Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias

Para quem procura um destino charmoso, com belas praias e ótima infraestrutura, Búzios é um dos melhores destinos do litoral brasileiro. Confira a seguir nossas dicas e um roteiro de 4 dias em Búzios.

Essa é uma cidade perfeita para uma viagem curta, seja num fim de semana ou feriado prolongado. Melhor para os cariocas, que moram há menos de 3 horas de carro do Rio de Janeiro. Para nós, paulistas, a viagem é um pouco mais longa. Mas mesmo assim, vale a pena encarar a estrada para um roteiro de 4 dias na Região dos Lagos.

Onde fica Búzios? Armação dos Búzios fica localizada no litoral norte do Rio de Janeiro. A região é super conhecida como Região dos Lagos, mas a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro denominou a região de Costa do Sol. Realmente é um nome que define bem essa região bem ensolarada.

Confira a seguir algumas dicas de como chegar em Búzios, onde ficar e qual a melhor época para visitar a cidade. Veja também um roteiro de 4 dias que define, dia a dia, o que fazer na cidade mais charmosa do litoral do Rio de Janeiro.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias

Confira como chegar, onde ficar e qual a melhor época para visitar Armação dos Búzios, na Costa do Sol do Rio de Janeiro

Salve esse Pinterest para consultar depois

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias

Até janeiro de 1964, Armação dos Búzios era uma pequena e pacata vila de pescadores que fazia parte do município de Cabo Frio (foi emancipada em 1995). Foi então que a cidade recebeu a visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que na época procurava um lugar tranquilo para fugir do assédio da imprensa. Na época, a atriz era uma sex symbol e protagonista de fimes franceses como “E Deus Criou a Mulher” (Et Dieu… créa la femme, 1956).

Depois de sua vinda, Búzios ficou famosa internacionalmente e deixou de ser uma vila pacata. Ao retornar no ano seguinte, ficando hospedada numa casa na Rua das Pedras (onde hoje funciona o Restaurante Cigalon), ela já não encontrou a mesma paz.

Brigitte Bardot, a atriz de cinema que foi responsável pela fama de Búzios

Mas Brigitte Bardot e Búzios ficaram ligadas para sempre. A orla de Búzios ganhou o nome de Orla Bardot e uma estátua da atriz foi colocada no lugar. Hoje é um dos principais cartões postais da cidade, e não há quem não queira tirar uma foto com Brigitte.

E foi assim que uma praia teve sua história totalmente modificada por uma atriz de cinema, tornando-se um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e conhecida como “Saint-Tropez brasileira”.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Brigitte Bardot eternizada na estátua da Orla Bardot, em Búzios

Búzios – Roteiro de 4 Dias

Armação dos Búzios tem oito quilômetros de extensão e 23 praias. Em 4 dias, obviamente, você não irá conhecer todas essas praias, mas é um bom tempo para explorar o melhor da região.

No primeiro dia, faça um roteiro pelo centro de Búzios. Um passeio pela Rua das Pedras e Orla Bardot é um programa bem tranquilo, que pode ser estendido até as praias da Azeda e Azedinha. No caminho, você irá passar pela Estátua dos 3 Pescadores, pela Igreja Sant’Anna e pela Praia dos Ossos.

No segundo dia, faça um roteiro por algumas das principais praias de Búzios. Você pode fazer esse roteiro em carro próprio, mas o passeio vai ficar ainda mais legal se você contratar um buggy. O passeio começa na Praia de João Fernandes, depois segue para a Praia de João Fernandinho e termina passando por vários mirantes de Búzios, como o Mirante do Forno.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Praia de João Fernandes, bom ponto de partida para passeios de buggy em Búzios

As Melhores Praias de Búzios

No terceiro dia, aproveite para estender o roteiro do dia anterior e conheça algumas praias menos conhecidas e tranquilas de Búzios, como a Praia do Forno e a Praia da Foca. Inclua também a Ponta da Lagoinha, um ponto turístico imperdível de Búzios, em frente a Pousada Pedra da Laguna, onde ficamos hospedados.

No quarto dia, sobra tempo para conhecer outras praias. Tá na dúvida de qual ir? Confira nossa relação das melhores praias de Búzios. A Praia de Geribá e a Praia da Ferradurinha ficam próximas e podem ser conhecidas no mesmo dia.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
A belíssima e reservada Praia da Ferradurinha, em Búzios

Em qualquer um dos dias, você pode conferir o pôr do sol em vários lugares incríveis. O complexo gastronômico de Porto da Barra, a Praia da Tartaruga e a Orla Bardot são alguns dos melhores lugares.


Como Chegar em Búzios

Para quem viaja de São Paulo, que é o nosso caso, as opções são viajar de ônibus, de carro ou de avião.

