O que fazer em Pedra Azul ES e Rota do Lagarto: 5 Lugares Imperdíveis

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo

Você já ouviu falar na Pedra Azul? Localizado no município de Domingos Martins e na chamada Rota do Lagarto, esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo.

O Parque Estadual da Pedra Azul permite contemplar mais de perto da Pedra Azul, a Pedra do Lagarto e a natureza exuberante da região. Estamos na região das Montanhas Capixabas, uma das regiões turísticas mais visitadas do Estado que inclui também destinos como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Venda Nova do Imigrante.

Mas o grande atrativo da região é o charme de todas as pousadas, cafés e restaurantes da Rota do Lagarto, uma estradinha de 8km que parece cenário de filme de tão perfeita.

Confira a seguir algumas imagens e pontos de interesse na Rota do Lagarto, uma das rotas mais encantadoras do Brasil.

O que fazer em Pedra Azul ES: 5 lugares imperdíveis na Rota do Lagarto

Confira o charme dos restaurantes, pousadas e da natureza da região da Pedra Azul, em Domingos Martins

Chegou o dia de conhecermos a famosa Pedra Azul, um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo.

Mas o dia amanheceu com chuva. Isso desanimou um pouco nosso grupo de blogueiros que se reuniram após o Pocando no ES, encontro promovido pelo blog Capixaba na Estrada.

Mas partimos rumo a Rota do Lagarto, uma estradinha de 8 km extremamente charmosa e cheia de paradas incríveis. A Pedra Azul e a Rota do Lagarto estão localizadas no município de Domingos Martins.

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer na Pedra Azul ES: 5 Lugares Imperdíveis na Cênica Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo

Onde Ficar em Domingos Martins e Pedra Azul

Nossa opção de hospedagem em Domingos Martins foi o delicioso Hotel Fazenda China Park.

O Hotel Fazenda China Park é muito mais do que uma simples hospedagem. A estrutura de lazer inclui um parque aquático com 7 piscinas e 2 toboáguas, centro gourmet, uma maravilhosa área de Mata Atlântica e uma tirolesa de perder o fôlego. Andar de teleférico é um dos programas ideais para conferir a beleza da natureza local.

O que fazer na Pedra Azul ES: 5 Lugares Imperdíveis na Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
O Hotel Fazenda China foi nossa opção de hospedagem próximo a Pedra Azul

Mesmo para quem não se hospeda no hotel, é possível pagar um day-use e usar o parque aquático, teleférico e áreas externas.

Além de todas as atividades externas, o Hotel Fazenda China Park ainda conta com piscina coberta e aquecida, com banheiras de hidromassagem e piscinas para crianças (exclusivamente para hóspedes). Tudo perfeito para viagens em casal ou com a família. Aliás, lazer é o que não falta. O hotel tem até uma sala de cinema entre suas atrações.

As acomodações variam das suítes standard, passando pelos chalés e suítes luxos, até com ofurô. Perfeitas para viagem de lua de mel.

Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Parque aquático do China Park é aberto inclusive para não hóspedes, mediante pagamento de day use

Rota do Lagarto e Pedra Azul em 5 Paradas

1 – Entrada da Rota do Lagarto e Casa do Turista

Partindo do Hotel Fazenda China Park, são cerca de 20 minutos de carro até a entrada do Rota do Lagarto. É necessário ir de carro para se locomover na região.

A primeira parada é na entrada da Rota do Lagarto, pertinho da BR-262 (Km 89 da Rodovia BR 262).

É lá que fica a Casa do Turista, um Centro de Atendimento ao Turista. Quem administra o  serviço é o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), a Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (SETUR-ES).

O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h às 16h.

A Pousada e Restaurante Peterle oferece um Café Colonial de sextas, sábados, domingos e feriados, das 15h às 21h.

Ali no local também é possível encontrar um termômetro e um letreiro do Eu Amo Pedra Azul. A foto é inevitável, mas dali também tivemos a primeira visão da Pedra Azul, ainda que parcialmente obstruída por nuvens.

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Aquela paradinha essencial para tirar foto no letreiro de Pedra Azul

A Rota do Lagarto é toda pavimentada (embora com paralelepídos, complicados para fazer o roteiro de bicicleta, por exemplo). Embora pareça que estamos entrando em um condomínio fechado, de tão perfeita são as condições da estrada, o acesso é livre e funciona 24 horas.

Um dos momentos mais bonitos da Rota do Lagarto é quando avançamos por um túnel de árvores, que escurecem o ambiente como se estivéssemos entrando em um bosque encantado. O caminho também é repleto de astrapéias, que ficam ainda mais floridas no outono e inverno.

2 – Pousada Pedra Azul

Seguimos pela Rota do Lagarto até a Pousada Pedra Azul. Nem estávamos hospedados lá, mas uma visita até a pousada é um programa imperdível.

Todo o ambiente interno da pousada é decorado com móveis rústicos e construções de madeira, criando um ambiente super aconchegante e perfeito para um destino de montanha.

O restaurante da Pousada Pedra Azul está aberto inclusive para não hóspedes e os pratos são muito saborosos. Uma boa dica é o Filé a Mirindiba (um filet mingon acompanhado de molho de jabuticas e raviolli de ervas finas saboríssimo).

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Bela estrutura da Pousada Pedra Azul, na Rota do Lagarto

A grande atração é o Lago Negro, que em dias com pouco vento e sem muitas nuvens, reflete em suas águas a belíssima Pedra Azul. Infelizmente, a pedra ainda estava escondida pelas nuvens, mas mesmo assim todos nos sentimos em um lugar muito especial.

