Tá difícil viver a vida só viajando nas férias? Os preços das passagens aéreas estão muito caros? Confira essas dicas de viagem curtas para curtir o final de semana ou feriados. São lugares para viajar em SP. Boa parte dos destinos da para fazer uma viagem de carro mesmo.
Há boas opções de lugares para viajar perto de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro (ou nem tão próximas, mas que mesmo assim são destinos que em 3 ou 4 dias dá visitar bem).
Você prefere praia ou montanha?
Se você gosta de praias, Ubatuba, Ilhabela e Maresias são perfeitas para os paulistas: dá para chegar de carro em poucas horas. Mas também não dá para esquecer de Santos, a maior cidade do litoral paulista e as praias do Guarujá, que ficam ainda mais próximas.
Para quem curte ecoturismo, Brotas e Socorro também são ótimas opções de lugares para viajar em SP, combinando cachoeiras e aventura.
Se você prefere destinos tranquilos e românticos, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, são boas opções.
Campos do Jordão requer um pouco mais de investimento e paciência com o excesso de turistas. A Serra da Mantiqueira também possui destinos em Minas Gerais, como a deliciosa Monte Verde ou a tranquila Gonçalves.
Mas você deve estar se perguntando…
Será que dá para fazer viagens curtas de SP também para Estados vizinhos como Rio de Janeiro e Minas Gerais?
No Rio de Janeiro, Paraty e Ilha Grande são ótimos destinos que ficam bem próximos. Os cariocas ainda tem a opção de ir até a Região dos Lagos, que fica um pouco mais distante para os paulistas e mineiros. E finalmente, Tiradentes é um dos destinos mais famosos de Minas Gerais, que também merece estar nessa lista.
São lugares para viajar em SP, RJ ou MG, em que dá para ir de carro ou de ônibus. Ideal para quem quer evitar as viagens de avião, nesse momento de pandemia.
Como moramos em São Paulo, nossa experiência maior é a partir daqui, mas vamos colocar dicas também para quem viaja a partir de Belo Horizonte ou do Rio de Janeiro.
Vamos conferir a seguir algumas dicas de lugares para viajar perto de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais: dicas de viagem curtas e baratas para destinos paradisíacos, a poucas horas de sua cidade. No final do artigo, também falamos das capitais.
10 Lugares para Viajar em SP – Final de Semana ou Feriados
Confira essas dicas de viagens curtas e baratas em São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro
1 – São Sebastião, SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Litoral norte de São Paulo. São Sebastião é uma das cidades mais próximas da Capital.
- Como chegar: De ônibus pela Viação Litorânea ou de carro.
- Distâncias: 170 km ou 3h de SP; 470 km ou 7h do RJ e 700 km ou 10h de BH
- Tempo de viagem: Em condições normais de trânsito, é possível chegar em Juquehy, uma das principais praias de São Paulo, em 2,5 horas de carro a partir de SP.
- Condições das estradas: Essas regiões são muito visadas por turistas de São Paulo, então estradas congestionadas são comuns.
O que Fazer e Quantos Dias
- Como é: Pela proximidade com São Paulo, o litoral é marcado por muitas casas e construções de veraneio, mas as praias ainda permanecem limpas e bonitas.
- Quanto custa: Cambury, Juquehy e Maresias são alguns dos destinos mais caros e sofisticados da região, com ótimas opções de restaurantes e vida noturna.
- Para quem: Gosta de praia. Como chove muito na região, é uma proposta quase sempre arriscada por causa do clima.
- Quanto tempo: como a região é repleta de praias, quanto mais dias melhor. Mas um feriado de 3 ou 4 já é o suficiente para aproveitar bem a região.
Onde Ficar
- Nossas dicas de pousadas em São Sebastião: Em nossa viagem mais recente para o litoral norte de São Paulo, nós ficamos no Hiu Hotel em Juquehy, na Pousada Zamá em Camburi e no Olisa Hotel Boutique em Maresias. Todos esses hotéis são excelentes e bem charmosos.
Saiba mais:
- O que fazer em São Sebastião: Melhores Praias, Pousadas e Restaurantes
- O que fazer em Maresias – Melhores Praias e Passeios
Assista nosso vídeo de São Sebastião, com dicas de praias, pousadas e restaurantes na cidade.