De ônibus

  • Quem viaja de ônibus, precisa consultar direitinho no site da Auto Viação 1001 quais são os horários disponíveis. Não há muitas opções de ônibus direto de São Paulo para Búzios. Há somente 1 saída semanal, na sexta-feira à noite, com preço em média de R$ 200,00.
  • A opção pode ser uma baldeação no Rio de Janeiro (que inclusive sai mais barato do que ir direto).
  • Do Terminal Novo Rio para Búzios as saídas são frequentes, praticamente de hora em hora.
  • Outra opção é pegar um ônibus para Cabo Frio (que tem maior frequência do que para Búzios, são duas saídas diárias) e de lá pegar um ônibus de linha para Búzios.

De carro

  • A segunda opção é ir de carro. A estrada de São Paulo até o Rio de Janeiro é a Dutra, e o caminho é relativamente tranquilo (o trecho mais chatinho é a Serra das Araras).
  • No caminho, aproveite para abastecer o carro antes de atravessar a divisa dos Estados. O combustível no Rio é consideravelmente mais caro do que em São Paulo.
  • Não é preciso atravessar a cidade do Rio de Janeiro para chegar na Região dos Lagos. Existe um caminho interno, que atravessa algumas cidades como Seropédica, Duque de Caxias e Magé. A viagem dura ao todo em torno de 8h30, com sorte.
  • Digo com sorte, porque sempre encaramos um problema ou outro. Trânsito, obras na estrada ou acidentes podem prolongar a viagem, mas não posso dizer que sejam uma regra, embora a gente sempre passe por algum caso desses. Então considere cerca de 10h de estrada.
  • Dá para ir direto? É cansativo, mas dá. O ideal mesmo é tentar um pitstop, seja na cidade do Rio de Janeiro ou em Penedo, que fica um pouco depois da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

De avião

  • Finalmente, a terceira opção é pegar um voo até a capital, Rio de Janeiro e de lá pegar um ônibus para Búzios. Do Aeroporto de Galeão saem ônibus direto para Búzios, em 5 horários por dia.
  • A grande vantagem desse percurso é que agora existe o ônibus que sai do Aeroporto do Galeão, o que evita aquele trajeto chato do aeroporto até a rodoviária.
  • A desvantagem é que essa opção só existe a partir do Galeão, se você chegar em Santos Dumont a opção é ir até o Terminal Rodoviário Novo Rio.

Quando Ir para Búzios: Qual a Melhor Época

A melhor época para viajar para Búzios pode ser uma pegadinha. Você deve pensar: no verão, é lógico.

Mas na nossa opinião, o verão não é o melhor período para visitar a região. Isso porque você irá encontrar tudo muito mais cheio, mais caro e o pior, com mais chuvas.

Quando é mais cheio e badalado

A primeira e mais óbvia razão para evitar Búzios no verão é a super lotação. A maioria das praias de Búzios são pequenas ou com poucos lugares para estacionar. Com o litoral todo recortado, Búzios é cheia de pequenas praias com acessos não tão convencionais.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Praias cheias no verão de Búzios: pequenos trechos de areia lotam na alta temporada

Um dos exemplos são duas das praias mais lindas de Búzios. Azeda e Azedinha, por exemplo, são pequenos recantos, que ficam muito cheias não só no verão, como nos finais de semana e feriados. É difícil encontrar um pedaço de areia para colocar a canga ou uma cadeira.

Mas lógico, o verão é aquela estação perfeita para a paquera, para a badalação e para ver e ser visto. E Búzios atrai muita gente em torno desses fatores. Então pode valer a pena enfrentar a cidade na alta temporada.

Quando é mais barato

O segundo fator que pode influenciar a melhor época são os preços. As pousadas ficam mais caras na alta temporada, os passeios e até mesmo os restaurantes.

Na baixa temporada, é bastante comum encontrar promoções em restaurantes.

Os preços de pousadas também ficam bem mais acessíveis na baixa temporada. É possível encontrar pousadas baratas com preço de até R$ 110,00. E o melhor, bem localizadas e com boa qualidade. No verão, esse valor fica um pouco mais puxado.

Quando é mais quente ou quando chove menos

Finalmente, o clima me parece o pior dos agravantes para ir até Búzios no verão. De dezembro a março são os meses mais chuvosos, e já aconteceu de pegarmos dois ou três dias de chuva em fevereiro por lá.

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Nuvens dominam a paisagem de Búzios, em um dia de verão

Já quem viaja de maio a setembro, encontra muito mais sol e temperaturas amenas. A desvantagem é que o mar fica mais gelado.

Os meses em que o mar fica mais quentinho são de janeiro a março e quando o mar fica mais gelado são de junho a outubro.

A cidade costuma promover eventos para atrair mais público para o balneário na baixa temporada, como o Festival Gastronômico de Búzios, que acontece em Julho.

