Puerto Varas é a melhor base para conhecer a região dos Lagos Andinos, no sul do Chile.
Em nosso roteiro no Chile, em setembro de 2017, queríamos ter uma experiência mais abrangente no país, além de visitarmos apenas a capital Santiago.
Além de termos incluído o Deserto do Atacama em nosso roteiro de viagem (um sonho antigo), conhecer a Região dos Lagos também era uma boa pedida.
Mas confesso que achamos que seria mais perto. Para ir até Puerto Varas, foi necessário uma passagem aérea a mais (de Santiago para Puerto Montt) e um aluguel de carro para a gente poder circular pela região. Tudo isso encareceu o roteiro. Mas incluir essa experiência em nossa viagem valeu super a pena.
Além de um passeio de barco por um dos Lagos Andinos, também subimos ao topo de um vulcão e conhecemos várias cidades às margens do Lago Llanquihue. Conhecer Puerto Varas, com certeza, deixou nossa viagem ao Chile muito mais rica e interessante.
Puerto Varas, Chile: O que Fazer, Dicas e Roteiro de Viagem
Confira as belezas dos Lagos Andinos, no Sul do Chile: qual a melhor época, como chegar e principais pontos turísticos
Assista nosso vídeo completo no YouTube
1 – Puerto Varas – Melhor Época
Pela primeira vez em uma viagem, eu acordo antes do sol. Os dias em Puerto Varas começam um pouco mais tarde e consigo, da janela de nosso quarto, ver o sol nascendo atrás do Vulcão Osorno e do Lago Llanquihue. Inesquecível.
Estava com receio de ter vindo na época errada para o sul do Chile. Setembro ainda é um mês bem frio e chuvoso por aqui. Por isso ter acordado com um dia ensolarado, foi um presente.
Como o sol acordou tarde, a gente também não se apressou e fomos tomar café da manhã com calma e nos arrumar para sair.
Segundo o site Holiday Weather, os meses mais chuvosos em Puerto Varas vão de maio a setembro. Mas a probabilidade de encontrar um dia ensolarado é menor que 10% na maior parte do ano. A exceção são para os meses de verão, em janeiro e fevereiro.
Sol ou neve
- Para quem deseja ver neve, o ideal é ir nos meses de junho a setembro.
- Ter encontrado alguns dias de sol em setembro foi muita sorte. Mesmo assim, os dias são bastante gelados e o vento castiga. É bom ir bem agasalhado. Esqueça que frio pode ser gostosinho, no sul do Chile a temperatura castiga mesmo.
- Além disso, é importante avisar: por conta do tempo encoberto, pode ser que você nem consiga ver os vulcões.
- No verão, nós brasileiros temos mais condições de aproveitar o clima e curtir alguns dias de sol em Puerto Varas, mas vai faltar aquele charme do inverno.
- Uma das desvantagens do verão é uma espécie de mosca gigante chamada de Tábano, que costuma infestar a região nessa época, incomodando bastante os turistas. Leia relato no Nerds Viajantes.
2 – Como Chegar
- Para chegar em Puerto Varas, a melhor opção é viajar de avião. De carro ou de ônibus, a partir de Santiago, a viagem é bem longa (cerca de 12h).
- A viagem de avião (o aeroporto mais próximo fica em Puerto Montt – PMC) é rapida e os valores não são caros (cerca de CLP 65.000,00 por pessoa).
- As empresas aéreas com melhores preços são a LATAM e a Sky Airlines.
Para conseguir melhores preços, pode ser necessário logar como se você estivesse comprando a passagem no Chile (na parte superior, há uma opção para alterar o país de onde você navega). Só que nesse caso, você perde todo o suporte em português, e para qualquer problema / alteração na passagem, terá que falar diretamente com o suporte da empresa aérea no Chile.
- A frequência de voos de Santiago para Puerto Montt é grande.
- Não é necessário ficar hospedado em Puerto Montt, que é uma cidade com menos atrativos turísticos do que Puerto Varas.
- Do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas, o tempo de viagem é de menos de 30 minutos.