2 – Serra da Mantiqueira – MG, RJ e SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): A Serra da Mantiqueira inclui destinos como Campos de Jordão, Monte Verde, Santo Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Gonçalves, Itatiaia e Visconde de Mauá. Todas são boas opções, distribuídos pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
- Distâncias: 170 km ou 2h de SP; 330 km ou 3h30 do RJ; 500 km ou 7h de BH.
- Como chegar: De ônibus ou de carro. De carro é melhor para circular nas cidades menores.
- Tempo de viagem: Esses destinos podem ser alcançados em cerca de 2h30 de carro.
- Condições da estrada: A maior parte dos lugares tem estradas de asfalto, mas as estradas são estreitas e sinuosas. Dirija com calma, especialmente em dias de chuva.
O que Fazer na Serra
- Como é: Essas cidades da Serra da Mantiqueira estão cercadas de montanhas, com clima mais ameno (a alta temporada é no inverno), pousadas charmosas e restaurantes aconchegantes.
- Para quem: Gosta de cidades pequenas, montanha, clima ameno, pousadas charmosas e romance.
- Quanto tempo: é a escapada ideal para fazer em um fim de semana ou feriado. Em Julho acontece o Festival de Inverno de Monte Verde, aos finais de semana.
Leia também:
5 Melhores Cidades na Serra da Mantiqueira: O que Fazer, Pousadas e Preços
Onde Ficar
- Onde ficar: O segredo é escolher uma pousada ou hotel bem charmoso, já que uma das grandes atrações é realmente curtir um clima de romance.
- Nossas dicas: Em Monte Verde, nós já ficamos duas vezes no Hotel Esquilo, com piscina coberta e perto do centro. Uma outra indicação que aprovamos (a imagem da foto é de lá) é Pousada Spa Mirante da Colyna, que faz parte da Associação Roteiros de Charme. Em Santo Antônio do Pinhal, nós voltamos apaixonados da Pousada Quatro Estações.
Em junho de 2022, nós fizemos uma viagem percorrendo alguns destinos da Serra da Mantiqueira. Vale a pena assistir o vídeo para conferir as diferenças e os principais pontos turísticos de cada destino.
Saiba mais:
O que fazer em Campos do Jordão: Principais Pontos Turísticos
Confira essas outras dicas de lugares para viajar em SP
- Santo Antônio do Pinhal: Cidade Vizinha a Campos do Jordão
- O que fazer em Monte Verde: Dicas e Roteiro de Viagem
- São Bento do Sapucaí: Pedra do Baú e Outros Lugares
3 – Ubatuba – SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Para quem gosta de praia, esse é um dos melhores lugares para viajar em SP. Ubatuba fica no litoral norte de São Paulo, quase na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
- Como chegar: De ônibus pela Viação Litorânea (são 6 horários diários e a viagem dura cerca de 4h30) ou de carro.
- Distâncias: 220 km ou 3h30 de SP; 325 km ou 5h30 do RJ e 620 km ou 9h de BH
- Tempo de viagem: Em condições normais de trânsito, é possível chegar em Ubatuba em 3h30 de carro a partir de SP. Com a inauguração da Nova Tamoios em março de 2022 (só é operada no sentido Ubatuba > São Paulo), esse trajeto pode ser reduzido.
- Condições da estrada: A estrada BR-383 que liga Taubaté até Ubatuba é bem íngreme, sinuosa e são comuns acidentes. Uma opção mais segura (mas que aumenta o tempo de viagem) é pegar a SP-099 e passar por Caraguatatuba.
O que Fazer
- Como é: Ubatuba tem mais de 40 praias, mas elas ficam espalhadas em vários bairros. A melhor estrutura fica no centro e nas praias do litoral sul. No litoral norte ficam as praias mais selvagens e paradisíacas.
- Para quem: gosta de praia, mas também é legal para famílias com crianças, por causa de atrações como o Aquário, o Projeto Tamar e algumas praias com o mar super tranquilo.
- Quanto tempo: Ubatuba tem muitas praias para conhecer, quanto mais dias você ficar melhor. Mas um feriado de 3 ou 4 já é o suficiente para aproveitar bem a região e visitar as melhores praias.
