O que fazer em Fortaleza – Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta

O que fazer em Fortaleza? Uma dica é procurar os passeios bate-volta para várias praias incríveis no Ceará. A partir de Fortaleza dá para conhecer vários lugares desse litoral, que ao contrário de outros Estados, se divide em litoral oeste e litoral leste.

Obviamente, para aproveitar melhor algumas praias, o ideal seria ficar hospedado em destinos como Canoa Quebrada, Cumbuco, Flecheiras ou Jericoacoara. Mas para quem não tiver tempo para isso, ou quiser fazer aquela primeira viagem para conhecer o Ceará, Fortaleza é uma boa base para explorar o melhor do Estado.

E quem fica hospedado em Fortaleza acaba não se restringindo às praias urbanas da cidade. Vale muito a pena procurar esses passeios e desbravar alguns pontos turísticos da região.

Confira aqui nesse post algumas dicas e quais são os melhores passeios de Fortaleza para as melhores praias do Ceará.

Fazer turismo em Fortaleza não é barato (como diriam os cearenses, você chega estribado e volta lascado), Mas há passeios para todos os gostos e preços, por isso vale a pena pesquisar bem para encontrar o que melhor se encaixa no que você pretende fazer por lá.

O que fazer em Fortaleza – Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta

Confira quais as melhores praias e passeios a partir de Fortaleza, com preços, dicas e roteiro de viagem

Roteiro de Viagem – Ceará

As 10 Melhores Praias do Ceará

Onde Ficar em Fortaleza – Dicas de Hotéis e Pousadas

Nota: Na hora de montar o seu roteiro, confira as datas de saída dos passeios. A maior parte das praias não tem saídas diárias. 

Jericoacara: Dicas e Roteiro de Viagem

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta


Dicas para os passeios em Fortaleza

Escolha bem a agência

  • Procure agências de viagem que você tenha referência. Prefira aquelas indicadas pelo seu hotel ou que você tenha visitado o escritório físico. Em caso de alguma coisa dar errada, fica mais fácil reclamar.
  • Os preços são praticamente tabelados. Não adianta pesquisar muito. Se você está procurando opções mais baratas, a saída é tentar fazer os passeios por conta própria.
  • Considere que os preços não incluem os passeios opcionais. Em todos os passeios há um opcional, como passeios de buggy, jangada ou de barco.
  • Os passeios fechados com as agências de turismo pegam e deixam todos na porta do hotel. O chato é se você for um dos primeiros a embarcar, terá que esperar todos os outros embarcarem na sequência. Mesmo vale para a hora do retorno. O pinga pinga de embarque e desembarque pode levar até 1 hora, isso se ninguém atrasar.
  • Em nossa viagem de 2018, nós contamos com o apoio da ErnaniTur e gostamos bastante. Mas já realizamos passeios também com a Oceanview e eles foram bem profissionais.

O litoral do Ceará: leste e oeste

  • O litoral do Ceará está dividido em litoral leste e litoral oeste.
  • No litoral leste, você encontra praias mais movimentadas e melhor acesso. A característica principal são as falésias, como no caso de Canoa Quebrada. A região é conhecida como Rota das Falésias ou Rota das Cores.
  • No litoral oeste, você encontra mais dunas, como é o caso de Cumbuco e Jericoacoara.
  • Apesar das agências oferecerem passeios bate-volta até Jericoacoara, o destino fica muito distante. São 4 horas para ir e depois 4 horas de estrada para voltar. No final das contas, acaba sendo um passeio extremamente cansativo.
  • Quais são as melhores praias? Isso depende do que você busca. Se você curte mais uma paisagem com falésias ou se você gosta de andar de buggy pelas dunas.
O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Passeio de Buggy
Na hora de consultar preços, tenha sempre em mente os opcionais, como os passeios de buggy, que nunca estão inclusos no valor

Os passeios de buggy

  • Fazer turismo em Fortaleza não é barato. Além de pagar os passeios, em quase todos os destinos é oferecido um passeio de buggy que não está incluso no valor do passeio. É opcional, mas em alguns casos vale a pena.
  • Os passeios de buggy (ou bugue) não são baratos e às vezes é preciso dividir o veículo com estranhos (o que pode ser muito legal para fazer amizades). Os veículos comportam até quatro pessoas e o valor a pagar é pelo buggy e não por pessoa.
  • No buggy, cabe o bom senso. São 3 lugares atrás (onde é mais gostoso, pois você viaja com o vento na cara e tem mais emoção) e um lugar na frente (ao lado do bugueiro). Se todos quiserem o mesmo lugar, a saída é fazer um rodízio de lugares.