Caminhar um pouco pelos jardins da Pousada Pedra Azul, com cachoeiras e repletos de flores e hortênsias, também é um programa imperdível.

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Lago Negro, dentro da Pousada Pedra Azul, é um dos cartões postais da região

3 – Portal da Pedra Azul e Trilhas do Parque Estadual

A próxima parada é no Portal da Pedra Azul, onde funciona um café e algumas lojas de lembranças de Domingos Martins.

A construção do Portal é um graça e como está bem na base da Pedra Azul, é mais um dos cartões postais das Montanhas Capixabas. A pedra é um maciço colossal formado de granito e gnaisse, com 1.822 metros de altitude. O nome é decorrente das cores da formação, que muda conforme a hora do dia.

Existem várias possibilidades de fotos, mas uma das melhores é subir em uma das pedras mais lisas, sobre um belo gramado.

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Portal da Pedra Azul fica na base da famosa pedra e é um dos melhores pontos para fotografá-la

Ao lado do Portal da Pedra Azul está a entrada do PEPAZ – Parque Estadual da Pedra Azul. 

Após uma caminhada de cerca de 800 metros os visitantes chegam na sede do Parque Estadual. Mas fica a dica: para fazer as trilhas com um guia do parque, é recomendável fazer a reserva através do site. O número de visitantes através das trilhas é bem limitado (22 pessoas por dia). Não funciona às segundas-feiras.

Para quem vai fazer apenas a trilha autoguiada, a reserva não é necessária. Mas para a Trilha das Piscinas Naturais, o agendamento é recomendável. Vá com roupas de banho.

Com chuva, as trilhas que tínhamos agendado foram canceladas e seguimos nosso caminho pela Rota do Lagarto.

4 – Fjorland e Restaurante Don Due

A Fjordland é uma área para cavalgadas ecológicas, mas também funciona como um café e também permite apenas visitar os belos cavalos, de origem noruegueses da Raça Fjord. A entrada é paga (R$ 5,00).

Um pouco mais adiante, faça uma parada no Restaurante Don Due, considerado um dos melhores da Rota do Lagarto.

Naquele trechinho da Rota do Lagarto existe outro ponto de vista encantador para a Pedra Azul, com uma bela e pitoresca igrejinha. Os jardins também são impecáveis, aproveite para tirar mais algumas fotos.

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
No percurso da Rota do Lagarto, em vários pontos é possível encontrar lugares charmosos e cinematográficos

5 – Quadrado de São Paulino: Jardins do Marietta Delicatessen e Tuia Gastronomia

Nossa última parada é na Marietta Delicatessen e no Tuia Gastronomia e Arte.

O lugar é tão surreal e perfeito que você não vai enjoar de tirar fotos por ali. Um gramado impecável, com um gazebo e belíssimos e super coloridos jardins, forma um cenário que parece sonho. Obviamente, não se esqueça de entrar na loja da Marietta Delicatessen e se deliciar com doces, pães, biscoitos e geléias artesanais. No Tuia, a especialidade são os crepes, mas a feijoada e as cervejas artesanais também chamam a atenção dos visitantes.

Pedra Azul e Rota do Lagarto - Região Serrana do Espírito Santo
Os belíssimos jardins do Marietta Delicatessen, na Rota do Lagarto

Ali em frente também fica a loja de artesanato Da Tutte Mani, do Instituto Jutta Batista da Silva (IJBS), uma entidade sem fins lucrativos localizada em Venda Nova do Imigrante. O instituto trabalha com produtos artesanais das Montanhas Capixabas e atua em 11 municípios da Região Serrana do Espírito Santo.

Infelizmente, fizemos a Rota do Lagarto numa terça-feira e praticamente todos os estabelecimentos estavam fechados. Mais aconselhável visitar a rota de quinta-feira a domingo, ou nos feriados.

Conclusão

E a estrada chegava ao fim. É óbvio que esse é apenas um roteiro rápido, que fizemos durante uma manhã e debaixo de chuva a maior parte do tempo. Hospedar-se em algumas das pousadas da Rota do Lagarto ou no seu entorno (o Hotel Fazenda China Park é uma ótima opção) permitem que você entra no clima desse lugar.

Romântica, charmosa, tranquila. A Rota do Lagarto parece coisa de uma série de ficção. Das estradas com árvores formando um corredor de vegetação, até os diversos restaurantes com gastronomia renomada, a região do Parque Azul era um sonho que se torna realidade.

Sabe aquele lugar que te conquista de tal forma, que você tem dificuldade de desapegar? Pois é, a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto nos apresentaram uma Espírito Santo totalmente nova.

A verdade é que o tempo nublado e a chuva, que nos impediram de ver a Pedra Azul sem nuvens, com certeza deixam a vontade de um retorno. E de preferência acompanhado. E que da próxima vez o sol finalmente nos mostre o lugar, com ainda mais beleza.

Leia mais:
Montanhas Capixabas – Roteiro na Região dos Imigrantes do Espírito Santo

Leia mais:

Nota: O Viagens Cine foi convidado pela organização do Pocando no ES 4. A nossa hospedagem no Hotel Fazenda China Park  foi uma cortesia. Nossas opiniões são sinceras e nosso compromisso maior é com a transparência com nossos leitores.

Créditos da Imagem de Capa: Lizard Stone – Marcelo Moryan / Shutterstock.com

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

6 comentários

  1. Infelizmente sua ida não favoreceu muito, mas fica o convite pra voltar em viagem romântica. Impossível não gostar da região <3

Deixe um comentário