferir o Mata Hari, que fica na Praia da Armação (já quase chegando na Praia dos Ossos).
- O restaurante possui pratos promocionais por cerca de R$ 65,00 para duas pessoas, como o peixe à milanesa.
- Os acompanhamentos são simples (arroz e batata frita ou salada) mas o ambiente de frente para o mar é bem agradável.
Buda Beach Búzios
- Entre os restaurantes de Búzios, que são inúmeros e grande parte de boa qualidade, o Buda Beach pode não ser o melhor deles.
- Mas o ambiente certamente impressiona. Misturando elementos de madeira e influência oriental, o restaurante possui amplos salões internos e também uma área externa.
- Além de funcionar como bar e restaurante (rola desde pizza até comida japonesa), no lugar também rolam vários shows ao vivo. Consulte a programação. Quando fomos era dia de samba, que particularmente não curtimos. Então chegamos mais cedo antes do show começar.
- Na fachada, existem algumas promoções que infelizmente não são encontradas no menu do restaurante. É preciso consultar as opções com os garçons.
Kitie Bistrô
- Localizado numa travessa da Rua das Pedras, em frente à Igreja da Assembléia de Deus, o restaurante é bem simples, com mesas na calçada.
- Mas o grande diferencial são os preços. Pratos por cerca de R$ 25,00, como filé de peixe ou filé de frango, com acompanhamentos. Preço justo para aquele dia que você quer economizar um pouco no almoço ou jantar.
Restaurante por Quilo em Búzios
- Como almoçar ou jantar em Búzios não é muito barato, vez por outra vale a pena optar por opções mais econômicas. Búzios tem várias redes fast food, como Subway e McDonald’s.
- Mas eis que em Búzios, até os restaurantes por quilo tem estilo. O Bananaland, por exemplo, fica na primeira rua paralela à Rua das Pedras. Os pratos são originais e muito saborosos. Nada daquele quilo basicão com as mesmas comidas de sempre, mas prepare-se pois o preço é acima da média.
Restaurante Cigalon
- O nome do restaurante Cigalon tem inspiração em um personagem de obra de Marcel Pagnol. A obra conta a história de um chef francês que após 35 anos de trabalhos em Paris, resolve partir para um recanto tranquilo na Provence e abrir um restaurante por lá. Provavelmente, a mesma história de vários chefs que abrem restaurantes em Búzios.
- Essa história acaba também sendo significativa da existência de tantos restaurantes em Búzios, boa parte deles de cozinha internacional. Muitos vieram a passeio, e acabaram resolvendo ficar.
- Outra curiosidade é que o restaurante fica no mesmo lugar onde funcionava a pousada onde Brigitte Bardot ficou hospedada quando visitou Búzios.
Nota: Em 2021, o Cigalon mudou de endereço e agora atende no complexo gastronômico do Porto da Barra.
- O restaurante conta com pratos de influência francesa (embora a chef seja argentina) e também os famosos menus, compostos de entrada, prato principal e sobremesa. Além do ambiente ser super tranquilo e com vista para o mar, os pratos servidos à luz de velas são deliciosos.
Zuza Restaurante
- Localizado no Porto da Barra, outra boa região para restaurantes em Búzios, o Zuza Restaurante foi um dos que mais gostamos.
- Zuza é o apelido do chef Christopher Cabicieri. Esse carioca abriu seu primeiro restaurante aos 25 anos em Barra Grande, na Bahia. Depois migrou para Salvador e trabalhou em outras casas no Rio de Janeiro, antes de montar o Zuza Restaurante em Búzios.
- O atendimento é muito eficiente e simpático, e o ambiente informal com área externa. Nos finais de semana, vale apostar no menu. Na época da nossa visita custava R$ 65,00 com entrada, prato principal e sobremesa.
O que fazer em Búzios – Roteiro de 4 Dias
Armação dos Búzios tem oito quilômetros de extensão e 23 praias. Em 4 dias, obviamente, você não irá conhecer todas essas praias, mas é um bom tempo para explorar o melhor da região.
Dia 1 – Rua das Pedras, Orla Bardot, Praia Azeda e Azedinha
- No primeiro dia, faça um roteiro pelo centro de Búzios.
- Um passeio pela Rua das Pedras e Orla Bardot é um programa bem tranquilo, que pode ser estendido até as praias da Azeda e Azedinha.
- No caminho, você irá passar pela Estátua dos 3 Pescadores, pela Igreja Sant’Anna e pela Praia dos Ossos.
- O pôr do sol desse dia você pode conferir da Orla Bardot ou do Cais da Praia do Canto (fica em frente à Rua das Pedras), o visual é incrível.
Dia 2 – Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho e Praia da Tartaruga
- No segundo dia, faça um roteiro por algumas das principais praias de Búzios.
- Você pode fazer esse roteiro em carro próprio, mas o passeio vai ficar ainda mais legal se você contratar um buggy.
- O passeio começa na Praia de João Fernandes, depois segue para a Praia de João Fernandinho e termina passando por vários mirantes de Búzios, como o Mirante do Forno.
- Termine seu dia na Praia da Tartaruga, um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Búzios.
Dia 3 – Praia do Forno, Praia da Foca e Ponta da Lagoinha
- No terceiro dia, aproveite para estender o roteiro do dia anterior e conheça algumas praias menos conhecidas e tranquilas de Búzios, como a Praia do Forno e a Praia da Foca.
- Inclua também a Ponta da Lagoinha, um ponto turístico imperdível de Búzios, em frente a Pousada Pedra da Laguna, onde já ficamos hospedados.
Dia 4 – Praia de Geribá e Praia da Ferradurinha
- No quarto dia, sobra tempo para conhecer outras praias.
- A Praia de Geribá e a Praia da Ferradurinha ficam próximas e podem ser conhecidas no mesmo dia. Se você não curtir o mar bravo de Geribá (muito procurado por surfistas), a dica é ir no canto esquerdo da Praia de Geribá, onde o mar é mais tranquilo.
- Pertinho da Praia de Geribá fica o Porto da Barra, um complexo de restaurantes que você precisa conhecer. Lá é o nosso lugar preferido para assistir o pôr do sol.
Em qualquer um dos dias, você pode conferir o pôr do sol em vários lugares incríveis. O complexo gastronômico de Porto da Barra, a Praia da Tartaruga e a Orla Bardot são alguns dos melhores lugares.
- Dia 1: Roteiro pelo Centro
- Dia 2: Passeio de Buggy em Búzios
- Dia 3: Roteiro pelas Praias Selvagens e Ponta da Lagoinha
- Dia 4: As Melhores Praias de Búzios
- Fim de Tarde: Pôr do Sol no Porto da Barra
Saiba mais:
Onde Ficar: Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio? Qual o Melhor Destino da Região dos Lagos
Esse artigo foi lançado originalmente em Dezembro de 2015 e atualizado em 2021.
Leia também:
- História de Búzios no Búzios El Parador
- Há 50 Anos, Brigitte Bardot revelava Búzios para o mundo, no O Globo
- Búzios – BCVB – Convention & Visitors Bureau
- 10 Dicas Valiosas de Viagem para Búzios no Volto Logo
- Onde Comer em Búzios no Aprendiz de Viajante
59 Comentários
Amei as dicas, estou indo na semana santa e quero aproveitar esse roteiro de quatro dias. muito bom. obrigada