10 Melhores Praias do Rio Grande do Norte

Quais as melhores praias do Rio Grande do Norte? Começamos nosso roteiro pelas melhores praias do Estado em Natal, capital do Estado. Mas também montamos base em Pipa e São Miguel do Gostoso. Nossa intenção é sempre conseguir abranger todo o litoral do Estado.

Mas confesso que nossa lista do Rio Grande do Norte está incompleta. Infelizmente, não conseguimos conhecer alguns lugares do Estado. Esperamos que possamos retornar em breve para completar a lista e conhecer o que ficou faltando. Enquanto isso, toda dica é bem-vinda.

Para você não ficar na mão, no final desse post vamos indicar alguns posts das praias que ficaram faltando em nosso roteiro.

De qualquer forma, essa lista já contém belíssimos exemplares de praias do Rio Grande do Norte, um dos litorais mais bonitos do Brasil. Entre piscinas naturais, passeios de buggy, dunas e falésias, essas praias são verdadeiros paraísos. Confira a seguir nossa lista com as melhores praias do Estado.

10 Melhores Praias do Rio Grande do Norte

De Natal a Pipa, de piscinas naturais a passeios de buggy, das dunas às falésias, confira o melhor do litoral do Rio Grande do Norte

Salve esse Pinterest para consultar depois

10 Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte

1 – Baía dos Golfinhos, Pipa (Tibaú do Sul, RN)

  • Essa praia pode ser conhecida tanto a partir de uma caminhada do centro de Pipa como a partir de um passeio de barco. Cada opção tem as suas vantagens.
  • A caminhada é interessante porque no caminho você passa pertinho de uma paisagem cinematográfica. A praia da Baía dos Golfinhos é cercada de falésias, com uma linda e protegida enseada. Não foi à toa que a praia é frequentada por golfinhos.

Fique ligado: Para fazer a caminhada, é importante observar a tábua das marés. Na maré alta, o acesso até a Baía dos Golfinhos fica mais difícil ou até mesmo impossibilitado. O mar avança até as falésias e impede a travessia. Nesse caso, só indo de barco mesmo.

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Cercada de falésias e frequentada por golfinhos, a Baía dos Golfinhos está entre as melhores praias do Rio Grande do Norte
  • O nome da praia é porque os golfinhos realmente estão por lá. Da praia mesmo, com sorte, é possível ver alguns deles. Mas quem faz o passeio de barco tem a possibilidade de vê-los de pertinho e até nadar entre eles.
  • Além disso, a praia é bem reservada, sem nenhuma construção e, portanto, paradisíaca. É possível alugar estrutura de cadeiras e guarda-sol no local.

Para saber mais:
Caminhada pelas Melhores Praias de Pipa

2 – Praia do Amor e Chapadão, Pipa (Tibaú do Sul, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
O visual do alto do Chapadão para a Praia do Amor é um dos cartões postais do Rio Grande do Norte
  • O melhor do Rio Grande do Norte está mesmo em Pipa, na nossa opinião. Por isso, logo na sequência indicamos a Praia do Amor.
  • Da faixa de areia, a praia já é bonita e conta com ótima infraestrutura. Mas o melhor mesmo dessa praia é o visual do alto do Chapadão.
  • Localizado no alto de falésias, o Chapadão é uma área plana que oferece um ponto de vista privilegiado não somente para a Praia do Amor, como também para a Praia das Minas.

Fique ligado: Para chegar no Chapadão a partir do centro de Pipa, você pode ir de carro próprio ou contratar um passeio a partir do centro. É possível também ir de transporte público ou até mesmo de táxi, o acesso é bem fácil. No Chapadão, a circulação de carros é permitida, mas como você está no alto de uma falésia, todo cuidado é pouco.

  • Os passeios de buggy, jeep e quadriciclo fazem paradas no Chapadão para contemplar esse visual cinematográfico.
  • Nós ainda tivemos o privilégio de ficarmos hospedados em frente ao Chapadão, no Bupitanga Hotel. Experiência imperdível.

Leia mais:
Dica de Hotel Cinematográfico em Pipa: Bupitanga Hotel

3 – Praia de Maracajaú (Maxaranguape, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
As piscinas naturais, ou Parrachos de Maracajaú, fazem essa região ser chamada de Caribe do Rio Grande do Norte
  • Para quem conhece e adorou as piscinas naturais de Maragogi ou Porto de Galinhas, não imagina que no Rio Grande do Norte, é possível encontrar também essas deliciosas formações de corais.
  • No Rio Grande do Norte, elas são chamadas de parrachos, mas possuem a mesma característica de proporcionar um mar cristalino e rasinho (na maré baixa) para os visitantes.

Fique ligado: Para conhecer os parrachos de Maracajaú, é preciso contratar um passeio de barco (consulte o site do Parrachos Praia Clube). O ideal é contratar com antecedência de pelo menos 1 dia para não perder a viagem. E como todo passeio até piscinas naturais, consultar a tábua de marés.