Aluguel de carro

  • Todos os lugares podem ser conhecidos por conta própria, caso você alugue um carro. A vantagem é que você tem mais liberdade para fazer os próprios horários e também suas próprias escolhas. Muitas vezes os passeios não param nos lugares ou barracas que você iria curtir mais.
  • Mas quem contrata passeios organizados tem a vantagem de contar com o apoio de um serviço especializado. Ao chegar, você sempre é orientado sobre a história do lugar e também não precisa se preocupar em organizar muita coisa.
  • Quem gosta de beber na praia, também não precisa se preocupar com dirigir ao final do passeio.
  • Em relação aos preços, para quem viaja sozinho, os passeios são mais vantajosos. Em duas pessoas, o custo de alugar um carro é praticamente o mesmo do que a contratação dos passeios. Mas a partir de três pessoas, o aluguel de carro acaba saindo mais barato.

Consulte os preços de aluguel de carros aqui


1 – Canoa Quebrada

Vale muito a pena ficar hospedado em Canoa Quebrada, pois quem fica por lá tem chance de fazer alguns passeios que num bate-volta são impossíveis.

Dá para fazer um passeio de buggy até próximo da divisa com o Rio Grande do Norte, conferir o pôr do sol nas dunas ou ficar relaxando nas deliciosas barracas de praia.

Mas supondo que seu cronograma não permita essa extensão de tempo em Canoa, sua solução é mesmo um passeio bate-volta. Não deixe de fora essa opção de o que fazer em Fortaleza.

Dicas

  • Porque Conhecer: Canoa Quebrada faz parte da Rota das Falésias, um roteiro criado para integrar destinos turísticos do litoral leste do Ceará e do litoral norte do Rio Grande do Norte. Em comum, a beleza das falésias à beira-mar. A partir de Canoa Quebrada é possível visitar Majorlândia, a terra onde surgiu o artesanato das garrafinhas de areias coloridas, muito típico do Estado.
  • O que Fazer: Há muito o que fazer em Canoa Quebrada, por isso o ideal é fazer o passeio exclusivamente para essa praia. Em nossa última visita, nosso ponto de apoio foi a Barraca Chega Mais, que tem excelente infraestrutura com restaurante, piscina, armários, vestiário e cadeiras à beira-mar. Se preferir uma vibe mais tranquila com menos pessoas, a Lazy Days também é uma boa opção. O passeio de buggy é uma delícia, e percorre algumas dunas da região, com muita emoção. Uma das paradas é no símbolo de Canoa Quebrada, a lua e a estrela esculpidas na falésia.
  • Fique Ligado: Já que você veio até Canoa Quebrada, que é uma das praias mais distantes no litoral leste do Ceará, aproveite para curtir o que ela tem de melhor. Passeie por cima das falésias (não perca a vista da passarela), tire uma foto com a tradicional lua e estrela e até arrisque um vôo duplo de parapente. Aproveite o que você só vai ver por aqui.
  • Como Chegar: se for de passeio com operadora local, é preciso agendar (muitas empresas agendam por WhatsApp mesmo). Se for de ônibus, pegue o ônibus da São Benedito no terminal rodoviário de Fortaleza.