Aluguel de Carro
- Para circular na região dos Lagos Andinos, nós recomendamos alugar um carro.
- Apesar da região oferecer vários passeios turísticos (uma das empresas que opera passeios por lá é a Civitatis), os passeios são caros.
- Com o carro alugado, a gente teve maior mobilidade e liberdade para fazer nossos próprios horários.
3 – Onde Ficar em Puerto Varas
Como já falamos, a melhor opção para ficar hospedado nessa região do Chile, é em Puerto Varas. A cidade é um charme e possui ampla oferta de hospedagem de qualidade, que também ganha com ótima relação custo benefício nos preços.
Nós ficamos hospedados no Hotel Cabaña del Lago Puerto Varas e pagamos cerca de US$ 110,00 a diária.
- O hotel é excelente e da janela do nosso quarto, tínhamos uma vista incrível para o Lago Llanquihue. Aliás, acordar com a vista do lago já é uma experiência incrível.
- Outra coisa que adoramos no hotel é a decoração das áreas comuns, tudo bastante aconchegante e “quentinho”.
- O hotel conta com uma excelente piscina coberta também com vista para o lago e o vulcão. O único senão é que para chegar na piscina, o hóspede precisa sair do hotel e atravessar a rua. Em dias muito frios, fica complicado né?
Confira preços e disponibilidade de hotéis em Puerto Varas
Fomos duas vezes na piscina e nas duas vezes ela estava vazia. Talvez por esse problema de atravessar a rua. Mas foi ótimo que pudemos aproveitar muito melhor: a piscina tem tobogã e também hidromassagem, uma delícia. Uma das curiosidades é que há uma passagem para você ficar na piscina do lado de fora, mas nem dá para ficar muito tempo por causa do frio.
- A localização do Hotel Cabaña del Lago Puerto Varas é próxima do centro, mas não exatamente nele. Fica distante cerca de 10 minutos de caminhada. Parece pouco, mas à noite e com o frio que faz por lá, é uma caminhada meio chatinha.
- Mesmo assim, achamos que a estrutura e relação custo benefício do hotel valem muito a pena.
4 – Puerto Varas e Lagos Andinos – Roteiro de Viagem
Circular em Puerto Varas é uma das principais atrações pela região. A arquitetura da cidade é toda em construções coloniais de madeira, com influência alemã.
Mas circular pelo centro é uma coisa que você vai matar em uma tarde e nas saídas noturnas para jantar.
No resto dos dias, vale aproveitar os passeios bate-volta para localidades no entorno do Lago Llanquihue. Nem dá muito para se perder, está tudo em volta do lago. Mas locomover-se de carro é fundamental, já que as distâncias são grandes. O Lago Llanquihue é o segundo maior lago do Chile.
Petrohué e Vulcão Osorno
Nós fizemos em um único dia o passeio até Saltos de Petrohué, Lago de Todos os Santos e até o cume do Vulcão Osorno. Confira detalhes nos posts de cada destino. Subir até o cume do Vulcão Osorno acabou sendo totalmente inesperado, nem sabíamos se iríamos conseguir e o que esperar. Mas foi um dos pontos altos de nossa viagem.
Depois de uma estrada sinuosa e (na época que fomos), desobstruída de neve, chegamos numa no Volcán Osorno Ski & Outdoor. É a entrada de um centro de ski, onde você possa alugar equipamentos ou simplesmente comprar um bilhete para subir de teleférico. A vista do teleférico e do alto do vulcão é espetacular.
Mas nossa recomendação é para que você faça em dias distintos, assim vai poder aproveitar com mais calma cada lugar.
Frutillar
A cidade de Frutillar é um encanto e uma visita imperdível. Ao caminhar pelo calçadão, você irá encontrar várias referências musicais.
O destino é famoso pelas Semanas Musicais, que acontecem no verão e deram a Frutillar o título de “Cidade da Música”. O evento acontece no Teatro do Lago, um belo prédio que também vale a visita.
Finalmente, a pacata (não é força de expressão) Llanquihue foi outro dos lugares que visitamos. A cidade em si não tem muitos atrativos, mas vale por mais um ponto de vista para o Lago Llanquihue e pelo clima de paz que reina por lá.
