Quais as melhores praias do Rio de Janeiro? Não é segredo que uma das minhas praias preferidas do Brasil fica por lá, mas essa lista foi bem difícil de montar.
Normalmente fazemos um Top 10 Praias, mas no Estado do Rio de Janeiro foi fácil extrapolar esse número e partimos para uma seleção de 20 praias.
O litoral do Estado do Rio de Janeiro está divido em 3 grandes regiões:
- Região Metropolitana (Cidade do Rio de Janeiro);
- Costa Verde (litoral sul, onde estão Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, entre outras).
- Costa do Sol (litoral norte, onde estão Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, entre outras cidades da Região dos Lagos).
As fotos das praias que apresentamos nessa lista, foram tiradas em várias viagens.
Um roteiro bem legal nas praias do Rio de Janeiro foi quando conciliamos Ilha Grande, Rio de Janeiro e Búzios na mesma viagem. Outra dobradinha é fazer Ilha Grande e Paraty, ambas ganharam o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 2019.
Também dá para visitar os destinos em viagens curtas a partir de São Paulo, de 4 ou 5 dias. Para quem mora no Rio, então, um fim de semana já dá para curtir bastante.
Se você acha que ficou faltando alguma praia, deixe seu comentário. Essa lista das melhores praias do Rio de Janeiro pode ser modificada conforme vamos conhecendo novas praias.
E você já elegeu as melhores praias que conheceu?
20 Melhores Praias do Rio de Janeiro – Região dos Lagos até Costa Verde
Confira uma lista das melhores praias do Estado do RJ
1 – Praia do Forno – Arraial do Cabo (Costa do Sol)
- A Praia do Forno é tão linda quanto as Prainhas do Pontal do Atalaia e a Praia do Farol, outras praias famosas de Arraial do Cabo, só que tem o acesso bem mais fácil.
- Para chegar lá, você deve seguir para a Praia dos Anjos, mas não é preciso passeio de barco ou estrada de terra. Você pode ir a pé, cruzando um morro em trilha de aproximadamente 20 minutos. Em dias muito quentes, pode ser um pouco extenuante para os menos preparados fisicamente, mas a trilha é bem tranquila.
- Quem faz a trilha tem uma visão maravilhosa e panorâmica da praia. Ter belos mirantes é um dos pontos que me fazem eleger uma praia como preferida.
- O nome da praia vem de sua enseada mais preservada entre as montanhas, o que deixaria a praia mais quente. De fato, essa é uma das praias com as águas menos frias de Arraial do Cabo.
Confira também:
10 Melhores Praias de São Paulo
2 – Ilha do Pelado, Paraty (Costa Verde)
- Com águas calmas e o mar super cristalino, a Ilha do Pelado é uma das mais bonitas e paradisíacas do litoral do Rio de Janeiro.
- O acesso é somente de barco, mas você pode ficar no lugar quanto tempo quiser.
- A praia tem poucas barracas e os preços são caros por causa da logística. A ilha não tem água nem energia, e tudo que é usado por lá é pensado para não poluir o ambiente. Nas barracas não se utiliza nada de vidro.
- Um dos restaurantes mais tradicionais é o Restaurante da Bete. É a própria Bete que cuida da decoração da barraca, cheia de flores, e também zela pela preservação do local.
- O pessoal de lá conta que o nome da ilha é porque antigamente os escravos eram mortos pelados no local, e os corpos jogados numa toca de pedra atrás da ilha (inclusive pesquisadores encontraram ossadas na ilha).
Confira como chegar na Ilha do Pelado
O que fazer em Paraty: Melhores Praias
3 – Praia da Azeda e Azedinha – Búzios (Costa do Sol)
- Um dos motivos para eu amar uma praia é ela ter o mar tranquilo. Se for praticamente uma piscina natural, melhor ainda. É o caso dessas pequenas e charmosas praias do Rio na também charmosa Búzios. Azeda e Azedinha são pequenas jóias do nosso litoral.