Clique aqui e saiba mais:
O que fazer em Canoa Quebrada

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Canoa Quebrada
A lua e a estrela, esculpidas nas falésias avermelhadas, são uma das atrações de Canoa Quebrada

Ficha Técnica

  • O melhor: a cor do mar em Canoa Quebrada é incrível, vale a pena curtir a paisagem de diferentes pontos de vista. A vantagem de uma praia com falésias é justamente poder curtir a praia do alto, de um mirante natural
  • O pior: toda a estrutura de barracas transformou a praia, para pior. Na maré alta, não há espaço para caminhar e em alguns trechos é possível ver fios de eletricidade por entre as falésias.
  • Preço: a partir de R$ 60,00 (referência: dezembro/2018). O valor dos passeios não inclui opcionais, como passeios de buggy ou de jangada.
  • Avaliação do passeio: ★★★★★

2 – Morro Branco e Praia das Fontes

Fizemos o passeio das 3 praias e saímos de Morro Branco com aquela sensação de que foi tudo corrido demais. Por isso, se você está pesquisando entre as opções de o que fazer em Fortaleza, recomendamos o passeio exclusivo para Morro Branco e Praia das Fontes.

O lugar já foi locação de diversas produções e é um destino cinematográfico (e não sou eu quem está dizendo, confira matéria do UOL).

  • Porque Conhecer: em 2018, Morro Branco entrou na lista das melhores praias do Brasil do site TripAdvisor. O cenário do Labirinto de Falésias à beira mar é realmente um dos mais impressionantes do nosso litoral.
  • O que Fazer: Na chegada, acontece a visita ao sensacional Labirinto das Falésias, que pode ser feito com ou sem guia. Além do labirinto, há algumas coisas para fazer em Morro Branco. A praia, logicamente, é uma delas, mas também vale a pena conferir o artesanato das areias coloridas, em preços bastante competitivos.
  • Fique Ligado: No final do percurso do Labirinto, há a possibilidade de fazer um passeio de bugue até a Praia das Fontes. O passeio vai pela praia (o que já é bem gostoso) e faz algumas paradas, como na Gruta da Mãe D’Água (também conhecida como Gruta da Açucena, por causa da personagem de Carolina Dieckman na novela Tropicaliente) e a Lagoa da Uruaú. Não é um passeio imperdível, mas é bem gostoso.
  • Como Chegar: se for de passeio com operadora local, é preciso agendar. Se for de ônibus, pegue o ônibus da São Benedito no terminal rodoviário de Fortaleza. Chegando lá, o Labirinto das Falésias fica numa curta caminhada, para o lado direito da praia.
O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Morro Branco
O Labirinto de Falésias de Morro Branco é um dos principais pontos turísticos do litoral do Ceará

Quer saber mais?
Confira nosso post sobre a Praia de Morro Branco

Ficha Técnica

  • O melhor: com certeza o Labirinto das Falésias é o ponto alto da visita. Se puder, faça o passeio com o acompanhamento de um guia local (a contribuição é espontânea) e depois volte e percorra sozinho para poder caminhar com mais calma e fazer seus registros fotográficos.
  • O pior: não é o que seja o pior, mas a Praia das Fontes é um pouco decepcionante, o que vale mesmo são as paradas na Gruta e na Lagoa.
  • Preço: a partir de R$ 50,00 (não inclui passeio de buggy até a Praia das Fontes).
  • Avaliação do passeio: ★★★★

3 – Praia de Cumbuco

Eu considero o passeio em Cumbuco um dos melhores passeios de buggy a se fazer no Ceará. Esse tem emoção de verdade. E relax também, já que uma das paradas acontece em uma deliciosa lagoa ideal para a prática de kitesurf.

O melhor é que Cumbuco fica bem próximo de Fortaleza. Para quem quiser economizar, também é super viável ir por conta própria.

  • Porque Conhecer: É a opção certa para quem quer chegar rápido numa praia belíssima. Ou seja, se você não curte longos deslocamentos, Cumbuco é a sua opção. Mas mesmo que você não se importe e queira conhecer lugares mais distantes, não deixe Cumbuco de fora dos seus passeios.
  • Fique Ligado: Certifique-se de que o passeio irá passar pela Lagoa da Cauípe. É linda.
  • Como Chegar: Além dos passeios em grupo, existem linhas de ônibus que vão de Fortaleza até Cumbuco por cerca de R$ 7,00. A economia não é muita, mas vale a pena para quem gosta de um pouco mais de liberdade fora dos passeios organizados.