Dessa forma, cada época tem suas vantagens e desvantagens. O importante é considerar os aspectos mais relevantes para você. O que você acha mais importante: preço ou movimento, tranquilidade ou badalação, temperatura do mar ou quantidade de horas de sol? Coloque tudo na conta e defina quando será sua viagem.


Onde Ficar em Búzios

Desde a primeira vez que visitamos Búzios, a gente já ficou em todo tipo de hospedagem. Na minha primeira vez fiquei hospedado em um hostel pertinho da Praia da Tartaruga e na última vez, numa pousada que faz parte da Associação Roteiros de Charme.

Nessa longa experiência de hospedagens em Búzios, deu para colecionar algumas boas dicas de pousadas por lá. Desde algumas baratas mas com boa relação custo-benefício e localização, até outras pousadas bem charmosas, perfeitas para quem quer uma viagem cheia de estilo.

E você? Como imagina sua viagem para Búzios? Prefere ou precisa economizar e está procurando uma pousada boa, bonita e barata? Ou quer que sua viagem para Búzios seja cheia de sofisticação com uma hospedagem cinematográfica?

Seja qual for sua escolha, nós temos uma dica de pousada em Búzios para você. Confira a seguir algumas ótimas opções.

1 – Pedra da Laguna Pousada e Resort Spa

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Com piscina cinematográfica, Pedra da Laguna faz parte do Roteiros de Charme
  • Essa foi nossa última pousada em Búzios, visitamos a Pedra da Laguna em maio de 2018. A pousada faz parte da Associação Roteiros de Charme, que é conhecida por trazer hospedagens de estilo espalhadas por todo o Brasil.
  • E o que não falta na Pedra da Laguna é estilo. Composta por duas piscinas, a área de lazer foi o que mais nos impressionou por lá. Os espaços são belíssimos e o Espaço Tanger, por exemplo, possui um projeto arquitetônico singular, com influências marroquinas. O resultado visual é de tirar o fôlego.
  • Para completar a experiência, toda a área de lazer é cheia de recantos deliciosos para descansar e curtir o ambiente. Os quartos também são excelentes e a pousada possui duas suítes especiais para casais em lua de mel.

Veja mais:
Pousada em Búzios: Pedra da Laguna faz parte do Roteiros de Charme

2 – Pousada Bucaneiro

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
A Pousada Bucaneiro é uma boa opção intermediária, com linda área externa
  • Visitamos a Pousada Bucaneiro em agosto de 2015 e ela está localizada na Avenida do Forno, no caminho para a Praia Brava. Ainda assim, a pousada está bem próxima do centro de Búzios, ideal tanto para quem viaja de carro como para quem está sem veículo.
  • A pousada tem um valor de diária intermediário e portanto, é uma ótima relação custo benefício, com instalações muito bonitas e uma área externa com um belo projeto paisagístico. Os quartos são simples, porém funcionais.

Saiba mais:
Pousada Bucaneiro em Búzios

3 – Vila d’Este Handmade Hospitality Hotel

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Visual da Vila d’Este é um dos diferenciais dessa pousada no Morro do Humaitá
  • A vista da piscina do Vila d’Este Handmade Hospitality é simplesmente cinematográfica. Do alto desse hotel localizado no Alto do Humaitá, você tem uma vista para toda a orla central de Búzios. Ficamos por lá em fevereiro de 2015.
  • Essa é a vista também do Restaurante Egeo, onde você pode jantar ou tomar o café da manhã.
  • Por conta disso, a pousada é uma das melhores avaliadas nos sites de pequisa de hotéis. Cativa pelo visual, com certeza, mas sinceramente, não achamos o pessoal tão atencioso como na Pedra da Laguna, que mencionamos anteriormente.

4 – Pousada Casa do Centro

Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
Opções econômicas podem ser encontradas a poucos metros da Rua das Pedras
  • Melhor opção para quem prefere economizar, a Casa do Centro está numa localização perfeita, perto da Rua das Pedras.
  • Apesar de ser uma opção econômica, o atendimento é ótimo e eles oferecem um chá da tarde, uma gentileza super bem-vinda aos hóspedes.
  • Em fevereiro de 2015, nós dividimos nossas hospedagens aqui e na Vila d’Este Handmade Hospitality. Assim deu para economizar e se hospedar em grande estilo, na mesma viagem.

Leia mais:
Onde Ficar na Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio


Onde Comer em Búzios

Escolher um bom restaurante acaba sendo um dos melhores programas para se fazer em Búzios. A maioria deles se concentra na Rua das Pedras e Orla Bardot, então vale a pena caminhar pelas ruas e ir pesquisando cada um. Em Porto da Barra, também é possível encontrar excelentes restaurantes.