- Para chegar lá, a caminhada já é um programão. A partir do centro de Búzios, você caminha pela deliciosa Orla Bardot, atravessa a bonita Praia dos Ossos, caminha mais um pouco e encontra uma escadaria para a Praia Azeda.
- Já dá vontade de ficar por ali, mas a Praia Azedinha é também uma delícia. Caminhada super tranquila e agradável, de cerca de 20 ou 30 minutos a partir da Rua das Pedras.
- No verão a praia lota e você fica bem juntinho do pessoal, mas ainda assim dá para curtir o mar bem tranquilo e esquecer da vida por lá. Eu adoro.
Saiba mais:
Búzios – Dicas e Roteiro de Viagem
4 – Praia de Lopes Mendes – Ilha Grande (Costa Verde)
- Lopes Mendes também aparece na nossa lista das melhores praias do Brasil.
- A praia já entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, do site Condé Nast Traveler.
- Novamente, o impressionante aqui é a transparência da água do mar em uma longa e plana extensão de areia. Justamente por ser plana, o único ponto para fotografá-la mais de cima é do alto das pedras no canto direito da praia.
- Para chegar em Lopes Mendes, é preciso pegar um barco até a Praia do Pouso e depois uma pequena trilha de cerca de 20 minutos.
- Para os mais bem dispostos, é possível ir de trilha desde a Vila do Abraão (o centrinho de Ilha Grande). Pelo que me lembro, foi uma das caminhadas mais difíceis que já fiz, subindo e descendo três morros em mais de 3 horas de percurso.
Confira:
O que fazer em Ilha Grande – Roteiro de 3, 4 ou 5 Dias
5 – Praia do Forte – Cabo Frio (Costa do Sol)
- Nas primeiras vezes que fui para a Região dos Lagos, sempre optava por ficar hospedado em Arraial do Cabo (primeira vez) ou Búzios (mais vezes). Cabo Frio fica no meio, mas pelo fato de ser mais urbana, eu acabava preterindo.
- Em nossa última vez, resolvemos ficar hospedado por lá, e não nos arrependemos. A dica é procurar algum hotel ou pousada no Bairro da Passagem, que é um charme e tem uma vida noturna bem legal.
- Até mesmo a Praia do Forte, que é a praia principal e mais cheia praia da região, é fantástica.
- A transparência do mar, as cores, a calmaria em maré baixa e o cenário composto pelo Forte de São Mateus fizeram o lugar entrar na minha lista.
Veja também:
O que fazer em Cabo Frio: Melhores Praias
6 – Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo
- Arraial do Cabo é garantia de praias bonitas.
- As Prainhas do Pontal do Atalaia ficaram famosas por conta de sua famosa escadaria, que dá acesso a esse paraíso.
- Quem chega na maré baixa, só visualiza uma faixa de areia. Mas na maré alta, a ligação entre as prainhas desaparece e surgem duas praias independentes.
- Para chegar nas Prainhas do Pontal do Atalaia, é preciso pegar uma estrada de terra dentro do Condomínio Pontal do Atalaia ou pegar um táxi-boat a partir da Praia dos Anjos.
- Prepare-se, pois até nos dias mais tranquilos, a praia fica muito cheia. Infelizmente a faixa de areia é muito pequena e por conta do acesso restrito, não recomendamos a visita nos finais de semana e feriados.
- O visual da praia e o mar transparente valem qualquer esforço.
Sabia mais:
Arraial do Cabo – Dicas e Roteiro de Viagem Completo
7 – Prainha e Praia de Grumari – Rio de Janeiro (Capital)
- Numa cidade como o Rio de Janeiro há espaço para praias mais selvagens e até uma praia de nudismo. Na cidade maravilhosa também se encontram algumas das melhores praias do Rio.
- No final da Praia da Barra (que já é bem distante do centro), você alcança a Prainha e a Praia de Grumari. O que elas têm de distantes, têm de belas. As duas ficam dentro da Reserva Ambiental do Grumari, o que garante que a beleza será preservada.