Onde Ficar
- Onde ficar: Em Ubatuba, as opções de hotéis e pousadas estão distribuídas por suas inúmeras praias. Nós sempre procuramos ficar no bairro do Itaguá, pertinho de todos os restaurantes e vida noturna.
- Nossa dica de pousada: Em nossa última viagem, ficamos na Pousada Vivamar e adoramos. A pousada tem ótima relação custo benefício.
Conheça mais:
O que fazer em Ubatuba: Melhores Praias
4 – Paraty – RJ
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Também localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, quase na divisa com São Paulo, por isso também entra na lista dos lugares para viajar em SP, no caso bem perto de SP.
- Distâncias: 250 km ou 3h50 do RJ; 270 km ou 4h de SP e 600 km ou 8h30 de BH
- Como chegar: De ônibus pela Viação Costa Verde a partir de RJ ou Viação Reunidas a partir de SP. Não há ônibus direto a partir de Belo Horizonte.
- Tempo de viagem: 4 horas de carro.
- Condições das estradas: A descida é pela estrada BR-459 Estrada Paraty – Cunha. A estrada já foi bem problemática, mas a partir de 2013 foi pavimentada, o que melhorou um pouco o tráfego. Mesmo assim, é uma estrada muito íngreme, estreita e sinuosa, então é preciso muita atenção.
O que Fazer
- Como é: A cidade possui um centro histórico belíssimo, mas também possui ótimas praias, principalmente em Trindade.
- Para quem: Paraty agrada diferentes tipos de viajantes. Quem gosta de história, arquitetura, gastronomia, praias e passeios de barco, estão todos contemplados.
- Quanto tempo: em 3 dias você pode conhecer o centro histórico e ir até as praias de Trindade
Onde Ficar
- Onde ficar: Para aproveitar o melhor da cidade, procure ficar próximo do centro histórico. À noite, passear e aproveitar os restaurantes é o melhor programa em Paraty.
- Nossas dicas de pousadas: Nós já ficamos na Pousada Vilas do Porto, que tem boa relação custo benefício, mas também recomendamos a charmosa Pousada do Sandi (no centro histórico) e a Pousada Palmeira Imperial (próximo da Rodoviária).
Leia mais:
O que fazer em Paraty: Melhores Passeios e Roteiro de Viagem
Assista nosso vídeo no YouTube para conhecer melhor esses passeios.
5 – Ilha Grande – RJ
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, próximo de Angra dos Reis, Ilha Grande somente pode ser acessada de barco.
- Distâncias: 105 km ou 1h30 do RJ; 410 km ou 5h de SP mais 1h de barco de qualquer lugar que você saia.
- Como chegar: Para quem viaja do Rio de Janeiro, existe opção de ir de ônibus até Mangaratiba (que é o destino mais próximo da Capital) ou até Conceição de Jacareí (com maior frequência de , de onde saem barcos com maior frequência de saídas de barcos. Veja em detalhes como chegar em Ilha Grande. Já quem viaja de SP, deve pegar o ônibus pela Viação Reunidas ou de carro até Angra dos Reis (para quem vai de carro, é preciso deixar o veículo em um estacionamento). De Angra dos Reis, existem barcos com saídas frequentes para Ilha Grande.
- Tempo de viagem: 6 a 8 horas (incluindo trajeto terrestre e de barco)
O que Fazer
- Como é: A ilha garante praias selvagens e com o mar cristalino, um destino perfeito para quem quer desligar do trânsito e do movimento da cidade.
- Para quem: Gosta de praias, trilhas, passeios de barco, snorkeling e natureza
- Quanto tempo: em 4 dias dá para conhecer as principais atrações, como a Praia de Lopes Mendes (considerada uma das melhores praias do Brasil) e fazer o passeio de barco até a Lagoa Azul
Onde Ficar
- Onde ficar: A Vila do Abraão é onde se concentram a maior parte dos hospedagens e onde está a melhor infraestrutura de passeios, mercados e restaurantes.
- Nossa dica de pousada: Nós adoramos a Pousada Solar da Praia, com localização perfeita em frente ao mar e pertinho do desembarque dos barcos.
O que fazer em Ilha Grande
Dicas e Roteiro de Viagem
6 – Região dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio – RJ
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Litoral Norte do Rio de Janeiro
- Como chegar: De ônibus pela 1001 ou de carro. Você também pode ir de avião até o Rio e de lá pegar um ônibus.