Quer saber mais?
Confira nosso post exclusivo sobre Cumbuco

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Cumbuco
Depois de muita emoção no passeio de buggy em Cumbuco, que tal relaxar na deliciosa Lagoa de Cauípe

Ficha Técnica

  • O melhor: a parada na Lagoa de Cauípe é o ponto alto. Além da lagoa ser linda, nosso bugueiro nos deu tempo o suficiente para curtir o cenário e relaxar bastante.
  • O pior: o preço é pelo aluguel do bugue. Se você está em 2 pessoas, precisa arranjar mais 2 pessoas para dividir e o passeio não ficar caro demais. Nós demoramos algum tempo para arranjar pessoas para dividir o passeio conosco.
  • Preço: O passeio até Cumbuco custa R$ 35,00 (referência dezembro/2018, ida e volta). A economia não é muita, mas já dá para ajudar no pagamento do passeio de bugue (cerca de R$ 300,00 o bugue, é preciso arranjar pessoas para dividir, caso você não queria pagar o valor integral).
  • Avaliação do passeio: ★★★★★

4 – Praia da Lagoinha

Lagoinha fica um pouco distante de Fortaleza, no litoral oeste. Se você não curte longos deslocamentos para chegar até uma praia, melhor dispensar esse passeio e optar pelos mais próximos.

Mas é bem provável que você possa se arrepender, já que muita gente considera essa, uma das praias mais bonitas do litoral do Ceará.

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Lagoinha
Considerada uma das praias mais bonitas do Ceará, Lagoinha tem um visual de tirar o fôlego
  • Porque Conhecer: Essa é uma das praias mais bonitas do Ceará. Não deixe de conferir o mirante para as dunas de Lagoinha. Ao chegar na praia, caminhe pela rua para o lado direito da praia. De um ponto você tem uma bela vista da praia e daquele cenário cinematográfico com dunas douradas e coqueiros.
  • Fique Ligado: Chegando lá, você tem a opção de fazer um outro passeio local, que mescla jardineira (eles chamam de pau de arara), catamarã pela Lagoa de Almécegas e passeio de buggy pela praia. Achei o passeio dispensável e preferia ficar curtindo mais tempo a praia.
  • Como Chegar: Até tentamos ir por conta própria para Lagoinha, mas a logística é meio complicada (poucos horários disponíveis), então acabamos fechando um passeio.

Saiba mais como funciona:
Passeio até a Praia da Lagoinha

Ficha Técnica do Passeio

  • O melhor: a vista para as dunas douradas, seja de cima ou mais de perto, é um dos grandes cartões postais do Ceará
  • O pior: infelizmente no mesmo trecho onde se vê belas dunas douradas e coqueiros, a conservação e limpeza da praia deixam a desejar
  • Preço: R$ 55,00 (referência dezembro/2018). Não inclui o passeio 3×1, que é oferecido aos visitantes (R$ 50,00 por pessoa, com duração de 1h30).
  • Avaliação do passeio: ★★★

5 – Praia de Mundaú e Flecheiras

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Mundaú
O visual da foz do Rio Mundaú é de tirar o fôlego e torna esse passeio uma das melhores opções de o que fazer em Fortaleza

Duas das praias mais novas do roteiro turístico do Ceará, Mundaú e Flecheiras são duas praias vizinhas, localizadas no município de Trairi, litoral oeste do Ceará. Um dos diferenciais são as piscinas naturais, formadas na maré baixa.

