O filme “Antes do Pôr do Sol”, de Richard Linklater, foi uma de nossas inspirações para a viagem à Paris. Portanto, obviamente, era necessário fazer um passeio de barco e conferir uma bela vista do entardecer. Exatamente como uma das sequências mais famosas do filme.
Foi o que fizemos no nosso quarto dia em Paris, um passeio de barco pelo Rio Sena. Ideal para conferir a cidade de um outro ponto de vista, e replicar uma das cenas do filme protagonizado por Julie Delpy e Ethan Hawke.
Nessa matéria, vamos explorar um pouco além desse cenário. Quais são os lugares mais lindos para ver o pôr do sol em Paris? Sinceramente, a vista do alto da Sacré Couer nos decepcionou.
Nossas tardes às margens do Rio Sena foram impecáveis e repletas de tons dourados. Vamos conferir a seguir um roteiro por 5 pontos legais para aguardar o pôr do sol em Paris. E lógico, o post está repleto de fotos do fim de tarde, o momento preferido de 10 entre 10 fotógrafos viajantes.
A Paris do Filme Antes do Pôr do Sol
5 Pontos Imperdíveis para conferir o pôr do sol às margens do Rio Sena e entrar no clima do filme
Contemplamos o pôr do sol em Paris às margens do Rio Sena de diferentes ângulos: todos belíssimos |
1 – Passeio de Barco no Rio Sena
Algumas cenas do filme “Antes do Pôr do Sol” foram filmadas dentro de um passeio de barco, justamente ao entardecer. Essas cenas para mim ficam sempre na memória, especialmente os trechos em que os personagens passam por debaixo das famosas pontes de Paris.
Ethan Hawke e Julie Delpy em cena do filme “Antes do Pôr do Sol”, gravado em Paris |
Por isso, repetir o passeio de barco é uma experiência imperdível.
A maior parte do pessoal fica sentado durante o passeio. O barco tem um audioguia em que é possível ouvir algumas informações sobre os lugares que contemplamos às margens do rio. Nós preferimos ficar em pé, no final do barco, para ter maior mobilidade para as fotos. Os trechos em que passamos por debaixo das pontes e toda a forma de se ver Paris a partir do Rio Sena são os destaques.
Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália
Passando por debaixo da Ponte Neuf, uma das diversas pontes cruzadas pelo passeio de barco |
Barco passa por debaixo de uma das 23 pontes de Paris |
Leia tudo sobre os passeios de barco no Viajoteca.
2 – Ponte Alexandre III
Ponte Alexander III ao final de tarde, uma bela vista do pôr do sol de Paris |
Em artigo recente no caderno de turismo da Folha, a matéria realça a crescente valorização do Rio Sena entre os turistas e os parisienses. O lugar se projeta com suas baladas e festas, e uma série de bares e restaurantes flutuantes.
A mudança prevê ainda a retirada de vias para carros e subtituição para espaços de lazer e para pedestres. Um projeto da Prefeitura de Paris que vem sendo conduzido desde 2009.
“As margens são um novo ponto de atração para Paris, sobretudo para os amantes do turismo urbano, que, além de explorar o patrimônio, vêm buscar uma experiência mais típica, mais autêntica”, celebra o secretário-adjunto de Turismo de Paris, Jean-François Martins. (Fonte: Caderno de Turismo da Folha, 04/08/2015)
Nós pudemos conferir numa curta caminhada a partir da Pont Alexandre III. Capitaneados pelo Rosa Bonheur sur Seine, bares oferecem comidas e bebidas para quem quer curtir o final de tarde às margens do Sena.
O público é formado principalmente pelos parisienses que saem do trabalho e sentam no chão mesmo para curtir o final de tarde. Nesses bares dá para comprar uma garrafa de vinho e ficar curtindo o momento. É imperdível.
Todo mundo sentado às margens do Rio Sena para conferir o pôr do sol |
Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália | 2015
3 – Margens do Sena (berges de Seine)
O negócio é caminhar pelas margens do Rio Sena e descobrir todas as atividades que agora os parisienses podem fazer por lá. Jogos, cadeiras e outras estruturas e atividades lúdicas foram colocadas para propôr novas formas de lazer no local.
