Canadá, um dos melhores países do mundo para o turismo LGBT. Já divulgamos por aqui que um ranking colocou o Canadá na primeira posição entre os países mais gay friendly do mundo. Vamos saber um pouco mais por quê? Em 2019, o Canadá comemora 50 anos na luta contra a LGBTfobia.
O dia 17 de maio é o celebrado como o Dia Internacional Contra a LGBTfobia, Transfobia e a Bifobia. Essa data virou um símbolo pois marcou o dia em que a OMS – Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade um distúrbio da mente e a retirou da CID – Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. Isso ocorreu em 1990.
Uma curiosidade é que a data começou a ser promovida em 2003, por iniciativa de uma organização do Canadá. A Fondation Émergence foi a primeira organização a criar uma data em comemoração a esse fato, o Dia Nacional contra a Homofobia. Posteriormente, em 2004, foi criado o Dia Internacional contra a Homofobia (em inglês, International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia – IDAHOT).
Num mundo em que a luta por respeito, dignidade e direitos iguais se faz cada vez mais necessária, o Dia Internacional contra a Homofobia (ou LGTBfobia, para incluirmos todos os segmentos) continua sendo muito importante.
Por isso, ao invés de comentarmos tudo o que está acontecendo no Brasil (o governo brasileiro retirou recentemente o incentivo ao Turismo LGBT do Plano Nacional de Turismo do Brasil e declarou que turistas gays não são bem-vindos), vamos destacar um governo que tem as melhores práticas na luta contra a LGBTfobia.
Canadá LGBT: Um dos Melhores Países do Mundo contra a LGBTfobia
Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia: Canadá comemora 50 anos do progresso dos direitos LGBT no país
Vale lembrar que em 2019, o Canadá foi considerado um dos melhores países para viajantes LGBT, segundo o ranking da Spartacus Gay Travel Index. Canadá, Portugal e Suécia empataram na primeira posição.
Leia mais:
Os Melhores Países e Lugares mais Seguros para Viajantes LGBTQ+
Em 2019, o Canadá também celebra um marco importante na sua história pelos direitos LGBT. Foi em 1969 que começou, no país, todas as ações para que a homossexualidade fosse descriminalizada. E o país procurou não somente tirar os LGBT da marginalização, mas também criou várias iniciativas para promover direitos de pessoas LGBTQ+.
Portanto, o governo do Canadá comemora 50 anos de atuação para essas pessoas.
Canadá na luta pelos direitos LGBT através dos anos
Uma das ações que merece destaque, foi que em 1977 os homossexuais foram removidos da lista de pessoas inadmissíveis para imigrar no Canadá. Em 1992, homossexuais deixaram de ser banidos das Forças Armadas e finalmente em 2005, o Canadá legalizou oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O Canadá também procura oferece proteção explícita aos canadenses LGBT. O país possui leis contra discriminação e crimes de ódio, criadas em 2017.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, já fez várias declarações de apoio à comunidade LGBT e também pedidos de desculpas pela legislação, políticas e práticas federais discriminatórias do passado.
A imagem do primeiro-ministro participando de uma parada LGBT no Canadá é de um orgulho só. Aguardando uma imagem dessas no Brasil de algum de nossos presidentes.
Em 2019, a equipe do Consulado do Canadá em São Paulo, participará novamente da nossa Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que ocorre no dia 23 de junho de 2019.
Comemoração de 50 anos pelos direitos LGBT no Canadá
Em celebração dos 50 anos de progresso dos direitos LGBT no Canadá, o país tem realizado vários atos para lembrar da importância dessas ações. Uma delas é a criação de uma nova moeda de 1 dólar, com a palavra “Igualdade” em francês e inglês. No site comemorativo, toda as datas importantes nesse processo desde 1969 são destacadas.
O Governo do Canadá também financiou a produção de um filme e de uma exposição itinerante sobre os 50 anos dos direitos LGBT no país. No Brasil, o Governo do Canadá tem atuado de forma colaborativa, apoiando projetos de promoção dos direitos da comunidade LGBT.
Entre os projetos, destacam-se o programa “Viva Diversidade – Esporte e Cidadania para Jovens LGBT” do Comitê Desportivo LGBT Brasileiro, voltado para a prática de esporte entre a comunidade LGBT e a plataforma online para a capacitação de 27 defensores dos direitos humanos LGBTI, criada pela ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos.
Nos dias 23 de maio a 06 de junho de 2019, acontece o IV Festival Internacional de Cinema LGBTI em Brasília. A Embaixada do Canadá participa com o filme “Laurence para Sempre”, do premiado diretor canadense Xavier Dolan (diretor de “Tom na Fazenda”, 2013 e “Amores Imaginários”, 2010).
Nosso grande agradecimento ao Governo do Canadá pelas iniciativas e fica desde já a dica para colocar o Canadá na sua lista de próximos destinos para viajar. Além de toda essa promoção dos direitos LGBT, o país também é lindíssimo.
Fonte:
Governo do Canadá no Brasil
Assessoria de Comunicação
Créditos da Imagem da Capa: TORONTO, CANADA – JULY 3, 2016: Crowd waves Canadian Flag while watching floats at Toronto Pride Parade – Shutterstock.com
1 comentário
Ola meus queridos,tenho vontade de ir pra o canada e que alguém dessa comunidade lgbt me fin anciasse a passagem e um emprego que eu prometo que qdo chegar pago cada centavo.obrigado e abraços.