Dicas

  • Porque Conhecer: a Praia de Mundaú possui um belíssimo passeio de catamarã, na foz do Rio Mundaú. As cores nessa foz são impressionantes.
  • O que Fazer: O passeio de catamarã é opcional, mas é a melhor parte do roteiro em Mundaú é justamente visitar a foz. O ponto de apoio de alguns passeios é na Pousada das Marés, muito bonita mas distante da foz. Dessa forma é preciso pegar um transporte em pau de arara, incluso no valor do passeio de catamarã.
  • Fique Ligado: Consulte direitinho pois nem todas as operadoras incluem Flecheiras nesse passeio. Mas como as duas praias são vizinhas, vale super a pena.
  • Preços: a partir de R$ 60,00 (passeio de catamarã opcional).
  • Avaliação do passeio: ★★★★

Saiba mais:
O que fazer em Mundaú – Ceará


6 – Beach Park

A praia do Beach Park, também conhecida como Praia do Porto da Dunas, já vale o passeio. Com ótima infraestrutura de lojas, restaurantes e barracas à beira-mar com música ao vivo, o cenário é perfeito.

Mas o melhor mesmo é conhecer o Parque Aquático, considerado um dos melhores do mundo. O preço é salgado e o horário de funcionamento restrito, mas é daqueles lugares que você vai se arrepender se não visitar.

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Beach Park
O Beach Park é considerado um dos melhores parques aquáticos do mundo

Dicas

  • Porque Conhecer: é considerado um dos melhores parques aquáticos do mundo. A estrutura é ótima, com vários brinquedos radicais e outros mais tranquilos para os menores. Há também piscinas com ondas e várias espreguiçadeiras para relaxar bastante.
  • O que Fazer: Entre os brinquedos radicais mais procurados, o Insano é o mais famoso. É um tobogã com uma queda de mais de 40 metros de altura. O Vaikuntudo e o Arrepius também são ótimos, e permitem que a descida seja em bóias individuais ou coletivas. A Correnteza Encantada é aquela opção para quem quer relaxar, boiando num rio de águas tranquilas e cristalinas.
  • Fique Ligado: Planeje bem seu tempo. O parque abre às 11h e fecha às 17h, então quando você percebe, já está na hora de ir embora.
  • Preços: A entrada custa R$ 225,00 para adultos e dá direito a todos os brinquedos. Além disso, o aluguel do armário custa R$ 25,00 e a alimentação não é barata. O preço do restaurante por quilo é de quase R$ 100,00 quilo e a média dos combos é por volta de R$ 30,00. A boa notícia é que o lugar tem bebedouro, então pelo menos a água é à vontade.
  • Avaliação do passeio: ★★★★


7 – Passeio das Três Praias: Canoa Quebrada, Morro Branco e Praia das Fontes

Esse é o passeio ideal para quem tem pouco tempo em Fortaleza. Isso porque em apenas 1 dia você conhece 3 praias, todas no litoral leste do Estado, na também conhecida Rota das Falésias (ou Rota das Cores).

Se você tiver mais tempo, melhor fazer Morro Branco e Canoa Quebrada em passeios independentes.

Na realidade, nós acabamos utilizando essa opção como um transfer até Canoa Quebrada. No caminho aproveitamos para conhecer Morro Branco e ao chegar em Canoa Quebrada, nos separamos do grupo e ficamos por lá. Nesse caso, antes de contratar o passeio é sempre importante se certificar que há espaço para as bagagens.

A Rota das Falésias (ou Rota das Cores) inclui destinos como Morro Branco e Canoa Quebrada, e o famoso artesanato das areias coloridas

Dicas

  • Porque Conhecer: Essas são algumas das praias mais famosas e bonitas do litoral do Ceará. Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada fazem parte da Rota das Falésias, um roteiro criado pelo Sebrae para aumentar ainda mais o turismo nessa região.
  • Como Funciona: O passeio começa na praia de Morro Branco, uma linda praia onde você irá conhecer o Labirinto de Falésias. Na saída do labirinto, os buggies (passeio opcional, mas vale a pena fazer) esperam você para seguir pelo litoral até a Praia das Fontes. No final do passeio de buggy, voltamos para o ônibus e seguimos para Canoa Quebrada.
  • O que Fazer: Em Canoa Quebrada, dá tempo de fazer um típico passeio de jangada OU curtir uma barraca de praia OU fazer um passeio de bugue OU caminhar por cima das falésias. Infelizmente não há tempo para tudo, escolha 1 ou no máximo 2 desses programas.
  • Fique Ligado: Vale a pena pernoitar em Canoa Quebrada. O lugar merece mais do que simplesmente um bate-volta e fica mais tranquilo depois que as excursões vão embora.