- A Prainha é um point para surfistas enquanto a Grumari é mais familiar e também possui o mar um pouco mais tranquilo (ainda bravo demais para mim).
- Na Prainha, o Restaurante Mirante da Prainha é uma ótima pedida para conferir o visual.
- Além das praias, o que nos encantou também foram as paisagens cinematográficas no caminho. Da estrada, o mar compõe o cenário, com tons impressionantes.
Confira também:
10 Melhores Praias da Bahia
8 – Praia da Lula – Paraty (Costa Verde)
- Fazer um passeio de barco em Paraty é um programa legal para conhecer algumas outras belas praias do Rio. O passeio também garante visitar algumas belas e exclusivas praias no entorno da cidade. Essas praias pequenas e isoladas são garantia de lugares paradisíacos.
- Na Praia da Lula, por exemplo, uma casinha isolada completa o cenário de cinema.
- O problema é que nesses passeios de barco, as paradas são meio corridas e não dá muito tempo de aproveitar o lugar. Nossa dica é contratar um barco ou lancha privativo, assim você consegue aproveitar tudo no seu próprio tempo.
Assista nosso vídeo no YouTube para conhecer melhor esses passeios.
Veja como chegar:
Paraty – Como Funciona o Passeio de Barco
9 – Praia de Dois Rios – Ilha Grande (Costa Verde)
- A minha praia preferida em Ilha Grande é a Praia de Dois Rios. Talvez não seja por motivos até de beleza, mas sentimentais. Lembro da primeira vez que cruzei aquele corredor de coqueiros e cheguei em Dois Rios. Eu me senti em um lugar mágico e esquecido pelo tempo.
- A vila de Dois Rios é de uma tranquilidade absurda. Em uma das vezes, simplesmente sentamos na sombra de uma árvore e ficamos esperando o tempo passar, com aquela paisagem de sonho. Além disso a praia é cercada por 2 rios (daí o nome, obviamente), o rio da esquerda é bem gostoso para um banho.
- Mas o lugar também é o ponto de partida para se conhecer as ruínas do antigo presídio de Cândido Mendes, onde Graciliano Ramos ficou preso e que originou o livro Memórias do Cárcere (adaptado para o cinema por Nelson Pereira dos Santos). No local hoje fica a Museu do Cárcere, que vale a visita.
- A Praia de Caxadaço (não confundir com a praia homônima em Paraty) também é acessível através de Dois Rios, em trilha de mais de 3 horas que exige bastante preparo físico. Eu fiz uma vez (há muito tempo) e planejei errado o tempo. Conclusão: acabamos tendo que voltar para a vila com o dia escurecendo e fizemos boa parte do caminho no escuro. Foi um perrengue só. Hoje em dia há um controle na entrada da trilha advertindo sobre a duração da trilha.
Leia Mais:
Ilha Grande – Trilha até a Praia de Dois Rios
10 – Praia de Ipanema e Arpoador – Rio de Janeiro
- Não dá para deixar de citar entre as praias do Rio, uma das praias mais famosas do mundo, né? A Praia de Ipanema entrou na lista das 20 praias mais bonitas do mundo, do site Condé Nast Traveler.
- No canto esquerdo da Praia de Ipanema (nem se nota onde termina uma e começa a outra), fica o Arpoador, onde o pôr do sol é de cair o queixo.
- Você acha que é só no Farol da Barra ou nas dunas de Jericoacoara que o pessoal bate palmas no pôr do sol? Aqui na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro, todo mundo também aplaude o entardecer. E o aplauso é mais do que merecido.
- Além do pôr do sol, o lugar é bem agradável para sentar e tomar uma água de coco ou simplesmente escolher uma pedra, sentar e contemplar o mar. Para mim é um programa imperdível, em todas as vezes que eu fui ao Rio.
Leia também:
10 Melhores Pontos Turísticos do Rio de Janeiro
11 – Praia de Cachadaço – Paraty / Trindade (Costa Verde)
- Confesso que já gostei mais das piscinas naturais do Cachadaço, em Trindade. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de cerca de 1 hora a partir da Praia do Meio. Hoje em dia também saem pequenos barcos, que cobram cerca de 5 ou 10 reais o percurso.