Chez Michou

Onde Comer em Búzios: Dicas de Restaurantes
Crepe de chocolate no Chez Michou, na Rua das Pedras
  • Andando pela Rua das Pedras, você não vai conseguir passar batido pela creperia Chez Michou. O ambiente se destaca por não ter portas, só um balcão onde é possível ver os funcionários preparando os famosos crepes salgados e doces.
  • Você pode escolher sentar no balcão ou sentar em uma mesa. Peça o cardápio, escolha seu crepe (em média R$ 20,00 cada), pague em dinheiro (o lugar não aceita cartões) e aguarde seu nome ser chamado.
  • Se não estiver com muita fome, dá até para dividir o crepe em duas pessoas. Mas na nossa última vez, uma das decepções foi o crepe de chocolate, que não estava muito bem recheado e ausência do crepe de Nutella (eles trabalham com um produto genérico, mas que não é tão gostoso).

Restaurante Cigalon

Onde Comer em Búzios: Dicas de Restaurantes
O delicioso e romântico ambiente do restaurante Cigalon, onde Brigitte Bardot ficou hospedada
  • O nome do restaurante Cigalon tem inspiração em um personagem de obra de Marcel Pagnol. A obra conta a história de um chef francês que após 35 anos de trabalhos em Paris, resolve partir para um recanto tranquilo na Provence e abrir um restaurante por lá. Provavelmente, a mesma história de vários chefs que abrem restaurantes em Búzios.
  • Essa história acaba também sendo significativa da existência de tantos restaurantes em Búzios, boa parte deles de cozinha internacional. Muitos vieram a passeio, e acabaram resolvendo ficar.
  • Outra curiosidade é que o restaurante fica no mesmo lugar onde funcionava a pousada onde Brigitte Bardot ficou hospedada quando visitou Búzios.
  • O restaurante conta com pratos de influência francesa (embora a chef seja argentina) e também os famosos menus, compostos de entrada, prato principal e sobremesa. Além do ambiente ser super tranquilo e com vista para o mar, os pratos servidos à luz de velas são deliciosos.
  • Na nossa última visita, em maio de 2018, o restaurante oferecia pratos do Menu de Outono por R$ 50,00.

Buda Beach Búzios

Onde Comer em Búzios: Dicas de Restaurantes
O Buda Beach é um dos ambientes mais bonitos e agitados da Orla Bardot
  • Entre os restaurantes de Búzios, que são inúmeros e grande parte de boa qualidade, o Buda Beach pode não ser o melhor deles. Mas o ambiente certamente impressiona. Misturando elementos de madeira e influência oriental, o restaurante possui amplos salões internos e também uma área externa.
  • Além de funcionar como bar e restaurante (rola desde pizza até comida japonesa), no lugar também rolam vários shows ao vivo. Consulte a programação. Quando fomos era dia de samba, que particularmente não curtimos. Então chegamos mais cedo antes do show começar.
  • Na fachada, existem algumas promoções que infelizmente não são encontradas no menu do restaurante. É preciso consultar as opções com os garçons.

Bananaland: restaurante por quilo em Búzios

  • Como almoçar ou jantar em Búzios não é muito barato, vez por outra vale a pena optar por opções mais econômicas. Búzios tem várias redes fast food, como Subway e McDonald’s.
  • Mas eis que em Búzios, até os restaurantes por quilo tem estilo. Super recomendamos a refeição no Bananaland, na primeira rua paralela à Rua das Pedras. Os pratos são originais e muito saborosos. Nada daquele quilo basicão com as mesmas comidas de sempre.
  • O restaurante também está super bem avaliado no site TripAdvisor, ocupando a 12a. posição (razão aliás que nos levou a escolhê-lo).
Búzios: Dicas e Roteiro de Viagem - Onde Comer em Búzios
Comida por quilo, mas com estilo no Bananaland, em rua paralela à Rua das Pedras

Zuza Restaurante

  • Localizado no Porto da Barra, outra boa região para restaurantes em Búzios, o Zuza Restaurante foi um dos que mais gostamos.
  • Zuza é o apelido do chef Christopher Cabicieri. Esse carioca abriu seu primeiro restaurante aos 25 anos em Barra Grande, na Bahia. Depois migrou para Salvador e trabalhou em outras casas no Rio de Janeiro, antes de montar o Zuza Restaurante em Búzios.
  • O atendimento é muito eficiente e simpático, e o ambiente informal com área externa. Nos finais de semana, vale apostar no menu. Na época da nossa visita custava R$ 65,00 com entrada, prato principal e sobremesa.
Búzios RJ: Dicas e Roteiro de Viagem em 4 Dias
O Zuza Restaurante é uma das melhores opções em Porto da Barra

Outros Posts

Leia também:

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.