Saiba mais:
Passeio das 3 Praias em 1 Dia

Ficha Técnica

  • O melhor: é o passeio ideal para quem tem pouco tempo e acha imprescindível conhecer Morro Branco e Canoa Quebrada nessa mesma viagem. Embora seja um pouco corrido, a gente consegue de fato conhecer as praias.
  • O pior: é um passeio incompleto, quando você começa a curtir os lugares, está na hora de ir embora, isso sem contar que você visita muito rapidamente os lugares.  Se você tiver mais tempo em Fortaleza, prefira fazer os passeios separados.
  • Preço: R$ 65,00. Não inclui passeios de buggy, cerca de R$ 300,00 o veículo que podem ser divididos em até 4 pessoas. (ref. dez/2018)
  • Avaliação do passeio: ★★★

Outras Opções

O que fazer em Fortaleza - Ceará: Top 7 Melhores Passeios Bate-Volta - Rota Verde do Café
Propriedades centenárias e muita história aguardam os visitantes na Rota Verde do Café do Ceará
  • Uma alternativa bem legal que conhecemos nessa última viagem ao Ceará foi a Rota Verde do Café, na Serra de Baturité. O roteiro inclui a visita a algumas propriedades de café no interior do Estado. E também uma passagem pela charmosa cidade de Guaramiranga. É um programa bem diferente e cheio de história, para quem quer uma alternativa aos passeios de praia. O único senão são as 3 horas de estrada até chegar na região.
  • Novamente, queremos mencionar que o passeio até Jericoacoara também é bastante oferecido por algumas agências em Fortaleza. Mas como o tempo de viagem é muito grande (cerca de 8 horas de estrada, ida e volta), consideramos que não é uma opção recomendável.
  • A praia de Águas Belas também é outra das opções de passeio no litoral leste do Ceará. Fica pertinho de Fortaleza, mas ainda não tivemos oportunidade de conhecer.
  • Não deixe de reservar algum tempo para explorar o centro histórico de Fortaleza (a visita ao Teatro José de Alencar é imperdível). Visitar o Centro Cultural Dragão do Mar também é imperdível (infelizmente há relatos que o lugar anda perigoso, tome cuidado).
  • A Praia do Futuro é facilmente acessível de carro ou de Uber (R$ 20,00 a corrida) e entre as barracas mais recomendadas estão a Crocobeach (mais movimentada), a Guarderia (estilo e música lounge) e a Orbita Blue (mais descolada e frequentada pelo público LGBT).

Veja também nossos outros posts do Ceará

Jericoacoara: Dicas e Roteiro de Viagem

Dicas de Hotéis e Pousadas: Onde Ficar em Fortaleza

Dicas de Hotéis e Pousadas em Jericoacoara

Leia Também

Nota: O Viagens Cinematográficas viajou ao Ceará em dezembro de 2018 a convite da Secretaria de Turismo do Ceará. A FamPress de blogueiros teve apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE), do receptivo Ernanitur, da barraca Chega Mais, do receptivo MS TUR, da Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada e do Beach Park.

O roteiro da viagem da FamPress de 2018 incluiu a Rota do Verde do Café, Canoa Quebrada e o Beach Park. Os demais passeios foram realizados em outras viagens.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

8 comentários

  1. Gostei muito de Fortaleza cidade linda
    recomendo os passeios receptivos muito bom jeri,canoa Lagoinha, cumbuco fizemos com uma agência de turismo Joyce Tur recomendo ótimo os passeios.

    1. Oi, Rita. Não tivemos problemas, mas dizem sim que a cidade anda perigosa. Recomendo, como em qualquer outra cidade grande, andar em regiões de maior movimento e procurar circular somente pela orla. O Uber é bem barato por lá, pode ajudar nos deslocamentos. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.