Um dos nossos objetivos ao viajar para Puerto Varas, no sul do Chile, era explorar paisagens com lagos, vulcões e picos nevados. O nosso passeio até os Saltos de Petrohué e Lago de Todos os Santos acabou superando todas as nossas expectativas.
Colaborou muito que tivemos um dia lindo, de muito sol e céu azul, coisa um pouco rara em Puerto Varas.
Especialmente no mês de setembro, quando os dias ensolarados são menos comuns do que no verão. Mas para ver neve, acaba sendo um dos melhores meses.
Confira a seguir o roteiro desse dia de viagem e passeios em Puerto Varas e região dos Lagos Andinos.
Saltos de Petrohué e Passeio de Barco no Lago de Todos os Santos
Puerto Varas e Lagos Andinos – Roteiro de Viagem
Assista nosso vídeo completo no YouTube
Primeiro dia de passeios em Puerto Varas e Lagos Andinos. Dia de percorrer as estradas da região e materializar todas aquelas imagens de sonho que tínhamos visto de lá. Lagos, vulcões e neve seriam as paisagens cinematográficas que perseguimos nesse dia.
Essas atrações ficam no Parque Nacional Vicente Perez Rosales. Esse é o primeiro parque do território chileno, criado em 1926, com uma extensão de mais de 250 mil hectares.
Colocamos no aplicativo de GPS o caminho até os Saltos de Petruhué, e em cerca de 50 minutos chegaríamos lá.
De qualquer forma, não há muito erro e a dica é sempre ir contornando o Lago Llanquihue. A paisagem é espetacular. Dirigimos com a vista para os vulcões Osorno e Calbuco a nossa frente, até andarmos na estrada entre os dois.
O vulcão Calbuco, aliás, teve 3 erupções recentes, em 2015. O gigante despertou depois de 54 anos inativo.
Aluguel de Carro
Para circular na região dos Lagos Andinos, a melhor opção foi alugar o carro. As estradas são ótimas e pudemos explorar com calma cada destino, em nosso próprio ritmo e horários.
Para quem viaja sem carro, a solução é utilizar as empresas de passeios turísticos.
Passeio de Barco no Lago de Todos os Santos
Conforme avançamos, mudamos os planos e resolvemos ir primeiro até o Lago de Todos os Santos. Estávamos indo sem muito planejamento e algo me dizia que estamos chegando tarde para fazer o passeio de barco.
A estrada a partir de determinado ponto é de cascalho e estava em obras, então acabamos demorando um pouco mais.
O passeio de barco da Turistour tem duas saídas: às 10h30 (até Peulla) e depois o passeio half-day às 15h. O mais barato custa CLP $ 17.000,00 e o passeio completo custa CLP 28.000,00 (valores para quem sai de Petrohué).
Você pode também optar por comprar o passeio a partir do escritório da Turistour em Puerto Varas (CLP 39.000,o0) ou do seu próprio hotel (CLP 43.000,00).
Perdemos o horário, e agora?
Chegamos somente às 11h no Lago. Perdemos o horário da primeira saída de barco.
Conversamos com alguém assim que chegamos no Lago de Todos os Santos e fechamos um passeio com um barco exclusivo de 1 hora, por $ 30.000,00 (pelo barco). Achei caro, mas não tínhamos muita alternativa.
Aliás, ao chegarmos eu esperava encontrar uma pequena cidade, mas não há praticamente estrutura alguma na beira do lago. Há apenas um pier de onde saem os passeios e um apertado estacionamento para carros.
A maior parte das pessoas chega mesmo através de tours em ônibus, como o da própria Turistour, que passa antes nos Saltos de Petrohué.
Passeio de barco no Lago de Todos os Santos: vale a pena?
Não sei se o passeio de barco valeu a pena.
Apesar do cenário do Lago, que é lindo e vamos acompanhando o Vulcão Osorno e as montanhas, nosso barqueiro não abriu a boca durante todo o passeio.
Na ida, fomos pelo meio do lago. E na volta, passamos mais perto das margens, e pudemos ver como a água do lago é límpida e de cor verde esmeralda. Em alguns pontos, é possível ver casas e quedas de água que desembocam no Lago.
O passeio de barco privativo durou apenas 1 hora.
Ficou a vontade de fazer o passeio de barco completo até Peulla. Planeje-se para chegar no horário certo (antes das 10h30) ou reserve com antecedência pelo site da Turistour.
Leia o relato do passeio de barco pelo Lago de Todos os Santos e Isla Margarita no Nerds Viajantes
Saltos de Petrohué
Terminado a pequena volta no lago, voltamos para o carro e seguimos para os Saltos de Petrohué. A distância entre os dois é pequena, cerca de 15 minutos de carro.
Para estacionar nos Saltos de Petrohué, é preciso pagar CLP 1.000,00.
E depois ainda uma entrada de CLP 4.000,00 por pessoa. A entrada é bem estruturada, com lojas, café e banheiro.
O caminho também é bem tranquilo: um caminho de terra e depois uma passarela de madeira e metal, que vai nos aproximando do curso do rio Petrohué. O acesso é tranquilo para pessoas de todas as idades.
A natureza impressionante do rio Petrohué
A natureza impressiona. O rio corre de maneira rápida e violenta, e vai abrindo espaço na rochas. A força das águas, a vista para o Vulcão Osorno e a cor da água fazem do lugar uma atração imperdível.
Além do mirante, que é super fácil acessar, há outras trilhas um pouco (mais bem pouco) mais difíceis.
Uma delas leva até uma pequena cachoeira, a Cachoeira de Enamorados, que também tem cor verde esmeralda.
Mas a melhor parada mesmo é nas margens do rio Petrohué.
Chegar bem pertinho do rio e de seu movimento intenso, é de tirar o fôlego. Vale a pena tirar algumas fotos nas pedras que ficam nas margens do rio, mas sempre com cuidado, afinal o curso de água é forte e bastante perigoso.
Leia mais:
O que fazer no Chile – Roteiro de Viagem e Principais Pontos Turísticos
Outros Blogs:
- Saltos de Petrohué no Mochilão Barato
- O que fazer em Peulla no Tá Indo pra Onde?
7 Comentários
Olá, Fábio! Tudo bem?
Você mencionou que teve sorte de pegar um dia aberto e ensolarado no mês de setembro. Qual será o melhor mês para visitar os saltos?
Em que mês você foi?
Setembro.
Oi, Fábio. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Eba, obrigadão Natalie. Beijão.
Essa região é cinematográfica! Vocês realmente tiveram muita sorte de pegar tempo aberto em setembro. Que dica legal ir de carro alugado, da próxima vez acho que vou fazer assim!
Um abraço!
Valeu a pena Rozembergue, só faltou acordar um pouco mais cedo para não perder o barco. Abração e obrigado pela visita.