- Eu prefiro fazer a trilha. Agora bem sinalizada e em alguns trechos com apoios de madeira, é pela trilha que você confere também a beleza da praia que dá acesso às piscinas naturais. E as piscinas naturais, agora mais lotadas, já não estão mais tão limpas. Tanto que o Parque Nacional da Serra da Bocaina estuda possibilidade de controle no número de visitantes.
- De qualquer forma, o curioso fenômeno que criou uma gigantesca piscina por entre pedras imponentes, vale a visita.
- E na volta você pode passar na Cachoeira da Pedra que Engole e conferir o porque desse nome.
Leia mais:
O que fazer em Paraty: Dicas e Roteiro de Viagem
12 – Praia do Farol – Arraial do Cabo (Costa do Sol)
- A Praia do Farol figura frequentemente entre as melhores praias do Brasil. No Travellers’ Choice do TripAdvisor de 2020, foi a terceira colocada.
- O maior defeito é que ela é uma praia controlada pela Marinha e os visitantes só podem ficar nela no máximo 30 minutos. Em alguns dias, a Marinha nem libera o acesso.
- Dessa forma, pode ser que você compre o passeio de barco e nem consiga conhecer a praia. Nós achamos isso bem ruim.
- As águas são translúcidas e é fácil ver vida marinha (nem precisa de equipamento, embora Arraial do Cabo seja conhecida como a capital do mergulho no Brasil).
- A paisagem é de tirar o fôlego, não somente por conta da água do mar, mas também por uma bela árvore que praticamente domina o cenário.
- O acesso é somente através de passeios de barco (a partir de R$ 45,00), a partir da Praia dos Anjos.
13 – Praia de Itacoatiara, Niterói
- Em Niterói, essa praia é uma das mais belas do Estado e o melhor, bem perto da cidade maravilhosa.
- A praia, porém, fica um pouco distante do centro de Niterói, mas é a preferida entre os locais, principalmente os surfistas.
- O mar é revolto, mas a praia é tão perfeita que reserva um cantinho com águas mais tranquilas, ideal para as famílias.
- Não deixe de fazer a trilha até o costão, e contemplar o visual incrível lá do alto.
14 – Praia do Aventureiro, Ilha Grande
- O nome dessa praia já é bastante inspirador.
- A Praia do Aventureiro é bem isolada, e por conta disso atrai muitos viajantes em busca de um contato mais intenso com a natureza.
- É possível chegar de barco, mas a parada do passeio por lá é tão rápida que você vai ficar com vontade de voltar mais vezes e passar alguns dias por lá.
Leia mais sobre o passeio de barco até a Praia do Aventureiro
15 – Ilha do Japonês, Cabo Frio
- A Ilha do Japonês é mais um paraíso de Cabo Frio, mas fique atento: nem sempre ela fica linda assim.
- Como a Ilha do Japonês fica localizada num canal que tem tanto acesso para o mar como para a Lagoa de Araruama, a paisagem muda conforme a maré. Na maré muito baixa, prevalece água de rio, e a praia não fica tão bonita.
- A dica é visitar a praia na maré vazante, quando a água do mar prevalece, e as cores da água ficam incríveis.
- O acesso pode ser a pé, quando a maré estiver bem baixa (acesso pelo bairro de Ogiva), ou de barco, a partir do Bairro da Passagem.
- Na ilha não tem muita estrutura, apenas alguns ambulantes nos dias de maior movimento, mas é melhor assim mesmo, para aproveitar esse lugar paradisíaco.
16 – Praia da Ferradurinha, Búzios
- Já viu que essa lista está cheia de praias pequenas e escondidas.
- E como o próprio nome diz, a Ferradurinha é pequena e escondida, tanto que não dá para chegar nela de carro.
- Mas isso não quer dizer que o acesso seja difícil, pelo contrário. É fácil chegar caminhando e já foi descoberta por muita gente.