- Tempo de viagem: 8 horas de carro, a partir de São Paulo. Pode ser uma boa fazer uma parada em Penedo, quase na divisa do Rio com São Paulo.
O que Fazer
- Como é: As cidades possui praias belíssimas e também uma ótima infraestrutura de hotéis e restaurantes.
- Para quem: Gosta de pousadas charmosas, praia, gastronomia e passeios de barco.
- Quanto tempo: em 4 dias você pode fazer um roteiro conhecendo uma ou duas dessas cidades.
Onde Ficar e Roteiro de Viagem
- Onde ficar: Búzios é a melhor opção, com melhor infraestrutura e pousadas bem charmosas. Cabo Frio também fica bem localizada. Por lá, vale apostar no charmoso Bairro da Passagem.
- Dicas de pousadas em Búzios: Nós recomendamos a Pousada Pedra da Laguna (que faz parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme) ou a Pousada Bucaneiro (mais econômica e central).
- Dicas de pousadas em Cabo Frio: Nós ficamos no Solar do Arco Hotel, que é fica numa construção incrível e instagramável. O Hotel Boutique Recanto da Passagem fica bem próximo e é uma opção mais econômica.
- Dicas em Arraial do Cabo: Arraial do Cabo tem as melhores praias, mas das três é que possui menor qualidade e variedade de hospedagem e serviços, mas curtimos muito o visual da Pousada Tanto Mar, no Pontal do Atalaia.
Leia mais:
Onde Ficar na Região dos Lagos: Melhores Pousadas em Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio
- O que fazer em Arraial do Cabo: Dicas e Roteiro de Viagem
- Búzios: Dicas e Roteiro de 4 Dias
- O que fazer em Cabo Frio: Melhores Praias e Pontos Turísticos
7 – Brotas – SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Brotas fica no interior de São Paulo e um das opções de lugares para viajar em SP para quem gosta de aventura
- Como chegar: De ônibus pelo Expresso de Prata ou de carro.
- Tempo de viagem: A viagem de carro leva cerca de 3 horas.
O que Fazer
- Como é: O destino tem ótima infraestrutura de cachoeiras e esportes radicais.
- Para quem: Gosta de ecoturismo, cachoeira, trilhas, cavalgadas, esportes aquáticos
- Quanto tempo: Desde apenas um fim de semana até 4 dias, tudo depende da quantidade de passeios e atividades que você está disposto a fazer.
Onde Ficar
- Onde ficar: Boa parte das hospedagens está no centro, nas imediações da Avenida Lourival Jaubert da Silva Braga, mas também há opções no bairro do Patrimônio, que fica mais próximo das cachoeiras.
- Dica de pousada: Nós ficamos na Pousada das Nascentes, uma delícia de lugar.
Confira:
O que fazer em Brotas SP – Recanto das Cachoeiras
- Roteiro de Aventura em Brotas no Marola com Carambola
8 – Socorro – SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Socorro fica a 138 km de São Paulo, na base da Serra da Mantiqueira e essa é uma boa opção entre os lugares para viajar em SP, para quem procura conciliar aventura e romance
- Como chegar: De ônibus pela Viação Bragança ou de carro.
- Tempo de viagem: A viagem de carro leva cerca de 3 horas.
- Quanto tempo: Desde apenas um fim de semana até 4 dias, tudo depende da quantidade de passeios e atividades que você está disposto a fazer.
O que Fazer
- Como é: Socorro já teve destaque como um destino para o turismo de saúde, atraindo o público de terceira idade pelas condições de acessibilidade. Mas hoje Socorro também aposta nas atividades de ecoturismo, com ótima infraestrutura de cachoeiras e parques de atividades de aventura.
- Para quem: Gosta de ecoturismo, cachoeira, trilhas, cavalgadas, atividades aquáticas, relaxamento, turismo de saúde.
Onde Ficar e Roteiro de Viagem
- Onde ficar: Socorro tem uma grande quantidade de hotéis e pousadas que privilegiam o lazer e o contato com a natureza.
