Quem Somos – Sobre o Blog @viagenscine

Sobre o Blog

  • O Viagens Cinematográficas nasceu em fevereiro de 2012 (com posts esporádicos) mas nosso trabalho mais frequente se iniciou em agosto de 2012
  • Somos associados a uma entidade de blogueiros que garante as boas práticas entre os blogs participantes: a RBBV – Rede Brasileira dos Blogueiros de Viagem.
  • Já participamos de diversas blog trips (viagens organizadas para conhecer e/ou promover determinado destino), como a Press Trip para Punta Cana organizada pela rede Hard Rock, a viagem para as Grutas de Minas organizada pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais ou o roteiro LGBT a convite do Visit Monaco.

Fábio Pastorello: @fapastorello

  • Graduado em Letras e Tecnologia da Informação.
  • Editor, fotógrafo e videomaker, é o autor dos artigos e conteúdos divulgados no site.
  • Trabalha com produção de audiovisual há 6 anos.
  • Ex-bancário, durante muito tempo passou o ano trabalhando e pensando na próxima viagem. 
  • Depois de um tempo, deixou a vida ser transformada por suas grandes paixões: o cinema, a fotografia e as viagens. Abandonou o emprego e começou a se dedicar ao blog
  • A criação do blog surgiu do acervo de informações práticas e relatos elaborados durante as viagens.
  • O objetivo dos artigos é que as experiências relatadas (e até mesmo aquelas roubadas de viagem) possam inspirar e ajudar futuros viajantes.

Cleber Alcantara: @cleberalcan

  • Enfermeiro em algumas horas e turista profissional nas outras.
  • Gerencia as redes sociais como o Instagram do @viagenscine e também é responsável pelo relacionamento com os seguidores.
  • Adora fotografia, seja por trás ou, principalmente, na frente delas.
  • Entre as atividades que ele mais curte durante uma viagem estão o mergulho. A maior parte de nossas filmagens subaquáticas são dele: Fernando de Noronha, Arraial do Cabo e nos cenotes de Cancun, por exemplo. 
  • Como ainda trabalha e não tem o tempo disponível para viagens como gostaria, prefere aproveitar ao máximo as viagens, portanto às vezes adora aquele ritmo frenético de quem quer conhecer tudo no menor tempo possível. 

Como surgiu e o que contém o blog

Os vídeos de viagem

Tudo começou quando Fábio começou a fazer alguns cursos da área de cinema e começou a gravar e editar vídeos das viagens.

Os vídeos, a princípio apenas para amigos e para próprio registro da viagem, acabaram ficando populares no canal do YouTube.

Os diários de viagem

O que fazer em Porto de Galinhas: Os 7 Melhores Passeios - Dicas e Roteiro de Viagem
Os roteiros de viagem no Nordeste estão entre os artigos mais acessados do site

Os diários de viagem nasceram dessa vontade de registrar tudo o que acontece numa viagem.

No objetivo de sempre fazer relatos detalhados durante ou após cada viagem, todas as informações colhidas no planejamento precisavam encontrar um veículo.

O resultado são guias de viagem completos, com dicas e roteiros detalhados, com informações úteis como quando ir, como chegar e o que fazer em cada destino.

As fotos de viagem

Paris, pelas lentes do Fabio Pastorello

As fotografias também encontram um bom espaço por aqui. Fábio já participou de alguns cursos de fotografia para aprimorar as qualidades tanto no registro como na edição de imagens.

Assim como os vídeos e os diários, as fotos são mais uma forma de garantir o registro do máximo de cenas e sensações das viagens.

Além do registro memorial, o maior objetivo sempre foi fazer justiça aos lugares espetaculares que conhecemos por aí.

Por que viagens cinematográficas?

Roteiro Toscana 5 Dias: Dicas de Viagem
Toscana, um dos destinos cinematográficos mais incríveis que visitamos

Mas existem tantos blogs de viagem, precisávamos encontrar um nicho dentro da blogosfera.

Como Fábio mantinha um blog com críticas de cinema e sempre foi apaixonado pela sétima arte, resolveu puxar um pouco dessa experiência para relacionar o cinema com as viagens.

Portanto, ora as viagens são influenciadas pelo cinema (como por exemplo na visita a lugares que já foram locações cinematográficas – como no nosso roteiro pelos cenários de filmes na França e Itália), ora visitamos destinos cinematográficos, que inspirariam qualquer produção de cinema, como na região do Algarve, por exemplo.  

Quer saber mais sobre as relações entre viagens e cinema? Leia nosso texto nesse post.

Dessa forma, nasceu o Viagens Cinematográficas, um blog de viagem com um pé no cinema.

O que fazer em Cancun e Riviera Maya - Roteiro de Viagem de 5, 7 ou 15 dias: Xcaret
Seguimos em busca de lugares incríveis e cinematográficos

As fotografias, os relatos de viagem, as dicas e as experiências compartilhadas visam aproximar o leitor dos destinos de viagem, mas também ajudar vocês em seu planejamento de viagem.

Esperamos mesmo que tudo o que eu aprendemos durante nossas jornadas possa também ser útil para quem passe por aqui.

Portanto, sejam bem-vindos a esse espaço, onde resolvemos misturar tudo o que mais gostamos: roteiros, fotos e vídeos, sempre cinematográficos.