O reflexo do sol sobre piso de pedras forma uma das mais belas paisagens às margens do rio Sena |
A atividade predileta de todos que circulam por lá, no entanto, é sentar e olhar para o sol. Em outros casos, também cabe fotografar o momento.
Mas fique atento à posição do sol. No nosso caso caminhamos da Ponte Alexandre III em direção do Museu d’Orsay. Mas era nas nossas costas que as melhores paisagens estavam se delineando.
Fotógrafo e seu tripé preparando-se para registros às margens do rio Sena |
Entre os meses de julho e agosto, rola até praia às margens do Sena. É a “Paris Plage”, que pretende oferecer opções de lazer para os parisienses e suas famílias que não podem viajar nas férias. Como estivemos em junho, não deu pra conferir.
4 – Sobre as Pontes e Cadeados
Bem em frente ao Museu d’Orsay, curtimos bastante o pôr do sol através da Passarela de Solférino. Assim como outras pontes de Paris, está repleta de cadeados dos apaixonados.
Alguns dias antes de nossa visita, os cadeados da Pont das Arts (o local mais tradicional para essa prática) foram tirados pois estavam comprometendo a estrutura física da ponte. Eram cerca de 1 milhão de cadeados pesando 45 toneladas. Haja casais românticos em Paris, hein?
Os cadeados colocados pelos românticos que visitam Paris podem ser encontrados também aqui |
Mas a escolha da Solférino para ver o pôr do sol foi meio aleatória: calhou de chegarmos nela bem na hora que o sol estava se pondo. Existem várias outras possibilidades para explorar um ponto de vista acima das águas do Rio Sena.
O ponto de vista garantiu, principalmente, ver os passeios de barco que já tínhamos feito, mas agora de cima deles.
Na Passarela de Solférino, uma vista bem legal para o Grand Palais e para o Rio Sena |
5 – Ponte Neuf e a Ilé de la Cité
No extremo da Ilé de la Cité, está uma pequena praça. Ela forma uma pontinha que fica exatamente de frente para toda a extensão do Rio Sena e suas pontes. O ponto parece ser ideal para conferir o pôr do sol, certo?
Dois pontos de vista do pôr do sol na Ilé de la Cité, aqui a vista da Pont Neuf |
Dois pontos de vista do pôr do sol, aqui a vista da Square du Vert-Galant, o extermo da Ilé de la Cité |
Pois é, muita gente se reúne por lá para o fim de tarde, munidos de garrafas de vinho e lanches comprados no mercado mais próximo.
Para acessar a Square du Vert-Galant, você precisa ir até a Pont Neuf e de lá descer uma escadaria até a praça. Nas margens da ilha, que obviamente fica bem no meio do Rio Sena, o espaço para sentar e circular é pequeno e, portanto, disputado.
Fomos andando até a pontinha para conseguir registrar uma foto do pôr do sol com o máximo das pontes na frente dele.
O último momento do pôr do sol em Paris às margens do Rio Sena, vista da pontinha da Ilé de la Cité |
Obviamente, essas são apenas algumas das possibilidades de curtir um pôr do sol em Paris, às margens de Rio Sena. O importante é flanar por Paris, especialmente no fim de tarde, e você logo vai conseguir se sentir dentro de um filme.
© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Leia a seguir: Roteiro de Viagem – Dia 5: Palácio de Versailles
Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália
Roteiros e Dicas pela Europa: Todos os Roteiros
3 Comentários
Pingback: Fotografar o pôr-do-sol em Paris: lugares com vistas incríveis
Que legal, Thaís. Fico feliz, acho que Paris merece uma segunda chance sim hein? Como o maridão então, vocês vão amar. Aproveita e antes de ir assiste uns filmes em Paris pra entrar no clima. Beijão.
Fiquei com vontade de voltar à Paris, e olha que não sou mto fã da cidade, mas você conseguiu capturar cenas muito lindas <3 Quero voltar com o marido!