- Dicas de hotéis e pousadas: Nós ficamos no Grinberg’s Village Hotel, com piscina externa e piscina aquecida, próximo a Feira de Malhas. Alguns hotéis e pousadas ficam literalmente na Serra da Mantiqueira, como a Pousada Vista Linda. E com uma das melhores avaliações do Booking, a Pousada Igarapé tem boa relação custo benefício.
Confira:
O que fazer em Socorro SP – 7 Motivos para Conhecer
9 – Holambra – SP
A gente não imaginava que tão perto de São Paulo, a gente ia encontrar uma cidade tão bonita e com vários atrativos com inspiração na Holanda.
A cidade de Holambra fica a 1h45 de carro a partir de São Paulo. A estrada é ótima e de fácil acesso, passando pela cidade de Campinas.
É por lá que você consegue visitar campos de flores, tirar fotos com girassóis e se sentir um pouquinho na Holanda, sem sair do Brasil.
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Holambra fica a 140 km de São Paulo e a 40 km de Campinas.
- Como chegar: De ônibus pela Rápido Fênix (até Jaguariúna) ou de carro.
- Tempo de viagem: 1h45 de carro a partir de São Paulo
O que Fazer por Lá
- Como é: Em Holambra, é possível visitar parques e fazendas onde é possível conhecer e tirar fotos em campos de flores. A maior parte das atrações funciona no fim de semana.
- Para quem: Gosta de natureza e gastronomia.
- Quanto tempo: em 1 dia de viagem, você consegue conhecer a maior parte dos atrativos.
- Principais atrativos: Moinho Povos Unidos, Rua dos Guarda-Chuvas, Bloemen Park, Macena Flores, Parque Van Gogh, Deck do Amor.
Assista nosso vídeo de Holambra, com todos os detalhes, horários e preços
10 – Santos e Guarujá – SP
Dicas Práticas
- Onde fica (localização): Santos fica a 70 km de São Paulo, no litoral de São Paulo
- Como chegar: De ônibus pela Cometa, Expresso Luxo, Rápido Brasil ou Ultra. De carro, você pode ir pela Rodovia Imigrantes ou pela Anchieta.
- Tempo de viagem: A viagem de carro leva cerca de 1 hora.
O que Fazer em Santos
- Como é: Santos é a minha cidade natal e não poderia ficar de fora dessa lista. As praias e o mar de Santos não são dos mais bonitos, mas a cidade encanta por outros atributos, como o maior jardim de praia do mundo ou sua excelente estrutura de praia. Passeios como o Aquário, o Orquidário e o passeio de bonde no Centro Histórico são programas imperdíveis.
- Para quem: Gosta de praia com estrutura e também com vida noturna, restaurantes, cultura e comércio de cidade grande.
- Quanto tempo: Perfeito para uma descida rápida no fim de semana, mas se você quiser ficar 1 semana, vá tranquilo. Há muita coisa para fazer não somente em Santos, como nas suas vizinhas São Vicente, a cidade mais antiga do Brasil, e Guarujá, a “Pérola do Atlântico”.
Onde Ficar em Santos
- Onde ficar: Como você não pode ficar na casa da minha mãe, seguem algumas dicas. O hotel mais famoso e tradicional de Santos é o Parque Balneário Santos (a partir de R$ 300,00), na Praia do Gonzaga. Ele tem vista para o mar e a entrada fica ao lado do Shopping Parque Balneário. Outra opção com piscina cinematográfica é o Hotel Mercure (a partir de R$ 250,00), também em frente ao mar. Para quem procura uma opção mais econômica, vale apostar no Hotel Ibis Budget Santos Gonzaga (a partir de R$ 150,00 a diária).
Confira:
O que fazer em Santos SP – 5 Passeios Gratuitos
O que fazer no Guarujá
- Como é: Guarujá tem as praias mais bonitas da Baixada Santista. Tem praias para todos os gostos: praias mais urbanas, como a Praia de Pitangueiras e a Praia da Enseada, ou praias mais paradisíacas, como a Praia de Pernambuco e a Prainha Branca.
- Para quem: Gosta de praia com estrutura.
- Quanto tempo: Perfeito para uma descida rápida no fim de semana, mas o Guarujá tem cerca de 27 praias, então dá para esticar uma semana inteira por lá.