- Dia 1: Puerto Varas – Cerro Monte Calvario e Parque Nacional Vicente Perez Rosales
- Dia 2: Saltos de Petrohué e Lago de Todos os Santos
- Dia 3: Vulcão Osorno
- Dia 4: Llanquihue e Frutillar
Confira:
O que fazer no Chile – Roteiro de Viagem
5 – O que fazer em Puerto Varas: Principais Pontos Turísticos
- Uma das principais atrações dos Lagos Andinos é a cidade de Puerto Varas. A cidade é um charme, de frente para o Lago Llanquihue e recheada de deliciosos restaurantes e cafés. Vale super a pena circular pela cidade e curtir o clima do lugar.
- Assim como nós, talvez você fique fascinado pela vista dos dois vulcões que são avistados a partir de Puerto Varas. O Vulcão Osorno é o mais bonito, com o cume nevado e bem pontiagudo. O Vulcão Calbuco não é tão bonito, mas também ilustra bem o cenário.
Centro de Puerto Varas
- Seu passeio em Puerto Varas pode começar pela Casa do Turista, que fica no Muelle Piedra Plein. Muelle é como eles chamam o pier no Chile. Além de um belo jardim e calçadão, vale conferir um ponto de vista privilegiado para o Vulcão Osorno.
- Logo em frente, vale passar no Cassis Café e saborear os deliciosos bolos do lugar. Prepare-se para comer muito.
- Ali pertinho também funciona o Cassino. Dentro há um restaurante que tem uma opção interesse de almoço self service e à vontade. A comida é bem saborosa e o preço justo, mas infelizmente tivemos problemas para o pagamento com cartão de crédito.
- Se estiver procurando um restaurante informal e com boa relação custo-benefício, aposte no Costumbrista.
- O La Jardinera também é uma boa opção, embora não seja tão central (fica próximo do Hotel Cabañas del Lago).
Outros Pontos Turísticos
- O Museu Pablo Fierro é outra das atrações em Puerto Varas. Mas o lugar funciona em horários inusitados e não conseguimos visitar o interior da casa. Mesmo assim, de fora já vale a visita. Confira mais no post da Camila do O Melhor Mês do Ano.
- Outra visita imperdível é até o Cerro Monte Calvario. O lugar fica numa região mais alta de Puerto Varas e oferece um ponto de vista privilegiado para a cidade.
- Finalmente, bem pertinho do Hotel Cabaña del Lago Puerto Varas fica uma estátua maravilhosa, chamada Princesa Licarayén, do artista Rodrigo Fernández. A obra é inspirada na Lenda do Licarayén, sobre uma virgem que foi sacrificada para apaziguar as chamas dos vulcões Osorno e Calbuco.
- A estátua fica no Mirador La Puntilla, que oferece outro ponto de vista privilegiado para os dois vulcões envolvidos na lenda.
De Puerto Varas, partimos para nossa próxima parada, a Ilha de Chiloé, ainda mais ao sul e ainda mais pitoresca. Mas isso é assunto para outro post.
Leia também:
Chile: Dicas Essenciais de Viagem
Leia mais:
- Puerto Varas, a Capital Turística dos Lagos Andinos no Viaje na Viagem
3 Comentários
Pingback: Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano - De Janeiro a Dezembro
Olá , me tira uma dúvida , fui comprar a passagem alterando para o Chile , na hora de preencher os dados pede pra eu escolher documento de identidade ou passaporte, no caso posso escolher qualquer um né ?
E na parte de colocar o número diz assim : Número y letra del documento:
Nosso documento só tem número , não tem letra , será que isso he um problema ? La pergunta nacionalidade mas fiquei imaginando se preciso colocar mais alguma coisa
Olá, tudo bom? Adorei suas dicas, estou indo agora em Setembro, apesar de saber que é uma época de chuvas não poderia ir nem antes e nem depois. Acha que vou conseguir aproveitar os passeios a chuva atrapalha muito? Grata.