  • Assim como em Maragogi, a região de Maracajaú também é conhecida como Caribe Brasileiro, ou Caribe do Rio Grande do Norte. O título não é exagerado.
  • A beleza dos parrachos é realmente imperdível. Além do passeio de barco até os parrachos, os visitantes também podem curtir um dia delicioso nos clubes de praia da Praia de Maracajaú e ainda fazer passeios de buggy ou quadriciclo pela região.

Saiba mais:
Parrachos de Maracajaú

4 –  Praia de Ponta Negra (Natal, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
O Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, é o principal cartão postal de Natal
  • Ponta Negra é o melhor bairro para ficar hospedado em Natal. Nós ficamos hospedados no Golden Tulip Natal Ponta Negra, a poucos metros da praia e das principais atrações da região.
  • É impossível não pensar no Rio Grande do Norte e não lembrar do Morro do Careca. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Estado.
  • Houve um tempo em que o programa imperdível era subir até o topo do morro para contemplar o pôr do sol. Hoje a subida está proibida, para preservar a duna. Mas ele continua soberano na paisagem de Natal.
  • Ponta Negra é também o melhor bairro para se hospedar em Natal. De dia, todo mundo vai para a praia mais movimentada da cidade, seja para ficar na areia ou caminhar no calçadão. O excesso de movimento e ambulantes pode incomodar quem curte um pouco mais de sossego.

Fique ligado: Em um passeio pelo calçadão, um deck de madeira é um dos melhores pontos para registrar aquela foto de cartão postal do Morro do Careca. Um pouco mais próximo ao morro, há também um letreiro de Natal, também ótimo para fotos.

  • À noite, as diversas opções de restaurantes, lojas e feiras de artesanato também são um programa bem legal para explorar o bairro.
  • Uma dica legal é conferir o Food Park Ponta Negra, com uma praça charmosa até com shows de música ao vivo.

Leia mais:
O que fazer em Natal RN: Os 7 Melhores Passeios

5 – Praia de Genipabu (Extremoz, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Cenário do passeio de buggy mais famoso do Brasil, a Praia de Genipabu é também local para um um lindo pôr do sol
  • Não dá pra fugir dos clássicos. Um passeio de buggy nas dunas de Genipabu é um desses programas obrigatórios no Rio Grande do Norte.
  • A surpresa é que também adoramos a praia onde o Genipabu está localizada. No canto direito, uma duna encontra o mar e forma um cenário de fantasia. O barulho e o movimento dos buggies pode tirar você rapidamente daquela paisagem de sonho.
  • Genipabu não é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade. Pelo contrário, o passeio de buggy é famoso pela opção de fazer com ou sem emoção. Todo mundo pede com emoção, é lógico.

Fique ligado: Os passeios podem ser contratados no próprio local ou antecipadamente, com agências locais. Os preços variam muito, mas o mais importante é contratar um bugueiro credenciado e que inspire confiança, já que a atividade envolve muita aventura e uma certa dose de risco. Procure incluir as dunas móveis e as lagoas.

  • O passeio pode ser apenas pelas dunas ou incluir um trajeto por alguns lagoas da região, como a Lagoa do Pitangui e a Lagoa de Jacumã. Nesses casos, os bugueiros fazem paradas estratégicas para você entrar na água ou fazer atividades como esquibunda ou tirolesa.
  • E no final do passeio, você encontra a praia novamente. Uma dica é tentar conciliar o passeio com o pôr do sol. Do alto das dunas e com o fim de tarde, a paisagem da Praia de Genipabu fica inesquecível.

Saiba mais:
Passeio de Buggy até as Dunas de Genipabu

6 – Praia de Barra da Tabatinga (Nísia Floresta, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Visual cinematográfico do Mirante dos Golfinhos, na Praia da Barra de Tabatinga
  • Seguindo a Rota do Sol, a estrada que percorre o caminho entre Natal e Pipa, é possível encontrar vários mirantes cinematográficos.
  • Uma das paradas imperdíveis é o Mirante dos Golfinhos, na Praia da Barra da Tabatinga. Supostamente seria um ponto de vista para enxergar os golfinhos, mas acabamos não vendo nenhum. Mesmo assim, o visual é de tirar o fôlego, do alto de belíssimas falésias.

Fique ligado: Barra de Tabatinga fica na Rota do Sol, estrada que faz a ligação de Natal a Pipa. Portanto, você pode fazer uma parada no seu caminho para Pipa ou fazer um bate-volta a partir de Natal (cerca de 1 hora de carro).

  • Além de contemplar um dos visuais mais cênicos do Rio Grande do Norte, a praia também possui uma parte mais tranquila.
  • Dividida entre Tabatinga Alta (onde ficam as falésias e o mar mais revolto, ideal para surfistas) e Tabatinga Baixa (ideal para famílias, com mar mais calmo), a praia tem o melhor de dois mundos.
  • A Praia de Búzios é outra praia bem famosa e visitada na região.

7 – Praia de Camurupim (Nísia Floresta, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Com lindas e tranquilas piscinas naturais, Camurupim é a praia preferida das famílias
  • Essa praia é inacreditável, especialmente na maré baixa. Uma barreira de recifes forma uma grande piscina natural, bem rasinha e cristalina.
  • Por conta disso, a praia acaba sendo muito procurada por famílias, especialmente com crianças pequenas. Nós fomos em um dia de semana e encontramos a praia bem tranquila, com bastante lugar para relaxar nas piscinas, sem ninguém por perto.