Onde Ficar no Guarujá
- Onde ficar: Temos duas alternativas bem legais no Guarujá. O Hotel Jequitimar Resort & Spa by Accor tem uma estrutura e atendimento impecáveis, na Praia de Pernambuco. O hotel tem pensão completa com all inclusive para bebidas não alcoólicas e agrada todos os públicos, especialmente as famílias. Como a diária é meio salgadinha (a partir de R$ 2.000,00 a diária), uma alternativa é a Pousada Cantinho do Pê, com diárias a partir de R$ 400,00. Na Praia da Enseada, vale conferir o Hotel Ilhas do Caribe tem diárias a partir de R$ 389,00.
Saiba mais:
O que fazer no Guarujá: Melhores Praias e Pontos Turísticos
As Capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
São Paulo – SP
- Onde fica (localização): São Paulo tem tanta coisa legal para fazer e conhecer, que é sempre uma ótima opção “viajar” dentro da nossa própria cidade.
- Como chegar: O metrô possui boa abrangência, mas ainda não chega em alguns lugares da cidade (como o Parque Ibirapuera, por exemplo). Para isso, vale a pena usar os ônibus ou até mesmo o Uber ou o Cabify, que são transportes com ótima relação custo-benefício.
- Como é: São Paulo é de todas as tribos e pode mudar significativamente de bairro para bairro. Pessoalmente, gosto bastante de circular pela região da Paulista e Jardins, pela Vila Madalena, Ibirapuera, Centro e Bom Retiro.
- Para quem: Gosta de arquitetura, arte e cultura, gastronomia, história e vida noturna.
- Onde ficar: Se você não mora na cidade de São Paulo, há opções de hospedagem em diversos bairros, mas a região mais central é próximo da Avenida Paulista (Bela Vista, Consolação, Jardins e Paraíso). Você fica perto de várias opções de transporte público e também de boa parte das atrações turísticas da cidade.
Sabia mais:
O que fazer em São Paulo: Top 10 Passeios Gratuitos
- O que fazer no centro de São Paulo no Coisos on the Go
Rio de Janeiro – RJ
- Onde fica (localização): Capital do Estado do Rio de Janeiro
- Como chegar: De ônibus pela Expresso Brasileiro ou Viação Cometa, de carro ou de avião
- Tempo de viagem: de 2 a 6 horas, dependendo do transporte
O Rio é perigoso?
- Como é: É uma cidade que possui programas diversos, desde passeios pelo centro histórico, praias urbanas e selvagens, trilhas, parques e alguns dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Infelizmente a fama do Rio não anda das melhores, por conta de uma série de episódios de violência e dos problemas na administração pública. Mas a verdade é que a cidade é sempre apaixonante, apesar de seus graves problemas.
- Para quem: Gosta de cultura, história, restaurantes, praias e natureza
Onde Ficar e Roteiro de Viagem
- Onde ficar: Sempre ficamos na Zona Sul, em bairros como Flamengo (mais barato), Botafogo, Copacabana, Ipanema ou Leblon (mais caro). O CLH Suites Copacabana e o Ibis Budget Botafogo são boas opções econômicas. Para quem procura hotéis com um pouco mais de estilo mas sem estourar o orçamento, boas dicas são o Vila Galé (com projeto arquitetônico bem charmoso no bairro boêmio da Lapa), o Windsor California Hotel (com uma bela piscina na cobertura) e o Rio Othon Palace (um dos mais tradicionais da orla de Copacabana).
- Quanto tempo: dá até para fazer em apenas um fim de semana, mas obviamente é preciso fazer um recorte. Se for a sua primeira vez, aposte nos pontos turísticos essenciais da cidade. Para quem já é frequente, vale apostar nas trilhas e nas praias menos conhecidas.
Não deixe de conferir:
O que fazer no Rio de Janeiro – Os 10 Melhores Pontos Turísticos
Belo Horizonte – MG
- Onde fica (localização): Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais e fica numa região central do Estado. Um pouco distante para chegar de carro, seja a partir de São Paulo ou do Rio de Janeiro.
- Como chegar: A partir de São Paulo, são 600 km de estrada em aproximadamente 8h de viagem. Melhor pegar um voo ou ainda existe a opção de ir de ônibus, pela Viação Cometa.