- Chegou a sua vez caso ainda não conheça.
- Atenção: a Ferradurinha não fica perto da Praia da Ferradura. O acesso é através da Praia de Geribá.
Confira nosso guia O que fazer em Búzios
17 – Praia dos Meros, Ilha Grande
- Ainda mais isolada que a Praia do Aventureiro, a Praia dos Meros tem um dos mares mais cristalinos que vimos em Ilha Grande.
- O acesso é de barco e a praia tem aquele visual de águas claras e transparentes, e coqueiros pertinho da faixa de areia.
- O mar calmo forma praticamente uma piscina natural. A perfeita imagem do paraíso.
Confira todas as dicas do passeio de lancha em llha Grande
18 – Praia do Sono, Paraty
- O nome dá até preguiça, mas no caso a preguiça não é para chegar, mas para ficar por lá mesmo.
- Cheia de sombras e de poucas construções, a Praia do Sono é super tranquila e ponto de partida para alcançar as praias ainda mais reservadas de Antigos e Antiguinhos.
- Afaste o sono e vá: para chegar na praia é preciso pegar um barco (a partir do bairro de Laranjeiras) ou uma trilha de nível moderado.
- Se estiver com disposição, pode seguir até o final da praia e conhecer as Praias de Antigos e Antiguinhos, que são ainda mais paradisíacas. Se der sorte, tem alguns barcos que fazem a travessia de volta e você não precisa fazer a trilha de retorno.
19 – Praia da Joatinga, Rio de Janeiro
- Quer conferir uma praia mais frequentada pelos cariocas do que por turistas?
- Na própria cidade do Rio de Janeiro, existe uma praia pequena, dentro de um condomínio fechado (mas como não existe praia privada, eles são obrigados a liberar o acesso) e acessível por uma trilha nas pedras.
- Quem chega já contempla um visual incrível. Mas o legal mesmo é ir até a praia e curtir aquela sensação de estar num lugar reservado, mesmo pertinho da Zona Sul do Rio.
- Atenção, pois essa praia também fica submersa na maré alta.
20 – Praia das Conchas e Praia do Peró, Cabo Frio
- Duas praias que formam, vistas do alto, um coração.
- A Praia do Peró é mais extensa e procurada pelos surfistas, enquanto a Praia das Conchas, em meia lua, tem mar mais calmo e atrai as famílias.
- Mas o que eu adorei mesmo foi subir nos morros que enriquecem o visual das praias. O visual lá do alto é imperdível.
Extra – Praia Brava, Arraial do Cabo (só na maré baixa)
- É bem provável que você não conheça essa praia escondida em Arraial do Cabo. Não confundir com a Praia Brava de Búzios.
- Essa é uma praia tão pequena, que na maré alta ela simplesmente desaparece.
- Por isso, é importante verificar a tábua das marés para ir na maré baixa, quando a praia fica ainda mais bonita.
Saiba mais
Como chegar na Praia Brava de Arraial do Cabo
Confira também:
- Top 10 – Melhores Praias do Brasil
- 10 Melhores Praias de São Paulo: de Santos ao Litoral Norte SP
- 10 Melhores Praias de Alagoas
10 Melhores Praias da Região dos Lagos, RJ
Nota: Esse post foi divulgado originalmente em 2014 e atualizado em 2020.
71 Comentários
É possível conhecer as 3 regiões em uma viagem só?
Quantos dias vc recomenda?
Oi Allyne. É um pouco difícil, esse artigo foi realizado depois de várias viagens que fizemos para o Estado. Mas se eu fosse realizar um roteiro focado nas praias (ainda considerando que deixaríamos algumas regiões de fora) seria o seguinte:
– Paraty: 4 dias
– Angra / Ilha Grande: 4 dias
– Rio de Janeiro (Capital): 4 dias
– Região dos Lagos: 7 dias.
Considere ainda 1 dia de intervalo para trânsito entre cada um dos destinos.
Abração.