Fique ligado: Nísia Floresta é famosa por suas várias lagoas (o munícipio possui 26 lagoas). Entre as mais famosas, vale conferir a Lagoa de Arituba, que fica bem pertinho da Praia de Camurupim.

  • Além disso, a praia também conta com vários restaurantes e bares à beira-mar, onde dá para usar a estrutura.
  • Para estacionar, esses estabelecimentos também oferecem uma área com várias vagas. O estacionamento é cobrado ou depende de consumação.

8 – Barra do Cunhaú (Canguaretama, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Na maré baixa, as belas piscinas naturais de Barra do Cunhaú
  • Um dos passeios imperdíveis em Pipa é percorrer todo o litoral até a divisa de Tibaú do Sul. Uma das últimas praias de Pipa é a Praia de Sibaúma.
  • É por ali que cruzando o rio Catu, chegamos em Barra do Cunhaú.

Fique ligado: Para chegar em Barra do Cunhaú, é possível contratar passeios bate-volta a partir de Natal. Mas o ideal é mesmo é fazer o passeio de jeep ou quadriciclo a partir do centro de Pipa. Quem trabalha com esse roteiro é a Pipa Aventura.

  • Na maré baixa, a praia forma deliciosas piscinas naturais. O movimento das ondas formam pequenas cascatas sobre as piscinas, como se fosse uma banheira de hidromassagem natural.
  • Além disso, a praia oferece boas opções de barracas à beira-mar.

Vale a pena:
Passeio de Jeep ou Quadriciclo em Pipa

9 – Praia de Tourinhos (São Miguel do Gostoso, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Praia de Tourinhos é uma das melhores de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte
  • Um dos destinos que mais crescem no Rio Grande do Norte é a cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Gostoso, para os íntimos.
  • A praia cresce como uma alternativa mais tranquila e descolada às mais movimentadas Natal e Pipa.

Fique ligado: Hospedagens charmosas e restaurantes com decoração primorosa acabam fazendo de São Miguel do Gostoso um pacote completo. A cidade não é propriamente uma descoberta e já é bastante conhecida, especialmente entre os praticantes de kitesurf. A distância é de cerca de 1h30 a partir do aeroporto de Natal.

  • O litoral de Gostoso é extenso, mas a praia mais encantadora é justamente uma praia de mar mais calmo. Tourinhos forma uma enseada de águas mais tranquilas do que as outras praias.
  • A Praia de Tourinhos fica a cerca de 8km do centro, em região isolada. O acesso é por uma estrada de terra, e o pessoal vai de carro, buggy ou quadriciclo (pela praia mesmo).
  • No canto direito, ficam as dunas petrificadas, a principal atração de Tourinhos. Há milhares de anos, a areia das dunas se solidificou, formando uma parte elevada. O mirante natural permite uma vista privilegiada para a praia e para os moinhos de energia aeólica super típicos da região. O pôr do sol é também uma das atrações.

10 – Praia de Cacimbinhas (Tibaú do Sul, RN)

As Melhores Praias do Rio Grande do Norte: Natal, Pipa e Litoral Norte
Visual da estrada para a Praia de Cacimbinhas: voar de parapente é uma prática comum no local
  • Para encerrar nossa lista das melhores praias do Rio Grande do Norte, a Praia de Cacimbinhas não pode ficar de fora do seu roteiro.
  • O visual é, mais uma vez, cinematográfico. Do alto de uma falésia, bem pertinho da estrada, é possível contemplar tanto a praia de Cacimbinhas como a vizinha Praia do Madeiro (também preferida entre muitos viajantes).

Fique ligado: Já que você veio até aqui, o lugar perfeito para conferir o pôr do sol é na Lagoa Guaraíras. A Creperia do Hotel Marinas ou a Creperia do Pôr do Sol, ou até mesmo na própria Praia de Guaraíras, o espetáculo está garantido.

  • O platô de Cacimbinhas é perfeito para a prática de parapente e até mesmo o voo duplo (infelizmente não tivemos tempo de fazer, mas não faltou vontade).
  • Do outro lado da estrada, o ponto também é propício para a prática de sandboard, devido a uma grande duna. Nós fizemos uma parada durante o passeio de jeep da Pipa Aventura.

Leia mais:
Praia da Pipa RN: Dicas e Roteiro de Viagem

Outras praias que também mereciam estar na lista:

Nota: Nossas hospedagens e passeios foram uma parceria com o Bupitanga Hotel, a BHG – Brazil Hospitality Group + O Bom de Viajar, o Parrachos Praia Clube e a Pipa Aventura, mas salientamos que nossas opiniões são sinceras e independentes. 

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

9 comentários

  1. Olá
    Bom dia !
    Estou indo para RN mês que vem para ficar apenas por dois dias , o que vc me sugere pra fazer um bom passeio em dois dias apenas RS .
    Grande abraço .

Deixe um comentário