- Como é: Belo Horizonte é uma cidade muito cultural, com vários museus imperdíveis em torno da belíssima Praça da Liberdade. A cidade também é conhecida por seus bares, pela Lagoa da Pampulha e pelo bate-volta imperdível até Inhotim (em Brumadinho – MG).
- Para quem: Gosta de arquitetura, arte e cultura, gastronomia, bares e vida noturna.
- Onde ficar: Você pode optar por ficar próximo da Rodoviária (ideal para quem vai viajar de ônibus para Inhotim), no bairro do Savassi (onde se concentra a vida noturna) ou na região da Pampulha. Já fiquei no hotel Ibis Styles da Pampulha e ficou bem conveniente para se deslocar até o Aeroporto e também explorar as atrações da Lagoa da Pampulha.
Leia também:
O que fazer em Belo Horizonte: 12 Atrações para Visitar
Assista também nosso vídeo no YouTube com 7 lugares para viajar em SP, MG e RJ
Confira também essas dicas de viagem fim de semana e feriados SP
- O que fazer em Campos do Jordão no Marola com Carambola
- 7 Praias para você conhecer em Ubatuba no Volto Logo
- 10 Praias do Litoral de São Paulo para se Apaixonar, no Não Pira Desopila
- Gonçalves, em Minas Gerais no Tô Pensando em Viajar
- Dicas de viagens inspiradoras para os feriados no Vida sem Paredes
- 10 Lugares para Viajar no Rio de Janeiro no Aprontando as Malas
Nota: Esse artigo foi divulgado originalmente em março de 2017 e atualizado em setembro de 2020.
33 Comentários
Fui recentemente para a Serra da Mantiqueira, que luqar especial!
Adoreiiii
Parabéns pelo vídeo, edição e comentários Top
Adorei.. obrigada por compartilhar!
Fábio, sou de bh, eu amo muito seu conteúdo, além de me fazer sonhar ele me ajuda muito.
Estou usando suas dicas para minha próxima viagem que será em março, que ficarei 22 dias na Bahia e vou passar por várias cidades. =)
Em Maio estarei em SP, e tenho 5 dias completos sobrando. Estarei sozinha e gosto de conhecer pessoas. Você acha que qual cidade entre Ilhabela – Maresias, Ubatuba, Paraty seria mais interessante? Ou acha plausível uma divisão de dias entre Paraty e Ubatuba? Tenho medo de Paraty ter muito casal.
Muito obrigada por tudo! <3
Grande Abraço!
Oi, Isabela. Tudo bem, muito obrigado pelo carinho. Infelizmente atrasamos bastante pra responder sua mensagem, me desculpe. Espero que tenha aproveitado bem as viagens. Sobre viajar sozinha para esses destinos, eu acredito que Paraty é bem variada, tem muitos casais mas também muitos viajantes indepedentes, grupos de amigos, é bem variado. E tb acho o centrinho bem gostoso pra passear e conhecer pessoas. Mas Maresias tb é bastante convidativa nesse sentido, acho que vc ficando em hostel (mesmo que seja num quarto privativo) você tem mais chances de conhecer pessoas. Em Paraty nós ficamos no Selina que era bem legal e em Maresias tem o Hostel Caiçara dos nossos amigos da Maresias Tur. Abração.
Olá Fabio e Cleber,
Agradeço o conteúdo muito interessante e de qualidade.
Fica claro o cuidado de vcs na escolha dos destinos, o desejo de mostrar o máximo de detalhes e o esmero na produção.
Tudo isto com aquele toque bem pessoal, gerando empatia.
Que venham muitos outros roteiros!
Saúde e grana para mais viagens incríveis!
Oi, Marcia. Muito obrigado pela mensagem e por você ter notado o carinho e cuidado que dedicamos ao nosso conteúdo. Um abraço grande para você.
que maravilha
Obrigado Necy.
Eu e minha esposa vemos vários vídeos de vcs! Fantástico o trabalho! Parabéns!
Muito obrigado Rafael. Esse carinho e feedback de vocês é muito importante para o nosso trabalho. Abraço grande para você e para sua esposa.
Excelente site, ótimas dicas e informações. Parabéns
Muito obrigado Gláucia. Abraços.
Ótimos lugares para poder descasar com a família, Parabéns pelo artigo gostei muito 🙂
Que legal Joziel. Muito obrigado e abraço grande.